Compartilhe →

Por Tati K. Fischer*

Sempre que pensamos em alguma coisa gostosa para comer no verão, as primeiras coisas que passam pela nossa cabeça são os sorvetes e as sobremesas geladas, não é mesmo? O problema é que a maioria destas gostosuras tem leite na composição, além de serem cheias de açúcar e gordura.

Mas quem disse que não podemos nos deliciar e nos refrescar no verão com sobremesas mais leves e sem os ingredientes “proibidos”?

Uma estratégia legal é fazer sucos naturais, ou então comprar sucos concentrados e congelar em forminhas de picolé (ou copinhos de café mesmo), assim você evita consumir todos aqueles conservantes e corantes dos picolés industrializados e ainda aproveita os nutrientes das frutas.

Existem também receitas de sorvetes sem leite, feitos, por exemplo, a base de abacate ou banana que são frutas cremosas.

Outra dica é trocar o leite das receitas pelo leite de coco, criando deliciosas preparações geladas como é o caso do Manjar de Coco Fresco, que já foi postado aqui no blog.

Sobremesas feitas à base de tofú também dão muito certo. Com tofú você pode preparar musses e pudins.

E é claro que, em receitas que vão creme de leite ou leite condensado, você sempre pode substituí-los pela versão de soja, porém desta maneira sua sobremesa não ficará tão leve. Espero que estas dicas e receitas possam ajudá-los quando bater aquela vontade de comer um docinho gelado.

Acompanhe as próximas postagens com as sugestões de sorvetes e sobremesas sem glúten e sem lactose!

*A autora é colaboradora do blog, nutricionista, Pós-graduanda em
Nutrição Clínica Funcional, sócia-diretora da Clínica de Nutrição NutriCare,
localizada em Jaraguá do Sul – SC – Telefone: (47) 3055-0969

3 Respostas para Sobremesas de Verão

  1. Rob disse:

    O leite de cabra atsprenea 18% de acidos graxos de cadeia curta, o dobro do encontrado no leite, de vaca, aumentando o volume fecal, reduzindo o tempo de transito intestinal, e sao rapidamente absorvidos e oxidados pelos colonocitos (celulas do colon). Reduz portanto o risco de doencas como sindrome do colon irritavel, doenca inflamatoria intestinal, doencas cardiovasculares e cancer.

  2. bruna disse:

    adorei tati :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>