Compartilhe →

milho

Por Tati K. Fischer*

Estamos em época de festas juninas. E tem alimento mais típico deste período do que o milho? Delícias como pipoca, canjica e pamonha, por exemplo, são encontrados facilmente nas festividades de junho.

Então que tal aliar sabor e saúde? O milho é fonte de fibras, aminoácidos, carotenóides, vitaminas A e do complexo B e minerais como ferro, fósforo, potássio e zinco.

Estudos já revelaram que alguns carotenóides podem prevenir doenças degenerativas da visão e até alguns tipos de câncer. Também ativam o sistema imunológico e são antioxidantes.

Além disso, alguns ácidos graxos presentes no milho podem reduzir o colesterol e prevenir doenças cardiovasculares. A gordura do milho também é fonte de tocoferóis, que apresentam um importante efeito antioxidante.

Alguns fitoquímicos como o ácido fenólico, ácido ferúlico e flavonóides, presentes no milho, apresentam propriedade funcionais, tendo alta atividade antioxidante, estando associados à redução de câncer de cólon e de danos em células neuronais.

Então, aproveite as festas juninas e prepare receitas fontes de milho e sem glúten e lactose como:

Tudo isso e muito mais você encontra aqui no Índice de Receitas.

 

*A autora é nutricionista, Pós-graduada em
Nutrição Clínica Funcional, sócia-diretora da Clínica de Nutrição NutriCare,
localizada em Jaraguá do Sul – SC – Telefone: (47) 3055-0969.

Marcado com →