Compartilhe →

Recebi a receita da leitora Cleide Maria, que por sua vez recebeu de uma amiga próxima. Achei a ideia ótima e gostei do resultado também.

Vejam só o comentário e as dicas da Cleide:

“Esse bolo não tem muito segredo. Eu não tenho nenhuma experiência na cozinha e consegui fazê-lo de primeira. É muito rápido também! Deixei o arroz de molho a noite e bati o bolo pela manhã. No dia seguinte escorri o arroz, somente tirando o excesso do recipiente em que ele estava. Depois de bater o óleo, o açúcar e os ovos no liquidificador, fui acrescentando o arroz com o liquidificador ligado – em pequenas porções (colher de sopa). A massa fica bege-claro e levemente granulada.

Ao acrescentar o fermento e a erva-doce tem que mexer com um pouco mais de cuidado porque a tendência é o fermento formar pequenas bolinhas. Não medi o tempo que ficou no forno, mas foi rápido e o bolo fica levemente moreno. Fica incrivelmente bonito, macio e saboroso!

Tive a idéia de enviar essa receita como uma forma de devolver a sua gentileza em disponibilizar as receitas no site. As receitas que tem me ajudado a vencer minha resistencia em cozinhar, provando para mim mesma que tenho habilidades que até então desconhecia! Obrigada por tudo!”

Que recado mais fofo!! E eu se fosse você faria hoje mesmo!

Receita e fotos: Cleide Maria de Sousa.
Veja mais em Índice de Receitas.

Bolo doce de Arroz

bolo de arroz sem glúten sem lactose

Por Publicado:

  • Cozimento:

Recebi a receita da leitora Cleide Maria, que por sua vez recebeu de uma amiga próxima. Achei a ideia ótima e gostei do resultado …

Ingredientes

Instruções

  1. Deixe o arroz de molho de um dia para o outro dentro da geladeira.
  2. No dia seguinte, bata os ovos, o óleo e o açúcar no liquidificador por três minutos.
  3. Escorra o arroz (tire o excesso de água) e acrescente-o aos poucos no liquidificador (se a massa ficar dura, acrescente um pouco de água). Bata por pelo menos 5 minutos para o arroz desmanchar bem, para não ficar grãozinhos.
  4. Transfira a massa para uma bacia e acrescente o fermento e a erva-doce.
  5. bolo de arroz1Leve ao forno pré-aquecido médio em uma forma untada e enfarinhada (sugestão: amido de milho, farinha de arroz ou açúcar e canela). Asse por 30 min. ou até passar no teste do palito.

138 Respostas para Bolo doce de Arroz

  1. Gabriela disse:

    Meninas! Fiz o bolo com algumas modificações e ele sumiu, adultos e crianças adoraram.. fiz a receita base com arroz integral, depois de pronta a massa bati com uma banana prata madura e um copo (200ml) de suco de maça! Amei! Obrigada pelo cuidado e pelas deliciosas receitas!!! Bjs

  2. Sarita disse:

    Oi!!! Fiz o bolo, que ficou uma delícia!!! Alterei um pouco a receita colocando menos açúcar, introduzi um pouco de uva passa que bati junto no liquificador, coloquei canela em pó e uma pitada de cravo da índia em pó. Hummmmmm….ficou ótimo.Valeu pelo site!!!Parabéns.

  3. Luzia disse:

    Aprovado, fica uma delicia! Acrescentei canela em pó na massa.

  4. Mila disse:

    Bom dia!!!
    Fiz o bolo ontem. Ficou macio, molhadinho. Mas, o gosto do óleo ficou muito evidente. No momento não tinha essência de baunilha para dar um sabor diferente. Fiquei um pouco chateada, pois queria muito dizer que o bolo tinha ficado perfeito. A minha mãe adorou.
    Tentarei o bolo de chocolate fofinho ainda está semana, só que colocarei becel no lugar do óleo.
    BJS!!!

    • Débora disse:

      Oi Mila, tente de novo com a essência da próxima vez! Depois me conte como ficou o bolo de chocolate. Bjsss

      • Mila disse:

        Oi Débora!!!
        Até o momento não refiz o bolo de arroz, porém estou testando outras receitas, como o bolo de chocolate fofinho e a coxinha. Em ambos usei a farinha de arroz integral o que deixa uma leve sensação de grãos de areia. Me surpreendi com a massa da coxinha. Ficou ótima!! Essa concerteza irei repetir só que usando a farinha de arroz branca, aliás em tudo. O bolo de chocolate reduzirei a quantidade do cacau, pois o sabor ficou forte.
        Bem, estou testando suas receitas aos poucos, pois quero dividir essas experiências saudáveis com a minha família.
        Bjos!!!

  5. Mila disse:

    Bom dia!!!
    Alguém pode me responder se posso trocar o óleo por becel?
    Seria a mesma quantidade?
    Não sou fã de óleo em bolos.
    Obrigada!!

  6. Anny disse:

    Eu fiz esse bolo de arroz mas coloquei um pouco de canela na massa, nossa ficou maravilhoso, ficou tão gostoso que acabou muito rápido isso é muito bom né.. já repeti a receita três vezes minha família adorou principalmente meu namorado!!!bj

  7. JULIANA disse:

    oi, achei excelente esta receita, vou testar e ver como fica, será que no lugar do arroz de molho de um dia p/outro, eu posso comprar a farinha de arroz pronta? Aqui tem lugar que vende. Eu fiz bolo de fubá e essa farinha e deu certo. obrigada

  8. Araci disse:

    gostaria que me enviasse uma receita de bolo de clars. obrigada.

  9. Danielle Pessoa disse:

    Quero dar uma dica:

    Aprendi que a farinha de linhaça ou a chia ( ambas tem as mesmas propriedades, porém a chia é muito mais cara) podem substituir o ovo em uma receita, caso a pessoa seja alérgica. Se não me engano, 1 colher de sopa para cada unidade de ovo. Vou testar o bolo das duas formas e depois aviso aqui :) to amando o site e pretendo fazer várias receitinhas. Estou momentaneamente com alergia aos lácteos. As receitas novas tem me ajudado muito e ainda mais profissionalmente, pois sou nutricionista. Beijos e até a próxima!!

  10. Neri da Silva disse:

    Nossa Débora, fantástica receita, simples e autêntica! Nós aqui preparamos com metade açúcar mascavo e metade açúcar cristal, um pouquinho de água. Como nosso liquidificador não triturou totalmente o arroz, ficaram uns pedacinhos que deu uma espécie de crocância, ficou perfeito!Obrigada pelo incentivo a novos sabores e oportunidades. Abçs!

  11. Eliane disse:

    hoje fiz este bolo de arroz e ficou muito bom, só que eu coloquei uma xícara de arroz, meia xícara de açúcar e meia xícara de óleo,e os ovos foram os três. também coloquei duas colheres de amendoim torrado e moído já comprado pronto e uma colherinha de canela em pó.Primeiro eu bati o arroz com um pouco de leite com baixa lactose, e nao foi preciso ficar batendo muito porque ele se desmanchou logo. Depois coloquei todos os ingredientes juntos e tornei a bater, deu tudo certo, graças a Deus kkk, achei que nao iria dar certo. obrigada por essas receitas gostosas já é o segundo bolo que faço, já fiz o bolo de fubá também ficou muito gostoso. vocês tem por acaso receita de bolacha de arroz?

    • Débora disse:

      Oi Eliane, que legal!! Os bolos sempre dão certo, são receitas bem tranquilas! Bolacha de arroz não tenho não… posso até pesquisar!! Se encontrar alguma eu posto por aqui. Bjão e sucesso :)

  12. Cláudia disse:

    Débora,
    Tenho um blog pra ajudar as mamães no cuidado aos portadores de APLV. Posso publicar tua receita no meu blog?

    • Débora disse:

      Oi Cláudia, pode sim!! Só peço que coloque o nome do site com link por favor, e os créditos da foto também pois é de uma leitora. Obrigada!! Quando publicar me avise e me passe o link pra eu acessar seu blog :) bjsss

  13. ALESSandra disse:

    Olá! Posso usar linea no lugar do açúcar tenho diabetes.

  14. girlaine de souza disse:

    descobri recentemente que tenho intolerancia ao gluten e a lactose,entrei em panico,pensei,vou comer só fruta o resto da vida.depois que passou o choque comecei pesquisar e vi uma luz no fim do túnel,descobri esse blog maravilhoso…obrigado por me ajudar a reaprender a comer.

  15. Wanda Ribeiro disse:

    BOA NOITE !! FIZ O BOLO DE ARROZ DOCE , FICOU ÓTIMO!! PARABÉNS A PESSOA Q PASSOU A RECEITA , EU NÃO TENHO ESSES PROBLEMAS , MAS TENHO AMIGAS…BJS

  16. Caramba acabei de fazer!!! Ficou bom e a massa é levinha, em 10 minutos o bolo ficou pronto!! Usei arroz cateto integral e açúcar mascavo, tb precisei usar meia xícara de água!!!

  17. Angela disse:

    Como ja perguntei e nao obtive resposta, volto a perguntar o arroz deve ser lavado ou nao? Obrigada

  18. ANGELA disse:

    Em primeiro lugar quero te agradecer de todo coraçao por compartilhar estas receitas, tenho tentado fazer algumas, até agora nenhuma deu muito certo, mas nao vou desistir até conseguir, hoje vou tentar preparar este bolo de arroz, quero te perguntar, o arroz tem que lavar antes de deixar de molho? nas receitas de paes eu posso colocar fermento para pao? porque os meus ficam bem baixinhos, parecem mais um bolo pequeno rsrsrssrsrs Obrigada e um bj no teu coraçao!!

    • Débora disse:

      Oi Angela, de nada! Quais receitas vc testou? Vc poderia começar com as fáceis, que são os bolos (de fubá, milho, chocolate, cenoura…) e tem a torta salgada de maisena também. Essas receitas não tem erro! Depois vai fazendo as outras!! Sobre o fermento, é melhor usar o de bolo mesmo. Experimente mais uma vez. Bjsss

  19. Lucimar M. Dias disse:

    Acabei de fazer este bolo de arroz e estou feliz porque deu certo e ficou bem bonito, igual a foto. Vou presenteá-lo a minha querida filha Emanuele que hoje esta aniversariando e é intolerante ao glúten. Espero que esteja tão gostoso como esta bonito. Obrigada.

  20. Eloisa disse:

    Alguem fez esse bolo com estevia no lugar do acucar?

  21. Jarmila disse:

    No lugar de erva doce, fiz com açucar mascavo, baunilha, canela e mação cortada em cubinhos. Ficou muito gostoso, super aprovado pela família.

  22. Suzy disse:

    Olá Débora, será que posso substituir o fermento por maisena, caso não encontre o fermento? Grata, Suzy

    • Débora disse:

      Oi Suzy, acho que não vai dar certo assim… o melhor é usar o fermento mesmo! Bjss

      • Suzy disse:

        Débora, fiz com fermento mesmo. Ficou muito gostoso, só não ficou melhor porque o arroz integral não ficou totalmente triturado. Obrigada pelas receitas, já testei algumas e tem dado certo. Pena que na minha casa só quem tem IL sou eu, minha família apenas prova e tem achado gostoso, mas tem sobrado muito e até estragado por ser em grande quantidade só pra mim. Vou fazer só a metade da receita. Um abraço, Suzy.

  23. Obrigada pelas receitas praticas! Facilitou as nossas vidas :)

  24. cláudia disse:

    esse site é a salvação! adorei, vou testar!!!

  25. Andreza Pinto disse:

    Olá!!! Comecei uma dieta recomendada por uma médica ortomolecular por questões de saúde mesmo, já que tenho lúpus. Tive que cortar, dentre outros, açúcar, leite e derivados, trigo, carnes vermelhas, gorduras saturadas, mel… etc. etc. etc… rs. Mas descobri um mundo novo de possibilidades no seu blog e fiquei muito feliz!!! Hj fiz o bolo de arroz, mas coloquei cacau em pó (uma colher) e utilizei meia xícara de azeite (ao invés do óleo) e uma pitada de sal. Ficou incrivelmente bom e lindo!!!
    Obrigada pelas dicas, simpatia e ajuda!!! Super legal!!!!
    Bjs.
    Andreza

  26. Elisangela Melo disse:

    Oi!! Adorei a receita e fiz (também) na versão salgado com arroz integral. Ficou bom demais!! Obrigada por facilitar nossas vidas com receitas práticas e saborosas!!

  27. Marta Jacintho disse:

    Ah, usei becel.

  28. Marta Jacintho disse:

    Bolo fofo, rapidíssimo. Fiz com baunilha e açúcar mascavo. Pra quem tem restrições e estava desesperada por um pedaço de bolo, está maravilhoso. Saber que tenho opções é reconfortante. Obrigada pela receita. Farei inovações, é claro!!

  29. Livia Santos disse:

    Olá. Descobri a pouco tempo que tenho intolerância à lactose, então ainda sou leiga no assunto. A farinha de arroz que vc fala é aquela de papinha de bebe que é vendida no mercado?

  30. Vania disse:

    Ivete, o ovo pode ser substituído como segue
    Para 1 ovo grande, utilize 1 colher das de sopa de chia triturada em 1/4 de xícara de água. Aguarde uns 5 minutos para formar um gel e utilize. Beijos

  31. Marcia disse:

    Olá fiz o bolo seguindo certinho as medidas indicadas, ficou maravilhoso, super gostoso, todos gostaram do bolo e não acreditavam que era de arroz. Não coloquei erva-doce, acrescentei baunilha.

  32. jane suely disse:

    será que pode fazer com o arroz já cozido?bjs.

  33. Neuzinha disse:

    Esqueçi de dizer que usei o açucar mascavo e ficou show!!!

  34. Neuzinha disse:

    Que delicia!!! Amei o bolo! Fiz o primeiro e coloquei coco e erva doce. Claro que tive que fazer o segundo no dia seguinte e adicionei uva passa e coco e ficou maravilhoso. Obrigada por compartilhar essas delicias. APROVADO!!

  35. Wania disse:

    Olá,
    Achei a receita super fácil. Fiz tudo como está escrito, inclusive as medidas certinhas. Usei forma redonda igual a da foto. Não cresceu. A massa ficou parecida com bolo de aipim, não ficou moreno (fiquei com medo de deixar mais tempo no forno e ressecar!!!) A única coisa que alterei foi o açúcar que usei o Magro e como adoça 3 vezes mais, usei menos quantidade do que a indicada na receita. O arroz foi parbolizado. Será que essas alterações estragaram a receita? A textura até que não ficou ruim, mas achei muito oleoso e o cheiro tem alguma coisa que não consegui identificar.Vou fazer de novo com o arroz branco, o açúcar comum e ver se acerto. :(

  36. Cida disse:

    Esse bolo é mesmo maravilhoso, acabei de fazer o meu, e ele fica realmente bonito e saboroso,o próximo que eu fizer vou molhar com calda de laranja e colocar para gelar, ninguém vai acreditar que o bolo é de arroz. Adorei a receita. Este site é incrível. PARABÉNS

  37. será que se eu acrescentar leite de coco no lugar da agua fica bom?

  38. Luciana disse:

    gente! que coisa mais sensacional e prática! quem não tem arroz em casa? nunca mais vou usar trigo haha.
    que Deus abençoe vocês!

  39. Rafaela disse:

    Em vez de erva doce, eu untei com açúcar magro e canela. Também adicionei uma banana à massa, o gosto ficou bem sutil, da próxima vez vou colocar mais bananas. Não usei açúcar comum, usei açúcar magro. Ficou ótimo.

  40. Sulamita disse:

    Menina do céu! Fiz esse bolo, porém usei arroz integral, açúcar mascavo e coloquei um colher de chá de essência de baunilha. Ficou simplesmente maravilhoso! Obrigada por postar a receita.

  41. Isabel Oliveira disse:

    Fiz o bolo, masss eu consigo sentir os grãzinhos de arroz ao mastigar, não sei o que houve, eu usei arroz Tio João, mas o sabor é delicioso. Vou tentar fazer com o arroz já pré cozido, será que certo? Bjs. Não desisto, hehehe

    • Débora disse:

      Oi Isabel, provavelmente teria que ter batido por mais tempo no liquidificador, para desmanchar bem os grãozinhos. Você deixou de molho o suficiente? Pelo menos umas 8h. Na próxima tenho certeza que vai dar certo!! Bjsss :D

      • Isabel Oliveira disse:

        Oi Débora, deixei até mais de 8 horas na geladeira, e bati bastante no liquidificador, o pobre quase queimou, rsrs. Fiz novamente a receita com o arroz pré-cozido – não deu certo, virou um pudim, kkk. Vou tentar fazer com outro tipo de arroz. Depois eu conto como ficou. Bjs.

        • Débora disse:

          Ué.. que estranho. Todas as leitoras disseram que deu certo!! Principalmente deixando bastante de molho e batendo bem. MAs depois me conte mesmo! Bjss

        • dalva disse:

          Isabel:
          Será que o arroz que você usou não foi o parboilizado? Ele é bem mais duro, principalmente o Tio João.

  42. Suélia Carvalho disse:

    Boa tarde pessoal. Como vi vários comentários com acréscimos na receita original tb fiz os meus acréscimos e ficou ótimo. Fiz esse bolo na forma redonda,e já na primeira tentativa adulterei a receita e deu muito certo. Coloquei dois pedaços de batata doce (peq.), e +ou- duas col. sopa de amido de mmilho, dai ficou bastante encorpado acrescentei uns 150 ml de leite desnatado(não tenho problema com o leite), e chocolate em pó, ficou ótimo. Dessa mesma receita fiz empanada salgada e pizza utilizando arroz integral com um pouco de amido de milho, TUDO FICOU MUITO BOM, grata por esse site maravilhoso. Gde abraço.

  43. grace disse:

    Olá.. primeiro fiz o bolo na assadeira quadrada não cresceu nada. Comprei uma assadeira igual a sua. Coloquei coco na receita e diminui a quantidade de óleo. Amei, o bolo cresceu, e ficou com um gosto bom, nem parece que é bolo de arroz. Mas da próxima vez irei somente 1/4 de óleo, pois achei que a quantidade passada na receita, é muito… Abraço

  44. KATIA disse:

    caramba que bolo maravilhoso, enfim minha filhota pode provar um bolo bom, se gosto de soja. parabéns, façam é sucesso garantido.obg. bjs

  45. CLÉLIA disse:

    Fiz hoje, ficou delicioso, acrescentei essencia de baunilha e fiz adoçante culinário, coloquei na forma de pão. Super aprovado.

  46. Ana Luisa disse:

    O arroz integral leva mais tempo para cozinhar, então acho que ele deveria ficar uns 2 dias de molho! Pretendo fazer essa receita com o açúcar mascavo também!!

  47. Acabei de fazer. Deu super certo! Substituí a erva doce por uma colher e meia de essência de baunilha e untei a forma com açúcar e canela! Ficou uma delícia!

    • Débora disse:

      Que bom Danielle!! A essência deve ter dado um toque especial. Em alguns bolos eu tb uso o açúcar e canela na forma, fica muito gostoso né, principalmente nos bolos de vão coco, fubá, etc… ótima sugestão! Bjss

  48. Eliana Ferrin disse:

    Acabei de fazer esse bolo, fiz algumas mudanças…
    Coloquei 2 colheres de sopa de adoçante TAL E QUAL
    Coloquei 1 banana nanica
    Não coloquei a erva doce pois eu não tinha… :(

    Resultado:

    Cresceu e ficou fofíssimo!!!
    Na próxima vez que eu o fizer vou experimentar acrescentar 1 colher a mais de adoçante Tal e Qual pois ficou um pouco sem gosto… Apesar de gostoso! rsrsrsrs que doida!! rsrsrs
    Vou acrescentar também alguma essência de nozes ou baunílha…

    Amei essa receita! Bjs

  49. Eliana Ferrin disse:

    Nossa, esse site era tudo o que eu precisava pois estou sob restrições a tanta coisa… A vida sem doce fica árida né?! Portanto, esse bolo veio bem a calhar, vou tentar agora mesmo. Inclusive vou fazer como a Catarinas Dias falou, vou colocar o arroz no molho com água quente… kkkk
    Se der certo, aviso vocês!
    Bjs bjs bjs

  50. amanda disse:

    menina… eu fiz esse bolo sábado, só que não sei porque, ele nao cresceu…hahahaha, não sei se a assadeira foi grande, mas o sabor é divino, achei um pouco doce demais,mas foi aprovado pelas amigas que compartilharam meu primeiríssimo bolo…rsrs.
    Bejoos!

  51. meu neto e alergico a lactose ,a ovo ,corantes e oleo …
    posso colocar suco de laranja no lugar do leite e no ovo posso colacar a clara e no oleo posso colocar o que …bjs obg

  52. Catarinas Dias disse:

    Receita fácil e saborosa , coloquei o arroz de molho no mesmo dia na água quente e tbm deu certo . Adoro as receitas deste site meu filho adora !!!!

  53. Larissa disse:

    Tô feliz!!!! Deu certo! Meu filho só pode com óleo de semente de uva e não pode açúcar, então usei néctar de agave em pó (meia xícara). Diminuí o óleo por causa da altitude (moro no México e aqui tem que diminuir o líquido para o bolo dar certo). A massa ficou aguada, pensei que não ia dar, mas deu!!!! :-) Obrigada!

  54. Lu Vieira disse:

    Qual a quantidade de agua que fique de agua que fica no arroz?

  55. BEY disse:

    No Norte (Tocantins) o bolo de arroz tradicional era feito com ÓLEO DE CÔCO BABAÇU, que além de MAIS SAUDÁVEL, ficava uma DELÍCIA!

  56. Natascha disse:

    Substituí a erva doce por baunilha, ficou divino!

  57. Gabriela disse:

    Esta receita e otima, eu fiz ela e troque agua pelo suco de duas laranjas, a cor dele parece bolo de fuba

  58. TAtiane disse:

    Será que pode ser feito com açucar mascavo?

  59. Natalia Medeiros disse:

    adicionei a receita do bolo de arroz uma cenoura grande . ficou perfeito ..provem.e me digam o que acharam .

    • Débora disse:

      Sério Natalia?? Olha que otima ideia!! Dà pra variar os sabores… será que se adicionar chocolate em pó fica gostoso também? Deve ficar né? Adorei a dica… Bjsss

      • Helena disse:

        Essa é uma excelente ideia, além da da cobertura de chocolate (com leite de amêndoa) que eu sugeri lá no face. Deve ficar mesmo delicioso!!

      • NATALIA MUNIZ disse:

        vou tentar para esse fds fazer o de chocolate.. adorei a ideia .. e e bom saber que tem leite condensado de amendoas nao sabia,,, qual e a marca ? vou procurar aqui em fortaleza.( o bolo foi feito pela manha e agora a tarde nao tem mais nada kkkk)

  60. Andrea disse:

    Queria saber se posso usar o arroz integral ao inveis do branco..

    • Débora disse:

      Oi Andrea, foi testada apenas com o arroz branco, não sei qual seria o resultado com o arroz integral. Bjsss

    • Ligia disse:

      Oi pessoal, quem quiser substituir o arroz branco pelo integral, pode fazer que dá certo. Fiz o meu e o pessoal daqui de casa devoraaaa!
      Hoje faço ele de novo, completo 27 anos e esse bolo será a minha salvação.
      Li nos comentários que dá pra variar no sabor, por isso como hoje é meu niver farei de chocolate com coco.
      Bjs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>