Sem Glúten Sem Lactose https://www.semglutensemlactose.com Receitas, Nutrição, Dicas e Artigos Fri, 30 Sep 2016 02:15:06 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=4.6.1 https://www.semglutensemlactose.com/wp-content/uploads/2016/04/logo-chapeu-grosso-144-fundobranco.png Sem Glúten Sem Lactose https://www.semglutensemlactose.com 32 32 Pão de Queijo Integral https://www.semglutensemlactose.com/receita/pao-de-queijo-integral/#utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=pao-de-queijo-integral https://www.semglutensemlactose.com/receita/pao-de-queijo-integral/#comments Mon, 18 Jul 2016 12:42:54 +0000 https://www.semglutensemlactose.com/?post_type=recipe&p=12315 Sem Glúten Sem Lactose
Sem Glúten Sem Lactose - Receitas, Nutrição, Dicas e Artigos

Essa receita foi enviada pela nossa querida leitora Priscila Johana Melian Villarroel que compartilhou conosco. Achei muito fácil. Olha só! Quer enviar sua receita? Clique no banner ao lado ou envie sua receita aqui! Para ver mais, acesse Índice de Receitas. Pão de Queijo Integral PratoLanches e Salgados DietaSem Glúten, Sem Lactose, Sem Ovo, Sem Soja, […]

Pão de Queijo Integral
Débora Pusebon

]]>
Sem Glúten Sem Lactose
Sem Glúten Sem Lactose - Receitas, Nutrição, Dicas e Artigos

Essa receita foi enviada pela nossa querida leitora Priscila Johana Melian Villarroel que compartilhou conosco.

Achei muito fácil. Olha só!

Quer enviar sua receita? Clique no banner ao lado ou envie sua receita aqui!

Para ver mais, acesse Índice de Receitas.

Pão de Queijo Integral
Porções
24unidades
Tempo Cozedura
35min.
Porções
24unidades
Tempo Cozedura
35min.
Ingredientes
Instruções de preparação
  1. Cozinhe a batata em água até ficar macia, amasse com o garfo e meça uma xícara.
  2. Junte os demais ingredientes até ficar fácil de amassar, se precisar coloque um pouco de água pra dar ponto.
  3. Enrole em bolinhas e asse em forno 190 graus pré aquecido por 35 min.
  4. Pode ser congelado em bolinhas antes de assar.
Notas da Receita

A receita não leva ovo, nem fermento.

Pão de Queijo Integral
Débora Pusebon

]]>
https://www.semglutensemlactose.com/receita/pao-de-queijo-integral/feed/ 3
O que é Intolerância a Lactose? https://www.semglutensemlactose.com/artigos/o-que-e-intolerancia-a-lactose/#utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=o-que-e-intolerancia-a-lactose https://www.semglutensemlactose.com/artigos/o-que-e-intolerancia-a-lactose/#comments Mon, 11 Jul 2016 10:38:13 +0000 https://www.semglutensemlactose.com/?p=12309 Sem Glúten Sem Lactose
Sem Glúten Sem Lactose - Receitas, Nutrição, Dicas e Artigos

Por Drauzio Varella Intolerância à lactose é o nome que se dá à incapacidade parcial ou completa de digerir o açúcar existente no leite e seus derivados. Ela ocorre quando o organismo não produz, ou produz em quantidade insuficiente, uma enzima digestiva chamada lactase, que quebra e decompõe a lactose, ou seja, o açúcar do […]

O que é Intolerância a Lactose?
Samuel Costa

]]>
Sem Glúten Sem Lactose
Sem Glúten Sem Lactose - Receitas, Nutrição, Dicas e Artigos

O que é Intolerância a Lactose?

Por Drauzio Varella

Intolerância à lactose é o nome que se dá à incapacidade parcial ou completa de digerir o açúcar existente no leite e seus derivados. Ela ocorre quando o organismo não produz, ou produz em quantidade insuficiente, uma enzima digestiva chamada lactase, que quebra e decompõe a lactose, ou seja, o açúcar do leite.

Como consequência, essa substância chega ao intestino grosso inalterada. Ali, ela se acumula e é fermentada por bactérias que fabricam ácido lático e gases, promovem maior retenção de água e o aparecimento de diarreias e cólicas.

É importante estabelecer a diferença entre alergia ao leite e intolerância à lactose. A alergia é uma reação imunológica adversa às proteínas do leite, que se manifesta após a ingestão de uma porção, por menor que seja, de leite ou derivados. A mais comum é a alergia ao leite de vaca, que pode provocar alterações no intestino, na pele e no sistema respiratório (tosse e bronquite, por exemplo).

A intolerância à lactose é um distúrbio digestivo associado à baixa ou nenhuma produção de lactase pelo intestino delgado. Os sintomas variam de acordo com a maior ou menor quantidade de leite e derivados ingeridos.

Pesquisas mostram que 70% dos brasileiros apresentam algum grau de intolerância à lactose, que pode ser leve, moderado ou grave, segundo o tipo de deficiência apresentada.

Tipos

  1. Deficiência congênita – por um problema genético, a criança nasce sem condições de produzir lactase (forma rara, mas crônica);
  2. Deficiência primária – diminuição natural e progressiva na produção de lactase a partir da adolescência e até o fim da vida (forma mais comum);
  3. Deficiência secundária – a produção de lactase é afetada por doenças  intestinais, como diarreias, síndrome do intestino irritável, doença de Crohn, doença celíaca, ou alergia à proteína do leite, por exemplo. Nesses casos, a intolerância pode ser temporária e desaparecer com o controle da doença de base.

Sintomas

Os sintomas da intolerância à lactose se concentram no sistema digestório e melhoram com a interrupção do consumo de produtos lácteos. Eles costumam surgir minutos ou horas depois da ingestão de leite in natura, de seus derivados (queijos, manteiga, creme de leite, leite condensado, requeijão, etc.) ou de alimentos que contêm leite em sua composição (sorvetes, cremes, mingaus, pudins, bolos, etc.). Os mais característicos são distensão abdominal, cólicas, diarreia, flatulência (excesso de gases), náuseas, ardor anal e assaduras, estes dois últimos provocados pela presença de fezes mais ácidas. Crianças pequenas e bebês portadores do distúrbio, em geral, perdem peso e crescem mais lentamente.

Diagnóstico

Além da avaliação clínica, o diagnóstico da intolerância à lactose pode contar com três exames específicos: teste de intolerância à lactose, teste de hidrogênio na respiração e teste de acidez nas fezes.

O primeiro é oferecido pelo SUS gratuitamente. O paciente recebe uma dose de lactose em jejum e, depois de algumas horas, colhe amostras de sangue para medir os níveis de glicose, que permanecem inalterados nos portadores do distúrbio.

O segundo considera o nível de hidrogênio eliminado na expiração depois de o paciente ter ingerido doses altas de lactose e o terceiro leva em conta a análise do nível de acidez no exame de fezes.

Tratamento

A intolerância à lactose não é uma doença. É uma carência do organismo que pode ser controlada com dieta e medicamentos. No início, a proposta é suspender a ingestão de leite e derivados da dieta a fim de promover o alívio dos sintomas. Depois, esses alimentos devem ser reintroduzidos aos poucos até identificar a quantidade máxima que o organismo suporta sem manifestar sintomas adversos. Essa conduta terapêutica tem como objetivo manter a oferta de cálcio na alimentação, nutriente que, junto com a vitamina D, é indispensável para a formação de massa óssea saudável. Suplementos com lactase e leites modificados com baixo teor de lactose são úteis para manter o aporte de cálcio, quando a quantidade de leite ingerido for insuficiente.

Pessoa que desenvolveu intolerância à lactose pode levar vida absolutamente normal desde que siga a dieta adequada e evite o consumo de leite e derivados além da quantidade tolerada pelo organismo.

Recomendações

Portadores de intolerância à lactose precisam saber que:

  • na medida do possível, o leite não deve ser totalmente abolido da dieta;
  • é importante ler não só os rótulos dos alimentos para saber qual é a composição do produto, mas também a bula dos remédios, porque vários deles incluem lactose em sua fórmula;
  • leite de soja, de arroz, de aveia não contém lactose;
  • leite de vaca não entra como ingrediente do pão francês e do pão-de-ló;
  • verduras de folhas verdes, como brócolis, couves, agrião, couve-flor, espinafre, assim como  feijão, ervilhas, tofu, salmão, sardinha, mariscos, amêndoas, nozes, gergelim, certos temperos (manjericão, orégano, alecrim, salsa) e ovos também funcionam como fontes de cálcio;
  • comer de tudo um pouco é a melhor forma de manter o suporte de nutrientes necessários para a saúde e bem-estar do organismo.

Quer saber onde comprar produtos sem lactose e sem glúten? Nesta loja virtual você encontrar diversos produtos para os mais diferentes tipos de alergias e intolerâncias. Confira!

O que é Intolerância a Lactose?
Samuel Costa

]]>
https://www.semglutensemlactose.com/artigos/o-que-e-intolerancia-a-lactose/feed/ 1
Desvendando a Manteiga Ghee ou Ghi https://www.semglutensemlactose.com/artigos/o-que-e-manteiga-ghee-ou-ghi/#utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=o-que-e-manteiga-ghee-ou-ghi https://www.semglutensemlactose.com/artigos/o-que-e-manteiga-ghee-ou-ghi/#comments Tue, 21 Jun 2016 20:25:34 +0000 https://www.semglutensemlactose.com/?p=12288 Sem Glúten Sem Lactose
Sem Glúten Sem Lactose - Receitas, Nutrição, Dicas e Artigos

Por Ana Flora Toledo Uma versão muito mais saudável e sem lactose da manteiga, batizada de manteiga ghee, pode ser preparada em casa em passos supersimples de seguir. A transformação é feita com a própria manteiga tradicional e não leva muito tempo. Apostando nessa mudança, é possível consumir um alimento livre de do soro do […]

Desvendando a Manteiga Ghee ou Ghi
Samuel Costa

]]>
Sem Glúten Sem Lactose
Sem Glúten Sem Lactose - Receitas, Nutrição, Dicas e Artigos

Por Ana Flora Toledo

Uma versão muito mais saudável e sem lactose da manteiga, batizada de manteiga ghee, pode ser preparada em casa em passos supersimples de seguir. A transformação é feita com a própria manteiga tradicional e não leva muito tempo. Apostando nessa mudança, é possível consumir um alimento livre de do soro do leite e de outras impurezas presentes no produto que você encontra no mercado.


Manteiga Ghee com pão

O que é manteiga ghee?

Segundo a nutricionista funcional Dra. Andrezza Botelho, a manteiga ghee é uma manteiga clarificada que é usada na medicina Ayurveda e na cultura indiana como um alimento curativo e rejuvenescedor. Ela é feita a partir do leite de vaca, assim como o alimento tradicional, e passa por um processo de retirada das impurezas e resíduos sólidos, eliminando inclusive traços de lactose e deixando apenas o óleo.

Manteiga ghee emagrece?

Essa transformação faz com que o alimento se torne muito mais saudável – e esse é um dos principais benefícios da manteiga ghee. Porém, ao contrário do que muitos imaginam, ela não deixa de ser um alimento rico em gordura. “Não é um alimento necessariamente indicado para quem está de dieta. Contudo, quem consome a manteiga normal pode encontrar na ghee uma opção muito mais pura e menos prejudicial à saúde”, garante a especialista, que também alerta para consumir de forma moderada para não aumentar os níveis de colesterol do corpo.

Quem tem intolerância à lactose ou alergia a proteína do leite pode consumir?

Como o processo de clarificação da manteiga elimina os traços de lactose do alimento, essa pode ser uma opção para pessoas que sofrem com intolerância à substância. Porém, tudo vai depender do nível de intolerância. “Essa eliminação pode não ser completa. Por isso, pessoas alérgicas à proteína do leite ou intolerantes só devem apostar na ghee com orientação médica”, alerta.

Como fazer manteiga ghee

Você vai precisar de um pote de manteiga sem sal. Coloque a quantidade desejada em uma panela e leve ao fogo médio até derreter. Após alguns segundos, a manteiga terá se tornado um líquido e formará uma espuma branca. Com uma escumadeira, vá retirando toda essa espuma. Quando não houver mais espuma e o líquido estiver totalmente transparente e amarelo, está pronto. Tire do fogo. Caso ainda tenha algum resíduo, coe depois de fria e coloque em um vidro. Está pronta para consumir!

Dica da nutricionista: é essencial conservar a manteiga ghee em um vidro. Isso garante sua durabilidade. Ela pode ser guardada na geladeira ou mesmo em temperatura ambiente. Caso fique no refrigerador, tem validade de cerca de três dias (dependendo da quantidade). Em temperatura ambiente, a validade cai pela metade. Pode ser usada em pães e bolachas ou mesmo em receitas, assim como a tradicional.

Texto extraído do site Bolsa de Mulher com devida autorização.

Para ver mais, acesse nossos Artigos.

Desvendando a Manteiga Ghee ou Ghi
Samuel Costa

]]>
https://www.semglutensemlactose.com/artigos/o-que-e-manteiga-ghee-ou-ghi/feed/ 2
Bolinho Caipira https://www.semglutensemlactose.com/receita/bolinho-caipira/#utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=bolinho-caipira https://www.semglutensemlactose.com/receita/bolinho-caipira/#comments Thu, 16 Jun 2016 16:45:35 +0000 https://www.semglutensemlactose.com/?post_type=recipe&p=12296 Sem Glúten Sem Lactose
Sem Glúten Sem Lactose - Receitas, Nutrição, Dicas e Artigos

Nossa querida leitora Marilia Alves nos enviou uma receita deliciosa. Olha que fácil e saboroso! Obrigado flor! Quer enviar sua receita? Clique no banner ao lado ou envie sua receita aqui! Para ver mais, acesse Índice de Receitas. Bolinho Caipira CozinhaBrasileira NívelFácil PratoLanches e Salgados DietaSem Glúten, Sem Lactose, Sem Ovo, Sem Soja OcasiãoAniversário, Festa Junina, […]

Bolinho Caipira
Débora Pusebon

]]>
Sem Glúten Sem Lactose
Sem Glúten Sem Lactose - Receitas, Nutrição, Dicas e Artigos

Nossa querida leitora Marilia Alves nos enviou uma receita deliciosa. Olha que fácil e saboroso!

Obrigado flor!

Quer enviar sua receita? Clique no banner ao lado ou envie sua receita aqui!

Para ver mais, acesse Índice de Receitas.

Bolinho Caipira
Porções Tempo Preparação
18bolinhos 30min.
Tempo Cozedura
10min.
Porções Tempo Preparação
18bolinhos 30min.
Tempo Cozedura
10min.
Ingredientes
Massa
Recheio
Instruções de preparação
  1. Misturar as farinhas em uma vasilha grande e os temperos. Adicionar água aos poucos e ir misturando ate obter uma massa.
  2. Adicionar óleo e a salsinha. Amassar ate obter uma massa lisa.
  3. Fazer bolinhos e rechear com a carne moída temperada crua.
  4. Depois e só fritar.
Notas da Receita

Dica: Os bolinhos podem ser congelados. Para fritar no dia seguinte, conservar na geladeira com um pano de prato molhado em cima dos bolinhos.

Bolinho Caipira
Débora Pusebon

]]>
https://www.semglutensemlactose.com/receita/bolinho-caipira/feed/ 16
Rocambole com Fécula de Batata https://www.semglutensemlactose.com/receita/rocambole-com-fecula-de-batata/#utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=rocambole-com-fecula-de-batata https://www.semglutensemlactose.com/receita/rocambole-com-fecula-de-batata/#comments Wed, 15 Jun 2016 13:01:39 +0000 https://www.semglutensemlactose.com/?post_type=recipe&p=12285 Sem Glúten Sem Lactose
Sem Glúten Sem Lactose - Receitas, Nutrição, Dicas e Artigos

Nossa querida leitora Marcia Geny Cerqueira Leite nos enviou esta receita de sua autoria. Primeiro parabéns e segundo, obrigado por compartilhar conosco e tantos outros. Quer enviar sua receita? Clique no banner ao lado ou envie sua receita aqui! Para ver mais, acesse Índice de Receitas. Rocambole com Fécula de Batata CozinhaBrasileira NívelDifícil PratoBolos e Tortas […]

Rocambole com Fécula de Batata
Débora Pusebon

]]>
Sem Glúten Sem Lactose
Sem Glúten Sem Lactose - Receitas, Nutrição, Dicas e Artigos

Nossa querida leitora Marcia Geny Cerqueira Leite nos enviou esta receita de sua autoria. Primeiro parabéns e segundo, obrigado por compartilhar conosco e tantos outros.

Quer enviar sua receita? Clique no banner ao lado ou envie sua receita aqui!

Para ver mais, acesse Índice de Receitas.

Rocambole com Fécula de Batata
Porções Tempo Preparação
10fatias 60min.
Tempo Cozedura
45min.
Porções Tempo Preparação
10fatias 60min.
Tempo Cozedura
45min.
Ingredientes
Instruções de preparação
  1. Em uma vasilha, coloque a fécula de batata e misture com a farina de amêndoas*
  2. Na batedeira coloque as claras e bata em velocidade alta até ficar bem firme e sem desligar vai colocando aos poucos as gemas e depois, aos poucos o açúcar.
  3. Sem desligar a batedeira, vai colocando aos poucos a fécula de batata com a farinha de amêndoas intercalando 2 colheres de água até completar 8 colheres.
  4. Desliga a batedeira, coloque o fermento e misture delicadamente .
  5. Coloque em uma forma retangular média e alta, untada com qualquer farinha sem glúten e coloque no forno pre aquecido 180 graus depois de 15 min, suba para 200 graus 30 min. (teste do palito)
Montagem
  1. Quando o bolo estiver pronto, desinforme num pano seco e e vire depois em um pano úmido para que a parte mais macia do bolo fique para cima. Enrole o bolo neste pano e deixe por uns minutinhos até moldar.
  2. Desenrole delicadamente o bolo, com pincel vai umedecendo com a calda (pouco) e colocando o recheio doce de preferencia e enrole novamente. Cubra com uma cobertura gostosa ou simplesmente polvilhe açúcar confeiteiro por cima
Notas da Receita

Dicas:

*Calda para bolo de sua preferencia, dependendo do recheio que usar

**Misturar a farinha de amêndoas, ¼ da porção das farinhas sem glúten, deixam o alimento mais fofo, não” esfarinha”, cresce mais e umedece. Deve ser devido aos grãos da farinha de amêndoas (ar) e a sua oleosidade (umidade).

Comentário da autora: Queria fazer um rocambole com geleias de frutas mas não encontrava uma receita fácil e que ficasse um rocambole robusto, então utilizei parte da receita de pão de ló, substituindo o trigo pelas farinhas, fécula de batata e de amêndoa. A farinha de amêndoas, notei que a massa fica mais aerada e umedecida. Deu muito certo, hoje produzo e vendo com geleias caseiras de frutas, uva, morango, ameixa, goiaba e laranja, etc. Sem glúten e sem lactose. Mas pode fazer qualquer recheio e é bem fácil ! O da foto é de goiaba, a cliente queria somente com açúcar mascavo e só goiabada, por isso ficou um pouco escura, espero que possa ajudar pessoas que gostam de comer bem mas com algumas restrições e que não são muito expertises nas cozinha !

Rocambole com Fécula de Batata
Débora Pusebon

]]>
https://www.semglutensemlactose.com/receita/rocambole-com-fecula-de-batata/feed/ 3
O que é Carboximetilcelulose – conhecido como CMC? https://www.semglutensemlactose.com/artigos/o-que-e-carboximetilcelulose-conhecido-como-cmc/#utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=o-que-e-carboximetilcelulose-conhecido-como-cmc https://www.semglutensemlactose.com/artigos/o-que-e-carboximetilcelulose-conhecido-como-cmc/#respond Mon, 13 Jun 2016 18:00:32 +0000 https://www.semglutensemlactose.com/?p=12281 Sem Glúten Sem Lactose
Sem Glúten Sem Lactose - Receitas, Nutrição, Dicas e Artigos

A carboximetilcelulose (CMC), normalmente apresentada na forma sódica (sal de sódio), como carboximetilcelulose de sódio, é um polímero aniônico derivado da celulose, muito solúvel em água, tanto a frio quanto a quente, na qual forma tanto soluções propriamente ditas quanto géis. Tem a excelente propriedade para aplicações em farmacologia e como aditivo alimentar de ser […]

O que é Carboximetilcelulose – conhecido como CMC?
Samuel Costa

]]>
Sem Glúten Sem Lactose
Sem Glúten Sem Lactose - Receitas, Nutrição, Dicas e Artigos

A carboximetilcelulose (CMC), normalmente apresentada na forma sódica (sal de sódio), como carboximetilcelulose de sódio, é um polímero aniônico derivado da celulose, muito solúvel em água, tanto a frio quanto a quente, na qual forma tanto soluções propriamente ditas quanto géis. Tem a excelente propriedade para aplicações em farmacologia e como aditivo alimentar de ser fisiologicamente inerte.

CMC x Glúten

O glúten é uma proteína presente no trigo (mas não somente no trigo) e que dá maciez e elasticidade as massas tradicionais. Com as farinhas sem glúten os produtos tendem a esfarelar, secar e serem mais densos do que os seus correspondentes com glúten originando produtos massudos e pesados porque a massa não dá liga. Para tentar minimizar o problema, precisamos de um agente aglutinante e espessante.

É aí que entra o CMC, um produto que desempenha este papel e relativamente fácil de ser achado.

Desta forma os produtos feitos em casa tem um aspecto mais comercial e bem cuidado, equivalendo as suas versões “normais” mais leves e macios.

Espessante

O C.M.C. também é usado em preparados sólidos ou líquidos para refrescos, refrigerantes e licores. É amplamente utilizado como espessante da confecção da pasta americana.

A quantia de utilização depende da função a que se destina. Usar de 1 a 5 gramas por quilo de produto.

Sugestões e dicas: Possui melhor capacidade de diluição quando misturado ao açúcar ou farinhas, antes de ser adicionado à água, mesmo quente. Age como espessante, quando produz viscosidade; como estabilizante ou aglutinante quando promove a integração dos ingredientes da massa e como agente de corpo, quando dá aspecto denso aos líquidos onde for aplicado.

 

É levemente laxante e saciador do apetite. Por isso, é algumas vezes usado em quantidades maiores em dietas de emagrecimento.

É possível achar o CMC comercializado pela Arcolor, Mago e outros. Você encontra em lojas que vendam material para boleiras e atacados (produção) de doces.

No lugar do CMC, você pode usar a Goma Xantana.

Bjinhos.

Fonte: WikipediaGluten Free Gourmet São PauloCozinha sem glúten e sem leite.

O que é Carboximetilcelulose – conhecido como CMC?
Samuel Costa

]]>
https://www.semglutensemlactose.com/artigos/o-que-e-carboximetilcelulose-conhecido-como-cmc/feed/ 0
Mousse de Chocolate https://www.semglutensemlactose.com/receita/mousse-de-chocolate/#utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=mousse-de-chocolate https://www.semglutensemlactose.com/receita/mousse-de-chocolate/#comments Mon, 13 Jun 2016 17:32:54 +0000 https://www.semglutensemlactose.com/?post_type=recipe&p=12276 Sem Glúten Sem Lactose
Sem Glúten Sem Lactose - Receitas, Nutrição, Dicas e Artigos

Olha só que receitinha legal que eu vi na Tastemade. Inclusive lá tem o vídeo de como fazer. É super simples. Assista: Mas vale ressaltar que tive que fazer adaptação para a receita sem totalmente Sem Glúten e Sem Lactose. Teste, tire fotos e compartilhe com a hashtag #sgsl. Bjinhos! Para ver mais, acesse Índice de […]

Mousse de Chocolate
Débora Pusebon

]]>
Sem Glúten Sem Lactose
Sem Glúten Sem Lactose - Receitas, Nutrição, Dicas e Artigos

Olha só que receitinha legal que eu vi na Tastemade. Inclusive lá tem o vídeo de como fazer. É super simples.

Assista:

Mas vale ressaltar que tive que fazer adaptação para a receita sem totalmente Sem Glúten e Sem Lactose.

Teste, tire fotos e compartilhe com a hashtag #sgsl.

Bjinhos!

Para ver mais, acesse Índice de Receitas.

Mousse de Chocolate
Porções Tempo Preparação
4pessoas 20min.
Tempo passivo
4h.
Porções Tempo Preparação
4pessoas 20min.
Tempo passivo
4h.
Ingredientes
Instruções de preparação
  1. Fazer uma gemada com as gemas e 4 colheres de açúcar. Reservar.
  2. Em outra tigela, juntar o chocolate picado com o creme de leite vegetal (ou sem lactose) aquecido e misturar para derreter o chocolate. Misturar com a gemada.
  3. Bater as claras em neve com 2 colheres de açúcar e incorporar delicadamente na mistura.
  4. Levar para à geladeira por no mínimo 4 horas ou até que fique firme.
Notas da Receita

Quer saber como fazer o Creme de Leite Vegetal (sem lactose)?, clique no link ao lado.

Mousse de Chocolate
Débora Pusebon

]]>
https://www.semglutensemlactose.com/receita/mousse-de-chocolate/feed/ 1
Creme de Leite Vegetal Caseiro https://www.semglutensemlactose.com/receita/creme-de-leite-vegetal-caseiro/#utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=creme-de-leite-vegetal-caseiro https://www.semglutensemlactose.com/receita/creme-de-leite-vegetal-caseiro/#comments Mon, 13 Jun 2016 17:32:15 +0000 https://www.semglutensemlactose.com/?post_type=recipe&p=12278 Sem Glúten Sem Lactose
Sem Glúten Sem Lactose - Receitas, Nutrição, Dicas e Artigos

Olha que eu achei. Já estava sentindo a necessidade de ter um substituto para o creme de leite (esses de caixinha). Pois bem, achei! A Claudia Marcelino é uma fofa, e nos autorizou a postar a receita. Tem um blog com muitos artigos e receitas do mundo sem glúten, sem leite animal, sem soja e corantes. […]

Creme de Leite Vegetal Caseiro
Débora Pusebon

]]>
Sem Glúten Sem Lactose
Sem Glúten Sem Lactose - Receitas, Nutrição, Dicas e Artigos

Olha que eu achei. Já estava sentindo a necessidade de ter um substituto para o creme de leite (esses de caixinha). Pois bem, achei!

A Claudia Marcelino é uma fofa, e nos autorizou a postar a receita. Tem um blog com muitos artigos e receitas do mundo sem glúten, sem leite animal, sem soja e corantes.

Veja nos links acima sobre a sua história. É linda. Obrigado flor!

Teste, tire fotos e compartilhe com a hashtag #sgsl.

Para ver mais, acesse Índice de Receitas.

Creme de Leite Vegetal Caseiro
Porções
1xícara (+/- 240ml)
Porções
1xícara (+/- 240ml)
Ingredientes
Instruções de preparação
  1. Em um liquidificador, bata as gemas, o leite vegetal e o CMC por 3 minutos.
  2. Junte o óleo em fio bem devagar despejando pela abertura superior da tampa do liquidificador. Mantenha o restante da abertura tampada pois o creme respinga bastante.
  3. Está pronto para o consumo.
Notas da Receita

Rende 1 xícara.

Creme de Leite Vegetal Caseiro
Débora Pusebon

]]>
https://www.semglutensemlactose.com/receita/creme-de-leite-vegetal-caseiro/feed/ 22
Cuca Funcional https://www.semglutensemlactose.com/receita/cuca-funcional/#utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=cuca-funcional https://www.semglutensemlactose.com/receita/cuca-funcional/#respond Wed, 08 Jun 2016 19:16:59 +0000 https://www.semglutensemlactose.com/?post_type=recipe&p=12273 Sem Glúten Sem Lactose
Sem Glúten Sem Lactose - Receitas, Nutrição, Dicas e Artigos

Olha que receita linda da chef Susan Martha. Obrigado flor pela delícia. “Esta receita é perfeita pra quem ama uma boa cuca com farofa mas não pode comer nem glúten e nem lactose. Melhor ainda é que ela é rica em fibras, confira a receita.” Para ver mais, acesse Índice de Receitas. Cuca Funcional CozinhaAlemã NívelMédio […]

Cuca Funcional
Débora Pusebon

]]>
Sem Glúten Sem Lactose
Sem Glúten Sem Lactose - Receitas, Nutrição, Dicas e Artigos

Olha que receita linda da chef Susan Martha. Obrigado flor pela delícia.

“Esta receita é perfeita pra quem ama uma boa cuca com farofa mas não pode comer nem glúten e nem lactose. Melhor ainda é que ela é rica em fibras, confira a receita.”

Para ver mais, acesse Índice de Receitas.

Cuca Funcional
Porções Tempo Preparação
6pessoas 50min.
Tempo Cozedura
50min.
Porções Tempo Preparação
6pessoas 50min.
Tempo Cozedura
50min.
Ingredientes
Massa
Farofa
Instruções de preparação
Massa
  1. Hidrate as tâmaras. Para isso esquente 1 xícara de água e adicione às tâmaras, ou se você é como eu leve por 1:30 minutos no microondas e comece a separar os demais ingredientes. As tâmaras devem estar de mornas à frias pra iniciar a receita.
  2. Depois de separar todos os ingredientes para Cuca, coloque as tâmaras com a água pra bater no liquidificador. Depois que elas tiverem virado um purê adicione os ovos, o óleo, o açúcar, a linhaça, uma pitada de sal, raspas e suco de limão e a canela e bata bem.
  3. Lembre-se que você deve usar uma espátula pra limpar as laterais do liquidificador para que todos os ingredientes fiquem bem incorporados.
  4. Agora é hora de adicionar o psyllium, e assim que você começar a bater ele já vai começar a hidratar na massa e seu liquidificador não vai mais dar conta de bater. Neste ponto é só transferir a base da sua cuca para uma bacia.
  5. Pré-aqueça o forno a 180º C.
  6. Pra formar de fato a massa da cuca você vai precisar adicionar a farinha de arroz aos poucos e ir amassando com a mão, eu usei 1 xícara de farinha, mas se você achar que ainda está muito grudento pode adicionar mais um pouco de farinha. Não precisa ficar totalmente desgrudando da mão, mas não deixei muito dura se não fica mais difícil de espalhar na forma. Reserve a massa.
Farofa
  1. Em uma bacia adicione o óleo de coco, o açúcar e a farinha de arroz aos poucos misturando com a ponta dos dedos, sem sovar. Se você achar que sua farofa está muito grudenta coloque mais farinha de arroz aos poucos até formar os grânulos.
  2. Unte uma forma redonda de 30 cm (de preferência de fundo removível) com óleo e farinha de arroz.Volte para finalizar a sua massa da cuca adicionando a goma xantana e o fermento e misturando na massa com as mãos.
  3. Espalhe a massa na base da forma, molhe as mãos pra ser mais fácil de espalhar. Depois que toda base da cuca estiver espalhada adicione a maçã e a banana picadas e espalhe as castanhas.
  4. Finalize espalhando a farofa por toda a cuca e leve pra assar.
  5. Asse por aproximadamente 50 minutos ou até que sua farofa comece a ficar dourada e crocante.
  6. Sirva com uma xícara de chá verde.
Notas da Receita

Clique no link para comprar a Goma Xantana.

  • Você pode pingar algumas gotas de limão na maçã e na banana, isso ajuda faz com que as frutas fiquem ainda mais saborosas.
  • Você pode aromatizar também a sua farofa com noz moscada ou canela, ou mesmo raspas de limão ou laranja.
  • Você pode substituir as castanhas por nozes ou qualquer outra castanha de sua preferência.
  • Você pode congelar a cuca, para isso corte em fatias e coloque em um saco plástico fechado. Para descongelar coloque uma fatia em um prato com a farofa pra baixo e leve ao microondas na potência média por 30 segundos. Depois vire e coloque a farofa pra cima por mais 30 segundos. Mas o tempo pode mudar conforme a potência do seu microondas. Mas o importante mesmo é virar a fatia na metade do tempo, assim ela descongela por igual e fica uma delicia comida quentinha.

Cuca Funcional
Débora Pusebon

]]>
https://www.semglutensemlactose.com/receita/cuca-funcional/feed/ 0
Rocambole com Recheio de Morango Diet https://www.semglutensemlactose.com/receita/rocambole-com-recheio-de-morango/#utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=rocambole-com-recheio-de-morango https://www.semglutensemlactose.com/receita/rocambole-com-recheio-de-morango/#respond Wed, 08 Jun 2016 14:53:52 +0000 https://www.semglutensemlactose.com/?post_type=recipe&p=12269 Sem Glúten Sem Lactose
Sem Glúten Sem Lactose - Receitas, Nutrição, Dicas e Artigos

Olha o que a turma do Tal e Qual nos enviou: uma receita de rocambole deliciosa. “Retirar o glúten dos alimentos tem sido um hábito cada vez mais comum, sendo, em muitos casos, indicado por nutricionistas e médicos. A Tal e Qual – marca da Wow! Nutrition, líder no segmento de adoçantes culinários – criou uma receita […]

Rocambole com Recheio de Morango Diet
Débora Pusebon

]]>
Sem Glúten Sem Lactose
Sem Glúten Sem Lactose - Receitas, Nutrição, Dicas e Artigos

Olha o que a turma do Tal e Qual nos enviou: uma receita de rocambole deliciosa.

Retirar o glúten dos alimentos tem sido um hábito cada vez mais comum, sendo, em muitos casos, indicado por nutricionistas e médicos. A Tal e Qual – marca da Wow! Nutrition, líder no segmento de adoçantes culinários – criou uma receita de rocambole de morango sem glúten e zero adição de açúcar, ideal para pessoas que não possam ingerir essa proteína sem deixar de consumir alimentos saborosos. Neste dia dos namorados inove no cardápio sem se preocupar com a balança.

Confira outras receitas zero açúcar no Clube Tal e Qual e pelo Doce & Diet – primeiro aplicativo de receitas diet disponível gratuitamente para Android e iOS.

Quer enviar sua receita? Clique no banner ao lado ou envie sua receita aqui!

Para ver mais, acesse Índice de Receitas.

Rocambole com Recheio de Morango Diet
Porções Tempo Preparação
8porções 40min.
Tempo Cozedura
15min.
Porções Tempo Preparação
8porções 40min.
Tempo Cozedura
15min.
Ingredientes
Massa
Recheio
Instruções de preparação
Massa
  1. Embrulhe o cará em filme plástico e leve ao micro-ondas por 5 minutos. Espete um palito para verificar se está cozido e espere esfriar.
  2. Unte uma forma retangular (30 x 20 cm) com margarina, forre-a com papel-manteiga e unte também a superfície do papel-manteiga.
  3. Com um garfo, amasse o cará até obter um purê. Misture o cará amassado com o ovo e o adoçante até atingir uma massa homogênea.
  4. Bata as claras em neve, divida-as em três partes e vá adicionando-as à massa com movimentos delicados, de baixo para cima, para não perder a aeração.
  5. Passe a massa para a forma forrada, espalhando-a com uma espátula para que fique uma camada uniforme. Leve ao forno preaquecido, a 180°C, e deixe assar por 10 minutos.
Recheio
  1. Coloque em uma panela os morangos cortados ao meio, o adoçante e o suco de limão. Deixe cozinhar em fogo baixo, mexendo de vez em quando, até que os morangos desmanchem e forme uma geleia. Desligue o fogo e deixe esfriar.
  2. Desenforme o bolo ainda morno sobre um pano de prato limpo, retire o papel-manteiga, espalhe o recheio e enrole a massa ainda morna, pressionando levemente para que mantenha o formato. Coloque sobre o prato em que for servir e polvilhe leite em pó.
Notas da Receita

Variação: Você pode substituir a geleia caseira por geleias industrializadas diet de outros sabores.

Valor calórico: 57,21kcal

Rocambole com Recheio de Morango Diet
Débora Pusebon

]]>
https://www.semglutensemlactose.com/receita/rocambole-com-recheio-de-morango/feed/ 0
Amendoim Doce Crocante https://www.semglutensemlactose.com/receita/amendoim-doce-crocante/#utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=amendoim-doce-crocante https://www.semglutensemlactose.com/receita/amendoim-doce-crocante/#respond Tue, 07 Jun 2016 17:36:59 +0000 https://www.semglutensemlactose.com/?post_type=recipe&p=12265 Sem Glúten Sem Lactose
Sem Glúten Sem Lactose - Receitas, Nutrição, Dicas e Artigos

Bah! Tinha feito um vídeo da receita e perdi 😒 Mas tudo bem, tem foto e como fazer. Olhe abaixo. Para ver mais, acesse Índice de Receitas. Amendoim Doce Crocante CozinhaBrasileira NívelIniciante PratoDoces e Sobremesas DietaSem Glúten, Sem Lactose, Sem Ovo, Sem Soja, Vegetariana OcasiãoAniversário, Especial, Festa Junina, Infantil, Inverno Ingredientes 2xícaras amendoimcru com casca […]

Amendoim Doce Crocante
Débora Pusebon

]]>
Sem Glúten Sem Lactose
Sem Glúten Sem Lactose - Receitas, Nutrição, Dicas e Artigos

Bah! Tinha feito um vídeo da receita e perdi 😒

Mas tudo bem, tem foto e como fazer. Olhe abaixo.

Para ver mais, acesse Índice de Receitas.

Ingredientes
Instruções de preparação
  1. Levar ao fogo em uma panela o amendoim, água e açúcar. Misturar e deixar ferver.
  2. Baixar o fogo e juntar o chocolate com o fermento. Mexer até secar. Demora um pouco.
  3. Qdo começar a açucarar, mexer até ficar bem soltinho e sequinho.
  4. Desligue, espere esfriar e guarde em pote com tampa.

Amendoim Doce Crocante
Débora Pusebon

]]>
https://www.semglutensemlactose.com/receita/amendoim-doce-crocante/feed/ 0
Bolo de Banana de Liquidificador https://www.semglutensemlactose.com/receita/bolo-de-banana-de-liquidificador/#utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=bolo-de-banana-de-liquidificador https://www.semglutensemlactose.com/receita/bolo-de-banana-de-liquidificador/#comments Fri, 03 Jun 2016 17:58:35 +0000 https://www.semglutensemlactose.com/?post_type=recipe&p=12261 Sem Glúten Sem Lactose
Sem Glúten Sem Lactose - Receitas, Nutrição, Dicas e Artigos

Nossa, babei quando vi esta receita. Amo bolo de banana, e ainda mais bolos fáceis de fazer. Como este que faz tudo no liquidificador. Agradeço a Camilla do blog Na Minha Panela pela receita e fotos. Bjos flor. Bolo de Banana de Liquidificador CozinhaBrasileira NívelIniciante PratoBolos e Tortas DietaSem Glúten, Sem Lactose, Sem Soja OcasiãoAniversário, […]

Bolo de Banana de Liquidificador
Débora Pusebon

]]>
Sem Glúten Sem Lactose
Sem Glúten Sem Lactose - Receitas, Nutrição, Dicas e Artigos

Nossa, babei quando vi esta receita. Amo bolo de banana, e ainda mais bolos fáceis de fazer. Como este que faz tudo no liquidificador.

Agradeço a Camilla do blog Na Minha Panela pela receita e fotos. Bjos flor.

Bolo de Banana de Liquidificador
Porções Tempo Preparação
4pessoas 15min.
Tempo Cozedura
30min.
Porções Tempo Preparação
4pessoas 15min.
Tempo Cozedura
30min.
Ingredientes
Instruções de preparação
  1. Bata no liquidificador os ovos com o açúcar, as bananas, o leite e o óleo.
  2. Acrescente os ingredientes secos – menos o fermento.
  3. Misture o fermento apenas dando “pulsar” algumas vezes.
  4. Transfira para uma fôrma untada e enfarinhada e leve ao forno preaquecido a 180 graus por 30 minutos ou até passar no teste do palito
Notas da Receita

Obs: Usei uma fôrma de bolo inglês e sobrou um pouco de massa, que rendeu mais 4 muffins.

Bolo de Banana de Liquidificador
Débora Pusebon

]]>
https://www.semglutensemlactose.com/receita/bolo-de-banana-de-liquidificador/feed/ 14
Pão Tipo Italiano https://www.semglutensemlactose.com/receita/pao-tipo-italiano/#utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=pao-tipo-italiano https://www.semglutensemlactose.com/receita/pao-tipo-italiano/#comments Wed, 01 Jun 2016 19:13:37 +0000 https://www.semglutensemlactose.com/?post_type=recipe&p=12256 Sem Glúten Sem Lactose
Sem Glúten Sem Lactose - Receitas, Nutrição, Dicas e Artigos

Jorge é celíaco e tem criado receitas maravilhosas de pães sem glúten. Ele cria, compartilha, ensina e vende suas produções. Este é um diferencial, pois normalmente quem comercializa, não compartilha receitas. O resultado desse pão com ingredientes de fácil acesso à todos, é espetacular! Receita do chef Jorge Soares Rezende. Foto da Gilda Moreira. Veja mais receitas no Índice […]

Pão Tipo Italiano
Débora Pusebon

]]>
Sem Glúten Sem Lactose
Sem Glúten Sem Lactose - Receitas, Nutrição, Dicas e Artigos

Jorge é celíaco e tem criado receitas maravilhosas de pães sem glúten. Ele cria, compartilha, ensina e vende suas produções. Este é um diferencial, pois normalmente quem comercializa, não compartilha receitas.

O resultado desse pão com ingredientes de fácil acesso à todos, é espetacular!

Receita do chef Jorge Soares Rezende. Foto da Gilda Moreira.

Veja mais receitas no Índice de Receitas.

Pão Tipo Italiano
Porções Tempo Preparação
1pão 20min.
Tempo Cozedura Tempo passivo
25min 30min.
Porções Tempo Preparação
1pão 20min.
Tempo Cozedura Tempo passivo
25min 30min.
Ingredientes
Instruções de preparação
  1. Bata as claras em neve e reserve.
  2. Misture os ingredientes secos, depois agua, gemas, claras batidas e por ultimo a manteiga e bata por 5 min
  3. Coloque numa forma untata, deixe crescer por 30 min
  4. Leve ao forno pre aquecido a 200 graus por min 25 ou ate q esteja dourado.
Notas da Receita

DICA: Use uma balança digital e coloque exatamente esses ingredientes e suas respectivas quantidades. Vai dar certinho.

EMULSIFICANTE: Você encontra em qualquer grande supermercado ou loja de produtos de festa.

Pão Tipo Italiano
Débora Pusebon

]]>
https://www.semglutensemlactose.com/receita/pao-tipo-italiano/feed/ 26
Bolo de Laranja Vegano https://www.semglutensemlactose.com/receita/bolo-de-laranja-vegano/#utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=bolo-de-laranja-vegano https://www.semglutensemlactose.com/receita/bolo-de-laranja-vegano/#comments Wed, 01 Jun 2016 18:47:49 +0000 https://www.semglutensemlactose.com/?post_type=recipe&p=12254 Sem Glúten Sem Lactose
Sem Glúten Sem Lactose - Receitas, Nutrição, Dicas e Artigos

Que tal aprender a fazer um bolo de laranja bem saudável e gostoso? Veja aqui uma receita de bolo de laranja vegano sem glúten e sem lactose que vai conquistar um lugar muito especial no seu livrinho de sobremesa! Depois de fazer a receita, conte pra gente como ficou! Agora mãos à massa, vamos à […]

Bolo de Laranja Vegano
Débora Pusebon

]]>
Sem Glúten Sem Lactose
Sem Glúten Sem Lactose - Receitas, Nutrição, Dicas e Artigos

Que tal aprender a fazer um bolo de laranja bem saudável e gostoso? Veja aqui uma receita de bolo de laranja vegano sem glúten e sem lactose que vai conquistar um lugar muito especial no seu livrinho de sobremesa! Depois de fazer a receita, conte pra gente como ficou! Agora mãos à massa, vamos à receita!

Receita da Ideias e Receitas. Foto da Lar Natural.

Obs: devido a alguns bolos que deram totalmente errados (e acredito sinceramente que foi a primeira receita que peguei), resolvi ir atrás e achar uma mais “coerente”. Veja abaixo a versão 2.0 dessa receita. Bjos.

Veja mais receitas no Índice de Receitas.


Bolo de Laranja Vegano
Porções Tempo Preparação
6-8pessoas 45min.
Tempo Cozedura
35min.
Porções Tempo Preparação
6-8pessoas 45min.
Tempo Cozedura
35min.
Ingredientes
Instruções de preparação
  1. Coloque todos os ingredientes secos e misture. Acrescente o suco e o óleo e mexa bem (ou bata na batedeira).
  2. Coloque em uma fôrma untada e leve ao forno pré-aquecido por 35 minutos.
Notas da Receita

Esta receita de bolo é vegana, ou seja não contem nenhum ingrediente de origem animal.

A chef Helena Schilling que inventou esta receita, e avisa que o bolo não vai ficar como o tradicional por ser sem glúten e sem lactose. Mas você vai se deliciar!

Bolo de Laranja Vegano
Débora Pusebon

]]>
https://www.semglutensemlactose.com/receita/bolo-de-laranja-vegano/feed/ 14
Cuscuz de Tapioca https://www.semglutensemlactose.com/receita/cuscuz-de-tapioca/#utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=cuscuz-de-tapioca https://www.semglutensemlactose.com/receita/cuscuz-de-tapioca/#comments Tue, 31 May 2016 17:19:23 +0000 https://www.semglutensemlactose.com/?post_type=recipe&p=12249 Sem Glúten Sem Lactose
Sem Glúten Sem Lactose - Receitas, Nutrição, Dicas e Artigos

Sabe quando bate aquela vontade de comer doce, bateu! E olha que eu não sou tão fã de doces, principalmente aqueles super doces, daí lembei da tapioca. Veja mais receitas no Índice de Receitas. Cuscuz de Tapioca CozinhaBrasileira NívelFácil PratoDoces e Sobremesas DietaSem Glúten, Sem Lactose, Sem Ovo, Sem Soja OcasiãoDia dos Namorados, Especial, Festa Junina, […]

Cuscuz de Tapioca
Débora Pusebon

]]>
Sem Glúten Sem Lactose
Sem Glúten Sem Lactose - Receitas, Nutrição, Dicas e Artigos

Sabe quando bate aquela vontade de comer doce, bateu! E olha que eu não sou tão fã de doces, principalmente aqueles super doces, daí lembei da tapioca.

Veja mais receitas no Índice de Receitas.

Cuscuz de Tapioca
Porções Tempo Preparação
12porções 60min.
Porções Tempo Preparação
12porções 60min.
Ingredientes
Calda
Cuscuz
Instruções de preparação
Calda
  1. Coloque no liquidificador o leite vegetal em pó, o açúcar, a água fervente e bata por 1 minuto.
  2. Passe para uma molheira e leve à geladeira até a hora de servir.
Cuscuz
  1. Em uma panela, misture o leite de coco, o açúcar e água. Leve ao fogo médio até levantar fervura.
  2. Despeje sobre a tapioca granulada e deixe-a hidratando por 30 minutos. Junte o coco ralado, misture e coloque em uma assadeira pequena (18 x 28cm), apertando bem com as costas de uma colher.
  3. Polvilhe com o coco fresco, corte em quadrados e sirva com a calda gelada.
Notas da Receita

Veja aqui onde comprar a tapioca granulada.

VALOR CALÓRICO POR PORÇÃO:

  • Valor calórico: 142,8kcal
  • Carboidratos: 18,7g
  • Proteínas: 3,8g
  • Lipídios: 5,9g
  • Fibras: 0,1g

DICA: Se preferir, sirva o cuscuz de tapioca com leite de coco adoçado.

Cuscuz de Tapioca
Débora Pusebon

]]>
https://www.semglutensemlactose.com/receita/cuscuz-de-tapioca/feed/ 5
Coxinha de Batata Doce Assada https://www.semglutensemlactose.com/receita/coxinha-de-batata-doce-assada/#utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=coxinha-de-batata-doce-assada https://www.semglutensemlactose.com/receita/coxinha-de-batata-doce-assada/#comments Tue, 31 May 2016 14:25:01 +0000 https://www.semglutensemlactose.com/?post_type=recipe&p=12247 Sem Glúten Sem Lactose
Sem Glúten Sem Lactose - Receitas, Nutrição, Dicas e Artigos

A batata-doce está com tudo. Mas agora a queridinha dos cardápios de academia ganha uma versão diferente, como coxinha assada. Aprenda a preparar a delícia e bom apetite! Receita do instagram da @patriciadavidsonhaiat. Foto do site Dia a Dia. Veja mais receitas no Índice de Receitas. Coxinha de Batata Doce Assada CozinhaBrasileira NívelFácil PratoLanches e Salgados DietaSem […]

Coxinha de Batata Doce Assada
Débora Pusebon

]]>
Sem Glúten Sem Lactose
Sem Glúten Sem Lactose - Receitas, Nutrição, Dicas e Artigos

A batata-doce está com tudo. Mas agora a queridinha dos cardápios de academia ganha uma versão diferente, como coxinha assada.

Aprenda a preparar a delícia e bom apetite!

Receita do instagram da @patriciadavidsonhaiat. Foto do site Dia a Dia.

Veja mais receitas no Índice de Receitas.

Coxinha de Batata Doce Assada
Porções Tempo Preparação
8un. pequenas 40min.
Tempo Cozedura
30min.
Porções Tempo Preparação
8un. pequenas 40min.
Tempo Cozedura
30min.
Ingredientes
Massa
Instruções de preparação
  1. Para fazer a massa, bata no liquidificador a batata doce ou Aipim, o ovo e o frango. Despeje em uma bacia e adicione a farinha de sua preferência. Vá misturando até que fique homogênea. Reserve.
  2. Coloque na panela para refogar no azeite a cebola, alho e o tomate. Adicione o frango desfiado, o molho de tomate, sal e pimenta, e deixe ferver até que o molho seque um pouco.
  3. Pegue a massa reservada, forme bolinhas, faça um buraco no meio e recheie. Depois é só fechar em formato de coxinha.
  4. Empane na farinha de rosca sem glúten e leve ao forno já pré aquecido a 180 graus, por cerca de 30 minutos ou até que fiquem douradas.
Notas da Receita

Prontinho, é só se deliciar com essa maravilha! 👌😍

Veja onde comprar a Farinha de Rosca sem Glúten.

Veja onde comprar a Farinha de Aveia sem Glúten.

Coxinha de Batata Doce Assada
Débora Pusebon

]]>
https://www.semglutensemlactose.com/receita/coxinha-de-batata-doce-assada/feed/ 4
Tempero Verde Caseiro https://www.semglutensemlactose.com/receita/tempero-verde-caseiro/#utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=tempero-verde-caseiro https://www.semglutensemlactose.com/receita/tempero-verde-caseiro/#comments Sat, 28 May 2016 23:14:56 +0000 https://www.semglutensemlactose.com/?post_type=recipe&p=12241 Sem Glúten Sem Lactose
Sem Glúten Sem Lactose - Receitas, Nutrição, Dicas e Artigos

Aprendi com a sogra e achei uma delícia! Hoje usei um pouquinho pra temperar a salada de batatas e ficou ótimo. Bem fácil de fazer! Veja mais receitas no Índice de Receitas. Tempero Verde Caseiro CozinhaBrasileira NívelIniciante PratoMolhos DietaSem Glúten, Sem Lactose, Sem Ovo, Sem Soja, Vegetariana Porções Tempo Preparação 1pote 15min. Porções Tempo Preparação 1pote […]

Tempero Verde Caseiro
Débora Pusebon

]]>
Sem Glúten Sem Lactose
Sem Glúten Sem Lactose - Receitas, Nutrição, Dicas e Artigos

Aprendi com a sogra e achei uma delícia!

Hoje usei um pouquinho pra temperar a salada de batatas e ficou ótimo. Bem fácil de fazer!

Veja mais receitas no Índice de Receitas.

Tempero Verde Caseiro
Porções Tempo Preparação
1pote 15min.
Porções Tempo Preparação
1pote 15min.
Ingredientes
Instruções de preparação
  1. Bata no liquidificador até triturar bem.
  2. Coloque em pote de vidro com tampa e guarde na geladeira.
Notas da Receita

São quantidades aproximadas, vc pode colocar mais ou menos, e também incluir outros condimentos como coentro, pimenta, pimentão.

O gosto é seu! 😉

Rendeu 1 pote de vidro daqueles de conserva.

Pode usar pra refogar arroz, temperar carnes, saladas...

Só lembrem que já tem sal, então cuidado na quantidade de uso.

Tempero Verde Caseiro
Débora Pusebon

]]>
https://www.semglutensemlactose.com/receita/tempero-verde-caseiro/feed/ 4
Pão de Batata https://www.semglutensemlactose.com/receita/pao-de-batata/#utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=pao-de-batata https://www.semglutensemlactose.com/receita/pao-de-batata/#comments Fri, 27 May 2016 02:34:03 +0000 https://www.semglutensemlactose.com/?post_type=recipe&p=12239 Sem Glúten Sem Lactose
Sem Glúten Sem Lactose - Receitas, Nutrição, Dicas e Artigos

Essa receita foi a dra. Gisela Savioli que é nutricionista fez e disponibilizou em seu site. Vamos aprender a fazer um pão de batata muito saboroso e saudável sem glúten e sem leite? Confiram abaixo essa receita maravilhosa que tem feito o maior sucesso. Veja mais receitas no Índice de Receitas. Pão de Batata Imagem ilustrativa. […]

Pão de Batata
Débora Pusebon

]]>
Sem Glúten Sem Lactose
Sem Glúten Sem Lactose - Receitas, Nutrição, Dicas e Artigos

Essa receita foi a dra. Gisela Savioli que é nutricionista fez e disponibilizou em seu site.

Vamos aprender a fazer um pão de batata muito saboroso e saudável sem glúten e sem leite?

Confiram abaixo essa receita maravilhosa que tem feito o maior sucesso.

Veja mais receitas no Índice de Receitas.

Pão de Batata
Imagem ilustrativa.
Ingredientes
Instruções de preparação
  1. Num copo de 300 ml coloque a água morna e o oléo.
  2. Em seguida coloque num recipiente junto com todos os outros ingredientes. Misture tudo muito bem.
  3. Pegue com uma colher de sopa, faça bolinhas, coloque numa assadeira e leve ao forno.
  4. Deixe assar até eles ficarem levemente dourados.
Notas da Receita

Não precisa untar a forma.

DICA: Pode trocar a batata por outro tubérculo (mandioca, inhame, mandioquinha).

Pão de Batata
Débora Pusebon

]]>
https://www.semglutensemlactose.com/receita/pao-de-batata/feed/ 13
Tarte de Courgette e Tomate https://www.semglutensemlactose.com/receita/tarte-de-courgette-e-tomate/#utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=tarte-de-courgette-e-tomate https://www.semglutensemlactose.com/receita/tarte-de-courgette-e-tomate/#respond Mon, 23 May 2016 17:54:40 +0000 https://www.semglutensemlactose.com/?post_type=recipe&p=12234 Sem Glúten Sem Lactose
Sem Glúten Sem Lactose - Receitas, Nutrição, Dicas e Artigos

Mais uma vez nossa querida leitora e bloqueira Vanessa nos presenteia com uma receita deliciosa. A Tarte também é conhecida como Torta salgada ou doce em Portugal. Confira abaixo! Veja mais receitas no Índice de Receitas. Tarte de Courgette e Tomate CozinhaPortuguesa NívelFácil PratoBolos e Tortas DietaSem Glúten, Sem Lactose OcasiãoEspecial, Inverno Porções Tempo Preparação 6pessoas […]

Tarte de Courgette e Tomate
Débora Pusebon

]]>
Sem Glúten Sem Lactose
Sem Glúten Sem Lactose - Receitas, Nutrição, Dicas e Artigos

Mais uma vez nossa querida leitora e bloqueira Vanessa nos presenteia com uma receita deliciosa.

A Tarte também é conhecida como Torta salgada ou doce em Portugal. Confira abaixo!

Veja mais receitas no Índice de Receitas.

Tarte de Courgette e Tomate
Porções Tempo Preparação
6pessoas 30min.
Tempo Cozedura
35min.
Porções Tempo Preparação
6pessoas 30min.
Tempo Cozedura
35min.
Ingredientes
Instruções de preparação
  1. Cortar o tomate e a courgette as rodelas fininhas e reservar;
  2. Numa liquidificadora juntar todos os ingredientes e bater excepto o fermento, que será colocado depois.
  3. Numa tarteira untar com um fio de azeite e polvilhar com farinha de arroz;
  4. Juntar metade da massa na tarteira e depois juntar as rodelas de courgette intercalando com as de tomate e polvilhar com um pouco de sal;
  5. Juntar por fim o resto da massa e polvilhar com queijo e orégano; o uso do queijo é opcional, eu como adoro queijo coloquei.
  6. Levar ao forno + ou -35 mint a 180º, o quiche estará pronto quando a massa e os legumes já estiverem cozidos.
Notas da Receita

Aconselho a usarem Goma Xantana nas farinhas sem glúten, porque reduz o esfarelar das massas sem glúten melhorando por exemplo, a consistência de pães/bolos/tortas, etc... sem glúten, pois atua como agente ligante deixando assim as massas mais leves e fofas.

Tarte de Courgette e Tomate
Débora Pusebon

]]>
https://www.semglutensemlactose.com/receita/tarte-de-courgette-e-tomate/feed/ 0
Suflê de Maçã https://www.semglutensemlactose.com/receita/sufle-de-maca/#utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=sufle-de-maca https://www.semglutensemlactose.com/receita/sufle-de-maca/#respond Fri, 20 May 2016 19:34:14 +0000 https://www.semglutensemlactose.com/?post_type=recipe&p=12229 Sem Glúten Sem Lactose
Sem Glúten Sem Lactose - Receitas, Nutrição, Dicas e Artigos

Olha que receita maravilhosa! Peguei lá no site da SupraSoy. Nos conte como ficou. Para mais receitas visite nosso Índice de Receitas. Bjinhos! Suflê de Maçã CozinhaAmericana NívelMédio PratoBolos e Tortas, Doces e Sobremesas DietaSem Glúten, Sem Lactose OcasiãoDia dos Namorados, Especial, Inverno Porções Tempo Preparação 4porções 30min. Tempo Cozedura 25min. Porções Tempo Preparação 4porções 30min. […]

Suflê de Maçã
Débora Pusebon

]]>
Sem Glúten Sem Lactose
Sem Glúten Sem Lactose - Receitas, Nutrição, Dicas e Artigos

Olha que receita maravilhosa! Peguei lá no site da SupraSoy.

Nos conte como ficou.

Para mais receitas visite nosso Índice de Receitas.

Bjinhos!

Suflê de Maçã
Porções Tempo Preparação
4porções 30min.
Tempo Cozedura
25min.
Porções Tempo Preparação
4porções 30min.
Tempo Cozedura
25min.
Ingredientes
Instruções de preparação
  1. Aqueça a margarina e doure levemente as maçãs verdes descascadas e picadas. Junte o açúcar e cozinhe por 5 minutos. Adicione o suco de limão e reserve.
  2. Dilua o leite vegetal na água fria e leve ao fogo para aquecer bem.
  3. À parte, bata as gemas com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Junte a farinha sem glúten, o amido de milho, e acrescente o leite já preparado e cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre, até que fique consistente.
  4. Espere esfriar. Junte o suco de limão, suco de maçã e as claras batidas em neve com o açúcar, misturando delicadamente.
  5. Unte forminhas individuais com margarina e açúcar e intercale 2 porções de massa com uma de maçã. Asse em forno médio (180°C) até dourar (cerca de 25 minutos).
  6. Polvilhe açúcar de confeiteiro por cima e sirva em seguida.

Suflê de Maçã
Débora Pusebon

]]>
https://www.semglutensemlactose.com/receita/sufle-de-maca/feed/ 0
Bolo de Fubá com Chocolate https://www.semglutensemlactose.com/receita/bolo-de-fuba-com-chocolate/#utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=bolo-de-fuba-com-chocolate https://www.semglutensemlactose.com/receita/bolo-de-fuba-com-chocolate/#comments Fri, 20 May 2016 12:00:44 +0000 https://www.semglutensemlactose.com/?post_type=recipe&p=12200 Sem Glúten Sem Lactose
Sem Glúten Sem Lactose - Receitas, Nutrição, Dicas e Artigos

Receita publicada pela Luciana Borges na comunidade Flores, Culinária e Reciclagem. Bolo de Fubá com Chocolate CozinhaBrasileira NívelIniciante PratoBolos e Tortas DietaSem Glúten, Sem Lactose, Sem Soja OcasiãoAniversário, Dia dos Namorados, Especial, Festa Junina, Infantil Porções Tempo Preparação 6pessoas 10minutos Tempo Cozedura 30 a 40minutos Porções Tempo Preparação 6pessoas 10minutos Tempo Cozedura 30 a 40minutos Ingredientes 1xícara […]

Bolo de Fubá com Chocolate
Débora Pusebon

]]>
Sem Glúten Sem Lactose
Sem Glúten Sem Lactose - Receitas, Nutrição, Dicas e Artigos

Receita publicada pela Luciana Borges na comunidade Flores, Culinária e Reciclagem.

Bolo de Fubá com Chocolate
Porções Tempo Preparação
6pessoas 10minutos
Tempo Cozedura
30 a 40minutos
Porções Tempo Preparação
6pessoas 10minutos
Tempo Cozedura
30 a 40minutos
Ingredientes
  • 1xícara fubá
  • 1colher de café açúcarmascavo
  • 1/2xícara chocolateem pó
  • 1xícara óleopode ser de coco.
  • 2colheres de sopa coco
  • 1xícara leitequente. Pode ser leite vegetal, sem lactose ou de coco.
  • 4un. ovos
  • 1colher de sopa fermentoquímico
Instruções de preparação
  1. Bata no liquidificador e coloque o fermento por último.
  2. Deixe assando por 35 minutos. Faça o teste do palito. Se sair limpinho, está pronto.
  3. Faça uma calda de chocolate e coloque em cima.
Notas da Receita

Não sabe fazer a calda de chocolate? Veja a receita para a cobertura de chocolate.

Bolo de Fubá com Chocolate
Débora Pusebon

]]>
https://www.semglutensemlactose.com/receita/bolo-de-fuba-com-chocolate/feed/ 13
Creme de Framboesa https://www.semglutensemlactose.com/receita/creme-de-framboesa/#utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=creme-de-framboesa https://www.semglutensemlactose.com/receita/creme-de-framboesa/#respond Thu, 19 May 2016 14:32:15 +0000 https://www.semglutensemlactose.com/?post_type=recipe&p=12228 Sem Glúten Sem Lactose
Sem Glúten Sem Lactose - Receitas, Nutrição, Dicas e Artigos

Olha que receitinha maravilhosa para servir nas festinhas de crianças e adultos ;). Fonte: Suprasoy Creme de Framboesa NívelMédio PratoDoces e Sobremesas DietaSem Glúten, Sem Lactose, Sem Ovo, Sem Soja OcasiãoAniversário, Dia dos Namorados, Especial, Infantil, Páscoa Porções Tempo Preparação 8porções 35min. Porções Tempo Preparação 8porções 35min. Ingredientes Creme 1/2xícara de chá leite vegetal em […]

Creme de Framboesa
Débora Pusebon

]]>
Sem Glúten Sem Lactose
Sem Glúten Sem Lactose - Receitas, Nutrição, Dicas e Artigos

Olha que receitinha maravilhosa para servir nas festinhas de crianças e adultos ;).

Fonte: Suprasoy

Creme de Framboesa
Porções Tempo Preparação
8porções 35min.
Porções Tempo Preparação
8porções 35min.
Ingredientes
Creme
Calda
Instruções de preparação
Creme
  1. Misture em uma panela média o leite vegetal, o açúcar, o amido de milho e o chocolate em pó junto com 2 xícaras (chá) de água (400 ml). Cozinhe em fogo médio-baixo mexendo sempre até adquirir consistência de um creme espesso.
  2. Transfira o creme para uma vasilha e deixe amornar, mexendo de vez em quando para não formar uma película na superfície.
  3. Hidrate a gelatina em 3 colheres (chá) de água e derreta-a levando ao micro-ondas em potência média por 20 segundos.
  4. Junte a gelatina ao creme e misture bem. Distribua o creme nos potinhos em que for servir e leve à geladeira por pelo menos uma hora para adquirir consistência.
Calda
  1. Enquanto isso faça a calda: cozinhe a framboesa junto com o açúcar e o suco de limão em fogo médio-baixo por cerca de 15 minutos ou até engrossar levemente, deixe esfriar.
  2. Sirva o creme junto com a calda de framboesa já fria.

Creme de Framboesa
Débora Pusebon

]]>
https://www.semglutensemlactose.com/receita/creme-de-framboesa/feed/ 0
Bolo de Mandioca https://www.semglutensemlactose.com/receita/bolo-de-mandioca/#utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=bolo-de-mandioca https://www.semglutensemlactose.com/receita/bolo-de-mandioca/#comments Thu, 19 May 2016 14:05:55 +0000 https://www.semglutensemlactose.com/?post_type=recipe&p=12223 Sem Glúten Sem Lactose
Sem Glúten Sem Lactose - Receitas, Nutrição, Dicas e Artigos

Excelente opção para quem quer fazer um bolinho pro lanche da tarde. Ele é extremamente rápido e fácil. O Aipim (macaxeira ou mandioca) além de deliciosa, esta raiz tem nomes que variam de acordo com o estado do país, é uma riqueza nutritiva e linguística só!. Receita e foto extraída do Lar Natural. Bolo de Mandioca […]

Bolo de Mandioca
Débora Pusebon

]]>
Sem Glúten Sem Lactose
Sem Glúten Sem Lactose - Receitas, Nutrição, Dicas e Artigos

Excelente opção para quem quer fazer um bolinho pro lanche da tarde. Ele é extremamente rápido e fácil.

O Aipim (macaxeira ou mandioca) além de deliciosa, esta raiz tem nomes que variam de acordo com o estado do país, é uma riqueza nutritiva e linguística só!.

Receita e foto extraída do Lar Natural.

Bolo de Mandioca
Porções Tempo Preparação
6pessoas 40min.
Tempo Cozedura
35min.
Porções Tempo Preparação
6pessoas 40min.
Tempo Cozedura
35min.
Ingredientes
Instruções de preparação
  1. Descasque o aipim. Lave-o sob água corrente e rale, usando um ralador grosso.
  2. No liquidificador, coloque o aipim, o leite, o leite de coco e a manteiga. Bata tudo em velocidade média por 1 minuto.
  3. Acrescente o açúcar, os ovos, o coco ralado e o sal e bata mais um pouco.
  4. Pre-aqueça o forno em 180º.
  5. Despeje o creme em uma assadeira redonda e coloque a massa no forno por 35 minutos ou faça o teste do palito: coloque e retire o palito, se sair limpo, perfeito!

Bolo de Mandioca
Débora Pusebon

]]>
https://www.semglutensemlactose.com/receita/bolo-de-mandioca/feed/ 18
Pizza Crocante https://www.semglutensemlactose.com/receita/pizza-crocante/#utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=pizza-crocante https://www.semglutensemlactose.com/receita/pizza-crocante/#comments Thu, 19 May 2016 13:32:31 +0000 https://www.semglutensemlactose.com/?post_type=recipe&p=12222 Sem Glúten Sem Lactose
Sem Glúten Sem Lactose - Receitas, Nutrição, Dicas e Artigos

Sonha em comer uma pizza? Com baixo carboidrato? Esta receita é definitivamente pra você! Receita da Sou Paleo. Fotos da A Girl Worth Saving. Pizza Crocante CozinhaItaliana NívelFácil PratoLanches e Salgados, Massas DietaSem Glúten, Sem Lactose, Sem Soja, Vegetariana OcasiãoDia dos Namorados, Especial Porções Tempo Preparação 10porções 15min. Tempo Cozedura Tempo passivo 40min. 5min. Porções Tempo […]

Pizza Crocante
Débora Pusebon

]]>
Sem Glúten Sem Lactose
Sem Glúten Sem Lactose - Receitas, Nutrição, Dicas e Artigos

Sonha em comer uma pizza? Com baixo carboidrato?
Esta receita é definitivamente pra você!

Receita da Sou Paleo.

Fotos da A Girl Worth Saving.

Pizza Crocante
Porções Tempo Preparação
10porções 15min.
Tempo Cozedura Tempo passivo
40min. 5min.
Porções Tempo Preparação
10porções 15min.
Tempo Cozedura Tempo passivo
40min. 5min.
Ingredientes
Instruções de preparação
  1. Pré-aqueça o forno.
  2. Numa tigela adicione a farinha de coco, as sementes do Psílio, as especiarias, o queijo parmesão, o azeite e a água quente.
  3. Misture tudo muito bem.
  4. Adicione a farinha de amêndoa e os ovos até obter uma massa pegajosa.
  5. Coloque a massa em cima de um pedaço de papel manteiga, e leve ao forno, assando por 25 minutos.
  6. Retire do forno e aumente o aquecimento forno.
  7. Retire a folha de papel manteiga e coloque o molho e coberturas a seu gosto no topo.
  8. Coloque no forno e asse por mais 15 minutos.
  9. Retire do forno e deixe esfriar por 3 a 5 minutos.
Notas da Receita

Caso não possa consumir leite, use esta receita para fazer seu Queijo Vegano.

Pizza Crocante
Débora Pusebon

]]>
https://www.semglutensemlactose.com/receita/pizza-crocante/feed/ 2
Bolo de Chocolate e Laranja https://www.semglutensemlactose.com/receita/bolo-de-chocolate-e-laranja/#utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=bolo-de-chocolate-e-laranja https://www.semglutensemlactose.com/receita/bolo-de-chocolate-e-laranja/#comments Tue, 17 May 2016 17:53:24 +0000 https://www.semglutensemlactose.com/?post_type=recipe&p=12215 Sem Glúten Sem Lactose
Sem Glúten Sem Lactose - Receitas, Nutrição, Dicas e Artigos

Nossa querida leitora Vanessa do blog Prazeres Saudáveis nos enviou esta receita maravilhosa. Tem uma receita nova e quer compartilhar conosco? Envie sua receita. PS: Não esqueça das fotos. Bolo de Chocolate e Laranja S/Glúten Chocolate e Laranja já por si são dois sabores que adoro, e conseguir tirar partido do sabor sabendo que não […]

Bolo de Chocolate e Laranja
Débora Pusebon

]]>
Sem Glúten Sem Lactose
Sem Glúten Sem Lactose - Receitas, Nutrição, Dicas e Artigos

Nossa querida leitora Vanessa do blog Prazeres Saudáveis nos enviou esta receita maravilhosa.

Tem uma receita nova e quer compartilhar conosco? Envie sua receita. PS: Não esqueça das fotos.

Bolo de Chocolate e Laranja S/Glúten
Chocolate e Laranja já por si são dois sabores que adoro, e conseguir tirar partido do sabor sabendo que não tem glúten, e gorduras adicionadas ainda melhor. não acham?
Porções Tempo Preparação
8porções 40min.
Tempo Cozedura
35-45min.
Porções Tempo Preparação
8porções 40min.
Tempo Cozedura
35-45min.
Ingredientes
Instruções de preparação
  1. Num vasilha com água colocar as laranjas inteiras com casca a cozinhar; Reservar a água depois de cozidas.
  2. Quando as laranjas estiverem cozidas, retira-se o "bundinha", e tritura-se com a casca num liquidificador, acrescente um pouco da água do cozimento, para o puré ficar mais cremoso e não ficar tão seco
  3. Bater as claras em neve e reservar
  4. Pré-aqueça o forno a 200°C. Unte uma forma com manteiga e forre com papel vegetal. Reserve.
  5. Bater as gemas, e adicionar de seguida o cacau, farinha de amêndoa, o fermento, mel ou agave ou a alternativa ao mesmo e finalmente o puré das laranjas.
  6. Por fim juntar as claras e envolver com uma colher,
  7. Levar a forno já quente (180ºC) por 35 a 45 minutos ou até o palito sair limpo.
Notas da Receita

Para quem não está habituado ao sabor mais forte do cacau sugiro que seja usado mel!

Bolo de Chocolate e Laranja
Débora Pusebon

]]>
https://www.semglutensemlactose.com/receita/bolo-de-chocolate-e-laranja/feed/ 4
Torta de Chocolate https://www.semglutensemlactose.com/receita/torta-de-chocolate/#utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=torta-de-chocolate https://www.semglutensemlactose.com/receita/torta-de-chocolate/#respond Fri, 13 May 2016 18:19:53 +0000 https://www.semglutensemlactose.com/?post_type=recipe&p=12212 Sem Glúten Sem Lactose
Sem Glúten Sem Lactose - Receitas, Nutrição, Dicas e Artigos

Oi gente querida e linda. Vi esta receita no vlog da Glutenfree Box. Eles tem muitas receitas legais lá. Para quem não sabe como fazer ou onde comprar os cookies necessários para a receita, clique nos links. Torta de Chocolate NívelMédio PratoDoces e Sobremesas DietaSem Glúten, Sem Lactose, Sem Ovo OcasiãoAniversário, Dia dos Namorados, Especial, Infantil […]

Torta de Chocolate
Débora Pusebon

]]>
Sem Glúten Sem Lactose
Sem Glúten Sem Lactose - Receitas, Nutrição, Dicas e Artigos

Oi gente querida e linda.

Vi esta receita no vlog da Glutenfree Box. Eles tem muitas receitas legais lá.

Para quem não sabe como fazer ou onde comprar os cookies necessários para a receita, clique nos links.


Torta de Chocolate
Porções Tempo Preparação
8porções 20min.
Tempo passivo
8h.
Porções Tempo Preparação
8porções 20min.
Tempo passivo
8h.
Ingredientes
Instruções de preparação
Massa
  1. Bata os cookies em um processador até formar uma farofa.
  2. Acrescente a manteiga ghee e bata até formar uma massa homogênea.
  3. Arrume a massa na forma e leve à geladeira por 2 horas.
Recheio
  1. Em fogo baixo, derreta o óleo de coco e o chocolate, mexendo até uniforme. Misture o leite de coco, agáve e o sal até aquecidos.
  2. Retire do fogo e acrescente o extrato de baunilha.
  3. Em um processador, bata o abacate com a mistura de chocolate por 1 minuto ou até a mistura ficar homogênea.
  4. Coloque a mistura do recheio na massa de cookies e leve a geladeira por 5 horas.
Notas da Receita

*O que é manteiga ghee?
A manteiga ghee é a gordura pura da manteiga, livre de água e de sólidos do leite, o que faz com que ela tenha uma quantidade não significativa de lactose (porém ainda contém traços de leite e portanto não é recomendada para alérgicos à proteína do leite de vaca).
Pode ser comprada pronta em casa de produtos naturais ou preparada em casa. O processo é bem simples: é só colocar o bloco de manteiga na panela em fogo bem baixo ou se preferir em banho maria e aguardar derreter e a água evaporar. Vão formar 3 camadas - uma espuma branca em cima, um líquido amarelo no meio e resíduos brancos embaixo, que são os sólidos do leite. A espuma deve ser retirada com uma escumadeira, quando parar de formar espuma e o líquido amarelo estiver bem puro está pronta. Depois é só coar em um pano bem fino para segurar os resíduos.

Torta de Chocolate
Débora Pusebon

]]>
https://www.semglutensemlactose.com/receita/torta-de-chocolate/feed/ 0
Pão de Batata-Doce https://www.semglutensemlactose.com/receita/pao-de-batata-doce/#utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=pao-de-batata-doce https://www.semglutensemlactose.com/receita/pao-de-batata-doce/#comments Wed, 11 May 2016 17:58:27 +0000 https://www.semglutensemlactose.com/?post_type=recipe&p=12198 Sem Glúten Sem Lactose
Sem Glúten Sem Lactose - Receitas, Nutrição, Dicas e Artigos

Receita maravilhosa da nossa colega Gilda do blog Cozinhando sem Glúten. Parabéns pelo teu site. Confira outras receitas em nosso Índice. Pão de Batata-Doce Deu muito certo a nova versão do meu pão de batata-doce! Compartilho a receita com todos que quiserem experimentar. CozinhaBrasileira NívelMédio PratoPães DietaSem Glúten, Sem Lactose, Sem Soja Tempo Preparação 20minutos […]

Pão de Batata-Doce
Débora Pusebon

]]>
Sem Glúten Sem Lactose
Sem Glúten Sem Lactose - Receitas, Nutrição, Dicas e Artigos

Receita maravilhosa da nossa colega Gilda do blog Cozinhando sem Glúten. Parabéns pelo teu site.

Confira outras receitas em nosso Índice.

Pão de Batata-Doce
Deu muito certo a nova versão do meu pão de batata-doce! Compartilho a receita com todos que quiserem experimentar.
Tempo Preparação
20minutos
Tempo Cozedura Tempo passivo
30minutos 40minutos
Tempo Preparação
20minutos
Tempo Cozedura Tempo passivo
30minutos 40minutos
Ingredientes
Instruções de preparação
  1. Cozinhe a batata doce até amolecer e amasse ainda quente.
  2. Unte uma forma de pão, polvilhe farinha de arroz e reserve.
  3. Em um recipiente misture os ingredientes secos, menos o sal. Reserve
  4. Na tigela da batedeira junte o purê de batata-doce, o sal, os ovos, o óleo, o azeite, o vinagre e a água morna.
  5. Ligue a batedeira e bata até ficar tudo bem misturado.
  6. Junte os ingredientes secos com os líquidos e bata por 2 minutos até formar uma massa homogênea.
  7. Passe a massa para a forma untada e alise umedecendo com água as costas de uma colher. (não encha muito a forma, lembre que o pão vai crescer).
  8. Deixe descansando em um lugar quentinho para crescer (eu deixo crescer dentro do forno, quentinho mas desligado).
  9. Após o crescimento ligue o forno 180º C e deixe o pão assar até dourar.
  10. Mais ou menos 25 a 30 min. dependendo do forno está pronto.
  11. Retire do forno, desenforme e deixe esfriar em um grade.
  12. Guarde depois de totalmente frio. Pães sem glúten guardados mornos estragam com mais facilidade.
Notas da Receita

Espero que gostem!

Pão de Batata-Doce
Débora Pusebon

]]>
https://www.semglutensemlactose.com/receita/pao-de-batata-doce/feed/ 12
Bolo Cremoso de Chocolate e Avelã https://www.semglutensemlactose.com/receita/bolo-cremoso-de-chocolate-e-avela/#utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=bolo-cremoso-de-chocolate-e-avela https://www.semglutensemlactose.com/receita/bolo-cremoso-de-chocolate-e-avela/#comments Mon, 09 May 2016 19:00:55 +0000 https://www.semglutensemlactose.com/?post_type=recipe&p=12194 Sem Glúten Sem Lactose
Sem Glúten Sem Lactose - Receitas, Nutrição, Dicas e Artigos

Nossa querida Monalisa postou em seu blog esta receita incrível. “Olá, queridos! Dia das mães chegando! Não importa se sua mãe é de sangue, de coração, adotada, postiça… o que vale é o amor e sentimento envolvidos! E para retribuir todo o cuidado e chamego recebido diariamente que tal fazer um agradinho preparando um doce […]

Bolo Cremoso de Chocolate e Avelã
Débora Pusebon

]]>
Sem Glúten Sem Lactose
Sem Glúten Sem Lactose - Receitas, Nutrição, Dicas e Artigos

Nossa querida Monalisa postou em seu blog esta receita incrível.

“Olá, queridos!

Dia das mães chegando!

Não importa se sua mãe é de sangue, de coração, adotada, postiça… o que vale é o amor e sentimento envolvidos! E para retribuir todo o cuidado e chamego recebido diariamente que tal fazer um agradinho preparando um doce bem gostoso?

Esse bolo é espetacular, daqueles que não dá para comer um pedaço só. Não requer prática e nem habilidade: é do estilo mistura tudo e coloca para assar, mais fácil impossível, não é mesmo? Provem e depois voltem aqui para me contar! ;)

Fica aqui o meu abraço bem forte e acolhedor para todas as mamães que seguem o blog a procura de opções para alimentar seus filhos da melhor maneira possível, que são dedicadas a aprender e pesquisar seja lá o que for, vocês são sensacionais! Tenho admiração e muito orgulho de cada uma de vocês!

E um beijo especial na minha que me aguenta até hoje com uma paciência que ela deve comprar em potes para se abastecer! rs Te amo, mãe!”

Sucesso flor!

Esta é uma receita adaptada do Bolo de Chocolate sem Farinha.

Bolo Cremoso de Chocolate e Avelã
Porções Tempo Preparação
8porções 15min.
Tempo Cozedura
25min
Porções Tempo Preparação
8porções 15min.
Tempo Cozedura
25min
Ingredientes
Instruções de preparação
  1. Derreta o chocolate em banho maria. Misture o chocolate derretido, manteiga ghee, açúcar demerara, cacau e farinha de avelãs.
  2. Bata ligeiramente os ovos com um garfo apenas para misturar e acrescente na massa. Despeje em uma forma redonda de 15 cm de diâmetro untada com manteiga ghee.
  3. Asse em forno médio preaquecido 180 graus por 25 minutos (somente isso para que ele fique cremoso!). Aguarde esfriar antes de desenformar.
  4. A calda de chocolate que usei foi a mesma que preparei para o bolo de cenoura, para visualizar a receita veja Notas abaixo.
  5. Enfeitei com frutas vermelhas, mas vocês podem utilizar o que desejar. só o bolo sem a cobertura ou frutas já é de arrasar!
Notas da Receita

Receita da Calda de Chocolate.

*O que é manteiga ghee?
A manteiga ghee é a gordura pura da manteiga, livre de água e de sólidos do leite, o que faz com que ela tenha uma quantidade não significativa de lactose (porém ainda contém traços de leite e portanto não é recomendada para alérgicos à proteína do leite de vaca).
Pode ser comprada pronta em casa de produtos naturais ou preparada em casa. O processo é bem simples: é só colocar o bloco de manteiga na panela em fogo bem baixo ou se preferir em banho maria e aguardar derreter e a água evaporar. Vão formar 3 camadas - uma espuma branca em cima, um líquido amarelo no meio e resíduos brancos embaixo, que são os sólidos do leite. A espuma deve ser retirada com uma escumadeira, quando parar de formar espuma e o líquido amarelo estiver bem puro está pronta. Depois é só coar em um pano bem fino para segurar os resíduos.

Dá certo substituir a manteiga ghee por óleo de coco?
Ainda não testei, acredito que vai ficar gostoso, porém com certeza a textura do bolo não será a mesma.

Bolo Cremoso de Chocolate e Avelã
Débora Pusebon

]]>
https://www.semglutensemlactose.com/receita/bolo-cremoso-de-chocolate-e-avela/feed/ 1
Os sintomas da doença celíaca em Homens https://www.semglutensemlactose.com/artigos/os-sintomas-da-doenca-celiaca-em-homens/#utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=os-sintomas-da-doenca-celiaca-em-homens https://www.semglutensemlactose.com/artigos/os-sintomas-da-doenca-celiaca-em-homens/#respond Fri, 15 Apr 2016 18:49:26 +0000 https://www.semglutensemlactose.com/?p=12180 Sem Glúten Sem Lactose
Sem Glúten Sem Lactose - Receitas, Nutrição, Dicas e Artigos

Por Jane Anderson Tradução: Google/Adaptação: Raquel Benati Sintomas da doença celíaca masculina incluem a gama de sintomas “clássicos” – diarreia, perda de peso e fadiga aos sinais mais sutis do desse estado, tais como anemia e elevação das enzimas hepáticas . É mais comum em homens que têm a doença celíaca ter sintomas clássicos quando […]

Os sintomas da doença celíaca em Homens
Samuel Costa

]]>
Sem Glúten Sem Lactose
Sem Glúten Sem Lactose - Receitas, Nutrição, Dicas e Artigos

Por Jane Anderson
Tradução: Google/Adaptação: Raquel Benati

homem_consulta_medico_800x500

Sintomas da doença celíaca masculina incluem a gama de sintomas “clássicos” – diarreia, perda de peso e fadiga aos sinais mais sutis do desse estado, tais como anemia e elevação das enzimas hepáticas .

É mais comum em homens que têm a doença celíaca ter sintomas clássicos quando são diagnosticados… mas que pode ser porque os médicos não tendem a suspeitar de doença celíaca em homens com sintomas atípicos e, em vez disso, fazem o diagnóstico só em homens que tem os sintomas clássicos. Além disso, os homens são menos propensos a procurar aconselhamento médico para problemas de saúde que as mulheres.

Não há dúvida de que os homens são diagnosticados com doença celíaca em cerca de metade da taxa de mulheres. Estudos mostram que a condição parece ocorrer um pouco menos freqüentemente em homens do que em mulheres, mas é também mais subdiagnosticada em homens do que em mulheres.

Sinais da doença celíaca masculinas incluem o baixo peso e refluxo

Sintomas da doença celíaca em homens e mulheres podem incluir uma variedade de condições digestivas, neurológicas e de pele. Aqui está uma visão abrangente: Sinais de doença celíaca variam muito, e às vezes não há mesmo nenhum sinal aparente .

Apenas um punhado de estudos analisaram especificamente quais sintomas da doença celíaca são mais comuns aos homens do que às mulheres, mas existem várias diferenças entre os sexos.

Por exemplo, os homens celíacos são mais propensos a estar abaixo do peso (um sintoma muitas vezes visto em conjunto com a “clássica” diarréia celíaca) e ter má absorção intestinal importante (o que significa que não estão absorvendo nutrientes dos alimentos que ingerimos).

Além disso, os homens parecem sofrer mais de refluxo relacionados com doença celíaca, e eles também exibem mais anormalidades do fígado do que as mulheres. Finalmente, os homens parecem ter taxas mais elevadas da erupção cutânea com comichão – Dermatite Herpetiforme (DH) do que as mulheres.

Condições autoimunes e Infertilidade comum em Homens Celíacos

A doença celíaca é uma condição autoimune, e os homens são menos propensos a ser diagnosticado com alguma doença autoimune (e não apenas a doença celíaca), quando comparado às mulheres.

No entanto, um estudo mostrou que cerca de 30% dos homens com a doença celíaca também teve uma outra condição autoimune (a mesma percentagem que as mulheres). Os resultados indicam que, ao contrário dos homens na população em geral, os homens que têm doença celíaca são tão suscetíveis quanto as mulheres celíacas para doenças autoimunes, como a doença da tiróide e síndrome de Sjögren .

Também parece haver uma ligação entre a doença celíaca e infertilidade masculina – homens com doença celíaca não diagnosticada têm taxas mais elevadas de esperma anormal e hormônios anormais. Ambas as características do esperma e níveis hormonais parecem melhorar e até mesmo normalizar sobre a dieta livre de glúten.

Por que os homens são subdiagnosticados com doença celíaca?

Vários pesquisadores têm especulado que menos homens são diagnosticados com a doença celíaca, porque eles são menos propensos do que as mulheres a procurar ajuda para problemas de saúde. Por isso, muitos homens são diagnosticados apenas quando ficam gravemente doentes – quando estão perdendo peso e não podem trabalhar devido ao cansaço e diarréia.

Enquanto isso, a doença celíaca silenciosa (ou seja, a doença celíaca sem sintomas) é provável que não seja diagnosticada em homens, a menos que eles estejam selecionados para a condição por algum motivo. Na verdade, o rastreio da doença celíaca em parentes próximos pega muitos homens que de outra forma não seriam diagnosticadas, uma vez que não poderia ter procurado o teste sem o impulso adicional de diagnóstico de um parente, independentemente de que eles tinham como sintomas.

Fontes:

Os sintomas da doença celíaca em Homens
Samuel Costa

]]>
https://www.semglutensemlactose.com/artigos/os-sintomas-da-doenca-celiaca-em-homens/feed/ 0
Cozido à Portuguesa https://www.semglutensemlactose.com/receita/cozido-a-portuguesa/#utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=cozido-a-portuguesa Mon, 11 Apr 2016 14:05:16 +0000 https://www.semglutensemlactose.com/?post_type=recipe&p=12165 Sem Glúten Sem Lactose
Sem Glúten Sem Lactose - Receitas, Nutrição, Dicas e Artigos

Receitinha deste site muito 10. A receita do Bolo dos Anjos também veio de lá. A Tita é muito caprichosa nas fotos. Vamos experimentar um prato típico daquela terra maravilhosa? Cozido à Portuguesa CozinhaPortuguesa NívelMédio PratoCarnes DietaSem Glúten, Sem Lactose, Sem Ovo, Sem Soja OcasiãoEspecial Porções Tempo Preparação 6pessoas ~50min. Porções Tempo Preparação 6pessoas ~50min. […]

Cozido à Portuguesa
Débora Pusebon

]]>
Sem Glúten Sem Lactose
Sem Glúten Sem Lactose - Receitas, Nutrição, Dicas e Artigos

Receitinha deste site muito 10. A receita do Bolo dos Anjos também veio de lá. A Tita é muito caprichosa nas fotos.

Vamos experimentar um prato típico daquela terra maravilhosa?

Cozido à Portuguesa
Porções Tempo Preparação
6pessoas ~50min.
Porções Tempo Preparação
6pessoas ~50min.
Ingredientes
Instruções de preparação
  1. Comece lavando muito bem as carnes e coloque numa panela de pressão, a carne de vaca, de porco, as orelhas de porco, e tempere com sal. Deixe cozinhar por cerca de 15-20min após levantar fervura.
  2. Retire a carne e coloque no caldo as cenouras, batatas e nabos em quartos, a hortelã e couve desfolhada e por cima os chouriços. Tempere com pouco sal e deixe cozer.
  3. Enquanto os legumes cozinham, corte as carnes em pedaços e coloque numa travessa.
  4. Posteriormente retire as chouriços da panela e corte-as também. Escorra os legumes depois de cozidos e reserve o caldo que dará uma bela “sopa do cozido”.
  5. Com este caldo faça o arroz e sirva juntamente com carne e os legumes.
Notas da Receita

Pode juntar no caldo os restos dos legumes e carnes, bem como umas massinhas Sem Glúten e servir no dia seguinte.

Cozido à Portuguesa
Débora Pusebon

]]>
Bolo dos Anjos https://www.semglutensemlactose.com/receita/bolo-dos-anjos/#utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=bolo-dos-anjos Thu, 07 Apr 2016 19:16:05 +0000 https://www.semglutensemlactose.com/?post_type=recipe&p=12162 Sem Glúten Sem Lactose
Sem Glúten Sem Lactose - Receitas, Nutrição, Dicas e Artigos

Dica: Desenforme depois de frio e aplique o recheio ou cobertura a gosto. Sirva com um chá quente ou um suco natural fresco. Receita retirada do site Receita e Coisas. Bolo dos Anjos CozinhaAmericana NívelMédio PratoBolos e Tortas Porções 10fatias Tempo Cozedura 35-45minutos Porções 10fatias Tempo Cozedura 35-45minutos Ingredientes 6un. ovo 300gramas açúcarmascavo (ou demerara) 1colher […]

Bolo dos Anjos
Débora Pusebon

]]>
Sem Glúten Sem Lactose
Sem Glúten Sem Lactose - Receitas, Nutrição, Dicas e Artigos

Dica: Desenforme depois de frio e aplique o recheio ou cobertura a gosto. Sirva com um chá quente ou um suco natural fresco.

Receita retirada do site Receita e Coisas.


Bolo dos Anjos
Porções
10fatias
Tempo Cozedura
35-45minutos
Porções
10fatias
Tempo Cozedura
35-45minutos
Ingredientes
Instruções de preparação
  1. Comece por bater as claras em neve, com o sal fino e reserve-as. Pré-aqueça o forno a 180ºC.
  2. Numa taça grande junte as gemas, o açúcar e o sumo de limão (se for da sua preferência pode juntar a raspa, nós não usámos), bata os ingredientes em velocidade alta até que fique uma mistura bem cremosa e pálida.
  3. Misture a farinha à mão ou com a batedeira na velocidade mais baixa.
  4. Envolva as claras em neve neste preparado, sem bater para que não se perca muito ar, que é o que vai dar altura ao bolo.
  5. Verta a mistura para uma forma redonda sem buraco e leve ao forno por cerca de 35-45min, ou até que o palito saia limpo.

Bolo dos Anjos
Débora Pusebon

]]>
Quatro grandes diferenças entre Doença Celíaca e Sensibilidade ao glúten não-celíaca https://www.semglutensemlactose.com/artigos/4-diferencas-doenca-celiaca-sensibilidade-ao-