Compartilhe →
Um belo dia, visitando o blog Chocorango, da Talita, me deparei com esta foto.

A partir daí minha nova meta era transformar esse bolo-lindo-maravilhoso-e-com-certeza-gostoso na versão gluten-lacto-free. E saiu isso:

Ingredientes:


  • 100g (1/2 xíc) de margarina
  • 100g (1/2 xíc. + 1 colh. sopa) de açúcar
  • 2 ovos
  • 120g (1 xíc.) de farinha de trigo (que eu substitui por 1/2 de farinha de arroz e 1/2 de farinha de soja)
  • 3 colh. (chá) de fermento em pó
  • 3 colh. (sopa) de cacau em pó
  • 2 colh. (sopa) de leite de soja

Preparo:


Bata a margarina e o açúcar até que esteja um creme claro e fofo. Bati à mão. Adicione um ovo de cada vez, batendo bem após cada adição. Peneire juntos a farinha, fermento e cacau e misture delicadamente à massa com uma espátula. Acrescente o leite e misture. Coloque a massa em uma forma redonda de 14 cm de diâmetro levemente untada (eu fiz numa forma pouco maior que de bolo inglês). Asse em forno pré-aquecido 180˚C por 15-25 minutos. Desenforme e deixe esfriar em uma grade.

A Talita deu a dica no blog dela, de um recheio obviamente muito delicioso. Só que eu não fiz recheio 1º porque o bolo ficou meio baixo (porque sobrou forma… hehehe). Mas fiz a cobertura assim: amassei uma banana, espalhei por cima do bolo (poderia ter sido banana em rodelinhas). Numa panelinha, misturei 1 colh. (sopa) margarina, 1 colh. (sopa) de açúcar, 1 colh. (sopa) cacau em pó e leite de soja (meça de 2 a 3 dedos num copo). Deixe ferver e espalhe por cima da banana amassada. Salpiquei aveia em flocos, mas vale lembrar que aveia tem glúten.

E como esperado, ficou fofinho, macio, desmanchando na boca e não durou quase nada! Valeu Talita!

10 Respostas para Bolo de Cacau e Banana

  1. Priscila Lima disse:

    Débora, me lembrei de uma coisa que queria te perguntar: para as receitas de forno/fogão vc usa o leite de soja específico para culinária ou pode ser o leite de soja original, que a gente toma mesmo (tipo Ades original)? Eu fiz este bolo com o leite pra culinária, ficou muito bom, sem gosto de soja, mas se usar o outro for a mesma coisa eu acho mais conveniente, porque daí a gente vai tomando o que sobrar! Obrigada!

    • Débora disse:

      Oi Priscila, para as receitas doces (bolos, sobremesas, etc) eu utilizo o Ades Original. Para as receitas salgadas é melhor utilizar o culinário, pois os outros acabam ficando com gosto de baunilha. Beijos!!

  2. Priscila Lima disse:

    Débora, este bolo ficou uma delícia! Coloquei tb uns pedacinhos de amêndoas na massa, ficou show! Descobri a pouco tempo minha intolerancia ao leite e ao gluten, e seu site está me ajudando muito! Vc nao imagina como fiquei feliz quando encontrei tantas receitas gostosas aqui! Vou fazendo e te contando! Obrigada! Beijos

    • Débora disse:

      Oi Priscila! Hmmm que bom… a primeira vez que vi esse bolinho fiquei morrendo de vontade! Não passou até eu fazer! :) E que bom que temos ajudado, dentro das nossas limitações né… fique a vontade pra nos visitar sempre e também contribuir com fotos, receitas, dicas… etc. Um beijão e bom fim de semana!!

  3. Anonymous disse:

    EXPERIMENTE USAR FARINHA DE ALFARROBA NO LUGAR DO CACAU. PESQISE NO GOOGLE A RESPEITO DESSA FARINHA.IRÁ ENCONTRAR ONDE VC COSTUMA COMPRAR AS FARINHAS DAS QUAIS FAZ USO.O SEU BLOG É O MAXIMO!!! ADOREI ENCONTRÁ-LO!!!
    OBRIGADA.

    • Débora disse:

      Oi pessoa anônima!! hehehe que bom que gostou, obrigada pelas dicas!!! Nunca utilizei a farinha de alfarroba, tô me ensaiando, mas vou usar sim. Beijos e bom fim de semana!!

  4. Talita disse:

    Oi, Débora! Você adaptou a receita muito bem! Tenho certeza de que ficou uma delícia! Gostei da cobertura!
    beijos

    • oi talis!! vivendo e adaptando!!! hehehe bjooos

      • Irina disse:

        Adorei o vosso site, tem receitas muito variadas e muitas delas sem glúten e lactose o que ajuda muito porque o meu namorado neste momento não pode ingerir nada disso e as vossas receitas vão-me ajudar muito.
        Obrigada por partilhar connosco essas delicias que espero muito em breve experimentar.
        Abraço e muito sucesso :)

        • Débora disse:

          Oi Irina, tudo bem? Que bom que encontrou nosso site… e que bom que poderemos ajudar! Um grande abraço e quando testar alguma receitinha me avise. Bjsss

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>