Compartilhe →

Também recebi essa receita de broinhas da nutricionista Dra. Bety, de Cascavel (Pr). Consegui fazer, talvez na próxima eu utilize o fubá mimoso pra massa ficar mais homogênea. Fica muito saboroso, experimentem!

DICA: Dá para rechear com geleias de sabores diversos na hora de comer, uma delícia!

Receita: Maria Bety F. Berbel (Nutricionista – Instituto Linnea).
Foto: Sem Glúten e Sem Lactose.

Veja mais receitas em Índice de Receitas.

Broinha de Fubá
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Votos: 0
Classificação: 0
Você:
Classifique esta receita!
Broinha de Fubá
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Votos: 0
Classificação: 0
Você:
Classifique esta receita!
Tempo de Preparação Tempo de Cozimento
20min. 25min.
Tempo de Preparação
20min.
Tempo de Cozimento
25min.
Ingredientes
Porções:
Ingredientes
Porções:
Instruções de preparação
  1. Pré-aqueça o forno a 150º (forno baixo). Unte uma assadeira retangular com óleo de coco e polvilhe com fubá. Reserve.
  2. Numa panela grande junte o leite de coco, o chá forte, o óleo, o sal, as sementes de erva doce e o açúcar. Leve ao fogo médio.
  3. Quando a mistura começar a ferver, adicione o fubá aos poucos, mexendo sempre para não empelotar. Deixe cozinhar por 5min ou até a mistura começar a desgrudar do fundo da panela.
  4. Retire a panela do fogo e acrescente as gemas, uma a uma, misturando bem. A massa deve ficar brilhante, lisa e mole. Talvez precise de uma gema a mais ou a menos.
  5. Para fazer as bolinhas: Unte uma xícara com óleo e polvilhe com fubá. Coloque 1 colher (sopa) da massa dentro da xícara. Faça movimentos circulares com a xícara para que a massa vire uma bolinha. Escorregue a bolinha da massa direto para a assadeira untada e polvilhada com fubá. Faça mais umas 4 ou 5 bolinhas. Depois unte e polvilhe a xícara novamente. Repita a operação com toda a massa.
  6. Leve a assadeira com as broinhas ao forno pré-aquecido e asse por uns 20min ou até que fiquem levemente douradas. Depois é só comer!!

14 Respostas para Broinha de Fubá

  1. Valentina disse:

    Débora
    Segui passo-a-passo a receita e não deu muito certo:
    1) Colocar o fubá direto no líquido quente, exige um esforço danado para não embolotar. Talvez seja melhor separar um pouco do chá mais morno para dissolver o fubá antes.
    2)A quantidade de fubá (500 g) para a proporção dos líquidos foi demais. Ao terminar de acrescentar o fubá estava tão seco que não tinha como esperar 5 minutos cozinhando até desprender da panela.
    3) Acrescentamos direto as gemas uma a uma misturamos só para cumprir a receita. Não deu para ficar lisa e brilhante…
    4) Passamos a fazer as bolinhas na mão de tão seca a massa e levamos ao forno. Aí foi pra mais de 30 minutos no forno e nada de dar sinal de broinha assada.
    5) Enfim, esta receita não deu certo aqui em casa.
    Vamos tentar outra.
    Abs

  2. mileide disse:

    eu amei o seu site,meu filho é alérgico ao trigo e ao leite e derivados do leite,não é a lactose e sim o leite em si,quero receber mais receitas…

    • Débora disse:

      Oi Mileide, tudo bem? Olha, todas as nossas receitas são sem leite e derivados. Aqui você vai entrar muitas receitas, todas em ordem alfabética: http://www.semglutensemlactose.com/receitas/
      Dá uma pesquisada lá! Um bjão

    • Fernanda disse:

      Nossa se vc puder entrar em contato comigo e me dar umas dicas eu agradeço, meu filho tem 1 aninho e esta com uma doença rara, e nao pode comer nada q tenha trigo nem leite(só o de soja) estou desesperada pq nao sei oq dar pra ele comer :(

      • Débora disse:

        Oi Fernanda, fique tranquila. Aqui no site todas as receitas são sem glúten e sem lactose (e caseína). Veja lá em cima no ÍNDICE DE RECEITAS os bolos, a torta salgada, os docinhos… e faça para ele. Qualquer dúvida nos avise. Abs… sucesso pro filhão!

  3. Posso substituir a erva doce por outra coisa?

    • Débora disse:

      Oi Polly, na verdade é o chá quem vai dar o sabor diferenciado… se quiser faça com chá de capim limão ou cidreira, ou faça só com água. As sementinhas pode deixar sem se quiser!! Bjss

  4. Adeline disse:

    Boa noite, meu esposo eh ciliaco e nao pode comer gluten,adorei a receita,caso queiram me passar mais receitas estou agradecendo…obrigada…Adeline

    • Débora disse:

      Oi Adeline! Que bom que gostou!! Para você ver mais receitas, ali no alto tem uma aba com o título RECEITAS, é só clicar que elas irão aparecer em ordem alfabética. Fique à vontade para pesquisar e fazer aquelas que mais lhe agradam. Um gde bjo, bom resto de semana!! :)

  5. é porque na verdade eu nunca calculo o rendimento… normalmente eu faço pra mim e pro meu marido, mas os bolos rendem tamanho normal… hehehehehe desculpa a falta de precisão!! ;)

  6. Anonymous disse:

    Naum entendo porque nenhuma das receitas têm o rendimento…

  7. amiga, verdade…. fiz ontem.. bjoka

  8. Anonymous disse:

    eu testei essa receita. Eh bom colocar fermento e um pouco menos de fuba, se nao fica esfarelenta (existe essa palavra?!?!) demais. Mas fica booooaaaaaaa!!!!!Tha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>