Compartilhe!
Broa de Fubá

Broinha de Fubá

by

Também recebi essa receita de broinhas da nutricionista Dra. Bety, de Cascavel (Pr). Consegui fazer, talvez na próxima eu utilize o fubá mimoso pra massa ficar mais homogênea. Fica muito saboroso, experimentem!

Receita: Maria Bety F. Berbel (Nutricionista – Instituto Linnea).
Foto: Sem Glúten e Sem Lactose.

Veja mais receitas em Índice de Receitas.

Broinha de Fubá
Imprimir Receita
Imprimir Receita
Broinha de Fubá
Imprimir Receita
Tempo Preparação Tempo Cozedura
20min. 25min.
Tempo Preparação
20min.
Tempo Cozedura
25min.
Ingredientes
Porções:
Ingredientes
Porções:
Instruções de preparação
  1. Pré-aqueça o forno a 150º (forno baixo). Unte uma assadeira retangular com óleo de coco e polvilhe com fubá. Reserve.
  2. Numa panela grande junte o leite de coco, o chá forte, o óleo, o sal, as sementes de erva doce e o açúcar. Leve ao fogo médio.
  3. Quando a mistura começar a ferver, adicione o fubá aos poucos, mexendo sempre para não empelotar. Deixe cozinhar por 5min ou até a mistura começar a desgrudar do fundo da panela.
  4. Retire a panela do fogo e acrescente as gemas, uma a uma, misturando bem. A massa deve ficar brilhante, lisa e mole. Talvez precise de uma gema a mais ou a menos.
  5. Para fazer as bolinhas: Unte uma xícara com óleo e polvilhe com fubá. Coloque 1 colher (sopa) da massa dentro da xícara. Faça movimentos circulares com a xícara para que a massa vire uma bolinha.Escorregue a bolinha da massa direto para a assadeira untada e polvilhada com fubá. Faça mais umas 4 ou 5 bolinhas. Depois unte e polvilhe a xícara novamente.Repita a operação com toda a massa.
  6. Leve a assadeira com as broinhas ao forno pré-aquecido e asse por uns 20min ou até que fiquem levemente douradas. Depois é só comer!!
Notas da Receita

DICA: Dá para rechear com geleias de sabores diversos na hora de comer, uma delícia!

14 Responses to "Broinha de Fubá"
  1. Débora
    Segui passo-a-passo a receita e não deu muito certo:
    1) Colocar o fubá direto no líquido quente, exige um esforço danado para não embolotar. Talvez seja melhor separar um pouco do chá mais morno para dissolver o fubá antes.
    2)A quantidade de fubá (500 g) para a proporção dos líquidos foi demais. Ao terminar de acrescentar o fubá estava tão seco que não tinha como esperar 5 minutos cozinhando até desprender da panela.
    3) Acrescentamos direto as gemas uma a uma misturamos só para cumprir a receita. Não deu para ficar lisa e brilhante…
    4) Passamos a fazer as bolinhas na mão de tão seca a massa e levamos ao forno. Aí foi pra mais de 30 minutos no forno e nada de dar sinal de broinha assada.
    5) Enfim, esta receita não deu certo aqui em casa.
    Vamos tentar outra.
    Abs

  2. eu amei o seu site,meu filho é alérgico ao trigo e ao leite e derivados do leite,não é a lactose e sim o leite em si,quero receber mais receitas…

    • Nossa se vc puder entrar em contato comigo e me dar umas dicas eu agradeço, meu filho tem 1 aninho e esta com uma doença rara, e nao pode comer nada q tenha trigo nem leite(só o de soja) estou desesperada pq nao sei oq dar pra ele comer :(

      • Oi Fernanda, fique tranquila. Aqui no site todas as receitas são sem glúten e sem lactose (e caseína). Veja lá em cima no ÍNDICE DE RECEITAS os bolos, a torta salgada, os docinhos… e faça para ele. Qualquer dúvida nos avise. Abs… sucesso pro filhão!

    • Oi Polly, na verdade é o chá quem vai dar o sabor diferenciado… se quiser faça com chá de capim limão ou cidreira, ou faça só com água. As sementinhas pode deixar sem se quiser!! Bjss

  3. Boa noite, meu esposo eh ciliaco e nao pode comer gluten,adorei a receita,caso queiram me passar mais receitas estou agradecendo…obrigada…Adeline

    • Oi Adeline! Que bom que gostou!! Para você ver mais receitas, ali no alto tem uma aba com o título RECEITAS, é só clicar que elas irão aparecer em ordem alfabética. Fique à vontade para pesquisar e fazer aquelas que mais lhe agradam. Um gde bjo, bom resto de semana!! :)

  4. eu testei essa receita. Eh bom colocar fermento e um pouco menos de fuba, se nao fica esfarelenta (existe essa palavra?!?!) demais. Mas fica booooaaaaaaa!!!!!Tha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *