farinha preparada

Farinha sem Glúten para substituir a Farinha de Trigo

by

farinha preparada

Uma amiga minha me mandou duas receitas de farinha preparada. Segundo ela, podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em pães, bolachas, bolos, etc.

Os bolos feitos com essas farinhas preparadas não ficam tão fofinhos quanto os feitos com farinha de trigo. Fiz a tentativa de um pão sem glúten esses dias e não fica igual, mas é uma opção para substituir!

Farinha Preparada 1:

  • 1 kg de farinha de arroz
  • 330 gr de fécula de batata
  • 165 gr de araruta
  • Misturar bem e guardar em pote bem fechado.

Farinha Preparada 2:

  • 3 xíc de farinha de arroz
  • 1 xíc de fécula de batata
  • ½ xíc de polvilho doce
  • Misturar bem e guardar em pote bem fechado.
99 Responses to "Farinha sem Glúten para substituir a Farinha de Trigo"
  1. Boa Tarde
    gostaria de saber quanto rende essa mistura no caso da que usa 1 kg de farinha de arroz, seria 1kg de farinha normal?
    outra coisa, usso essa mistura na mesma quantidade solicitada da farinha de trigo???
    obrigada

  2. BOM DIA!
    SOU CONFEITEIRA,E COMO TENHO CLIENTES QUE NÃO COMEM GLUTÉN…. ACABEI ADAPTANDO ALGUMAS RECEITAS. E A PRINCIPAL FOI OS BOLOS E AS MASSAS FICAM SUPER MACIAS E LEVES. POSSO ENVIAR A VOCÊS ALGUMAS?
    OBRIGADA!

  3. Agora sim aprendi a preparar a farinha sem glúten q posso utilizar no preparo dos meus bolos, tortas, pq sou celíaca e só colocava a farinha de arroz, o q deixava a receita com aspecto “seco”. Obrigada por estar sempre nos auxiliando!!!! Bj

  4. boa tarde!!!!!11 gostaria de saber quando a receita contem amido de milho, o qual não posso comer eu posso substituir pelo qual produto que você acha melhor…. estou aprendendo sobre essas trocas ah pouco tempo obrigada Regiane

    • Oi Cátia.. depende da receita sim… mas não é sempre garantido que irá dar certo. O ideal é se tiver a mistura ou se vc comprar o mix de farinha sem glúten, aí sim pode apenas substituir por ela. Abs.

  5. Olá Débora!
    Adorei o blog. Meu filho é intolerante lactose e à soja então está complicado encontrar alternativas. Mas aqui vi várias receitas que posso fazer pra ele.
    Como não tenho problemas com glúten, qual seria a proporção de farinha de trigo para substituir a farinha preparada?
    Abraço.

    • Oi Andressa, que bom que não tem problema com glúten! Pode usar a farinha de trigo na mesma proporção (no caso da farinha preparada um pouquinho a menos, coisa pouca). Nos bolos, onde fala farinha de soja e de arroz é só substituir por partes iguais, dá certíssimo. Um grande beijo, Débora.

      • Sabe que estou fazendo um teste de alimentação sem glúten esta semana por indicação da minha nutricionista. O que ela disse que até quem não precisa comer sem o glúten é bom fazer alimentação sem, por que trás vários benefícios para o organismo!

      • Verdade Lourdes, sabe que eu sou da mesma oponião? Qdo e o qto mais se pider evitar, melhor!! Bjinhos e obrigada por participar :) seja sempre bem vinda!

      • Obrigada Débora. Eu estou experimentando fazer algumas receitas passadas pela minha Nutricionista. Hoje eu fiz pão com mandioquinha, fécula de batata, ovos, óleo, fermento biológico. Faço qualquer receita sempre na máquina de pão. Mas confesso que este não me agradou muito, o gosto do ovo ficou bem acentuado. Mas nas receitas que ela indica não tem espessante nenhum. Para que serve o Xantana, por exemplo? Achei muito legal os preparos das farinhas. Bjs

      • Oi flor, então a goma xantana, goma guar ou c.m.c. (todos espessantes) ajudam para dar uma textura mais macia e menos quebradiça aos pães sem glúten. Faz a função que o glúten faria nos pães com trigo. Fiz alguns com e outros sem, e realmente dá diferença. Se puder encontrar para utilizar fica bem melhor. Bjss!!

    • Oi Cris, depende da receita, algumas usam o CMC (outro espessante) ou uma mistura de farinha… é meio com base numa receita, mas na tentativa e erro. Eu utilizo muito preparados prontos, até agora foi o que mais acertei. Tem uma receita de Pãozinho Rápido que o pessoal tem acertado bem. E a do pão francês também os leitores já fizeram e acertaram, tem até foto no facebook :) Um bjão!!

  6. Oi Débora…sou eu. Katia do face…
    Qual a diferença de utilização dessas 2 farinhas?
    Pra fazer somente pães?….pra bolos eu tenho usado apenas farinha de arroz na mesma proporção de qqr receita.
    A gomaxantana se utiliza em pó ou tem que diluir????
    Da uma luz!!!
    Bjks

    • Oi Katia, tudo bem? Essa farinha pode ser para bolo também, não foi em todos que eu testei. Normalmente eu faço com farinha de arroz e de soja (meio a meio), mas dá pra fazer também com fécula de batata (fica um pouco mais quebradiço) ou com essas farinhas preparadas. Na verdade é uma opção a mais para quem deseja. A goma até onde sei se usa sem diluir, a não ser que na receita fale.

      Espero ter ajudado!! Bjocas!

  7. Oi Debora, eu tenho conseguidos bons resultados misturando farinha de arroz, polvilho doce e amido de milho. Ainda não cheguei a uma proporção ideal mas mais ou menos 1/2 farinha de arroz, 3/4 polvilho e 1/2 de amido de milho.

    Testa aí e me conta.

    Ps.: Por enquanto só fiz pão, não sei se ficaria bom para panetone.

    • @André Luiz Botelho, ahhh muito boa sua dica!!! Eu tenho feito poucos pães.. ou melhor, quase nada! Mas tb as vezes q eu fiz não ficaram muito gostosos, vou marcar sua dica!!! Valeu!!! Boa semana pra vc! ;)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *