Compartilhe →

leite de arroz gluten lactose

Oi gente!

Eu quis dar uma folga pro leite de soja e achei essa receita de Leite de Arroz Caseiro, no blog da Claudia Marcelino.
Achei bem fácil de fazer e fui pra cozinha testar. Deu certo, maaaaassss eu achei o sabor diferente. Claro, pra quem já estava acostumada com o leite de soja há anos, é meio chatinho mudar. Vou confessar que não tomei tudo, porque também tenho diminuído bastante a ingestão de leites vegetais. Tenho dado preferência aos sucos e o uso dos leites vegetais estão mais restritos às preparações como bolos, etc.

Mas é uma opção!! Veja como fazer.

Ingredientes:

  • 2 xícaras de arroz, qualquer tipo, sem lavar
  • 10 xícaras de água mineral ou 2 litros e meio
  • 1/2 colher das de chá de sal
  • Metade de uma fava de baunilha

Modo de fazer:

Leve ao fogo a água com o arroz, o sal e a metade da fava de baunilha cortada ao meio, por 15 minutos, não mais que isso.
Passe o arroz com a água do cozimento pelo liquidificador, utilizando o modo pulsar em três pulsadas rápidas para apenas quebrar os grãos sem formar uma papa. Se você esperar o arroz esfriar ele cozinhará mais e absorverá mais água e mesmo produzindo o leite da forma descrita, ele ficará bem grosso.
Peneire mexendo delicadamente no arroz apenas para sair o líquido. Está pronto para ser utilizado.

A Claudia dá algumas dicas:

- para o preparo de shakes, misturar com outros leites, como o leite de amêndoas e o leite de coco,
- para acrescentar cálcio ao leite misture uma colher de chá de pó de casca de ovo ou cálcio de ostras em pó, encontrados em boas lojas de produtos naturais. Se misturá-lo a um pouco de leite de avelãs ele já estará enriquecido de cálcio, pois as avelãs são ricas em cálcio, mais até do que o leite de vaca,
- para acrescentar ômega 3 adicione 1 colher das de sopa de óleo de linhaça, ou de nozes, ou de canola prensados à frio e depois de pronto; estes óleos não são os óleos de cozinha encontrados em supermercados. São vendidos em lojas de produtos naturais em pequenas garrafas de vidro.

*Espero que tenham gostado! Abs!

19 Respostas para Leite de Arroz

  1. Carla disse:

    Parabéns pelo site!!! Esse leite de arroz é maravilhoso para misturar com o Nutren que utilizo ! Essa receita veio na hora certa !
    Sucesso

  2. Elisabete rocio disse:

    Ache esta receita muito boa, porém, com a correria do dia a dia, e na minha casa são 3 pessoas que não podem tomar “leite” ,fui a procura de opções que a médica indicou e achei o BIOV Arroz da Jasmine Alimentos, tem o BIOV Aveia também (este tem glúten), tenho comprado vários produtos da Jasmine ,pois nenhum deles contém leite, e tem alguns produtos da linha que não contém glúten.Facilitou a nossa vida!

  3. Verônica disse:

    Olá Débora,

    Adorei a receita, mas ainda não a fiz… no caso, não deveríamos lavar o arroz não? Sei lá, e as impurezas? No caso, você fala “qualquer tipo de arroz”, mas é de arroz branco? E só mais uma dúvida hehe, pode usar para cozinhar? Tipo, levar ao fogo e fazer panqueca, bolo… Por quanto tempo pode ficar na geladeira para consumir? Eu trabalho e gostaria de levar numa garrafinha para o trabalho, tem perigo de estragar no caminho?
    Urfa! Desculta tanta pergunta, mas se puder ajudar e só agradeço! :)

    • Débora disse:

      Oi Veronica, td bem? Não precisa lavar o arroz não, mas se quiser não tem problema. Ele dura na geladeira por uns 3 dias. Ainda não textei no fogo, o industrializado eu sei que pode, mas esse feito em casa não experimentei no fogo.
      Aqui no site tem uma receita de leite de amêndoa que é bem facinho de fazer, eu fiz e dá certinho. Esses leites feitos em casa tem que ser bem coados, se não fica com resíduos.
      Abraços!!

  4. jacira disse:

    ADOREI A RECEITA , SÓ NÃO SEI O QUE É FAVA DE BAUNILHA.

  5. Louco do lixo disse:

    Eu to com os objetivos de até tomar muita das vezes até mesmo um leite de arroz e coisa tal.

  6. Jackie disse:

    Sera que da pra preparar o leite com arroz integral?
    Eu gostaria de utilizar mais o arroz integral nas receitas e etc….

  7. Marcia disse:

    Ola Debora
    Eu costumo fazer o leite com castanha do para, fica bem gostoso…segue..
    1 litro de agua mineral e 1 xicara de castanha do para, colocar os dois ingredientes em uma jarra e deixar descansar de um dia para o outro.
    No dia seguinte é so bater tudo no liquidificador e coar, esta pronto….

    Pode ser feito com tambem com quinoa em flocos, amendoas….
    super abraco

  8. Adriana Christo disse:

    Para quem bebe leite de soja há muito tempo, beber outro leite é estranho no início. Uma forma de driblar isso é começar com outro leite misturado com o de soja. Aos poucos você diminui a quantidade do leite de soja até beber somente o outro leite.
    Nos últimos meses estou testando receitas de outros leites vegetais. Não sou muito fã de cozinhar, mas como as opções prontas do mercado são caras, vale o esforço. Consegui fazer o leite de arroz integral. Foi bem fácil. Consegui bebê-lo junto com o de soja (que eu compro pronto), mas puro ainda não consegui.
    Um leite vegetal que agradou muito ao meu paladar foi o de aveia. Ele fica grosso e é perfeito com café ou achocolatado. A última receita que fiz consegui beber pura com o café. Usei 1 xícara de aveia em flocos e meia xícara de castanha do pará hidratadas por 2 horas em 1 litro de chá de erva doce bem quente ( Eu adoro este chá e uso-o com freqüência, pois desde maio estou com problemas de estômago).
    Depois de coado em peneira fina, guardo-o numa jarra de vidro na geladeira. Costumo comsumí-lo em dois dias.

    • Débora disse:

      @Adriana Christo, que dicas ótimas!! O bom mesmo seria se tivesse tudo pronto pra vender e a um preço (e paladar) bons né.. heheheh mas como não tem a gente vai se virando!! Brigada por compartilhar sua experiência!! Um abração e boa semana ;)

  9. Claudia Marcelino disse:

    Valeu!
    O gosto é sem graça mesmo, gosto de água de arroz :)
    Mas para fazer shakes fica bem legal.

    Abçs

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>