Compartilhe →

leite de arroz gluten lactose

Oi gente!

Eu quis dar uma folga pro leite de soja e achei essa receita de Leite de Arroz Caseiro, no blog da Claudia Marcelino.
Achei bem fácil de fazer e fui pra cozinha testar. Deu certo, maaaaassss eu achei o sabor diferente. Claro, pra quem já estava acostumada com o leite de soja há anos, é meio chatinho mudar. Vou confessar que não tomei tudo, porque também tenho diminuído bastante a ingestão de leites vegetais. Tenho dado preferência aos sucos e o uso dos leites vegetais estão mais restritos às preparações como bolos, etc.

Mas é uma opção!! Veja como fazer.

Ingredientes:

  • 2 xícaras de arroz, qualquer tipo, sem lavar
  • 10 xícaras de água mineral ou 2 litros e meio
  • 1/2 colher das de chá de sal
  • Metade de uma fava de baunilha

Modo de fazer:

Leve ao fogo a água com o arroz, o sal e a metade da fava de baunilha cortada ao meio, por 15 minutos, não mais que isso.
Passe o arroz com a água do cozimento pelo liquidificador, utilizando o modo pulsar em três pulsadas rápidas para apenas quebrar os grãos sem formar uma papa. Se você esperar o arroz esfriar ele cozinhará mais e absorverá mais água e mesmo produzindo o leite da forma descrita, ele ficará bem grosso.
Peneire mexendo delicadamente no arroz apenas para sair o líquido. Está pronto para ser utilizado.

A Claudia dá algumas dicas:

– para o preparo de shakes, misturar com outros leites, como o leite de amêndoas e o leite de coco,
– para acrescentar cálcio ao leite misture uma colher de chá de pó de casca de ovo ou cálcio de ostras em pó, encontrados em boas lojas de produtos naturais. Se misturá-lo a um pouco de leite de avelãs ele já estará enriquecido de cálcio, pois as avelãs são ricas em cálcio, mais até do que o leite de vaca,
– para acrescentar ômega 3 adicione 1 colher das de sopa de óleo de linhaça, ou de nozes, ou de canola prensados à frio e depois de pronto; estes óleos não são os óleos de cozinha encontrados em supermercados. São vendidos em lojas de produtos naturais em pequenas garrafas de vidro.

*Espero que tenham gostado! Abs!