Compartilhe →

Por Tati K. Fischer*

O pinhão é a semente da araucária, facilmente encontrado na região Sul do Brasil, principalmente no mês de Junho. Além de muito saboroso, o pinhão é versátil e super saudável! Então que tal aproveitar este mês para apreciar este alimento frequentemente encontrado nas festinhas juninas?

Rico em gorduras mono e poliinsaturadas, o pinhão ajuda no controle do colesterol e do diabetes, além disso, devido ao seu elevado teor de vitamina B1, ajuda a combater a fadiga e aumenta a oxigenação do cérebro, melhorando o funcionamento do sistema nervoso, o que aprimora principalmente memória e cognição. Como se não bastasse, o teor de zinco encontrado no pinhão ajuda a estimular a libido. Esta semente também é fonte de vitamina B5, cálcio, fósforo e proteínas.

O pinhão pode ser consumido puro cozido em água, assado em brasa ou na fogueira ou utilizado em preparações. A farinha de pinhão também é uma boa opção, podendo ser utilizada em bolos, pães e biscoitos, por exemplo. Uma preparação bem tradicional é a farofa de pinhão. Segue a receita para que você possa aproveitar o friozinho saboreando esta deliciosa iguaria.

*A autora é nutricionista, Pós-graduanda em
Nutrição Clínica Funcional, sócia-diretora da Clínica de Nutrição NutriCare,
localizada em Jaraguá do Sul – SC – Telefone: (47) 3055-0969.

Farofa de Pinhão
Print Recipe
Print Recipe
Farofa de Pinhão
Print Recipe
Tempo Preparação
15min.
Tempo Preparação
15min.
Ingredientes
Porções:
Ingredientes
Porções:
Instruções de preparação
  1. Passe os pinhões pelo processador ou moa, aos poucos, no liquidificador até formar uma farofa grossa.
  2. Passe o pinhão para uma tigela e junte com a farinha, misturando bem.
  3. Em uma panela, derreta a manteiga, doure a cebola e depois coloque a farofa para fritar e adicione o sal e a pimenta.
  4. Retire, passe para uma travessa e sirva como acompanhamento.

3 Respostas para Farofa de Pinhão

  1. Juliana Souza Couto disse:

    Bom dia!

    Pinhão aqui na minha região não falta no inverno. Sugiro colocar carne de porco moída ou processada, cozinhar bem a carne primeiramente com sal, pimenta do reino e temperos e depois colocar o pinhão processado. Pode adicionar calabresa picadinha também, pode fritar junto com a carne de porco e depois mistura o pinhão. É uma delicia, e finaliza com cheiro verde e salsinha. Isso para quem aprecia carnes. (Juliana SC)

  2. leila disse:

    BOM DIA!

    Obrigada pelas excelentes sugestões que tem enviado

    Quanto ao cozimento do pinhão, queria saber o tempo e se devo cortar a ponta, como para as castanhas portuguesas; e também se devo usar sal na água. Adorei a receita, aliás, estava mesmo procurando uma para farofa ou arroz com pinhão!
    Um abraço.
    Leila ( Jundiaí, SP ).

    • Débora disse:

      @leila, de nada!!! as receitas são gostosas né?
      sobre o pinhão, depende muito da qtdade. eu cozinho na panela de pressão pq é mais rápido e fica bem macio. se for mais ou menos 1/2 kg, cubra com água e encha um pouco mais, que ultrapasse os pinhões, depois q pegar pressão uns 30 minutos está bom e pode por sal junto sim.
      se quiser diminuir o tempo de cozimento, se for cozinhar à tarde, por exemplo, deixe o pinhão de molho na água durante o dia. água em temperatura ambiente mesmo, sem sal sem nada.
      não precisa cortar as pontinhas.
      espero ter ajudado! seja sempre bem-vinda aqui no site!!!
      um bjão e bom fim de semana!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *