Compartilhe →

receitas sem glúten e sem lactose

Meu nome é Débora, tenho 30 anos, casada há 6 e esperando meu 1º filho que deve chegar em dezembro. Sou formada em Comunicação Social e uni dois assuntos que gosto muito: cozinha e web. Saiba como tudo começou clicando a seguir: * * MINHA ENTREVISTA COMPLETA * *

Quem opta pela alimentação sem glúten e sem lactose enfrenta algumas dificuldades para encontrar produtos prontos que não sejam caros, ou ao almoçar fora, ao ir a jantares com amigos, até mesmo em casa nas datas especiais como Natal, Páscoa e feriados diversos… enfim, não é fácil. Percebi que seria legal ter um lugar para compartilhar e trocar experiências, com o objetivo de ajudar e aprender mais sobre o mundo “sem glúten e sem lactose”. Tenho recebido dicas valiosas.

Esse site surgiu primeiramente da troca de receitas com amigas que passam pelas mesmas situações que eu. Quero lembrar que todas as receitas postadas aqui não contém glúten e não contém leite e nem derivados. Os ingredientes que eu uso são na sua maioria, fáceis de encontrar. A proposta das receitas é adequar pratos comuns, do dia-a-dia, mas que muitas vezes contém leite de vaca e seus derivados como queijo, creme de leite, etc… e farinha de trigo. Não sou gastrônoma, culinarista e nem nutricionista. Tentarei sempre adequar da maneira mais prática e saborosa possível.

Uma das coisas que continuam sendo fundamentais para mim é mostrar que é podemos balancear a dieta, respeitando nosso próprio corpo e gosto também, porque não? Aos poucos aprendemos a vencer!

Para saber mais acesse os Artigos e o Índice de Receitas.
Explore nosso site e faça parte da nossa rede no facebook. E além do mais, conheça nossa mais nova LOJA VIRTUAL.
Você é nosso convidado(a)!

Meu e-mail é [email protected].
Um grande abraço, Débora.

Importante: Não deixe de procurar ajuda especializada. A publicação das informações contidas neste blog não constitui prática de medicina e/ou de nutrição e não substitui o conselho de seu médico ou de outro profissional da saúde.

30 Respostas para Quem somos? Como surgiu o site?

  1. Marcela disse:

    Adorei o site novo! Parabéns!

  2. ana maria idelbrando martin disse:

    Minha filha tem intolerância ao glúten, e esta dificil para ela aceitar, moramos em CAMPO GRANDE (MS), ela fica nervosa pois de lactose já faz algum tempo, mas de gluten, faz pouco tempo, ela tem 23 anos, gostaria de saber se vcs podem ajudar-me como agir, e se vcs tem algum endereço que tenha esses alimentos mas que sejam diferenciados e mais gostosos aqui onde ela mora, pois faz pouco tempo que moramos aqui. Agradeço a vcs por ajudarem as pessoas que precisam de ajuda…
    carinhosamente
    Ana Maria

    • Débora disse:

      Oi Ana Maria, aqui no site se você clicar em RECEITAS tem muitas que ela poderá fazer em casa. Infelizmente não conheço lojas em Campo Grande pois não sou daí, mas acredito que em lojas de produtos naturais ela vá encontrar muita coisa. Um gde abraço e sucesso!

  3. Gostaria de divulgar o Empório Kretzer, loja que dispõem de opções de produtos sem glúten e sem lactose, como pães, bolos, cucas, pastéis, pizzas, panquecas, etc…, além de outras opções como temperos, bebidas, chocolates e carnes.
    Endereço: Av. Eng. Max de Souza, 1302, Coqueiros, Florianópolis/SC

  4. cerelus disse:

    ola, gostaria de saber aonde posso encontrar flocos de arroz sem glutem. Aguardo retorno.

    • Débora disse:

      @cerelus, normalmente os flocos de arroz já são sem glúten…. mas é sempre bom perguntar ou olhar na embalagem. creio que em lojas de produtos naturais vc deva encontrar…
      abraços!!

  5. Simone disse:

    Oi, Déboara,
    Adorei o site.
    Obrigada pela iniciativa para facilitar a vida dos IL como eu.
    Estou com duas receitas que ficaram muito boas, mas levam farinha de trigo, pois não tenho problemas com glúten.
    Ainda não visitei o suficiente o site para saber se há a possibilidade de postar receitas sem lactose porém com glúten.
    Se puder e quiser, poderia enviar.
    Um abraço
    Moni

    • Débora disse:

      @Simone, oi querida… brigada pelo recado!!! Pode mandar pra mim as receitas que tem glúten q eu vou tentar adaptar.. aí se der certo eu coloco no site!! :) Um bjão e bom ano pra nós!

  6. Ana Lucia Schieck disse:

    Muito legal seu site! Eu e meus filhos vamos aproveitar bastante. É muito difícil alimentar bocas nervosas por pizza e outras gostosuras quando se precisa eliminar o glúten e a lactose da alimentação. Seu blog vai nos ajudar muito. Um abraço, Ana Lucia

  7. Raquel disse:

    Débora,

    Esse site é maravilhoso!
    Meu filho (4 anos) e eu somos intolerantes ao glúten. Ele diagnosticado desde 1 ano e meio e eu agora depois dos 34 anos. Encontrar um lugar onde possamos trocar experiências e receitas deliciosas foi fantástico (graças a uma amiga intolerante à lactose). Obrigada e parabéns por esse belissímo trabalho. Bjs. Raquel

    • Débora disse:

      @Raquel, que bom que gostou!!! tomara que seja de grande ajuda para você!! e sempre que tiver receitas ou dicas, mande para nós ok? é muito bom compartilhar as experiências!! um abração!!

  8. SUZETE disse:

    Muito legal seu blog.
    Estou também montando um blog sobre alergia a gluten e outras alergias, estou comecando, pois faz pouco tempo que descobri essa alergia.
    Será uma algria receber sua visita em meu blog.
    http://saudealegre.blogspot.com

  9. Recebi por email este comentário:

    “oi Debora,

    espero que esteje tudo muito bem cntgo Debora e com a paz de deus, olha o meu problema é o seguinte , sou uma pessoa de 1,74 de altura e peso 63klos, ja gostei muito de tomar leite e comer muito quiejo mas feliz ou infelizmente ja nao cnsigo pq fico com muita azia e com o tempo comecei a tomar leite magro mas nao durou por muto tempo a minha azia cntinuou.
    um certo dia estava eu a asistir o canal da record e eles diziam que o leite contem Gluten e eu gostaria de saber se é este negocio que esta a fazer com que eu nao faça mas cnsumo de produtos laticinios-? pq esto é que esta a acntecer estou me afastando destes produtos.

    e tem mas uma coisa , eu sempre tive os dentes amarelos e esta cor amarela so desaparece qdo eu vou ao dentista mas nao fica branco por muito tempo, e fiquei a saber que o gluten tbm pode causar isto , sera mesmo verdade?

    por favor me explica pq eu quero entender.
    obrigada por tudo, aguardo pela tua resposta. Deus te abençoe,
    lela nawambo”

    Respondi o seguinte:
    “Oi lela!!!

    Gostaria muito de poder te ajudar, mas eu não sou nutricionista e não tenho nenhuma formação na área da saúde. Eu sou jornalista e fiz o blog pra compartilhar receitas sem glúten e sem leite que comecei a adaptar para minha realidade. Mas eu sempre tive acompanhamento médico e nutricional.

    A melhor coisa que você poderia fazer é consultar com algum médico, ou nutricionista, para eles poderem dar um parecer real do que você está sentindo. O que acha?

    Pelo que me contou, parece ser uma pessoa magra, pois eu tenho 1,70 e peso 63kg e vc é um pouco mais alta ainda né?

    O que eu percebi é que o leite e o glúten prejudicam o organismo de muitas pessoas, e provavelmente prejudique o seu também. Mas, eu repito, seria muito interessante procurar ajuda especializada. E o leite de vaca não contén glúten ok? Contem lactose, mas são coisas diferentes.

    No blog, do lado direito, vc encontra uma guia com o título “Sobre Leite e Derivados” e “Sobre Alergia e Intolerâncias”, lá tem vários artigos explicativos sobre isso. Seria interessante dar uma lida também.

    Me desculpe não poder ajudar mais do que isso!
    Grande abraço!!
    Débora”

    OBS: gente, é muito importante vcs procurarem ajuda nutricional ok??? muito muito muito!

  10. Luciano e Eliane disse:

    Muito legal seu blog.
    Estamos montando um também mas por causa de nossos filhos serem alérgicos a proteina do leite e temos a intenção de ajudar outros pais, tanto no apoio, como em receitas, na obtenção de fórmulas especiais e até um “banco de leite”.
    Segue link para conhecer um pouco de nossa história e desde já, peço autorização para copiar algumas receitas.
    http://alergiaaleite.blogspot.com

    • oi Luciano e Eliane!! entrei no blog de vcs, que história! hehehehehe Na verdade o que eu tenho tb é uma restrição à proteína do leite, já o meu marido é o açúcar do leite. Então, leite de jeito nenhum né.. hehehehe Pode copiar as receitas, só gostaria que colocasse o link de onde vc tirou, pode ser??? Abraços e sucesso pra vcs!! Bjoos

  11. cimarq disse:

    Debora, esse site foi um achado pra mim. Estou há dias buscando na net comidas sem glutem e sem lactose. Acabo de saber que meu filho de tres anos pode ser portador de Autismo, e como tal nao podera ingerir tais substancias. Pode ter certeza que vou ser frequentadora assídua. Valeu!
    Cilene

  12. doju disse:

    Olá, tenho alergia desde criança ao trigo, ovo e ao leite. Hoje bastante tempo depois, após longo tratamento com alergistas, estava bem, até que comecei a ter algumas outras intolerancias. Nesse instante momento estou restrita as estes alimentos e seus derivados, como também a soja, o arroz, o fejão, a mandioca entre outros. Com muita dificuldade de arrumar substitutos, estou fazendo pesquisas em sites e com a ajuda da nutricionista para criar novas receitas, assim q ela me passar encaminho para vocês, como o leite de amendoas que é feito com agua de coco, e a quinoa substituindo o arroz. Em outro site encontrei algumas farinhas que podem substituir o trigo, encaminho caso tenham interesse, acho que assim, uns ajudando aos outros podemos nos alimentar com menos dificuldades. http://www.delishvillesemgluten.com/?cat=16
    bjos

  13. ELIANE TAVEIRA disse:

    Conheci seu blog por intermédio da Miriam do blog pratobarato.blogspot.com e amei, pois minha filha tem intolerância à lactose. Já vou te seguir, obrigada pela iniciativa!
    Bjos

    Eliane

  14. oi meninas… é… não é uma vida fácil… com toda essa correria às vezes eu me deixo levar pelo prático e não cuido muito, mas depois sofro as consequências.

    acho que se é algo que provoca mudanças muito boas, deve ser mantido né? ou pelo menos ser tentado… hehehehe… assim como a nossa opção por essa dieta! meu desejo é que tudo certo pra nós!

    abraços!

  15. Suzana disse:

    Oi Debora, estou nessa vida sem gluten, sem lactose e sem outras coisinhas mais….desde janeiro. Ja tinha vindo no seu blog e adicionado em favoritos, mas nunca tinha ficado tanto tempo nele. Gostei muuuito!
    Realmente a vida sem gluten é melhor, porém nao tao facil…e tb nao podemos deixar q fique sem graça né!!!
    Minha nutricionista me deu algumas receitas, mas ainda sao receitas muito basicas pq estou tentando emagrecer e nao posso me dar ao luxo de bolos, tortas e goloseimas (mesmo q sem gluten).
    Agora q estou morando em Florianopolis a vida ficou mais facil, aqui podemos encontrar em qualquer supermercado varios produtos sem gluten, inclusive nas padarias destes.
    Mas com suas receitas acho q vou viver melhor nessa dieta!
    Vc esta de parabéns pela sua iniciativa!!

  16. Ilana disse:

    Oi Debora,
    Tudo bem? Acabo de encontrar seu blog. Eu, como você, sou afetada pelo glúten e pela lactose. Legal seu blog. Estou em uma fase de ser bem rígida com a minha dieta (às vezes dou uma escapada). Felizmente, moro em Israel e aqui tenho mais oferta de produtos do que no Brasil. Em supermercados comuns facilmente encontro macarrão de milho e há também muitas lojas especializadas com prateleiras e geladeiras destes produtos.
    Tenho usado um blog de uma americana bem legal http://glutenfreegoddess.blogspot.com para receitas sem gluten. Não sei se você conhece, mas vale a visita.
    Minha nutricionista me deu uma receita que parece um pão de queijo sem queijo que eu gosto bastante. Infelizmente aqui não existe polvilho, mas sempre que estou no Brasil faço para mim para o café da manhã.
    Não lembro de cabeça – vou te mandar depois.
    Muito boa sua iniciativa –quem sabe não teremos mais produtos disponíveis se as pessoas começarem a “aparecer”.

    Um abraço
    Ilana

  17. Flor disse:

    Legal encontrar o teu blog.

    Estou desde abril “na vidinha” sem lactose, sem glúten, sem açúcar, sem fritura… enfim, sem nada de bom.

    No início fui perfeita (e como me senti melhor!), mas agora dei uma relaxada e não estou feliz com isso.

    Espero pegar boas receitas por aqui, pra ver se coloco mais graça na minha alimentação (minha empregada disse que não agüenta mais cozinhar a mesma coisa todos os dias – rs).

    O problema é que tenho sérias restrições alimentares (não gosto de nada do que deveria gostar: frutas, verduras, legumes etc).
    Falo mais sobre isso aqui, se tiver curiosidade: http://animando-c.blogspot.com/2009/05/alimentacao.html

    Bom, mas eu chego lá!
    Prazer em conhecê-la.
    Um abraço, Flor

  18. Márcia disse:

    Oi Debora!
    Obrigada pela sua iniciativa e a preocupação que teveem ajudar outras pessoas.
    Você está fazendo a diferença e mudando a vida de muitas pessoas para melhor. Nossa família agradece a você e a todas as pessoas que participam desse projeto maravilhoso. FELICIDADES E MUITA SAÚDE PARA VOCÊ SEMPRE!!!Márcia/RS