Alimentação das Futuras Mamães

Por Tati K. Fischer*

Aproveitando que os dias das mães e das futuras mamães está chegando, resolvemos abordar um assunto que tem tudo a ver com o tema! Alimentação na gestação.

A gestação é um momento em que se deve ter um cuidado maior na alimentação, tanto para evitar complicações com o bebê, garantindo que ele nasça com muita saúde e tenha menores chances de desenvolver doenças na vida adulta, quanto para evitar desconfortos, ganho de peso excessivo ou insuficiente ou até problemas como diabetes gestacional e eclampsia.

Durante a gravidez devemos deixar de lado o mito de que se deve comer por dois. Na verdade neste período aumenta a necessidade energética e de nutrientes, porém o consumo excessivo de alimentos pode gerar complicações e excesso de ganho de peso.

Neste momento deve-se ganhar peso de uma forma saudável, devagar, ao longo da gestação, portanto o ideal é priorizar a qualidade alimentar e não apenas a quantidade. Também não se pode pensar em perder peso neste momento, não é a hora de fazer dietas restritivas que podem limitar o consumo de nutrientes e prejudicar o desenvolvimento do bebê.

Dicas para uma gestação saudável:

  • Faça várias pequenas refeições ao longo do dia. O ideal é nunca ficar mais de 3 horas sem comer;
  • Mastigue bem os alimentos e coma devagar;
  • Evite o consumo de líquidos durante as refeições para não dificultar a digestão e não facilitar os vômitos;
  • Dê preferência aos alimentos integrais que contém mais fibras e nutrientes do que os refinados;
  • Evite o consumo excessivo de doces, frituras e alimentos muito gordurosos e industrializados, com excesso de corantes, conservantes ou adoçantes;
  • Prefira carnes magras, dando preferência aos peixes;
  • Consuma, pelo menos, 4 frutas diferentes por dia;
  • Consuma uma grande variedade de verduras e legumes todos os dias;
  • Consuma uma porção de alguma leguminosa diariamente (feijão, lentilha, grão de bico, soja, ervilha, etc);
  • Consuma sementes e oleaginosas (linhaça, gergelim, castanhas, nozes, amêndoas, etc);
  • Cuidar com o consumo de ervas e chás, principalmente evitar boldo, alecrim, angélica, camomila e espinheira-santa;
  • Não consuma bebidas alcoólicas;
  • Beba 8 copos de água ao dia entre as refeições;
  • Evite o consumo excessivo de cafeína (café, chocolate, chás, refrigerantes tipo cola, etc).

Por isso, durante a gestação é muito importante manter uma ingestão adequada de nutrientes, principalmente porque neste momento o corpo necessita de uma quantidade maior destes compostos, portanto muitas vezes se faz necessário o uso de suplementos alimentares para suprir esta necessidade, mas lembre-se: sempre com a prescrição e acompanhamento de nutricionista ou profissional qualificado!

Lembre-se que a maior parte dos alimentos que você ingerir vai passar pelo cordão umbilical, portanto se você, mãe, tiver uma alimentação adequada, com certeza seu bebê terá mais saúde, pois ele vai se alimentar do que você comer!

Toda a equipe do Sem Glúten e Sem Lactose deseja a cada mamãe (ou futura mamãe) um FELIZ DIA DAS MÃES!

*A autora é colaboradora do blog, nutricionista, Pós-graduanda em
Nutrição Clínica Funcional, sócia-diretora da Clínica de Nutrição NutriCare,
localizada em Jaraguá do Sul – SC – Telefone: (47) 3055-0969

Compartilhar

Ver Comentário

  • Bom dia ☀️
    Estou gestante de 6 semanas e há menos de de 6 meses descobri algumas intolerâncias alimentares ( lactose, glúten e frutose). Estou me sentindo perdida, pq não posso comer praticamente nada. Vou iniciar o pré-natal essa semana.
    Obrigada pelas informações aqui postadas e continuarei visitando o seu site. Abraço ?

  • Olá, meninas!

    Eu tenho tomado ácido fólico e sulfato ferroso desde que desconfiei de que estivesse grávida. Aos 2 meses de gestação, minha obstetra mudou meu AF para um que contivesse tbm Vitamina E. No entanto, com pouco mais de 3 meses de gestação, eu estou, agora, com baixo peso. Já perdi mais de 5 Kg - e eu me alimento até bem, bastantes frutas, carboidrato, proteína, fibra, água, sucos... Médica, enfermeira e até nutricionista (todas bem experientes também)ficaram preocupadas, mas ninguém sabe qual suplemento me receitar. Fui ao Google e pesquisei muito. Sem lactose (de certeza), só encontrei mesmo o Natele. Vou comprá-lo amanhã mesmo! rsrsrs

  • Eu queria pedir ajuda pois estou gravida e tenho alergia a lactose,e não encontrei um suplemento ou vitamina sem lactose.por favor se vocês conhecem me ajude.obrigada des de já.

    • Oi Jessyca, quem poderia lhe informar é seu médico. Vc está fazendo o pré-natal? É super importante seu médico/a poderá lhe orientar da melhor forma. Bjsss

      • Oi meninas! Estou com o mesmo problema. O médico (experiente e tudo mais) me passou Combiron e desde q comecei a tomar q tenho os sintomas da IL... ai hj foi q me lembrei de olhar a bula e vi lá a lactose. Acho muito complicado o médico saber disso, pq eu msma já tive q trocar o laboratório do remedio pq um usava a lactose e o outro nao... Agora n consegui achar um polivitaminico q n tenha lactose... Qm souber por favor indique! Obrigada!

        • Oi Rebecca, tudo bem? Pois é... eu tomei um chamado Natele, a composição dele é essa:
          Excipientes: óleo de soja, glicerídeos de ácidos graxos saturados, lecitina de soja, gelatina, mistura de sorbitol/glicerina, água destilada, metilparabeno, propilparabeno, dióxido de titânio, óxido de ferro preto em suspensão, óxido de ferro vermelho em suspensão. Pergunte pro seu médico se vc pode tomar esse! Bjsss

Posts Recentes

Quindim

2 de novembro de 2023