Compartilhe!
ferias escolares alimentação

Alimentação para as Crianças nas Férias Escolares

por

ferias escolares alimentação

Por Tati K. Fischer*

Nas férias escolares a rotina das crianças muda, e consequentemente a rotina alimentar também. Neste período os pequenos tendem a acordar mais tarde, pulando a refeição mais importante do dia, o café da manhã. Como acabam ficando com mais tempo ocioso em casa, acabam beliscando o tempo todo, normalmente guloseimas e petiscos ricos em açúcares e gorduras. Outro problema das férias de julho é o friozinho, que faz as crianças ficarem mais sedentárias, preferindo ficar em casa assistindo televisão ou jogando vídeo game ao invés de sair e brincar com amigos ou praticar esportes.

Para driblar esses problemas e manter a saúde dos filhos, os pais precisam se preparar para este período, evitando levar para casa alimentos não muito saudáveis como salgadinhos, doces e refrigerantes. Esse tipo de alimento não pode estar à disposição das crianças, pois nem sempre elas entendem que não podem consumi-los o tempo todo.

É importante também não deixar que as crianças estabeleçam a própria rotina. O legal é impor um meio termo. Se elas quiserem acordar mais tarde, tudo bem, desde que dê tempo de realizar o café da manhã sem interferir no horário do almoço. Estipular horários de refeições a cada 3 horas ajuda a criança a se alimentar melhor e a não beliscar o tempo todo.

Estimular a prática de atividades ao ar livre é uma forma saudável da criança se divertir nas férias e ainda auxilia a manter um gasto energético mais elevado. Praticar esportes, pular corda, caminhadas no parque, passear com o cachorro, tudo vale pra não deixar os filhos grudados o dia inteiro no computador ou televisão.

Este é um momento em que as crianças precisam aproveitar e relaxar, mas nem por isso podemos deixar que as férias interfiram na saúde delas. Por isso, podemos oferecer alimentos saborosos, diferentes do dia a dia, mas ainda assim saudáveis e que forneçam os nutrientes necessários para o organismo dos pequenos.

Alguns exemplos você encontra aqui no blog, como o arroz colorido, biscoitinhos, bolo de maçã e mel, panqueca, entre outros. Outras boas opções são o hambúrguer de batata e a omelete de legumes com gergelim que você confere aqui no Índice de Receitas.

*A autora é nutricionista, Pós-graduada em
Nutrição Clínica Funcional, sócia-diretora da Clínica de Nutrição NutriCare,
localizada em Jaraguá do Sul – SC – Telefone: (47) 3055-0969.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *