Compartilhe!
azeite de oliva bacalhau sem gluten lactose

Alimentação Pós Páscoa

por

azeite de oliva bacalhau sem gluten lactose

Por Tati K. Fischer*

Na época da quaresma não é apenas de chocolate que os supermercados se enchem. Neste período também aumenta a oferta de outros alimentos tradicionais, como é o caso dos peixes, vinhos e azeites de oliva. Portanto, além de fazer a escolha do chocolate mais adequado, também podemos tirar proveito destes alimentos para ter uma páscoa mais saudável.

Os peixes, principalmente a sardinha, o atum, o salmão e o bacalhau são ricos em ácidos graxos ômega 3, que reduzem o risco de doenças cardiovasculares, ajudam a reduzir a taxa  de triglicerídeos no sangue, reduzem a pressão arterial, têm efeito antiinflamatório e até ajudam a combater a depressão. Lembrando que devem ser preparados da maneira adequada, portanto evite fritura e prefira prepará-los assados ou grelhados.

O vinho tinto seco é fonte de compostos bioativos como ácidos fenólicos, taninos e flavonóides, principalmente o resveratrol, desta maneira, se consumido em quantidade moderada (1 cálice ou aproximadamente 240ml) ele pode apresentar uma atividade antioxidante e antiinflamatória e prevenir o câncer e doenças cardiovasculares. Se você preferir evitar o álcool, pode optar pelo suco de uva integral, porém deverá consumir 480ml do produto para conseguir as mesma propriedades.

O azeite de oliva extra virgem é rico em compostos fenólicos, lignanas, fitoesteróis e ácido oléico que proporcionam uma ação antiaterogênica, anti-carcinogênica e hipotensora, mas lembre-se de consumi-lo cru, sem aquecê-lo, para que ele não perca suas propriedades.

Aproveite este período para ter uma alimentação consciente!

Feliz Páscoa!

*A autora é nutricionista, pós-graduada em
Nutrição Clínica Funcional, sócia-diretora da Clínica de Nutrição NutriCare,
localizada em Jaraguá do Sul – SC – Telefone: (47) 3055-0969.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *