Afinal, quais as principais diferenças nutricionais entre Arroz Branco e Parboilizado?

O arroz parboilizado é um arroz mais rico em vitaminas e sais minerais, pois passa por um processo de pré-cozimento, o que mantém as propriedades nutritivas do arroz. É ideal para ser preparado junto com outros alimentos, como carreteiro e galinhada.

Parboilizacao é o processo de pré-cozimento do grão, chamado de Tratamento Hidrotérmico. No arroz, em estado natural, as vitaminas e sais minerais estao localizados na película e no germe do grão. Com o pré-cozimento do processo de parboilização, estes elementos concentram-se no interior do grão. Os nutrientes ficam assim preservados, até as etapas finais de industrialização.

A origem do termo é derivada da expressão em ingles que significa cozimento parcial pelo qual o arroz é submetido antes do descascamento e polimento. O processo de parboilização baseia-se no Tratamento Hidrotérmico (pré-cozimento) a que é submetido o arroz em casca. E o interessante é que o processo de parboilização não utiliza agentes químicos, realizando-se somente através da ação da água e do calor.

O arroz parboilizado possui diversas vantagens: fica sempre soltinho quando cozido, rende mais na panela, requer menos óleo no cozimento, mantem suas propriedades nutritivas podendo ser reaquecido diversas vezes e conserva-se por mais tempo.

O arroz parboilizado não precisa ser lavado, nem levar óleo para o cozimento devido ao processo de parboilizacao. Se caso o arroz empapar, é só verificar a quantidade de água utilizada e o tempo de cozimento. Uma dica: utilize a panela semi-tampada para nao conservar o vapor e deixar o grão soltinho. Às vezes o arroz de uma safra nova pode requerer maior quantidade de água.

No arroz branco a casca, a película e o germe são eliminados no descascamento e polimento, sobrando apenas o endosperma (amido). Possui coloração esbranquiçada. Na culinária é utilizado como guarnição dos alimentos, não se misturando. É mais tradicional, sendo o mais utilizado pelos chefs de cozinha mundo afora. Precisa ser lavado antes do cozimento e usar óleo. Já o processo do arroz parboilizado mantem as propriedades nutritivas do grão (amido, vitaminas e sais minerais).

O melhor mesmo é o arroz integral, mas o parboilizado pode ser consumido quando não puder ser o integral, já que é melhor que o branco.

Fonte: Camaquã Alimentos.
Veja outros textos em Dicas, Artigos e Nutrição.

38 thoughts on “Diferença entre Arroz Branco e Parboilizado

  1. Isa disse:

    Eu desde pequena não gostava muito de arroz… era o que eu pensava… comia muito pouco pq meus pais so gostam do parborizado, quando descobri o branco foi amor a primeira vista, comi quase a panela toda???. Amo arroz branco embora quase nunca como. Tenho comido apenas o integral, que por um acaso também não gosto. Como um arroz pensando em outro… ????

  2. Regina disse:

    Eu amo o arroz parboilizado. Faço uso contínuo dele desde fevereiro de 2018. Percebi diferença em meu corpo, redução de massa nos glúteos, coxas e barriga. O sabor também é muito gostoso, pois o faço com pouquíssimo óleo e alho.

  3. Edson Sandri de Moura disse:

    Moro com meus dois filhos e sou eu que cozinho quase todos os dias já tentei implantar o arroz parbolizado aqui em casa mas nem eu nem meus filhos.. ninguém gosta e nem vamos mais em restaurantes que servem esse tipo de arroz, o integral estou começando a fazer de vez em quando e é mais aceito que o parbolizado esse ta riscado do nosso cardápio

    • Flávio Silvani disse:

      Olá, Edson, concordo com você. Esse tal de parboilizado pode até ter algumas vantagens nutritivas mas o sabor é simplesmente insuportável. Também não vou a restaurante que usa esse tipo de arroz. Mas o pior é que tem gente que nem sabe o horror que é isso. Pior do que arroz parboilizado só mesmo o coentro.

      • Mayra Lima disse:

        Eu só como parbolizado ! Meu esposo não gosta do branco! Fiquei feliz agora qndo li ! Procuro sempre comer oq me traz mais saúde

  4. Welton disse:

    Fora tudo que foi dito o arroz parborizado é muito mais leve
    Pega uma panela com arroz branco e uma com arroz parborizado vê a diferença de peso entre eles

  5. Cida Santos disse:

    Estou usando, meio a meio ,meio branco e meio parabolizado, não sei mais até a diabetes abaixou, não sei se é o arroz mais estou muito feliz, pós a diabetes vinha sumindo bem , agora não esta subindo como antes , bem menos bjs <3 Débora P Gosta ..

    • Samuel Costa disse:

      Oi Tissiane. Eu faço normalmente com uma parte de arroz, e 2 de água. Sem sal e óleo. Deixo em fogo baixo e destampado. E vou acrescentando água quente até ver o ponto dele. Fica super light. Bjos.

  6. Mary Blacce Ribeiro disse:

    Um arroz branco fresquinho com um ovo frito na manteiga hummmm é divino.
    Mas faço uso do integral, não muito cozido, pois é muito bom pra saúde.

    • Rosana disse:

      Lavar o arroz acho essencial porque antes decser um costume e higiene em questão pois até chega em nossa mesa quantas maosve lugares passou este arroz.Sinceramente não consigo imaginar comer um arroz sem levar antes.

  7. Daniele Duarte disse:

    Gostei muito dessas informações, eu estava muito curiosa sobre as diferenças entre os 3 tipos de arroz, Consuni por 5 anos o arroz branco, agora vou retornar a utilização do parboilizado, eu utilizo 1 colher de sopa de óleo no preparo, é mais por costume mesmo, mais vou prepará-lo sem óleo também.

    • Débora disse:

      Oi Daniele, eu o parboilizado e sempre sem óleo. O integral apenas em algumas ocasiões e o branco quando almoço em outros lugares, na casa de outras pessoas… Logo você se acostuma fazer sem óleo, o melhor é que vai fazer bem pra sua saúde! Bjss

  8. Reginaldo disse:

    Gosto mt do parbonizado,mas minha esposa e familia em geral ñ curte,com mt esforço consegui comprar um,mas to vendo que quando acabar vou ficar na saudade,valeu pelas explicações

    • Débora disse:

      Oi Reginaldo, às vezes é questão de costume. Tem alguns pratos que o parboilizado não combina muito, tipo uma galinhada, ou um arroz à grega. Mas no resto, o simples arroz com feijão, ou pra acompanhar as carnes ele serve muito bem. Um grande abraço!

  9. Bruna disse:

    Muitos anos que não sei o que é arroz branco, e eu adoro o parboilizado.. e amo arroz!!
    Mas como estou de dieta (s/ glúten e s/ lactose) minha nutricionista recomendou o integral, que passei a gostar também, tem uns tipos diferentes.. lá em casa todo mundo aderiu, mesmo quem não estava de dieta.

    • Dina disse:

      Bruna Por favor como faço o arroz parabolizado integral?Meu marido comprou o parabolizado sem querer ,E eu tenho diabete e preciso de controle no arroz,Me ensina por favor?

  10. Anonymous disse:

    olha tenho 16 anos de casada tem mais oenos uns 13 anos que só comemos arroz parborizado minha filha e meu esposo ama só comemos arroz branco quando almoçamos fora caso contrario em casa só parborizado com azeite e alho é uma delicia bjs á tosos (nuza)

  11. Vanessa disse:

    Eu antes de me casaer,na casa da minha mãe só comia o arroz branco,mas muitas da vezes não era tão bom ,nem sempre ficava tão soltinho.
    E ele deixa a gente com a sensação de estomago cheio.
    após o meu casamento,o meu marido era acostumado a comer na minha sogra o parboilizado,te confesso que nas primeiras vezes achei estranho o gosto,mas nem se compara o modo de preparo e o rendimento .
    A mesma quantidade de arroz branco e a mesma quantidadede parbolilizado quando preparado é imensa a diferença,o arroz parboilizado rende muito mais.
    E fica muito soltinho, e depende da maneira do preparo,não há muito diferença entre os dois.
    E outro fator tanbem consideravel é o valor, o arroz parboilizado é mais barato.
    A partir de agora na minha casa só o arroz parboilizado, até estranho quando vou na minha mãe e como arroz branco,ele me pesa no estomago.
    Um abraço á todos.
    Vanessa

  12. Pedro disse:

    Adoro arroz branco, sou tarado por arroz branco, arroz parbolizado é muuuuuuuito ruim.
    Como arroz branco puro, com azeite de oliva…..é dos deuses….e o integral….convenhamos.
    Tudo bem…o cateto é bonzinho…até gosto com feijão.
    Mas arroz branco!!!
    hummmmmmmm

    • Débora P. Costa disse:

      oi pedro!! então.. pra comer puro o arroz branco é o ideal mesmo (deixando de lado todo o papo nutricional.. hehehehe) mas o parboilizado não é ruim, hj já estou bem acostumada!!! principalmente em pratos tipo carreteiro, ou qdo vai mais coisa no arroz…
      é isso aí!!

  13. Mari disse:

    Débora querida, sabe que eu só como arroz branco em casa? Esse teu post serviu para eu botar um pouquinho a mão na consciência e cogitar comprar o parabolizado, bem mais saudável!!! O integral realmente é carinho, então, não é sempre que dá pra ter por aqui… mas o parabolizado é realmente uma ótima opção para substituí-lo, né?
    Super beijo

    Mari

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *