Compartilhe!

Como cuidar da sua Alimentação no Inverno

por

sopa

Por Tati K. Fischer*

O inverno é uma época em que devemos dar especial atenção à nossa alimentação, pois tendemos a procurar alimentos mais quentinhos e calóricos e deixar de lado alimentos como frutas e verduras.

Essa procura por alimentos com uma maior densidade calórica é normal, pois nosso corpo precisa de mais energia para manter o corpo aquecido durante as baixas temperaturas, ou seja, nós também gastamos mais calorias no inverno. Porém, a maioria das pessoas acaba exagerando no consumo de massas, queijos e doces, e isto, juntamente com a redução do consumo de frutas, folhosos crus, água e falta de exercícios físicos pode levar ao aumento indesejado de peso.

Este aumento de peso não ocorre apenas pelo excesso calórico, mas também pelo excesso do consumo de alimentos pró-inflamatórios, ricos em gorduras saturadas e carboidratos simples e pela deficiência do consumo de alimentos fonte de vitaminas, minerais e fibras. Por isso, quando você estiver pensando em consumir algo para se aquecer, opte por alimentos quentinhos, mas que também sejam ricos em nutrientes, como sopas de legumes, chás de ervas, cremes de vegetais, legumes quentes, etc., mas não se esqueça das frutas e verduras cruas. Tome cuidado também para não exagerar no pão e na torrada que acompanhar com a sopinha ou o chá.

Você também pode optar por pratos mais elaborados, desde que sejam preparados com ingredientes saudáveis e da maneira correta. O Fondue de Grão de Bico por exemplo, é uma ótima opção. Aqui você pode ver outras receitas e postagens ótimas para o Inverno.

*A autora  é nutricionista, pós-graduada em
Nutrição Clínica Funcional, sócia-diretora da Clínica de Nutrição NutriCare,
localizada em Jaraguá do Sul – SC – Telefone: (47) 3055-0969.

2 respostas para "Como cuidar da sua Alimentação no Inverno"
  1. Achei excelente a distribuição das receitas.
    Parabéns!
    Gostaria de estar enviando á voces,sobre nossos produtos funcionais, naturalmente sem gluten, sem lactose, sem açúcar, baixo teor de sódio, sem corante, isento de adição.
    tenho certeza que irão adorar… super inovação!
    Aguardo voces…
    grata,
    abrç luz,
    Giovanna.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *