Compartilhe!

Doença Celíaca: quando fazer exames HLA-DQ2 e DQ8?

por

laboratório

Resumindo, a Doença Celíaca (DC) é uma patologia imunomediada do intestino, desencadeada pela ingestão de glúten em indivíduos geneticamente susceptíveis.

Classicamente, o diagnóstico de DC baseia-se nos achados clínicos, positividade de anticorpos (especialmente anti-transglutaminase IgA ou anti-endomísio IgA) e biópsia de 2ª porção duodenal com achados característicos.

Atualmente, sabe-se que a quase totalidade dos pacientes com DC é portadora de pelo menos um de dois alelos (cuja presença pode ser detectada por meio de genotipagem em vários laboratórios no Brasil): HLA-DQ2 (95% dos pacientes), ou HLA-DQ8 (5% dos pacientes). Portanto, a ausência destes dois marcadores genéticos tem um valor preditivo negativo de 99%, praticamente excluindo a possibilidade de DC.

A positividade destes marcadores isoladamente, no entanto, não significa que o paciente seja portador de DC. Estima-se, por exemplo, que 40% da população americana seja portadora de um destes dois marcadores.

Do ponto de vista prático, então, quando a pesquisa destes alelos poderia ser útil para excluir o diagnóstico de DC?

  • Nos pacientes que já vem em dieta sem glúten de longa data, quando o diagnóstico não foi confirmado anteriormente ou é incerto (pois, nesses casos, podemos encontrar anticorpos negativos e biópsia intestinal com achados próximos da normalidade, devido à não-exposição prolongada ao glúten);
  • Em pacientes de risco para desenvolver DC: pacientes com parentes de 1° grau afetados, portadores de Síndrome de Down e de doenças auto-imunes;
  • Pacientes com alta suspeita clínica e anticorpos negativos, para definir a necessidade de realização de biópsia intestinal (pacientes com genotipagem negativa não seguiriam mais investigação);
  • Em pacientes com anticorpos positivos, mas biópsia inconclusiva.

Fonte: clinicosnaweb.com.br
Foto: free-desktop-backgrounds.net

Veja mais artigos em Artigos, Dicas e Nutrição.

13 respostas para "Doença Celíaca: quando fazer exames HLA-DQ2 e DQ8?"
  1. Boa noite. Minha filha fez exames sangue para trigo, gluten e deu tudo negativo. O de trigo deu negativo medio e o de gluten deu nagativo baixo. Mesmo assim ela tem dermatite c as borbulhas iguaizinhas como se fosse celiaca…tem 2 primos celiacos e estas dermatites que duram quase mes e meio a melhorar nao passam…vem e vao novamente! Ela nao se queixa comendo pao. Que posso fazer para ter certeza que ela nao sobre c o gluten ?

  2. Boa tarde, o exame de meu filho deu: Haplótipo DQ2: Negativo; DQA1*0501: Positivo; DQB1*0201: Negativo ….. Haplótipo DQ8: Negativo; DQA1*0301: Positivo; DQB1*0302: Negativo . . . ele é celíaco?

  3. Olá! Sobre o exame, não entendi o seguinte: a pessoa que fará o exame deve ficar quanto tempo sem ingerir gluten?
    Se a pessoa vem de uma dieta sem gluten, deveria ingeri-lo algum tempo antes do exame?

    • Não é necessário a ingestão ou não do glúten para a realização do exame, que baseia-se em marcadores genéticos HLA-DQ2 e HLA-DQ8, se presentes no teste a possibilidade da doença estar presente no paciente é bem provável, se ausente a probabilidade de ter a doença celíaca está praticamente anulada.

  4. Boa Noite
    Recebi o resultado dos exames da intolerância a Glúten
    os resultados foram :
    ANTI-ENDOMÍSIO – ANTICORPOS IGA…………….: Não Reagente
    ANTI-ENDOMÍSIO – ANTICORPOS IGG…………….: Não Reagente
    ANTI – GLIADINA IGA……………………….: 1,70 U/mL
    Valor de referência:
    Positivo….: > 10,00 U/mL
    Inconclusivo: 7,00 a 10,00 U/mL
    Negativo….: < 7,00 U/mL
    ANTI-TRANSGLUTAMINASE IGA………………….: < 2,0 U/mL
    Valor de referência:
    Negativo…..: 10,0 U/mL
    Estou tão ansiosa que gostaria de saber, sou ou não sou Intolerante a Glúten ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *