!function(f,b,e,v,n,t,s){if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod? n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};if(!f._fbq)f._fbq=n; n.push=n;n.loaded=!0;n.version='2.0';n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0; t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,'script','https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js'); fbq('init', '1794525367500435'); fbq('track', 'PageView');
Compartilhe!
festa fim de ano sem gluten lactose

Festas de Fim de Ano

por

festa fim de ano sem gluten lactose

[foto extraída daqui]

Por Tatiana Karina Fischer

Ah, o fim de ano!
Época de festas, de trocar presentes e se juntar com a família na ceia de Natal. Mas o que pode ser normal e agradável para a maioria das pessoas pode ser motivo de preocupação para outras. Quem tem alguma restrição alimentar sabe que almoços e jantares com amigos e familiares podem ser difíceis. Além da falta de opções no cardápio existe a pressão dos familiares para que você coma “só um pedacinho” e existem até aqueles que acham que sua recusa é apenas “frescura”. Mesmo aquelas pessoas que entendem que você não pode consumir certos alimentos acabam não sabendo como agir, pois aquilo não faz parte da rotina delas. Por isso separei algumas dicas para você poder evitar situações constrangedoras e aproveitar a sua ceia de Natal sem problemas.

  • Coma antes de sair de casa para, caso não tenha opções ou tenha poucas opções de preparações sem glúten/leite, você não ficar com fome;
  • Avise a pessoa responsável pelo jantar sobre a sua situação. Explique o que você pode ou não comer para que ela possa providenciar algo;
  • Leve um prato sem glúten e sem lactose (em quantidade suficiente para todos os convidados), assim você terá uma opção garantida do que comer e ainda evita que o anfitrião tenha que cozinhar algo especialmente para você;
  • Consuma pratos natalinos tradicionais que originalmente não contenham glúten ou leite como frutas da época, lentilha, oleaginosas (nozes, castanhas, avelãs, amêndoas, etc), frutas secas, peru, bacalhau, farofa, arroz temperado, legumes e hortaliças;
  • Faça a ceia em sua casa e prepare um banquete sem glúten/sem lactose e surpreenda seus convidados.

Outro aspecto a que devemos ficar atentos nessa época do ano são os exageros. É um período que nos leva a comer em excesso e não realizar as melhores escolhas alimentares devido a uma série de fatores, desde a grande variedade de pratos servidos na ceia de natal até a qualidade nutricional do que é servido. Devemos lembrar que, para nos mantermos saudáveis, não adianta apenas retirar os alimentos que temos alergia/intolerância, pois outros alimentos como doces e frituras, se consumidos sem moderação, também podem prejudicar nosso organismo. Por isso, quando for escolher o que comer na ceia de Natal opte por preparações assadas, como o tradicional peru de Natal ou peixes; use arroz integral (que pode ser incrementado com frutas secas e oleaginosas picadas); faça preparações à base de legumes e vegetais (abuse das ervas naturais para dar sabor) e na hora da sobremesa recuse as preparações muito elaboradas e prefira frutas frestas ou um pedaço de chocolate amargo sem leite. Lembre-se também de não exagerar nas bebidas alcoólicas. Prefira sucos naturais ou mesmo água e reserve o álcool apenas para o brinde.

E para quem quiser saber mais sobre isso, clicando aqui neste link você encontra algumas dicas de “regras de etiquetas” para alérgicos e intolerantes. Vale a pena!

A autora é colaboradora do blog, nutricionista, Pós-graduanda em
Nutrição Clínica Funcional, sócia-diretora da Clínica de Nutrição NutriCare,
localizada em Jaraguá do Sul – SC – Telefone: (47) 3055-0969


*É minha gente, vamos concentrar nossa cabecinha (nossa barriguinha) e passar por esse período de festas da melhor maneira possível! Tati, minha flor, obrigada pelas dicas !

7 respostas para "Festas de Fim de Ano"
  1. Adorei o blog, conheci a partir do Blog do Lú (Estou Autista). Na verdade, estou conhecendo a dieta sem glúten agora, por conta do Lú e uma tia do meu marido que é Celíaca.
    OUtra curiosidade é por conta dos cupcakes que faço, estou lendo sobre essa dieta para que eu possa oferecer produtos gososos e sem glúten. Quero oferecer opções para que várias pessoas provem meus quitutes..
    Em relação receitas sem leite, na verdade, tenho um médico que me cobra uma dieta sem leite. Tenho uma alergia que me deixa como se estivesse gripada, de tão congestionada que fico, além de refluxo. Mas, não resisto, adoro leite de vaca :P

    Como estou me propondo algumas mudanças para o proximo ano, vou devorar seu blog pra aprender receitas mais saudáveis… e obedecer meu médico. Depois te conto alguma mudança.

    Beijocas e sucesso

    Gilmara
    Blog Encontro das Lobas
    http://encontrodaslobas.blogspot.com/

    • @Gilmara, que bom receber sua visita!!!

      Sobre os cupcakes, é realmente difícil encontrar produtos que se adequem a dieta, principalmente sem gluten, pois a maioria faz com farinha de trigo. Tomara que consiga desenvolver uma receita bem gostosa pra nós!!!Vou querer saber notícias viu? Qdo tiver me procure pra gente conversar!!

      Sobre a dieta sem leite… menina como o organismo funciona melhor sem leite… de vez em qdo eu volto a ingerir alguns derivados, mas não compensa não.

      Vou esperar sua visita sempre!
      Um bjãooooo cheio de carinho,

  2. Oi tudo bem? Cai no seu blog pois tenho um irmão autista e estava procurando sobre iogurte sem leite e gluten para uma amiga que tem um filho autista… Não sei se conhece a ligação dessa dieta com autismo mas meu irmão faz e funciona demais. Eu e a minha irmã gêmea estamos de dieta de gluten e adorei entrar aqui. Queria te perguntar se posso por esse texto no blog do meu irmão colocando todos os créditos e divulgando seu blog… eu AMEI!
    Parabéns pelo trabalho… sei bem o que são as pessoas insistindo pra gente comer só um pouqinho… até mesmo pq sou vegetariana e faço a dieta sem gluten por pura experiencia… até explicar e a pessoa entender… mas tudo bem, eu relevo!
    beijos

    • @Luiza Coelho,
      Siiim, já li sobre isso… já entrei em alguns blogs também, que falam sobre essa relação. Interessante né? Pode publicar sim, de acordo com a nossa política de uso de conteúdo. Obrigada pela visita!!!! Bjooss

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *