Compartilhe!

O Maravilhoso Abacate!

por

O MARAVILHOSO ABACATE!

Por Dra. Tatiana K. Fischer*

É muito comum as pessoas chegarem ao meu consultório com medo de consumir abacate devido à ideia de que ele engorda ou até de que aumenta o colesterol. Porém, este é um grande mito. O abacate é uma fruta muito saudável e possui propriedades maravilhosas.

O abacate realmente é uma fruta gordurosa, mas é composto por “gorduras boas”, principalmente ácidos graxos insaturados e, como qualquer alimento de origem vegetal, não possui colesterol em sua composição, pelo contrário, ele auxilia na redução do “colesterol ruim” (LDL) e no aumento do “colesterol bom” (HDL), principalmente devido à ação do ácido oleico, um ácido graxo monoinsaturado, presente também no azeite de oliva. Essa gordura também auxilia na redução dos triglicerídeos, previne infartos, tromboses e alguns estudos mostram que pode até combater os sintomas da depressão. 

Essa fruta também é rica em beta-sitosterol, uma substância com importante efeito na redução da resistência a perda de peso, além disso, ela modula a produção da insulina e reduz o açúcar no sangue, prevenindo o surgimento do diabetes. O beta-sitosterol também tem efeito redutor do cortisol (“hormônio do estresse”), é imunomodulador, anti-inflamatório, bactericida, antiviral e fungicida. Além disso, o abacate é rico em vitamina E, vitaminas do complexo B, zinco, potássio, magnésio e fibras.

Outro aspecto bem legal do abacate é a versatilidade, ele pode ser usado em inúmeras preparações doces e salgadas e até como substituto de alguns derivados do leite. É possível utilizá-lo, por exemplo, como base para vitaminas, sorvetes, coberturas, mousses, cremes, pastas, patês, guacamole, maionese, saladas, etc.

Deem uma olhadinha nas receitinhas abaixo:

GUACAMOLE

Ingredientes:

  • 2 abacates maduros, mas não muito moles
  • 2 tomates sem pele e sem sementes
  • 1 dente de alho
  • 1 cebola
  • 1 pimenta dedo de moça sem sementes (se quiser mais picante, deixe as sementes)
  • 1 colher (sopa) de coentro ou salsa
  • 1 limão
  • Sal a gosto

Modo de Preparo:

Abra os abacates, retire os caroços e raspe bem toda a polpa. Coloque-a dentro de uma vasilha. Pique bem picado (quadradinho) os tomates, o alho e a cebola e junte ao abacate. Amasse até formar uma pasta bem homogênia. Tempere com limão, sal e coentro ou salsa. 

*Confiram também as receitas de Sorvete de Chocolate feito com Banana e Abacate e de Cobertura para Bolo. E não deixe de fazer uma vitamina especial com leite vegetal, abacate e açúcar orgânico. Fica uma delícia!

*A autora é nutricionista pós-graduada em
Nutrição Clínica Funcional, sócia-diretora da Clínica de Nutrição NutriCare,
localizada em Jaraguá do Sul – SC – Telefone: (47) 3055-0969.

3 respostas para "O Maravilhoso Abacate!"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *