Compartilhe!

O que é Carboximetilcelulose – conhecido como CMC?

por

A carboximetilcelulose (CMC), normalmente apresentada na forma sódica (sal de sódio), como carboximetilcelulose de sódio, é um polímero aniônico derivado da celulose, muito solúvel em água, tanto a frio quanto a quente, na qual forma tanto soluções propriamente ditas quanto géis. Tem a excelente propriedade para aplicações em farmacologia e como aditivo alimentar de ser fisiologicamente inerte.

CMC x Glúten

O glúten é uma proteína presente no trigo (mas não somente no trigo) e que dá maciez e elasticidade as massas tradicionais. Com as farinhas sem glúten os produtos tendem a esfarelar, secar e serem mais densos do que os seus correspondentes com glúten originando produtos massudos e pesados porque a massa não dá liga. Para tentar minimizar o problema, precisamos de um agente aglutinante e espessante.

É aí que entra o CMC, um produto que desempenha este papel e relativamente fácil de ser achado.

Desta forma os produtos feitos em casa tem um aspecto mais comercial e bem cuidado, equivalendo as suas versões “normais” mais leves e macios.

Espessante

O C.M.C. também é usado em preparados sólidos ou líquidos para refrescos, refrigerantes e licores. É amplamente utilizado como espessante da confecção da pasta americana.

A quantia de utilização depende da função a que se destina. Usar de 1 a 5 gramas por quilo de produto.

Sugestões e dicas: Possui melhor capacidade de diluição quando misturado ao açúcar ou farinhas, antes de ser adicionado à água, mesmo quente. Age como espessante, quando produz viscosidade; como estabilizante ou aglutinante quando promove a integração dos ingredientes da massa e como agente de corpo, quando dá aspecto denso aos líquidos onde for aplicado.

 

É levemente laxante e saciador do apetite. Por isso, é algumas vezes usado em quantidades maiores em dietas de emagrecimento.

É possível achar o CMC comercializado pela Arcolor, Mago e outros. Você encontra em lojas que vendam material para boleiras e atacados (produção) de doces.

No lugar do CMC, você pode usar a Goma Xantana.

Bjinhos.

Fonte: WikipediaGluten Free Gourmet São PauloCozinha sem glúten e sem leite.

4 respostas para "O que é Carboximetilcelulose – conhecido como CMC?"
  1. gastro indicou para minha bebe de 9 meses, para ganhar peso, pois ela tem baixo peso. Será seguro usar em bebes…poderia dar uma orientação. obrigada,

  2. boa tarde quero usar CMC na farinha de trigo para aumentar absorção, quanto devo usar para aumentar de 58 para 62% absorção? se usar quantidade maior que o normal , pode ter efeito contrario? favor mim ajude.

  3. Ola, eu uso a goma xantana na preparação de molhos de pimenta. Embora tenha ficado mais espesso, o azeite acaba depois de algumas horas “virando” bolinhas no vidro e não fica com um aspecto bonito.
    Acha que se eu conciliar a goma xantana + o CMC conseguirei o aspecto “LISO E UNIFORME” que quero dá para o molho de pimenta?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *