Compartilhe!

Os benefícios da Semente de Chia

por

Sementes de chia.

 

CONHEÇA A SEMENTE DE CHIA
Por Dra. Tatiana K. Fischer*  

A semente de chia é um dos alimentos que está na moda no momento. Conheça um pouco mais sobre ela e saiba por que esta semente está fazendo sucesso entre as pessoas que buscam uma vida mais saudável. 

Também conhecida como SalviaHispanica, a chia é originária do México e há centenas de anos os Maias já a utilizavam e sabiam de seus benefícios. Segundo estudos, a chia parece ter efeitos sacietogênicos devido à presença de fibras mucilaginosas que aumentam de tamanho no estômago. Devido a isso, ela também ajuda a promover uma conversão mais lenta de carboidratos em açúcar, auxiliando no controle da glicemia (açúcar no sangue), sendo interessante seu uso por pessoas diabéticas. 

A chia também é uma boa fonte de proteínas e de ômega 3 vegetal, o que também favorece a saciedade devido ao retardo do esvaziamento gástrico e a secreção de alguns hormônios intestinais. A chia é uma fonte de proteína muito interessante por conter todos os aminoácidos essenciais (que precisamos ingerir pela alimentação), ou seja, é uma fonte de proteína completa. 

Esta semente também apresenta um alto potencial anti-inflamatório devido a presença de antioxidantes (ácido clorogênico, ácido cafeico, miricetina, quercetin e flavonoides) e ômega 3. A presença de antioxidantes também faz dela um alimento muito estável, tendo uma oxidação praticamente nula. Além destas vantagens, alguns estudos já demonstraram outros benefícios, como prevenção de dislipidemias e redução de pressão arterial. 

Além disso, a chia é rica em vitaminas e minerais, principalmente cálcio, ferro, potássio, vitamina A, vitamina C e algumas vitaminas do complexo B. Devido aos seus benefícios, podemos concluir que a semente de chia pode ser um bom aliado na promoção da saúde, servindo como auxiliar de uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis. E aí, vamos experimentar? 

*A autora nutricionista pós-graduada em
Nutrição Clínica Funcional, sócia-diretora da Clínica de Nutrição NutriCare,
localizada em Jaraguá do Sul – SC – Telefone: (47) 3055-0969.

12 respostas para "Os benefícios da Semente de Chia"
  1. Esta da substituição do ovo eu não sabia, sabia da linhaça. Muito bom. Estou mudando minha alimentação radicalmente. claro com acompanhamento de profissional e está valendo a pena.

  2. Olá,sou nutricionista e atuo na area clinica.gostaria de receber as referencias do post citado,pois são muito interessantes,quanto as proteinas,antioxidantes,e w3 vegetal.tentei encontrá-la no face e não consegui e no n° de teelfone ninguem atende,att tyrzá

  3. Olá,sou nutricionista e atuo na area clinica.gostaria de receber as referencias do post citado,pois são muito interessantes,quanto as proteinas,antioxidantes,e w3 vegetal.tentei encontrá-la no face e não consegui e no n° de teelfone ninguem atende,attt tyrzá

    • Oi Tyrza, vc entrou em contato com o tel da nutricionista? Ela atende na Clínica de Nutrição NutriCare em Jaraguá do Sul. Telefone: (47) 3055-0969. Se não conseguir falar com ela me avise que vejo um email para contato. Abs!!

    • Oi Alessandra, não contamos com uma nutricionista em tempo integral no nosso site. As dicas que publicamos são enviadas por voluntários ou encontradas em outros sites. Minha sugestão seria você encontrar um profissional da área na sua cidade e agendar uma consulta. Um grande abraço!

  4. Estão muito boas as matérias do site! Gosto bastante das dicas alimentares, elas são bem importantes para a saúde de qualquer pessoa. Esta dica da chia é mais uma dica bem legal.

    Parabéns e continue assim!

  5. Uma das utilizacoes interessantes da chia e como substituto do ovo nas receitas veganas.
    Para 1 colher de sopa de chia coloque 3 colheres de agua. Moe a chia num processador e deixe-a de molho na agua por uns 10 minutos ate formar um gel. Esta quantidade de gel substituie um ovo na receita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *