Os sintomas da doença celíaca em Homens

por

Por Jane Anderson
Tradução: Google/Adaptação: Raquel Benati

homem_consulta_medico_800x500

Sintomas da doença celíaca masculina incluem a gama de sintomas “clássicos” – diarreia, perda de peso e fadiga aos sinais mais sutis do desse estado, tais como anemia e elevação das enzimas hepáticas .

É mais comum em homens que têm a doença celíaca ter sintomas clássicos quando são diagnosticados… mas que pode ser porque os médicos não tendem a suspeitar de doença celíaca em homens com sintomas atípicos e, em vez disso, fazem o diagnóstico só em homens que tem os sintomas clássicos. Além disso, os homens são menos propensos a procurar aconselhamento médico para problemas de saúde que as mulheres.

Não há dúvida de que os homens são diagnosticados com doença celíaca em cerca de metade da taxa de mulheres. Estudos mostram que a condição parece ocorrer um pouco menos freqüentemente em homens do que em mulheres, mas é também mais subdiagnosticada em homens do que em mulheres.

Sinais da doença celíaca masculinas incluem o baixo peso e refluxo

Sintomas da doença celíaca em homens e mulheres podem incluir uma variedade de condições digestivas, neurológicas e de pele. Aqui está uma visão abrangente: Sinais de doença celíaca variam muito, e às vezes não há mesmo nenhum sinal aparente .

Apenas um punhado de estudos analisaram especificamente quais sintomas da doença celíaca são mais comuns aos homens do que às mulheres, mas existem várias diferenças entre os sexos.

Por exemplo, os homens celíacos são mais propensos a estar abaixo do peso (um sintoma muitas vezes visto em conjunto com a “clássica” diarréia celíaca) e ter má absorção intestinal importante (o que significa que não estão absorvendo nutrientes dos alimentos que ingerimos).

Além disso, os homens parecem sofrer mais de refluxo relacionados com doença celíaca, e eles também exibem mais anormalidades do fígado do que as mulheres. Finalmente, os homens parecem ter taxas mais elevadas da erupção cutânea com comichão – Dermatite Herpetiforme (DH) do que as mulheres.

Condições autoimunes e Infertilidade comum em Homens Celíacos

A doença celíaca é uma condição autoimune, e os homens são menos propensos a ser diagnosticado com alguma doença autoimune (e não apenas a doença celíaca), quando comparado às mulheres.

No entanto, um estudo mostrou que cerca de 30% dos homens com a doença celíaca também teve uma outra condição autoimune (a mesma percentagem que as mulheres). Os resultados indicam que, ao contrário dos homens na população em geral, os homens que têm doença celíaca são tão suscetíveis quanto as mulheres celíacas para doenças autoimunes, como a doença da tiróide e síndrome de Sjögren .

Também parece haver uma ligação entre a doença celíaca e infertilidade masculina – homens com doença celíaca não diagnosticada têm taxas mais elevadas de esperma anormal e hormônios anormais. Ambas as características do esperma e níveis hormonais parecem melhorar e até mesmo normalizar sobre a dieta livre de glúten.

Por que os homens são subdiagnosticados com doença celíaca?

Vários pesquisadores têm especulado que menos homens são diagnosticados com a doença celíaca, porque eles são menos propensos do que as mulheres a procurar ajuda para problemas de saúde. Por isso, muitos homens são diagnosticados apenas quando ficam gravemente doentes – quando estão perdendo peso e não podem trabalhar devido ao cansaço e diarréia.

Enquanto isso, a doença celíaca silenciosa (ou seja, a doença celíaca sem sintomas) é provável que não seja diagnosticada em homens, a menos que eles estejam selecionados para a condição por algum motivo. Na verdade, o rastreio da doença celíaca em parentes próximos pega muitos homens que de outra forma não seriam diagnosticadas, uma vez que não poderia ter procurado o teste sem o impulso adicional de diagnóstico de um parente, independentemente de que eles tinham como sintomas.

Fontes:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


VEJA MAIS ARTIGOS