Compartilhe!

Prepare sopas mais leves e nutritivas neste inverno

por

Sopas leves e nutritivas sem glúten e sem lactose

As receitas que não levam glúten ou lactose evitam que você fique com a sensação de estômago pesado

É só as temperaturas caírem pra que a gente já sinta vontade de preparar uma sopa bem quentinha no almoço e no jantar! Mas este prato que parece ser saudável e pouco calórico pode se transformar em uma armadilha para o seu estômago dependendo dos ingredientes usados na receita.

Eu tenho um segredinho para que você possa tomar sopa todos os dias sem sentir que ficou com o estômago pesado demais: excluir das receitas alimentos que contenham glúten ou lactose. Assim, na maioria das vezes, as sopas ficam mais leves e nutritivas.

Para te ajudar a variar o cardápio nos dias frios sem abrir mão do sabor e da leveza, temos quatro receitinhas super fáceis de fazer:

Creme de tomate

Você vai precisar de 900 gramas de tomates maduros, 2 cubos de caldo de carne, 1 colher de sopa de açúcar, 1 colher de chá de sal, 1 folha de louro, 1/4 colher de chá de manjericão seco, 1/4 colher de chá de pimenta do reino em pó, 110 gramas de margarina sem leite (ou manteiga para quem não tem intolerância à lactose), 5 colheres de sopa de farinha de arroz ou fécula de batata e 1 litro de leite vegetal sem sabor.

Para começar, retire as sementes e peles dos tomates e amasse-os. Coloque em uma panela grande em fogo médio e junte o caldo de carne, açúcar, sal, manjericão, louro e pimenta. Deixe ferver e, em seguida, reduza o fogo e cozinhe por 30 minutos. Em outra panela em fogo médio, derreta a manteiga e acrescente a farinha de arroz de uma só vez para formar um roux (base do molho branco), e cozinhe por 1 minuto. Misture o leite vegetal, um pouco de cada vez, cozinhando e mexendo sempre até engrossar.

Esta é uma maneira fantástica de fazer uso de tomates frescos e maduros em abundância e o resultado é uma sopa bem cremosa que acompanha muito bem torradinhas.

Sopa de abóbora

A abóbora é rica em fibras e agentes antioxidantes (vitamina C, betacaroteno). Para enriquecer ainda mais, podemos incluir o espinafre (que tem ferro, magnésio, vitamina A, C e K, importantes na saúde óssea) e o gengibre (que é anti-inflamatório, alivia enjoos e melhora a imunidade).

Para esta receita os ingredientes são 1 cebola picada, 2 dentes de alho picados, 500 gramas de abóbora de pescoço descascada, 1 colher de chá de sal, 1/2 maço de espinafre, 1 colher de sobremesa de gengibre fresco ralado e ervas desidratadas à gosto.

Comece refogando a cebola e o alho. Acrescente a abóbora, o sal e cubra com água. Cozinhe em fogo baixo até a abóbora ficar macia. Depois de cozida, bata no liquidificador até adquirir consistência de creme. Depois de batida coloque de volta na panela caso precise aquecer novamente, acrescente o espinafre e aguarde amolecer. Por fim, coloque o gengibre na hora de servir.

Sopa de cenoura e gengibre

Mais uma receita nutritiva e muito fácil de preparar. A cenoura traz benefícios para os olhos, a pele, os cabelos, as mucosas, os ossos e o sistema imunológico; previne úlceras, reumatismo e arteriosclerose. Já o gengibre é ótimo para eliminar as toxinas do corpo e ajudar na digestão, além de ser um antibiótico natural e um dos grandes descongestionantes da natureza.

Para esta receita você vai precisar de 5 cenouras, 5 batatas, 1 pedaço pequeno no gengibre, 1 cebola, azeite de oliva a gosto, sal a gosto, pimenta a gosto e ½ litro de água. Descasque a cenoura e a batata e corte em pedaços menores. Coloque para cozinhar em uma panela com água fervente, até ficar bem molinha. Escorra a água e deixe esfriar. Bata a batata e a cenoura no liquidificador com o gengibre e a água. Em uma panela, refogue a cebola no azeite, acrescente o conteúdo do liquidificador, tempere com sal e pimenta e deixe apurar. Sirva a seguir com ervas de sua preferência.

Sopa de mandioquinha

Esta é uma receita que pode ser vegetariana ou mais proteica com a adição de frango, conta Débora. Os ingredientes são: 400 gramas de mandioquinha, 1 cebola, 1 colher de sobremesa de azeite de oliva, 1 litro de água, cebolinha a gosto,  sal e pimenta a gosto.

Para iniciar o preparo, descasque a mandioquinha e corte em pedaços. Em seguida, cozinhe em uma panela com água fervente até ela ficar bem molinha. Escorra e deixe esfriar. Bata no liquidificador a mandioquinha com a água. Em uma panela refogue a cebola no azeite e acrescente a mandioquinha batida, tempere com sal e pimenta e deixe apurar. Decore com o cheiro verde na hora de servir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *