Compartilhe!

Almôndegas da vovó

por

Lembrei dessas almôndegas que minha vó fez. Eu faço também, mas não tão frequente. Deveria fazer mais, é verdade, ainda mais porque a mesma receita pode-se fazer hambúrguer ou almôndega. E fica delicioso, caseiro, saudável. Quer melhor?

Eu faço assim:
Coloque a carne moída numa tigela grande. Misture tomate, pimentão, cebola e alho bem picadinhos, picadinhos bem miúdos mesmo. Coloque os temperos à gosto (que no meu caso são sal e pimenta). Para dar liga quebre um ovo (ou dois, dependendo da quantidade de carne e do tamanho do ovo) e vá acrescentando farinha de arroz até dar ponto de fazer as bolinhas.
P.s. 1: para quem não tem alergia/intolerância ao glúten, no lugar dos temperos e da farinha de arroz, coloque creme de cebola para uso culinário. Fica muito saboroso! Mas para quem não pode com glúten, a farinha de arroz substitui e dá o ponto.
P.s. 2: Para fazer os hamburgers é só fazer a bolinha, achatar e finalizar o formato com a mão mesmo. Coloque numa forma untada e leve para o congelador, e depois envolva em papel filme. Fica perfeitinho e muito mais saboroso né?
Se quiser, veja aqui a receita do Hamburguer Caseiro e faça da mesma maneira, apenas no final faça as bolinhas e não achate.
Espero que gostem!
Bjss
2 respostas para "Almôndegas da vovó"
  1. Oi Débora,

    Não sei fazer hamburguer e adorei a receita, mas tenho dúvidas.Preciso levá-los ao congelador antes de fritar, é isso? Ou devo fazer esse procedimento para congelá-los após envoler em filme plástico? No caso da segunda opção,em quanto tempo deve ser consumido? Obrigada! Bjs!

    • Oi Márcia, se você for utilizar na mesma hora, não precisa congelar. Apenas se quiser utilizar futuramente, você congela primeiro e depois envolve no filme plástico (se for o hambúrguer envolva um a um, se for almôndegas pode colocar a porção do tamanho que deseja num saquinho). Facilita muito a vida! :) E eu diria que nem precisa fritas, faça na chapa mesmo, ou numa frigideira antiaderente apenas untada, para não precisar usar muito óleo. Bjsss

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *