Compartilhe!

Amora

por

Amora.
Ontem a tarde meu maridinho lindo levou o violão dele consertar. Quando nos encontramos no fim do dia, ele apareceu com um pote redondo cheinho de amoras!!! É que na casa do “consertador do violão” tem um pé e estava carregadíssimo e o dono não sabia mais o que fazer com tanta amora. Imagina que delícia?

Cheguei em casa, coloquei de molho e depois de higienizadas e escorridas foi pra geladeira. Hoje de manhã o lindinho fez uma vitamina deliciosa! Mais parecia polpa de açaí, de tão escura…

Vitamina: leite de soja + amoras frescas + açúcar ou adoçante.
Como ele fez a vitamina pra ele (e eu me aproveitei), ele colocou açúcar. Se fosse eu, já ia com adoçante de stevia 100% natural ou sucralose. Que ficou boa, ficou! E melhor ainda! Ele disse que semana que vem vai lá de novo buscar! Daí sim vou fazer suco, geléia, polpa congelada… hummm!!!

SOBRE AMORAS E AMOREIRAS

Os frutos podem ser utilizados para consumo “in natura” e para produção de geléias, sucos, sorvetes, polpas, conservas, fermentos, iogurtes, doces, tortas, bolos, compotas ou transformadas em vinhos, licores e xaropes. As folhas (chá) e brotos são anti – diarréicos poderosos.Além destas características, praticamente não necessita de insumos químicos, sendo ótima opção para o cultivo orgânico, com propriedades nutricionais e medicinais dos frutos.

Uma das grandes descobertas é que o uso da amora preta vem se expandindo para fins medicinais, como uma planta anti-cancerígena, pela ação do ácido elágico e também no combate aosteoporose, devido a sua concentração elevada de cálcio (46mg/100g fruto). Outra utilização crescente, é como tônico muscular nas práticas desportivas, pois alto teor de potássio é encontrado no fruto (245mg/100g fruto). O fruto da amoreira é depurativo do sangue, anti-séptico, vermífugo, digestivo, calmante, diurético, laxativo, refrescante, adstringente, etc. Poderosas propriedades anti-oxidantes por sua combinação de vitaminas C com E.

A amora preta contém pectina em abundância, uma fibra solúvel que ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue. E muito recomendável aos que tem o organismo saturado de ácidos, como os que sofrem de reumatismo, gota, artrite, etc. O suco de amora, quente, adoçado com mel, tem bons resultados em casos de afecções da garganta, amidalite, rouquidão, inflamação das cordas vocais, das gengivas, aftas, etc. As flores frescas são diuréticas e muito úteis no tratamento das vias urinarias.

A amora preta se encontra entre os alimentos que ajudam a diminuir o colesterol. De acordo a um estudo publicado pela revista Jornal of Neuroscience, as propriedades nutritivas das amoras pretas conservam o equilíbrio, a memória e a coordenação motora das pessoas de idade avançada.

Leia mais sobre a pesquisa.
Fonte: Toda Fruta.


4 respostas para "Amora"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *