Compartilhe!

Grávida! Lá vem nosso mascote…

por

IMG_1731

A novidade que venho trazer hoje é que nosso mascotinho vem por aí! Isso mesmo, mascotinho, no masculino. Estou grávida de um menino! Não consigo nem descrever a sensação de alegria de esperar nosso primeiro filho! E ao mesmo tempo algumas preocupações começaram a surgir na minha cabecinha.

Quando descobri logo comecei a pensar nas adequações que teria que fazer nessa fase. Fui na nutricionista e ela orientou nada muito diferente do que eu já vinha fazendo: comer a cada 3h no máximo, não ficar de estômago vazio, evitar industrializados, preferência aos alimentos integrais, orgânicos, usar a sucralose no lugar do açúcar, tomar muita água, pouco café e bebidas estimulantes, etc. Até aí o que todo mundo já sabe e deveria fazer.

Mas uma das orientações dela e que estou com dificuldades para readequar é o jantar. Na minha casa, com meus pais, nunca tivemos o costume de fazer refeição completa. E como a família é de descendência italiana, sempre muito pão, frios, café com leite.. (isso tudo antes de eu descobrir minhas restrições). Depois que iniciei a dieta restritiva, algumas coisas mudaram, mas nem tanto. Comecei a adequar os pães e bolos para pães e bolos sem glúten, café com leite de soja, e tudo foi se adaptando. Ficou fácil.

O problema é que agora preciso priorizar não apenas eu, mas esse bebêzinho que está sendo gerado. Então a orientação foi a seguinte: consumir carne, salada, grãos e um carboidrato. Difícil. Se tivesse sempre pronto, comeria que é uma beleza! O problema é que o marido também não é muito chegado nesse tipo de refeição à noite (prefere muito mais um bolo com leite sem lactose e achocolatado) e nunca almoçamos em casa, então nunca tem uma sobrinha que poderia ser reaproveitada.

E o cálcio? Bom, não tenho tido problema. Fiz um exame de sangue completo e deu tudo certo. A única coisa é que como pouca carne vermelha e a nutri pediu para eu dar um pouco mais de atenção à isso devido à minha hemoglobina. Também estou com suplementos (aqueles básicos que toda gestante toma), ácido fólico e ômega 3 e 6.

Enfim, dadas as recomendações da nutri comecei com algumas coisas que são mais tranquilas, conversei bastante com amigas que tem o costume de preparar jantar, troquei ideias, “ganhei” algumas jantinhas… até agora está indo bem. Tenho colocado algumas fotos no facebook para vocês acompanharem.

E basicamente meu dia está assim:

MANHÃ: leite vegetal ou iogurte de soja + cereal ou granola sem glúten + fruta.

LANCHE MANHÃ: fruta e/ou oleaginosas.

ALMOÇO: verduras, legumes crus e cozidos, arroz, feijão, carne.

SOBREMESA: fruta (quando não como no lanche da manhã).

LANCHE TARDE: fruta + barra de cereal ou cookies sem glúten + oleaginosas (um pouco mais tarde).

JANTAR: igual ao almoço quando dá, ou omelete com legumes, ou caldo… aí que o bicho complica.

CEIA: não é obrigatório mas pode ser um chá de hibiscus, erva doce, cidreira, de frutas, com exceção do chá de camomila, de canela, mate.

*Observação: na minha tabela há os substitutos para cada grupo alimentar, então esse é apenas um exemplo de um dos meus dias da semana.


Bom gente, esse é o meu plano de dieta, de acordo com minha necessidade e gasto calórico. Realmente não quero engordar além do necessário e isso tem me ajudado a manter a linha. Claro que uma regalia ou outra eu faço durante a semana (um chocolatinho aqui, uma pizza ali, um prato mais calórico, etc), mas isso não pode ser a regra. Se você estiver nessa fase, minha primeira sugestão é procurar urgentemente uma nutricionista, de preferência funcional.

Aqui no site tem um artigo que pode ajudar as outras gravidinhas que estão por aí: Alimentação das Futuras Mamães. 

E também quero saber como foi na época da sua gravidez, você teve alguma dificuldade? Conseguiu se alimentar bem? Como foi o resultado no bebê? Compartilhe suas dicas valiosas!!!

Bjs pra vocês, Débora.

17 respostas para "Grávida! Lá vem nosso mascote…"
  1. Só para lembrar..cha de hibisco pode ser abortivo! Gestante não pode tomar. Vi q colocou na dieta da ceia. Mas é um chá perigoso para gestante. Na dúvida confirme c seu médico.

  2. Olá Debora… Acompanho com frequencia seus post e sou mais uma adepta a dieta sem glútem e sem lactose, devido a crises terríveis de enxaqueca, depois da restrição, nunca mais tive.
    Porém, agora tambéme stou grávida de um meninãoooo e fui numa nutri que pediu que eu voltasse a ingerir o glutem e a lactose durante a gravidez. Já marquei outra profissional, mesmo assim gostaria de saber se você manteve até o fim da gravidez esta dieta, ou de vez em quando ingeria alguma coisa com glutem e/ou lactose, se ficou tudo bem com a sua saúde e a do seu bebê… Enfim… Também tomo aquelas vitaminas que toda grávida toma e mais vintamina D.
    Obrigada.

    • Oi Roberta, tudo bem? Na gravidez eu evitei, mas não cortei radicalmente. Como não tenho intolerância e não sou celíaca, meu problema é a sensibilidade com o glúten e a proteína do leite. Então eu consumi algumas vezes sim. Mas cada caso é um, o ideal é que você procure uma segunda opinião, veja o que ela diz. Bjss

  3. Sou nutri funcional e super fã das suas dicas, passo para todos meus pacientes!!!
    Nao se esqueça da suplementaçao, essencial e indispensável nesse período!!! Caso sua nutri nao passou, veja com ela, pois nao da para ficar sem, principalmente pela dieta sem Gluten e sem lactose. Além do cálcio é importante avaliar o PTH. Tenho duas filhas e em ambas gestações o cálcio estava bom mesmo sem consumir leite!!! Pense nisso e qualquer coisa estou a disposição para ajudar!!! Beijo

    • Oi Cláudia, verdade, esqueci de mencionar. Estou com suplementação sim, aquele básico que toda gestante toma, ácido fólico e tb ômega 3. Obrigada pela dica e participação!! Um bjo pra vc, filhotas e netinhos(as) :)

  4. Parabéns Débora!!!!!!!!!
    Que alegria! Que Deus abençoe essa família linda e que seu filhote venha ao mundo com o dom de ser feliz e fazer feliz!

    Beijos,
    Manoela

  5. Desculpe, mas vou aproveitar este espaço para te dar meus Parabéns!!!! Que Deus abençoe este anjo que está a caminho! Te desejo muitas felicidade e alegrias. Só tenho que agradecer por você tornar nossas restrições menos dolorosas e facilitar tanto nossas vidas. Quanto à minha gravidez, tive um início muito enjoado mas depois do 4º mês consegui me alimentar bem, não segui muito a nutri pois fiz alguns exageros com doces mas segurei a onda no final e engodei 13 kg no total. Meu bebê nasceu com 2,730kg, com 1 mês ele dobrou de peso, muito saudável e hj é um lindo garoto de 12 anos! Um grande beijo!!

    • Oi Lu, obrigada! No começo enjoei também, nem água conseguia tomar muito. Mas graças a Deus essa fase já passou e agora está tudo bem, conseguindo me alimentar e bem direitinho. De vez em qdo parece que estou na tpm (doida por um doce!!) mas é só não deixar isso virar costume. Uma vez ou outra pode.. hehehehe Bjssssss

  6. Oi Débora!
    Quero compartilhar dessa alegria desejando que o pequenino venha com saúde,trazendo União,Paz, Amor, e muita Alegria! Já a gravidez foi há 41 anos…nem ultra havia!! rsrsrs….muita saúde e mil Bjs

  7. é com imensa alegria que recebo essa novidade!…um menino!!!vcs irão se divertir muito!…meninos são engraçados, travessos, companheiros, astutos, deeeeliciosos de cuidar…to muito feliz por vcs!
    tu sabe que me considero intima, já….uuuhuuuu, vou ser tiaaaaaa! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    não se preocupe, vc vai tirar de letra essa dieta, e ele vai ser muuuuito saudável!!!
    tem que trazer ele na praia aqui, heim!!!!
    bjks mil!

  8. Oh, florzinha, parabéns e que Deus abençoe sua gestação!
    Tb estou nessa (nas três situações: gestante, intolerante e ainda por cima sem costume de jantar). Digo pra tentar comer aipim, inhame, banana da terra etc à noite. Nós não jantamos e, mesmo com a gravidez, não me foi indicado ceia não…

    Tomo o Materna 1x ao dia agora e também faço uso de dolomita para reforçar ainda mais o cálcio. Sigo rigorosamente as regras do meu naturopata e de manhã tomo o leite de enzimas em jejum (3/4 de copo de água com 1 cs linhaça, chia, gergelim e alpiste de molho de uma noite para o dia, batido com uma oleaginosa – castanha, noz ou amêndoa – e uma frutinha – banana, maçã, mamão ou abacate e mel ou açúcar demerara para adoçar). Ele te sustenta por até umas duas horas e é uma “bomba” positiva para seu organismo de nutrientes etc.

    Com isso, mesmo com a dieta e meu corpo magrelinho, engordei somente o peso do bb e olhe que o bb tá grande e super saudável :)

    Boa sorte em tudo aí e se precisar, grita que tento ajudar tb! Cheirinhos!!!!!!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *