Compartilhe!

Panqueca

por

A leitora Maria Fernanda me mandou essa receita através do nosso link novo ENVIE SUA RECEITA. Participe você também, enviando suas fotos das receitas preferidas ou as que você já testou, contanto que sejam sem glúten e sem lactose.

Essa Panqueca sem glúten e sem lactose é perfeita pra qualquer dia, seja no almoço ou no jantar. É fácil de fazer e bem versátil, já que o recheio pode variar conforme o seu gosto e os ingredientes que tem em casa.

DICA: O que não falha é recheio de molho bolonhesa ou de frango com molho vermelho e uma salada verde para acompanhar! O bom é que até os vegetarianos podem aproveitar essa massa e fazer com recheio de abobrinha e berinjela refogada com tomatinho e manjericão ou pasta de grão de bico com um vinagrete… deixe a criatividade rolar!

Para a criançada: Bata 1 receita com 1 folha de couve manteiga, outra receita com um pedaço de beterraba cozida e outra receita com 1 cenoura pequena cozida. As massas vão ficar coloridas e nutritivas, vai render bastante e vai ficar uma beleza para um montar um prato divertido. Cada cor pode ser com um recheio. Elas irão amar!

Receita: Maria Fernanda Lollato Jensen.
Para ver mais acesse Índice de Receitas.

Panqueca
Imprimir
Imprimir
Panqueca
Imprimir
Porções Tempo Preparação
5a 10 discos dependendo do tamanho e espessura 30min.
Porções Tempo Preparação
5a 10 discos dependendo do tamanho e espessura 30min.
Ingredientes
Porções: a 10 discos dependendo do tamanho e espessura
Ingredientes
Porções: a 10 discos dependendo do tamanho e espessura
Instruções de preparação
  1. Para preparar basta bater bem todos os ingredientes (ou no liquidificador ou à mão).
  2. Leve a frigideira (de preferência antiaderente) ao fogo, espere esquentar e coloque uma concha da massa.
  3. Espere dourar de um lado e vire para dourar do outro. Não deixe muito no fogo para não ficar quebradiça.
  4. Rechear conforme o gosto, arrume no refratário e cubra com molho de sua preferência.
73 respostas para "Panqueca"
  1. Fiz com água e 6 colheres bem cheias de amido de milho e ficou maravilhosa. Besuntei um pouco de azeite na frigideira mas nem precisava, a massa soltava sozinha. Eu amei essa massa, muito obrigada pela receita. =)

  2. Quando despejei a massa na frigideira pensei q nunca mais ia tirar ela de lá, a massa ficou super mole, mas consegui tirar inteirinha e ficou maravilhosa… Ai fui inventar de adicionar mais maizena na massa, ficou bem mais fácil de manusear, mas não ficou tão saboroso quanto a receita original…. Amei, muito obrigada por compartilhar, com ctz vou fazer muitas vezes!!!!

  3. Eu fiz a receita certinha, pesei exatos 60g de maizena, porém ficou um grude só. Não consegui nem tirar inteira da frigideira, e era antiaderente, coloquei um pouquinho de azeite. Fiz com água, como sugerido. Não sei o que pode ter dado errado. Muito frustrada….. :-(

  4. Olá,
    Fiz uma receita com água e outra com leite vegetal…ficaram maravilhosas!!!
    As com leite douraram mais que as com água…
    Fiz recheio de frango e vegetais.
    Só não consegui postar fotos.
    Obrigada!!!

  5. Fiz a receita hoje, simplismente amei!!!
    Coloquei um pouco de óleo na massa, folhas de couve e alho. Ficou leve e muito saborosa.
    Muito grata pela receita e dicas!

  6. Vou receber amiga na minha casa eu vou fazer essa panqueca.
    Aliás, sou nutricionista, se tiver interesse eu posso fazer o calculo nutricional das receitas para você.
    Aguardo o contato.

  7. Olá! Por gentileza, gostaria de saber se há possibilidade das receitas virem acompanhadas de suas calorias. Estou adorando o site! E estou indo testar a receita de panqueca!!!
    Obrigada!bjos
    Carol

    • Oi Carol. Como a nossa equipe é apenas a Débora e eu, e nenhum de nós somos nutricionistas, não temos condições de colocar essas informações. Mas caso alguém tenha feito a receita e queira colaborar com o site, ficaremos agradecidos.
      Bjos.

  8. Ficou ótima a massa, acrescentei: aveia em flocos,uma pitada de açúcar para dourar, um pouco de sal, cebolinha e azeite, assim não uso na frigideira.
    Já usei em outras massas: cenoura ralada, beterraba ralada, tomate seco etc. é bem divertido criar, para quem pode um queijo parmesão também fica bom

  9. bOA TARDE !! GOSTARIA DE SABER DE AMIDO D MILHO E FARINHA D ARROZ ENGORDA, ESTOU DE DIETA E NAO ESTOU COMENDO NADA COM GLUTEN E NEM QUE PRENDA MEU INTESTINO TENHO PRISAO DE VENTRE

  10. Prezada, tenho alergia a leite a a trigo. Mas minha noiva tem alergia a milho. Dessa forma, para que ela possa comer preciso substituir o amido de milho. Qual farinha ou farinhas (feculas) eu posso usar?

    Outras receitas tem a goma xantana, que tb é a base de milho, qual o melhor espessante pra eu comprar pela net, já que nana minha cidade só encontro a G. xantana?

    Obrigado pelo site, tô adorando e me divertindo na cozinha, apesar das restrições nada agradáveis.

  11. Oi Débora!!
    Acabei de almoçar essas panquecas. Que delícia!! Não pensei que fosse ficar saborosa. Coloquei leite sem lactose da piracanjuba, aumentei a quantidade de maizena e coloquei um pouquinho de coentro para dar uma corzinha diferente e um saborzinho extra. O recheio foi de frango bem temperado, desfiado e com cenoura ralada. Amei!!
    No momento estou com a cuca de banana no forno. Tive que aumentar a quantidade de farinha de arroz tb. Ela ficou rala. Estou ansiosa!!
    Bjos!!

  12. ADOREI ESSA PAGINA, PERDI MINHA MANHA LENDO OS COMENTARIOS CASOS MIL, COMO TENHO MAE DIABETICA, E AMIGA COM DIABETES E CELIACA, AI JÁ VIU NAO PODEMOS COMER QUASE NADA QDO AMBOAS ESTAO JUNTAS.
    MAS COM ESSAS RECEITAS OPA.

    GOSTA DE REGISTRAR QUE FIZ O BOLO DE ARROZ E COM A SOBRA DA MASSA SEM O AÇUÇAR FIZ PANQUECA, FICOU UMA DELICIA NINGUEM DIZ QUE NAO ERA COM A FARINHA DE TRIGO, NAO TEM DIFERENÇA O SABOR. MUITO BOM

  13. Olá! Fiz panqueca na sexta-feira… inventei um pouquinho… coloquei amido de milho (1 xicara) e farinha de arroz (1 xicara), e não coloquei leite, coloquei água. O restante é igual… Uma delícia!!! Numa receita coloquei alho na massa… e na outra, umas folhinhas de espinafre. Ficou muito bom!!
    Mas esqueci de tirar fotos…rsrsrs
    Beijos, Luciene.

      • Oi Débora! Pois então, é que na receita pra massa de waffles e panqueca americana vai a farinha sem glúten – e tanto o mix pronto quanto a farinha de arroz (pra poder fazer a mistura em casa) estão impossíveis de encontrar aqui onde eu moro… :( Bom, eu vou arriscar o teste com essa aqui e depois venho contar no que deu! Um beijo grande!

      • Oi Michelle, imagino que dê certo sim se colocar açúcar. Mas aí tem que deixar a massa um pouco mais grossinha né? Depois que fizer me conte se deu certo!! Bjsss

  14. Minha cunhada tem alergia a Lactose e sempre procuro receitas para fazer quando ela vem aqui em casa!!
    Assim que vi esta receita pensei em testar para fazer panquecas no meu aniversário… levei no máximo 10 minutos para preparar tudo, inclusive cozinhar!!
    Adoreeiii! Ficou uma delícia :)

  15. Querida, boa noite!! Estou amando cozinhar testando as receitas que encontro aqui… Comer fora de casa passou a ser algo totalmente dispensável pq tem dado certo e realmente tenho me surpreendido comigo mesma. Bom, ja tentei duas vezes essa receita e da errado! A massa simplesmente nao funciona… Ja tentei com leite Ades e água. A massa fica molenga, nunca pega ponto, virar para o outro lado é impossível…. O que será que estou errando???! Obgda e grande abraço!

  16. Descobrimos há 21 dias que minha filha caçula (9 anos) tem alergia à múltiplos alimentos, e as receitas compartilhadas aqui por vocês tem nos ajudado bastante! Ela até já recuperou 3 kg!! Vou fazer a panqueca hoje!!! Obrigada!

    • Maria Helena, não há nenhum outro tipo de leite vegetal? Vc pode utilizar o leite de arroz também, caso encontre. Ou tentar fazer o leite de soja (ou de arroz) em casa. Aqui no site tem receita. Outra coisa, se a sua intolerância não for severa, quem sabe utilizar o leite com 90% menos lactose (meu marido só consome esse e eu o de soja). Talvez seja mais fácil de encontrar!!! Bjinhos e nos escreva tá? Débora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *