Bom dia gente querida! Hoje, segundona, semana nova vindo por aí. Ânimo meu povo! Pra animar, uma receitinha que não é nova, mas foi reformulada pela Carolina. Ela me mandou por email sua variação que deu super certo!

“Débora, conforme lhe falei estou mandando as fotos dos biscoitinho de maisena que fiz para minha filha que está adorando as suas receitas para seu lanchinho.  Usei chocolate em pó nestlé (do padre, que não tem leite) e ficou bem gostosa. Fiz a receita original, não substitui nada, apenas acrescentei o chocolate em pó. A receita rende bem e na foto não está completo pq no meio do caminho minha filha ia comendo… hehehe. Com carinho, Carolina.”

DICA: Mantenha os biscoitos em recipiente bem fechado para ficarem fresquinhos por mais tempo. Se você não puder utilizar o chocolate em pó, utilize um pouco menos da medida de cacau em pó de boa qualidade.

Adaptação da receita e fotos: Carolina Cavalcante.
Veja mais em Índice de Receitas.

Biscoitinhos de Maizena e Chocolate

  • 1 ⅓ xícara amido de milho
  • 2 colheres de sopa farinha de arroz
  • 3 colheres de sopa fécula de batata
  • 5 colheres de sopa açúcar
  • 3 colheres de sopa coco ralado (sem açúcar)
  • 1 xícara margarina (sem leite e sem sal)
  • 2 colheres de sopa chocolate em pó (do padre )
  1. Amasse bem o amido de milho com os demais ingredientes, até que forme uma massa lisa e consistente, em seguida faça bolinhas.
  2. Coloque as em uma assadeira e “achate” as bolinha com um garfo.
  3. Asse em forno moderado até ficarem ligeiramente coradas na parte de baixo e branquinhas em cima.

85 thoughts on “Biscoitinhos de Maisena e Chocolate

  1. NATALIA GALDIANO disse:

    O que pode substituir a margarina?! Pois a Becel contem derivados de soja e minha filha é alérgica. E a Becel mudou a embalagem (parece que mudou de dono), vc sabe qual corresponde à antiga Becel azul?

  2. Malu disse:

    Olá Pessoal!
    Procurando opções de biscoitos mais saudáveis, encontrei essa receita que me parece ótima.
    Apenas uma dúvida: a margarina pode ser substituída por gordura de Coco? Não uso mais margarina nem óleo de qualquer tipo faz um tempo. A substituição da gordura é um problema sempre.
    Grata pela atenção

  3. Joyce disse:

    Oi pessoal minha filha tem intolerância à leite e proteína do leite e da soja foi indicado para ela a manteiga BECEL espero que ajude alguém

  4. LAÍSA disse:

    JA FIZ VARIAS RECEITAS…SOU ALERGICA A GLUTEM E TENHO INTOLERANCIA A LACTOSE SOU MUITO GRATA AO SITE …ESTOU AMANDO CADA RECEITA …OBRIGADA POR TIRAR DO SEU TEMPO PRA ME AJUDAR A TER FORÇAS PRA CONTINUAR COM A MINHA DIETA!

  5. Dani Harris disse:

    Oi, estou com síndrome do intestino irritável, e não estou podendo comer NADA com glúten e lactose!! Estou amando o site, anotando varias receitas!! Não testei nenhuma ainda, mas assim que fizer aviso!! Muito obrigada

    Bjuuuuu

  6. Leonardo disse:

    Troquei a farinha de arroz por farinha de mandioca, usei manteiga em vez de margarina, não coloquei chocolate, e adicionei um pouquinho de essência de baunilha. Ficaram ótimos!!!

  7. Ana disse:

    Hummm… fiz a receita trocando o chocolate em pó por uma colher de cacau, sem colocar a fécula de batata e aumentando uma colher a mais de farinha de arroz. Ficou uma delícia

  8. Alana disse:

    Olá, minha mãe tem alergia alimentar, não pode ingerir glutem, lactose e nem gordura nenhuma, como faço pra untar a forma sem utilizar margarina?

  9. LUCIA HELENA disse:

    Obrigada, espaço valioso

    Tenho neto dois anos, alergia alimentar / respiratoria
    procuro informações, tenho dúvidas grandes, parte
    alimentação “” guloseimas, fofurinhas…”” p dia/dia . Tentei receitas básicas bolo, maioria usando por ex: CMC- linhaça- cenoura, massa fica grudenta–farinha de arroz amina já preparada, material igual sua receita.

    Tentei biscoitos “”maizena” ñ tive sorte, resultado bonitinhos, mt durinhos, sem aproveita/ ( chocolate )
    Como disse cometo erros básicos, preciso ajuda,
    cozinha tradicional sempre me ajeito gosto me interesso.
    Esperando resposta, desde já agradeço sua atenção

    Sorriso dele ,vale qualquer tentativa.
    Moro no RIO DE JANEIRO– BJSSSSS

  10. Keila Silveira disse:

    Ficou esfarelada, não consigo dar ponto para fazer as bolinhas. Fiquei um tempão amassando e ela esfarela igual. Assei umas assim para ver, mas queria saber o que posso fazer para melhorar a consistência da massa.
    Ah e quero te parabenizar. O teu site salva a vida da gente…hehehe.
    Obrigada.
    Beijos.

  11. Aline disse:

    Descobrimos há pouco tempo que nossa filha (4 anos) tem alergia à ovo, trigo e leite (ISSO É MUITO TRISTE!) e para ela não sentir muito, eu e seu pai entramos na mesma “dieta”, no começo achávamos que ia ser extremamente difícil, mas com esse site estamos tirando de letra! Obrigada pelas receitinhas maravilhosas! :)

  12. Wilma disse:

    Meu médico pediu-me que fizesse uma dieta de glúten e lactose para testar meu intestino por 1 mes e pesquisando na internet achei esse site e estou amando. É td de bom. Obrigada por colaborar conosco.

  13. magali disse:

    oi, gente
    fico até com invejinha de todo o pessoal que fêz esta receita
    tenho tudo em casa, mas por incrivel que pareça , nunca sei quanto é uma colher de sopa
    é rasa, ou de mãe?
    bjos
    abs

    • Débora disse:

      Oi Magali, vc não tem nenhum medidor? Quando for naquelas lojas de 1,99 compre uma colher medidora, ajuda muito! Se não utilize a colher de sopa que tem em casa, coloque o pó na colher e não deixe um montinho grande em cima, só o suficiente pra cobrir bem o fundo. Se achar que foi pouco coloque um pouquinho a mais. Teste pra ver como vai ficar!! Bjsss

  14. valdilene neves disse:

    amei esse site estou tentado fazer algumas receitas pois descobri a pouco tempo de tenho intolerancia a lactose e glúten e ainda estou me adaptado.

  15. Ana Claudia disse:

    Olá,gostaria de dizer que estou apaixonada por esse site e qie amo suas receitas rsrs…..
    E gostaria de saber se eu posso substituir a margarina por óleo ou azeite d Oliva e qual seria a quantidade no caso?
    Bjs…

    • Débora disse:

      Oi Ana!! Obrigada pelo carinho :) Eu é que amo os recadinhos ehhehe acho o máximo! Bom, vamos lá… eu nunca fiz essa receita com o óleo, não sei como ficaria. Se fosse substituir, indicaria o óleo mesmo e colocaria na mesma proporção. O azeite de oliva acho que pode deixar um pouco de sabor, já que a receita é doce. Teria que experimentar flor. Qdo fizer me conte como ficou!!! Bjsss

  16. Eliane disse:

    Hummm que delícia!!!
    Estou querendo fazer hoje ou nesse final de semana.
    Será que eu posso substituir a farinha de arroz e a fécula de batata por aquela farinha especial da Beladri?
    Bjos e obrigada pelas receitas deliciosas

    • Débora disse:

      Oi Eliane, realmente não sei como que ficaria. Porque esse mix pronto deixa mais fofinho né, e a característica desse biscoito é ser bem sequinho. Se for a farinha que estou pensando ela dá para panqueca, pizza, bolos, tortas, bolachas. Não saberia te dizer como fica o resultado… sorry…

  17. Adriana disse:

    Olá! Achei ótima a receita! Porém, meu filho é alérgico a leite, soja, ovo e milho… Assim, nao posso usar a maizena… Como posso substituir?? Obrigada!

    • Débora disse:

      Oi Adriana, bom teríamos que pensar. Realmente não sei se tem algum outro amido, como o de batata ou mandioca, mas não saberia te dizer exatamente como substituir. Acho que vai ser na base da tentativa flor. Eu tentaria uma mistura dos dois polvilhos (doce e azedo) pra ver como que fica no final. Se vc se animar e fizer, depois me conte como ficou. É bom eu saber até pra indicar pra outras pessoas :) Bjsss

      • Lilian Simoes disse:

        Olá, estou entrando nesse mundo sem glutem eca intolerâmssa semana. Meu homeopata tirou o glúten e o leite e derivados já não usava tem um tempo grande por conta da intolerãncia e uma amiga me indicou esse site e já separei algumas receitas p fazer… eu comprei a farinha de arroz, que de repente, dá para trocar, e em algumas lojas especializadas tem farinha de grão de bico tb. Não sei se ajudei, mas podem ser algumas ideias de substituição.
        beijocas

  18. Annelma disse:

    Olá Débora

    Gostei muito do seu site pois tenho uma certa intolerância ao Gluten e a lactose. Adorei esta receita pois adoro biscoitos, mas fiquei com uma dúvida: quais são as margarinas sem leite, pois sempre olho nos rotulos de algumas sempre tem algum extrato de leite ou coisa parecida. Pode me ajudar? Queria muito fazer esta receita.
    Sucesso

    Beijos

  19. Meire disse:

    Conheci hoje através do Facebook, e ja enviei para minha filha que mora na Califórnia, porem vou fazer amanhã mesmo para testa-los em um pavê que leva bolachas maisena, porem estas contem gluten e ela tem intolerância ao gluten, se der certo passo a receita para você.porem só serve para intolerância ao gluten pq vai creme de leite.Obrigado.

    • Débora disse:

      Oi Meire, que bom que nos encontrou! Olha, esse receita que você quer fazer e que vai bolacha maisena acho que não dá pra substituir por essa da receita. São diferentes. Essa aqui da nossa receita é aqueles biscoitinhos redondinhos, que desmancham na boca sabe? E não aquela bolacha compridinha que se usa pra fazer pavês e tortas. Mas caso decidir fazer mesmo assim depois me conte se o resultado foi bom :) Bjss

  20. Edilaine Paulina disse:

    Adorei essa receita, ainda não fiz… mas vou enviar para minha cunhada fazer para meu afilhado de 1 ano e 6 meses, ele eh guloso adora comer, e foi diagnostica com intolerância a lactose e ao gluten… estou colhendo receitas para a mamãe e a madrinha fazer para ele….

    • Débora disse:

      Oi Priscila, não sei se você já viu uma caixinha, do tamanho da caixa peq de maizena, que é de creme de arroz. Na verdade só muda o nome, porque a composição dele é farinha de arroz! E como se fosse fécula de batata, sabe? O mesmo tipo de embalagem. Se achar pode utilizar que não tem problema. Outro lugar que talvez você encontre é no mercado municipal (ñ sei se na sua cidade tem) ou em lojas de produtos naturais (celeiros). Espero ter ajudado! Bjssss

  21. Maressa disse:

    hum… eu fiz e ficou uma delícia!! Até quem não precisa de evitar leite e glúten gostou muito. Eu deixei um pouco no forno desligado, e ele ficou bem crocante! :)

    Da próxima vez acho que vou colocar umas castanhas…

  22. Monica Israel disse:

    Eu acabei de fazer e acrescentei 1 ovo e 1/2 copo de leite…..ao invez de gordura vegetal eu coloquei manteiga.Os meus filhos adoraram.Muito obrigada Debora, eu sou a amiga da Perla de Israel.Em setembro eu vou ir la na tua loja.Bjs

    • Débora disse:

      Oi Monica!!! Que beleza…. se você não tiver intolerancia à lactose ou alergia, pode ser feito com leite sim! Que bom q deu certo… :D Só em relação à loja, infelizmente nós não temos loja.. hehehe somos apenas um site de informações e receitas, não vendemos produtos [por enquanto]… hehhe
      Um grande beijo!!!!

  23. Wanessa disse:

    Olá. Conheci o site hoje e estou muito animada pois tenho um filho de 3 anos alérgico a trigo, leite e ovo. Ele pede muito pra comer bolo, pão e outras coisinhas que me matavam por não poder dar. Irei testar ainda hoje essa receita e a do bolo. Muito obrigada, Deus abençoe a todos que se preocupam em compartilhar essas soluções culinárias.

    • Débora disse:

      @Joyce, vc pode diminuir 2 colh. da quantidade de maizena ou fécula e acrescentar o chocolate em pó no lugar. Aí depende do seu gosto, se quiser mais forte ou não… é só ir substituindo. Bjoss!!

    • Débora disse:

      @marlucy, como vc pode perceber, foi uma adaptação que a leitora fez… ou seja, ela adaptou conforme o paladar dela.
      se vc quiser testar, pode colocar 2 colh. de chocolate na receita e testar ver como que fica.
      abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *