Huuummmmmmm! Esse bolinho quentinho, recém saído da frigideira então… maravilhoso! É difícil rolar fritura em qualquer refeição da minha família, mas de vez em quando não faz mal né?

Depois é só curtir!!! Deleitem-se!

bolinho de chuva

Bolinho de Chuva

4.2 de 14 votos
Tempo de Preparo: 15 minutos
Tempo de Cozimento: 20 minutos
Tempo Total: 45 minutos
Refeição: Pães
Cozinha: Cotidiana
Palavra Chave: Sem Glúten, Sem Lactose, Sem Soja
Porção: 20

Ingredientes

  • 2 unidades ovos
  • 60 gramas açúcar
  • 80 gramas farinha de arroz
  • 80 gramas polvilho doce
  • 50 mililitros água
  • 10 gramas fermento em pó
  • açúcar e canela para polvilhar

Instruções

  • Bata os ovos (pode ser com um garfo), acrescente o açúcar e misture bem.
  • Adicione a farinha de arroz já misturada ao polvilho e depois a água. ATENÇÃO: Coloque a água aos poucos, vá verificando a textura para que a massa não fique mole. Misture até formar uma massa uniforme e consistente.
  • Coloque o fermento em pó e misture bem. Você poderá observar que a massa cresce um pouco enquanto espera o óleo esquentar.
  • Coloque bastante óleo em uma panela funda, e quando estiver quente, despeje a massa com uma colher de sopa, formando os bolinhos.
  • Vire o bolinho quando estiver dourado e doure do outro lado. Retire com uma escumadeira e coloque em cima de um papel absorvente para retirar o excesso de óleo.
  • Controle a temperatura do óleo para não queimar os bolinhos, diminuindo e aumentando de vez em quando a chama do fogo.
  • Prepare uma mistura o açúcar e a canela pó para passar nos bolinhos enquanto ainda estiverem quentes.
  • As quantidades de açúcar e canela podem variar conforme do gosto de cada pessoa. Caso não goste de canela, pode passar os bolinhos somente no açúcar. Servir de preferência quentes.

10 thoughts on “Bolinho de Chuva da Vó

  1. Silvana disse:

    Tenho um neto com alergia de leite!Tudo que vai leite substituo por agua!Faço torta ,bolos,bolinho de chuva basta substituir a água pelo leite ele adora!!!Fica a dica

    • Débora disse:

      @Silvana, pois é, essa dica é ótima!! Nos bolos dá pra substituir por chá ou por suco de laranja também, já experimentou? E em algumas receitas o leite de coco também dá certo. Eu utilizo o leite vegetal (ades de soja) em praticamente tudo que vai leite, substitui bem, principalmente nas receitas doces. Um bjão e bom domingo!!!

  2. Débora P. Costa disse:

    oi elisaa! normalmente eu uso leite de soja, mas dá pra fazer com suco de laranja também, que fica bem gostoso!!! e com água també é uma opção né? que bom!! gde abraçoo! visitei seu blog, é mto fofo!! :D

  3. Lissa´s World disse:

    OláAcabei de descobrir o seu blog e estou apaixonada. Já enviei o link para várias amigas e com certeza todas gostarão e muito!Sobre o bolinho de chuva, meu filho é alergico a lactose, então eu faço com água no lugar do leite, fica super fofo. Vc já experimentou?BeijosElisa Delatore

  4. Nesia Pires disse:

    Olá amiga….
    DEscobrimos mes passado que meu netinho é alergico a farinha de trigo,ovo, e lactose.
    tenho andado pela net a procura de guloseimas pra ele,e td que faço tem ficado horrivel….
    agora….to aqui amei seu blog mas quero antes de fazer qq receita te perguntar uma coisa:
    porque essas misturas de farinhas não aceitam o fermento?
    já fiz de td,os biscoitos teem ficado duros assim que esfria, e os pães não dão nem sinal de crecimento.Por favor me ajude?
    Aguardo sua resposta tá?
    meu email
    [email protected]
    bj.
    ahhhhh já estou seguindo seu blog.

    • Débora P. Costa disse:

      Oi Nesia!!!

      Então… na verdade, eu não sei explicar o porque. Realmente as receitas não pegam mto o fermento… eu tento misturar sempre a farinha de arroz, de soja, de fécula de batata, maizena, polvilho… é difícil qdo eu coloco uma só. Ah, uma coisa boa é que os bolos (de cenoura, cacau, laranja, etc…) todos eles ficam bom com a farinha de soja e de arroz que estão lá nas receitas, mas o problema é que vai ovo. Parece que existe uma substituição para ovos em receitas.

      E na verdade mesmo, tudo que eu coloco no blog é que eu descubro por curiosidade ou testando em casa. Infelizmente eu não tenho conhecimento acadêmico (não sou nutricionista, nem fiz nenhum curso na área de nutrição). Me formei em jornalismo ano passado, e comecei o blog pq descobri que tenho reação a esses alimentos.
      Vc já tentou conversar com alguém da área?
      Lá na minha cidade, em Cascavel-Paraná, tem uma nutricionista bem boa, que é dessa linha. Se quiser eu passo o contato dela, mas depende tb de onde vc mora né?

      Espero ter ajudado….
      Gde abraço e entre em contato sempre tá Nesia?
      Bjãoooo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avaliação da Receita