Bom dia gelado para todos nós! Pra ajudar a aquecer, vou publicar essa receita que a Gabriela Lopes nos enviou de Bolinho de Chuva sem glúten e sem leite. A receita é do site Vida Sem Glúten e Alergias.

Nada mais gostoso que um bolinho desse, quentinho, com cheirinho de açúcar e canela… Amei!

Receita: Vida Sem Glúten e Alergias.
Foto: Sem Glúten e Sem Lactose.

Bolinho de Chuva

  • 2 unidades ovos
  • 60 gramas açúcar
  • 80 gramas farinha de arroz
  • 80 gramas polvilho doce
  • 50 mililitros água
  • 10 gramas fermento em pó
  • açúcar e canela (para polvilhar)
  1. Bata os ovos (pode ser com um garfo), acrescente o açúcar e misture bem.
  2. Adicione a farinha de arroz já misturada ao polvilho e depois a água.
    ATENÇÃO: Coloque a água aos poucos, vá verificando a textura para que a massa não fique mole. Misture até formar uma massa uniforme e consistente.
  3. Coloque o fermento em pó e misture bem. Você poderá observar que a massa cresce um pouco enquanto espera o óleo esquentar.
  4. Coloque bastante óleo em uma panela funda, e quando estiver quente, despeje a massa com uma colher de sopa, formando os bolinhos.
  5. Vire o bolinho quando estiver dourado e doure do outro lado. Retire com uma escumadeira e coloque em cima de um papel absorvente para retirar o excesso de óleo.
  6. Controle a temperatura do óleo para não queimar os bolinhos, diminuindo e aumentando de vez em quando a chama do fogo.
  7. Prepare uma mistura o açúcar e a canela pó para passar nos bolinhos enquanto ainda estiverem quentes.
  8. As quantidades de açúcar e canela podem variar conforme do gosto de cada pessoa. Caso não goste de canela, pode passar os bolinhos somente no açúcar. Servir de preferência quentes.

69 thoughts on “Bolinho de Chuva

  1. Beatriz Pique says:

    Eu fiz e fica uma delícia! Eu já cheguei a fazer duas vezes! A primeira usei água e a segunda kefir de água! A massa parece ficar melhor com kefir de água, recomendo! ?

  2. Enilson Costa Ribeiro says:

    Eu substituí o polvilho por fécula de mandioca. Fiz sem óleo numa anti aderente, ficou sensacional lembrando a massa de um pão. Ótimo pra café e saudável. Coloque só um pouquinho de água aos poucos. Adicionei um pouco de farinha de fubá (cuscuz) na massa, curti muito. Sou celíaco e intolerante a lactose, é difícil achar um lanche fácil de fazer.

  3. Damiana Fagundes says:

    Gente fiz hj 20/02/18 coloquei a olho : farinha trigo integral , farinha de arroz, polvilho doce , agua !Usei açúcar demerara e canela p polvilhar! As crianças amaram !!!Obrigada ?

  4. Ana says:

    Bom demais, sunbstitui o polvilho por fécula de mandioca,muito bom, já fiz outras receitas e não ficaram tão boas. E uma dúvida a Xantana é pra quem tem intolerância glúten.

  5. Marta Dias says:

    O CMC deixa as massas mais macias e fofinhas. Pois, por não ser de farinha trigo, às vezes ficam ressecadas. Vc pode usar tbm goma xantana. O CMC encontra em casas onde vendem artigos pra bolo. Confeiteiros. A goma xantana em mercearias, cerealistas..
    Sempre uso uma colher de chá.
    Abraço

  6. Marta Dias says:

    Tenho feito direto. E fica perfeito. Ponho apenas um ovo, e acrescento uma colher de chá de CMC. A quantidade de água, farinha e açúcar, vou ajustando, de acordo com o público.rs. Divino. Fofinho, Sequinho. Nunca ficou oleoso. Obrigada pela receita.

  7. Mary Izilda Salles says:

    Estou no mesmo processo e por incrivel coincidendencia tbm me chamo Mary e preciso eliminar 8 kilos não bebo refrigerantes a mais de 10 anos , frituras, raramente, doces como muito muitas frutas verduras, legumes faço caminhadas , mas ta dificil eleminar os 8kg vou fazer uma cirurgia , podem me orientar?

  8. Giulia says:

    No lugar do ovo eu coloquei a mistura de linhaça com agua (pra cada ovo, substituir com 1 colher de farinha de linhaça + 3 colheres de agua e deixar de molho por 20 min). Acrescentei na massa tb 40g de farinha de arroz e 20 g de polvilho, e mais um pouco de fermento. Ficou perfeito!

  9. Mary says:

    Oi Débora, boa noite.
    Comecei a fazer dieta em novembro de 2014 quando pesava 90 Kg
    com 1.60 de altura. Após parar de fumar, voltar a estudar e entrar na menopausa, engordei 30 Kg e, hoje aos 53 anos, em tratamento médico, já consegui perder 20 Kg, graças a Deus!! Mas tive que abrir mão de várias delícias.Desde então, nunca mais comi massas e como os alimentos de dieta são mais caros, gostaria de receber receitas com poucas calorias, tanto salgado como de doces. Obrigado.

  10. Larissa says:

    Olá. gostei muito da receita. Fiz duas vezes, a primeira fritei e os bolinhos ficaram muito gostosos e a segunda vez que fiz resolvi assar,porém a massa não ficou parecendo bolinho, ficou mais parecido com biscoitinhos , ambos o jeitos ficaram muito bons.( na versão assada eu não coloquei água na massa). Adorei a receita, bjs ;)

  11. DrDreia says:

    Ah meus pais vieram visitar do Brazil e fez “boinhos” para os meus filhos gringuinhos. E eu fiz essa receita para mim e para o meu marido. A unica coisa eh que eu devia ter usado agua de pouco a pouco. Ah tambem adicionei uma banana amassada para dar um sabor especial. MUITO OBRIGADA pela receita. A proxima vai ser o pao de queijo.

  12. Marly Carvalho says:

    Não podemos consumir ovos, meu filho eh alérgico.
    Não consigo o ponto correto da linhaça hidratada. Seja triturada ou em grão.
    Alguma dica? Sempre acompanho suas receitas e não acerto uma se quer :(

    • Débora says:

      Oi Marly… Nao tenho experiência na substituicao dos ovos… Que pena que as receitas nao estao dando certo. Ali nos artigos tem um que fala doas opcoes para substituir os ovos, vc ja viu? Entra ali! Bjss

    • leticia says:

      Olá! Vc pode subistituir até dois ovos de uma receita por 1 colher de sopa de farinha de linhaça hidratada em 3 colheres de agua e 1 colher de vinagre de maçã( essa quantidade sustitui 1 ovo, para substituir 2, é só dobrar a quantidade.Bj

  13. Ingrid says:

    Oi querida. Muito obrigada pela receita.
    Gostaria de saber se posso fazer a farinha de arroz em casa, apos deixa-lo de molho, esperar secar e bater no liquidificador!?!?

    Bjos!

  14. Hanne says:

    Olá, fizemos, mas a massa ficou bem mole, mesmo sem por água. Fomos completando com farinha de arroz e polvilho, e no fim tinhamos colocado o dobro da qtdade destes itens. Mas ficou bom :) Obrigada pelas receitas :)

    • Débora says:

      Oi Hanne! A primeira vez q fiz errei a mão na água também, ficou bem mole e quase não consegui fritas. Mas depois peguei o jeito e o resultado ficou bom!! Q bom q deu certo por aí :) Bjsssss

  15. Elisete WeberFumagalli says:

    olá Débora… posso substituir a farinha de arroz pelo trigo em todas as suas receitas, ou só posso substituir no bolinho de chuva?
    obrigada

  16. Bia says:

    Minha irmã descobriu intolerância a lactose semana passada, ficou arrasada, tadinha! Pior que ela é chef, não exerce a profissão mas ama cozinhar. O problema, é que ela não quer nem procurar receitas sem lactose, de tão triste que ficou… Tô aqui pesquisando um monte de coisas, adorei o site, vou tentar várias receitas. :)

    • Débora says:

      Oi Bia… olha, é normal ficar meio desanimada. Mas não dá pra se entregar assim não. Se ela não for nem procurar receitas, a situação só vai piorar, pq ela não vai ter opções. Então fala com ela, chacoalha a poeira, bola pra frente! Ela vai sobreviver, hehehehe! Ainda mais sendo chef, vai desenvolver um monte de receitas e pegar gosto pela coisa. Quem sabe só falta um incentivo!! Bjokas e boa semana p/vcs!!

  17. carla maria rosa picchio zaupa says:

    oi boa tarde

    O que posso usar nas receitas de bolos, o açucar?, pois o meu marido está fazendo uma dieta pela medicina chinesa, e não pode consumir, lactose, gluten e açucar.
    Se usar mel, acho que não vai dar certo.

    Obrigada

    • Débora says:

      Oi Carla!!! Algumas pessoas tem usado o açúcar light, ou adoçante culinário… mas tem que experimentar, não sei se nas sobremesas daria certo. Nos bolos e pãezinhos acho que dá sim. Depois que experimentar me avise se ficou bom. Bjosss

    • Débora says:

      Oi Flavia… então com o glúten você não tem rejeição? Se não tiver, pode utilizar a farinha de trigo. Do contrário experimente a fécula de batata. Nunca fiz, mas é um bom substituto. Bjss

  18. Daniele says:

    Descobri a pouco tempo que tenho Crhon, e ,portanto intolerância à lactose. Ainda estou me readaptando a essa nova realidade e buscando alternativas para minha alimentação. Adorei o site, tudo feito com muito carinho e bem explicado. Parabéns a todos que contribuem com essas informações.

  19. Aninha says:

    Poxa, estou doida para fazer a receita, será que tem jeito de converter as medidas em gramas para xícaras? Fica mais fácil que tentar fazer no “olhômetro” para quem não tem balança… =(

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *