Boa tarde meu povo e minha pova… hoje é o 1º dia de um dos meses que eu mais gosto: Junho! Eu amo quitutes juninos!! Durante os próximos dias vou relembrar várias gostosuras que já postei aqui no site como opção para fazer sua festinha totalmente Sem Glúten e Sem Lactose.

Pra começar, recebi uma receita de bolo de banana com castanha do pará. Imagina se não é pra ficar gostoso! Eu cheguei a sentir o cheirinho da canela… não vejo a hora de fazer! Veja o comentário:

“Não sei se já tem no site essa receita, mas enfim, esse bolo na verdade foi uma adaptação de uma receita antiga que era com trigo, mas confesso que é um dos bolos mais gostosos que já comi sem glúten. Recomendo e espero que gostem. Bjos, Márcia.”

Vamos anotar a receita?

Receita: Marcia Bayerl.

Bolo de Banana com Castanha do Pará

  • 4 unidades banana (maduras e amassadas)
  • 3 unidades ovo
  • 1 xícara açúcar mascavo
  • 1/2 xícara óleo vegetal
  • 2 xícaras farinha de arroz
  • 1 colher de sopa canela (em pó, medida rasa)
  • 2 xícaras castanha do pará (trituradas grosseiramente)
  • 1 colher de sopa fermento em pó
  1. Amassar as bananas e reservar; triturar as castanhas e reservar; bater as 3 claras em neve e reservar.
  2. Em um novo recipiente bater as gemas, açúcar, óleo, canela e farinha de arroz.
  3. Acrescentar as bananas amassadas e as claras em neve.
  4. Depois acrescente as castanhas e por último o fermento.
  5. Assar por uns 40 minutos em temperatura de 180º C.

68 thoughts on “Bolo de Banana com Castanha do Pará

  1. Juliana says:

    Acabei de fazer e sumiu em minutos! Delícia de bolo, super macio! Fiz algumas alterações: add 100g de uva passa e diminui o açúcar pela metade (100g). Também add sementes de cardamomo que deu um aroma maravilhoso! Super aprovado, obrigada por compartilhar!

  2. Tania Mª. França e Oliveira says:

    Débora, posso substituir a clara de ovo por algum outro ítem? É complicado, pq. tenho intolerância, tb. às claras. Será que se eu colocar apenas as gemas, terei um bom resultado, ou pelo menos razoável e “comível”?!? Grata!!

  3. Albert.ina says:

    Adorei este bolo! Fiz algumas alterações que não comprometeram a receita: nunca uso óleo nas receitas de bolo. Substituo pela mesma quantidade de purê de maçã. Fica mais leve. Como os ovos eram pequenos, usei 4. Copiei a sugestão acima: castanhas + coco. Somente uma xícara desta mistura. Meu marido gosta de bolo mais simples. Obrigado por esta maravilhosa receita. Antes que esqueça: fiz com 2 bananas. Era o que eu tinha!

  4. Wlamir says:

    Oi Débora!!
    Parabéns, receita de dar água na boca.
    Não costumo fazer doces, mas não resisti a esta.
    Vou tentar 1/2 de farinha de arroz integral e 1/2 de farinha de coco.
    O que acha disso?
    O amido de milho pode ajudar em alguma coisa nesta receita?

    Obrigado

  5. Ieda says:

    Amei o bolo! Uma das melhores receitas sem gluten que ja fiz. A banana e as castanhas deixaram a massaúmida e ajuda a diminuir aquela textura ressecada,típica da farinha de arroz.
    Eu usei o creme de arroz, que é a farinha mais fininha. Desde que conheci essa nunca mais usei a farinha mais grossa.
    Obrigada pela receita.

  6. Karina says:

    No lugar do açúcar eu coloquei mel. FiZ com um mix de castanhas( castanha do pará, amêndoa, amendoim, castanha de caju), uva passas e coco ralado.
    Ficou MARAVILHOSO!

  7. sonia says:

    Vendo a dificuldade de algumas leitoras de encontrar a farinha de arroz, encontrei esta receita em um livro de culinária árabe que tenho.
    Farinha de arroz: deixe o arroz comum em água bem quente durante meia hora, numa tigela coberta. Escorra a água, deixe o arroz secar sobre um pano, em seguida bata no liquidificador e peneire.
    Esta farinha é utilizada na Mhalabie (aquele manjar árabe) e também no Múgli (outro doce árabe).
    Confesso que nunca tentei fazer, pois encontro facilmente aqui a farinha de arroz.
    Espero que dê certo.
    Bj
    Sonia

  8. Auxiliadora Correia says:

    Oi, Débora! Depois de completar meus 53 anos de vida descubro que sou intolerante a lactose e glútem. Fiquei muito triste pois, amo massas, cerveja…
    Só que, quando descobri seu blog vi que tem solução. Estou adorando ver as receitas! Gostaria muito de fazê-las mas, em quase todas tem a tal da farinha de arroz. Não encontro na minha cidade! Posso substituir por farinha de fécula? E quando a receita levar farinha de arroz e farinha de fécula?
    Me ajude!
    Obrigada,
    Maria Auxiliadora

  9. Fátima Machado says:

    Ficou muito bom! Saborosíssimo, leve e fácil de fazer.

    Usei o óleo de coco e pra decorar usei sementes de linhaça e chia por cima :)

    Parabéns pelo site.

  10. Andressa says:

    OLÁ POSSO SUBSTITUIR O ÓLEO POR IOGURTE NATURAL? Pois preciso fazer esta receita o menos calórica possível por conta da minha dieta. Você teria alguma outra coisa para substituir nesta receita, por algo menos calórico??? grata!!!

  11. Clari L.Schneider says:

    Eu faço e vendo estão pedindo muito receitas sem Glútem e lactose eu faço uma receita com banana e farinha de trigo branca fica uma delicia só vou mudar um pouco a receita obrigada pela dica.FELIZ 2014.

  12. Temis says:

    Boa Noite! Acabei de fazer essa receita e ficou ótima! Gostaria de compartilhar as alterações que eu fiz. Substitui uma xícara de farinha de trigo por uma de fécula de batata e coloquei apenas 100 gr de castanha do para. O rendimento da receita é excelente, duas formas de bolo inglês.

  13. Lais says:

    Oi Debora, estou ansiosa para fazer esta receita, mas estou com dificuldade de achar a farinha de arroz. Moro em Vitoria – ES, vc poderia indicar algum lugar ou site onde poderia comprar? Obrigada!

    • Débora says:

      Oi Tânia, obrigada pela sua participação!! No site, ali no cantinho superior, do lado direito, tem um local para vc se inscrever no feed de notícias. Assim as atualizações chegam no seu email. Um grande abraço, beijo!

  14. Ciro says:

    Receita excelente; consegui prepará-la na maquina de pães com algumas adaptações
    Sabor excelente
    Textura macia
    Crescimento e geometria escelente
    Parabens à Debora; continue publicando ouras receitas
    abs
    Ciro

    • Débora says:

      Oi Ciro!!! Ah que legal!!!! É bom quando conseguimos usar a máquina de pão né.. heheh tenho uma tb e fico felizinha quando consigo!! Obrigada pela sua visita, entre e comente sempre. Caso lembre de tirar alguma foto dos pratos que você fez, envie por email para eu publicar: [email protected]
      Um gde beijo e ótima semana!!

    • Débora says:

      Oi Elizabeth… provavelmente sim, se for de uso culinário. Só precisa ver direitinho a proporção. Eu praticamente não utilizo adoçantes, mas uso sempre açúcar demerara orgânico ou mascavo. Bjs e boa semana!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *