Olhei no Índice de Receitas e não acreditei que não havia uma receita de Bolo Formigueiro. Tratei logo de fazer esse favor pra todos nós e passar a limpo minha receita. O bolo fica perfeito! Delicioso, cheiroso…

DICA: Você pode servir sem a calda se quiser. O chocolate granulado sem lactose você pode comprar em nossa Loja Virtual: www.semglutensemlactose.com/loja

Adaptação da Receita e fotos: Sem Glúten Sem Lactose.

Bolo Formigueiro

Utilize forma com buraco no meio de 22cm de diâmetro untada e enfarinhada com amido de milho ou qualquer farinha sem glúten.

  • 4 ovos
  • 1 e 1/2 xíc. de chá açúcar (pode ser orgânico, demerara, refinado.)
  • 1/2 xíc. de chá óleo
  • 1/2 xíc. de chá leite vegetal (pode ser de soja, de arroz, de coco.)
  • 2 xíc. de chá farinha sem glúten (ou 1 xíc. de farinha de arroz + 1 xíc. de farinha de soja tostada)
  • 1 colh. sopa fermento em pó
  • 1 xíc. de chá chocolate granulado
  • 1 colh. de chá margarina sem leite (opcional para cobertura)
  • 2 xíc. de chá leite vegetal (opcional para cobertura)
  • 1 colh. sopa açúcar (opcional para cobertura)
  • 1 xíc. de chá chocolate em pó (opcional para cobertura – sem leite, pode ser o )
  • chocolate granulado (opcional para polvilhar na cobertura)
  1. Unte e enfarinhe a forma, deixe o forno pré-aquecendo em 180°C.
  2. Bata na batedeira os ovos, açúcar, óleo e leite em velocidade mínima.
  3. Adicione a farinha aos poucos e o fermento, bata até ficar homogêneo.
  4. Adicione o chocolate granulado e misture com uma colher.
  5. Despeje na forma e leve ao forno por 40min.
  6. Faça a cobertura levando ao fogo em uma panela pequena a margarina, leite, açúcar e chocolate em pó, mexendo até levantar fervura e engrossar. Deixe descansar por 5 minutos antes de espalhar sobre o bolo.
  7. Depois de frio desenforme e cubra com a cobertura e o chocolate granulado.

63 thoughts on “Bolo Formigueiro

  1. Claudia disse:

    Amei o bolo!! acabei de fazer, so que anotei errado mas deu cetto, coloquei a mais 1x farinha de aveia, que substitui pela soja, e 1x a mais de farinha de arroz integral.
    substitui o granulado por chocolate 70% sem lactose em gotas, e o granulado de cima do bolo por nibs de cacau sem lactose. o cacau em po foi sem lactose. o leite de arroz, e coloquei tn 1colher de cha de essencia de baunilha. ficou com de mais. fiz tudo para minha pequena de 2 anos levar na escola. ela adorou e nao aguentou ja comeu assim que saiu do forno…rs

  2. Tânia disse:

    Bom dia, logo vou experimentar esta receita…
    mas será que o açúcar pode ser substituído por xarope de agave e dará certo na mesma?

    Obrigada

  3. Lorena Machado disse:

    Oi. Quero te agradecer por disponibilizar as receitas. Fiz teu bolo, mas precisei modificar algumas coisas. Usei a opção da fécula de batata, troquei o açúcar pelo adoçante forno e fogão…. e usei a alfarroba em pó. O bolo ficou delicioso. Fiz mesclado, branco e preto (com alfarroba)…. fofinho! A cobertura de alfarroba ficou legal, mas como coloquei pouco adoçante, ficou meio amargo.

  4. Paolla disse:

    Oi, fiz esse bolo hj pro aniversário da minha bebe, que tem APLV. Usei chocolate fragmentado Ouro Moreno e leite de coco na massa e cobri com brigadeiro de leite de coco. Não sobrou um pedaço pra contar a história, todos adoraram :)

  5. Renata disse:

    Amei essa receita!!! =) Mas em vez de chocolate granulado, usei raspas de chocolate meio amargo sem glúten/lactose! O resultado ficou sensacional! =) Uma delícia mesmo!

    Obrigada pela receita!!!

    Beijos,

  6. Tatiana Faria disse:

    Débora, primeiramente Parabéns!
    É a segunda vez q faço o bolo e tenho um problema, qdo adiciono a farinha sem glúten ele fica com uma espessura muito difícil, nem consigo bater na batedeira, fica uma liga muito grossa, quase borrachoide….aí fico adicionando mais leite até conseguir, mas é trabalhoso, mesmo assim ele fica ótimo e bonito!
    Obs: devo bater as claras separadamente?
    Grata.

    • adriana disse:

      Também tentei fazer com a farinha sem gluten e aconteceu o mesmo. Ficou difícil de bater na batedeira e tive que bater na mão. Só que solou!! Alguém pode me dar uma dica, pois não consigo fazer o bolo ficar bom, igual ao de farinha de trigo.

  7. Emmanuela de Almeida Jordão disse:

    Fiz o bolo……adorei, tive que fazer algumas adaptações , usei açúcar mascavo, mas somente uma xícara. E para a cobertura tive que colocar uma misturinha de amido de milho com leite sem lactose para engrossar…. Resultado: um bolo saudável e delicioso!!!!!

  8. Yasmin Amaral disse:

    O seu blog é muito bom, parabens.. Acabei de fazer o bolo para minha mãe que não pode comer nem gluten e nem lactose.. Ela estava louca para comer um docinhoo, e essa receita ficou muito boa, eu amei! parabens pelo blog e pela iniciativa!

  9. josiane disse:

    vc tem alguma receita de calda para esse tipo de bolo ou de bolo de chocolate q fique cremosa mas sem leite na receita eu não me lembro se foi no facebook q vi alguem posta um modo de fazer a calda mas com leite de soja acho q era assim e queria saber se com leite de coco iria ficar bom será?

  10. Letícia Boschetti disse:

    Bom dia. Minha mãe tem intolerância a lactose e alergia a proteína do leite, vi que em varias receitas você sita a margarina sem lactose, qual é a marca? Pois até hoje não encontrei… :(

    Att.
    Letícia Boschetti

  11. Gabriela disse:

    Parabéns pelo site e pelas receitas! Tenho intolerância à lactose há muitos anos, mas apenas agora decidi retirar todos os alimentos com lactose da minha dieta. Não é tarefa fácil, você sabe disso, e o seu site foi muito importante nessa jornada. Com ele, eu e minha família conseguimos imaginar um mundo sem lactose mais colorido rsrs Bjos

  12. Lorena disse:

    Fiz esse bolo e não deu muito certo. O granulado juntou todo no meio do bolo e parece que se derreteu e virou uma massa de chocolate no meio do bolo, ficou parecendo bolo mesclado.
    Só que o gosto não ficou muito bom, e ficou uma camada em baixo no fundo da forma dura e ruim.
    Eu bati na batedeira, será que num seria melhor só com uma pá e à mão? Sei lá, acho que a massa ficou extremamente fina e meio liquida e acabou juntando todo o granulado.

    • Débora disse:

      Oi Lorena, vc bateu o granulado junto? Ele deve ser misturado à mão, por último. Não era para ter acontecido isso, o meu ficou ficou muito bom de gosto! A primeira vez só vazou da forma pq usei uma muito pequena hehehe mas depois acertei o tamanho. BJs

  13. joelma maria de sousa lacerda disse:

    Tenho um cacau em pó puro 200g Fabricante SVILI,comprei porque gostaria muito de fazer um bolinho pro meu filho 4anos,porém estou com medo de conter traços de leite ainda não fiz o bolo me ajudem. O mesmo é alérgico a proteina do leite.Antes utilizava achocolatado native orgânico mas o novo lote não vem mas prescrito sem lactose na lateral da lata! estou aguardando….

    • Débora disse:

      Oi Joelma, o melhor seria vc entrar em contato com o fabricante e pedir a especificação. Normalmente o cacau em pó não possui glúten e nem lactose, pois é apenas cacau. Mas veja por causa da contaminação cruzada. BJss

  14. Aline disse:

    Obrigada pelas receitas!!! Já fiz o Bolo Formigueiro, o de Cenoura… e sempre deu certo!! Tenho Intolerância à Lactose. Quando preparo utilizo o açúcar demerara também, a farinha de trigo tradicional e o leite líquido sem lactose e sempre fica bom. Parabéns pelo trabalho do site semglutensemlactose e sucesso.

  15. dircenea disse:

    Minha filha de 15 anos descobriu há 5 meses que é celíaca, e ainda depois de uma separação, estamos sofrendo, inventando mais na cozinha tenho alegrado-a um pouco mais.

    É muito difícil, senti falta dos fast food, pizzas e etc, para quem não tem condições financeira favorável ainda é pior. Tenho o dom de cozinhar e amo, tudo que tenho feito tem dado certo, tenho certeza que com dinheiro para comprar recheios diferentes faria sucesso, por enquanto vou sonhando em montar minha cozinha sem gutem, ganhar dinheiro e proporcionar prazer na alimentação dos celíacos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *