Sabe aquele dia que você deseja um bolinho simples e muito cheiroso? Essa receita de bolo de laranja sem glúten e sem lactose é uma delícia. Se encaixa nesses quesitos e fica muito saboroso.

Duvido que vai durar mais do que 5 minutos!!

DICA: Tenha o capricho de tirar o máximo da parte branca que conseguir para não correr o risco de amargar.

Receita: Revistinha de receita da vovó.
Foto: Sem Glúten e Sem Lactose.

Para ver mais acesse Índice de Receitas.

Bolo de Laranja simples

4.7 de 3 votos
Tempo de Preparo: 10 minutos
Tempo de Cozimento: 30 minutos
Tempo Total: 40 minutos
Refeição: Bolos e Tortas
Cozinha: Brasileira
Palavra Chave: Sem Glúten, Sem Lactose

Ingredientes

  • 1 laranja sem casca, sem sementes e sem a parte branca.
  • raspas de laranja a gosto
  • 3 ovos
  • 1 xícara óleo de coco ou manteiga ghee
  • 2 xícaras açúcar
  • 2 xícaras farinha preparada *ver receita
  • 1 colher de sopa fermento em pó

Instruções

  • Pré-aqueça o forno. Bata os ingredientes no liquidificador, menos a farinha e o fermento, até ficar homogêneo.
  • Depois adicione a farinha aos poucos e o fermento, e bata até misturar tudo.
  • Despeje numa forma com buraco no meio untada e enfarinhada com farinha de arroz.
  • Asse por 30 min na temperatura média ou até dourar.
  • Depois de desenformar, polvilhe canela e açúcar por cima.

Notas

*Você pode comprar a farinha preparada ou assistir ao vídeo da receita como fazer a sua.

46 thoughts on “Bolo de Laranja Simples

  1. Fabiana Bastos disse:

    Gente o que eu fiz de errado? Preparei segundo a receita. Enquanto estava no forno tava uma maravilhara, mas quando tirei, murchou todo. Ficou tipo solado e bem pequenininho..afff

  2. Déborah disse:

    Ficou horrível!! Cresceu muito, transbordou, fez uma meleca, ficou terrivelmente doce e solado… Eca! Perdi meu tempo… ? Segui a receita corretamente.

  3. Elizi disse:

    Já fiz este bolo várias vezes …é uma delícia mesmo!a mistura que uso é somente farinha de arroz e polvilho doce,o polvilho ajuda a não deixar ressecado . Boto apenas uma xícara bem cheia ?

  4. Andréia disse:

    Eu fiz a receita e a família adorou.
    Ficou muito saboroso. Minha filha quer sempre mais e mais.
    Muito Obrigada.

  5. Karla Danielle disse:

    Olá, posso usar só a farinha de arroz ao invés de usar fécula de batata ou farinha de soja? Só tenho fécula de mandioca. E posso tentar o adoçante tal e qual? Pois tb não posso usar açúcar, além do de coco.

  6. Angela disse:

    Será que posso substituir o açucar por uva passas branca (e bater junto com os ingredientes líquidos) e a fécula de batata por amido de milho?

  7. vanessa disse:

    Olá, adorei a receita, sempre publico sobre delícias saudáveis na minha página.
    Só gostaria de saber se posso substituir a farinha de soja por farelo de aveia. Se alguém já fez assim. Qual foi o resultado?

    Bjooo a todas

  8. Rosana disse:

    Esse bolo ficou maravilhoso, estou tirando o glúten da minha alimentação para emagrecer, receitas boas sempre nos motiva a não desistir. Muito obrigada pela receita, eh muito boa mesmo e fácil.

    Bjs

    Rosana

  9. silvia disse:

    Olá…
    Fiz o bolo ficou maravilhoso, mas coloquei a laranja inteira com casca e tudo só tirei as sementes e o branco do meio.

  10. Denise disse:

    Adoro as receitas, sempre faço. Esse de laranja já fiz várias vezes, adoro!!! A única diferença é que substituo o açúcar refinado pelo demerara ou adoçante em pó.

  11. Renata Virgínia disse:

    Fiz esse bolo ontem e ficou perfeitoooo! Todos da minha casa amaram! E ficou superrr fofo e delicioso! Melhor até do que bolo com leite e farinha de trigo.
    Se tivesse lugar pra foto, eu colocaria. Porque meu bolo já tá fazendo sucesso no facebook! :)

  12. GERLAINE Silva disse:

    Adorei a receita! Usei açúcar mascavo, invés do açúcar cristal, ficou muito saboroso! Não resisti e tirei até foto.

  13. Luíza Diener disse:

    Esse bolo é um sucesso! Há anos faço ele substituindo as farinhas por mistura de farinha sem glúten. Todo mundo adora e ninguém diz que é sem glúten e sem leite.
    Fica super macio, fofinho, cheiroso.
    Uma delícia!

    • Débora disse:

      Oi Luíza! Ahhh sou sua fã :) Sigo seu blog há um bom tampo e acompanho tudinho, inclusive estou com um baby de 7 meses em casa! E esse bolo é uma “fofura” mesmo, literalmente falando eheheh
      Obrigada pela visita, participe sempre!!! Bjssss pra toda family!

  14. FERNANDA disse:

    Pessoal fiz essa receita hoje e ameiiiii. Delícia.Fiz com a fécula de batata no lugar da farinha de soja e usei o açúcar demerara. Não coloquei a canela, fiz uma calda de suco de laranja com açúcar glacê e coloquei por cima do bolo. Obrigada Débora.

  15. Polly disse:

    Já testei essa receita 2 vezes e não deu certo. Ele transbordou nas duas vezes. Quando coloco na fôrma ele está numa consistência boa, mas depois que aquece começa a ferver e derramar. Mesmo derramando no forno eu deixei pra ver se ele assava, mas não assou. Ficou mais de 1 hora no forno e não assou. O que há de errado?

    • Débora disse:

      Oi Polly… na 1a vez q eu fiz ele ficou perfeito, quando repeti aconteceu isso q vc falou. Às vezes mudamos alguma marca, o tamanho da laranja, a temperatura do dia, sei lá, isso tudo influencia. Nas vezes seguintes q eu fiz deu certo!! Vc fez com a farinha de soja ou substituiu?

    • Michele disse:

      Oi Polly!

      Você usou a quantia adequada de fermento? Eu tinha o costume de não medir e muitas vezes acabava colocando a mais por achar que o bolo cresceria mais e ficaria mais fofinho… Engano meu! Acontece exatamente isso que você falou…

  16. Milena disse:

    Oi tudo bem? Eu moro nos EUA e tenho um mix de farinha sem gluten. Eu posso usar ele no lugar da farinha de arroZ tambem? Brigada

    • Débora disse:

      Oi Priscila, tudo bem? Acho que vale a tentativa! Tenho uma amiga que faz os bolos só com fécula de batata e diz que dá certo. Eu não fiz com fécula, mas experimente, acho que altera a textura mas não vai comprometer muito. Abração!

  17. suzan karen disse:

    posso substituir o ovo, porque meu filho tbm e alergico a ovo…como faço essas receitas?
    obrigado e aguardo respostas

    • Débora disse:

      Oi Suzan, tenho uma amiga que tem os filhinhos alérgicos também. Ela usa um produto importado chamado Egg-replacer, já ouviu falar? Eu nunca utilizei, mas ela diz que dá certo. Acredito que vc consiga comprar pela internet. Outra coisa, já vi também pessoas comentando que fazem um tipo de goma com a linhaça para usar no lugar do ovo. Vou agendar um post sobre isso hoje mesmo. Acompanhe!! Bjosss

      • suzan karen disse:

        coração em vez de colocar esse negocio ai importado, porke moro no interior do amazonas aki e tudo muito dificil, em vez de 1 xic de oleo naum poderia colocar 2 xic, pra substituir o ovo sera que tava certo?
        bjsss

      • Débora disse:

        Oi Suzan… querida, realmente não sei se irá funcionar. Acho que o segredo é fazer a tentativa. No site há um artigo com vários substitutos para ovos, publiquei semana passada, dê uma olhadinha, talvez encontre algum que seja fácil pra vc. Um bjo!!

  18. Gabi disse:

    Oi, boa tarde! Se eu substituir a farinha de soja por fécula de batata dá certo ? Tenho alergia à soja e precisaria adaptar como faço com o bolo de cenoura :)
    Obrigada!

  19. ANA VALESKA disse:

    Hummm tá com uma carinha excelente este bolo…Vou testar sou celíaca e tenho intolerância a lactose…mas graças a Deus já temos muitas coisas a nosso favor no mercado.Mas confesso que é até bom ficar um pouco longe de farinha de trigo..hheheheh a barriga baixa…kkkkkkkkk

    • Débora disse:

      Oi Ana!! Com certeza… mesmo quem não tem intolerância ou alergia deveria experimentar essa dieta. Ajuda e muito! Esse bolinho fica bem gostoso… experimenta! Beijos

  20. Damaris disse:

    oi Débora.. Grande surpresa eu tive ao ver a moça da foto! Estava na net procurando receitas pra minha irmã e mãe (Helena e Norma), que por indicação da nutricionista vão ficar algum tempo sem lactose e glúten, e caio direto no seu blog.. :)
    Ele tá muito show.. a Lena já pegou a receita do bolo de laranja…
    Bjs

    • Débora P. Costa disse:

      Damaris!! nao acredito!! que legal!!!!!! hehehehe eu tb fiquei surpresa! :D que bom q meu blog chegou ate aih! manda um bjao pra elas, e pra vc tb!!! use e abuse das receitas, pq ficaram bem gostosas mesmo com as adaptacoes!! hehehe bjokas lindona :)

  21. Leila disse:

    Hummm, eu nao posso comer soja com muita frequencia mas tenho que usar uns pacotes dessa farinha antes que vencam. boa dica.
    beijinhos

    • Débora P. Costa disse:

      ai leila.. esse ficou especial!! e dá pra substituir em qquer bolinho, é só pegar a qtdade da farinha de trigo e colocar metade de farinha de arroz e metade de soja.. deu certo em todos até agora :)
      gde bjoooo e boa semana!

  22. Mari disse:

    Lindona, eu A-DO-RO um bolinho de laranja que só eu!!! Anteontem fiz bolinhos (individuais) de laranja, lavanda e amêndoas… ui, bom demais da conta!!! :D:D:D:D:D
    O teu ficou lindissimo, super fofinho!!
    Bjãooo

    Mari

Comentários não permitidos.