Nada mais gostoso do que ter nossa casinha toda arruma e um bolo saindo do forno. Essa foi minha sensação ontem: casa limpa e cheirosa de bolo de milho prático, sem glúten e sem lactose!

Escolhi o bolo de milho porque tinha uma lata de milho verde no armário e lembrei da receita. O gostoso é que fica um bolo bem cremoso, quase um pudim. No dia seguinte aconselho guardar na geladeira para não ficar ruim.

Aqui tem várias outras receitas típicas brasileiras, do tipo de Festa Junina, sabe? Uma mais gostosa que a outra!!

Bolho de Milho de latinha

5 de 2 votos
Tempo de Preparo: 5 minutos
Tempo de Cozimento: 45 minutos
Tempo Total: 50 minutos
Refeição: Bolos e Tortas
Cozinha: Brasileira
Palavra Chave: Sem Glúten, Sem Lactose, Sem Soja

Ingredientes

  • 1 lata milho verde escorrido
  • 1 vidro leite de coco (200 ml)
  • 1 xícara açúcar (usei 2/3)
  • 1 colher de sopa manteiga ghee ou óleo de coco
  • 3 ovos
  • 1 xícara farinha preparada *veja receita no site
  • 1 colher de sopa fermento em pó
  • açúcar para polvilhar na forma untada
  • canela em pó para polvilhar na forma untada

Instruções

  • Unte com margarina uma forma redonda com buraco no meio e polvilhe açúcar e canela, e pré-aqueça o forno.
  • Bata bem no liquidificador os leites, margarina, açúcar, ovos e milho.
  • Adicione aos poucos as farinhas e por último o fermento.
  • Asse por 45 min em forno médio ou até passar no teste do palito. Espere esfriar, desenforme e espalhe a cobertura, caso queira.

Notas

DICA: Se quiser fazer uma cobertura, leve ao fogo 6 colh. (sopa) de leite de coco (deixe separado quando for colocar os 200 ml no liquidificador e coloque água para completar os 200 ml), 3 colh. (sopa) de açúcar de confeiteiro e 1/2 colh. (chá) de canela em pó. Mexa até obter uma calda e espalhe sobre o bolo.

39 thoughts on “Bolo de Milho de latinha

  1. Jeanny disse:

    Fiz com 2/3 de farinha de arroz e 1/3 de fubá(porque não tinha os ingredientes para fazer a farinha preparada), mesmo assim ficou maravilhoso, super fofinho e meio cremoso.

  2. Hiwdyanne disse:

    5 estrelas
    Boa tarde! Achei a receita bem interessante, aproveito para tirar uma dúvida que já tenho há um tempo. A margarina sem leite pode ser a Becel normal, ou tem outra. Li o rótulo e não diz que tem, mas também não diz que não tem leite nela. Parabéns pela página!!

  3. Elise disse:

    Eu coloquei:
    – água no lugar do leite vegetal;
    – óleo de milho no lugar da margarina;
    – 2/3 de xícara de farinha de arroz e 1/3 de fubá.

  4. Márcia Maria disse:

    OI Débora, bom dia. Esse bolo é muito bom,todos de casa acharam delicioso. Que medida de fubá ou farinha de milho flocada(pré-cozida)posso usar para substituir a farinha de arroz? Muito agradecida pela informação que possa me fornecer.

      • Rafael da Rocha Barca disse:

        Eu faço da seguinte forma:

        1 lata de milho verde
        1 lata de suco de laranja espremido na hora
        1 lata de açúcar
        1 lata de fubá (ou milharina)
        1/2 lata de óleo
        3 ovos
        1 colher de fermento

        Bato tudo no liquidificador e asso em forma untada com óleo e fubá

  5. Jessica disse:

    No lugar do leite vegetal o que posso colocar? Agua? Ou aumentar a quantidade de leite de coco?.e queria saber se também posso fazem isso no bolo de tapioca? Obrigada

  6. Lídia disse:

    Oi Débora! Eu gosto muito de bolo de milho, e queria que ficasse com um gosto de milho mais forte, então fiz algumas substituições: (usei a lata do milho como medida) usei fubá ao invés das farinhas(deu 1 lata e meia de fubá), e não coloquei leite de coco (não tinha aqui em casa!) só usei leite de arroz (1 lata) e coloquei cubinhos de goiabada na massa antes de levar ao forno pra ficar com um toque especial! Você já experimentou bolo de milho com goiabada? Bjs

  7. Dayenne disse:

    Fiz esta receita ficou maravilhoso,lembrou minha infancia,substitui o leite vegetal pelo 0 lactose e as farinhas de soja e arroz pela farinha que compro pronta sem glúten,adoro este site,parabéns.

  8. Lilian disse:

    Oi Débora!
    Parabéns pelo site! Nota-se que há amor, carinho e respeito!
    Estou mt feliz em vc poder ajudar- nos com essas receitas nota 10.
    Gratidão, e mt luz p vc!
    Lilian Araujo

  9. Juliana Vieira disse:

    Oiii ..td bem?posso fazer esse bolo e congelar a metade p não estragar,pq so posso consumir na parte de manhã e maximo duas,se não pode estragar né?bjss

    • Débora disse:

      Oi Juliana, acho melhor então você fazer 1/2 receita e colocar numa forma menor. Não aconselho congelar. Se fizer a receita inteira, no dia seguinte pode guardar na geladeira e ir consumindo até 3 dias. Ele fica um bolo bem úmido, quase um pudim. Mas é uma delícia! :D Bjsss

  10. Anonymous disse:

    Olá! Estou vendo seu blog pela primeira vez. Gostei bastante. Se me permite, gostaria de saber se a cobertura é aquecida no fogão ou é feita sem cozimento. Grata. Beijos. Luciana.

  11. Débora Pusebon disse:

    oiiii!!! não.. a margarina não contém glúten. algumas contém leite, mas tem uma marca (becel) que não contém leite. é a que eu uso. abração!!

    • Maria Angélica Ribeiro Mancini disse:

      @Débora Pusebon, oieeeeeeeeeee…sou eu de novo!!!
      Débora, a Dra.Gisela Savioli, também tira a margarina da alimentação de seus pacientes. Ela sugere o uso da mateiga president, uma marca francesa ou substituir por óleo, de milho, canola ou girassol.
      Não digerinos a soja também, então substitui a farinha de soja e o leite de soja por outros ingredientes. Vou fazer esta receita sem usar estes materiais e te aviso!! A soja só deve ser ingerida em forma de tofu, por que já é fermentada, como os orientais usam!! beijo e boa pós hoje! se cuida.

      • Débora disse:

        @Maria Angélica Ribeiro Mancini, oi querida! Na verdade minha nutri também tirou a margarina e permitiu a manteiga, mas como tem pessoas que tem o grau de intolerância bem alto, eu coloco margarina (creme vegetal sem lactose)… e a soja eu tô tentando substituir por outros, acho que a fécula de batata dá certo. Faz seu teste aí e depois me conta como q vc fez e seu ficou bom!! :D Bjãooo e boa semana!

    • Lenice Velter disse:

      Então, também descobri recentemente isso sobre meu filho. Assusta no início, mas com a internet vc encontrará muitas opções e logo vai se adaptar a essa nova realidade. A gastro do meu filho sugeriu para me cadastrar na associação dos celíacos (http://www.acelbra.org.br/) e realmente é muito interessante as informações ali contidas. Aqui em SC tem até curso de culinária para celíacos e encontros quinzenais para trocar experiência.
      De todos os sites que visitei este aqui, semglutensemlactose é o melhor! Parabéns à Débora pelo belíssimo trabalho!

      • Débora disse:

        Muito muito obrigada Lenice!! Palavras como as suas é que me motivam :)
        Abraços e sucesso com seu filhote. O que precisar estamos aqui.. bjs!

  12. Vandete Bandeira Yung - Tay disse:

    Olá Amiga, obrigada por entrar no meu Blogs,
    Assim que chegar meu liquidificador novo,ja vou fazer esse bolo de milho e o de cenoura.
    Por enquanto só fiz o Bolo Mármore, ficou crocante por cima, delicioso. Faz pouco tempo que fiquei sabendo q/não podia comer Glúten e q/me fazia tanto mal. E tbm sou alergica a lactose. Enquanto espero o liquidificador vou pintando minhas telas de areia colorida.
    Assim q/ eu fizer mais sobremesas eu comento
    sou de 15/01/30, q/ acabo de recuperar a saude tomando Extrato de sucupira e o óleo de copaiba e adeus dores nas juntas
    bjbjbjbjbjbjbjbjbjbjbjbjbjbjbjbjbjbjbjbjbj.

  13. Débora P. Costa disse:

    oi anônima! na verdade, a margarina becel não contem leite segundo informação dos fabricantes, vc pode usá-la na preparação dos bolos!!! a manteiga e as outras margarinas possuem um teor bem baixo de lactose. abraços!!!

  14. Anonymous disse:

    Como posso degustar estes bolos se a maioria deles contém margarina nos ingredientes? Posso substituir a margarina por outro ingrediente?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avaliação da Receita