Você já comeu Bolo de Tapioca sem glúten e sem lactose? É uma delícia! Eu não dava nada para essa receita, mas depois que fiz ficou uma delícia. Combina super bem com a época das festas caipiras, festas juninas e julinas… com canjica, sagu, bolo de milho verde e bolo de fubá.

DICA: A princípio parece que vai dar muito errada. Mas no final dá certo, eu garanto! Eu recomendo comer só depois que esfriar. Fica uma delícia!

Para ver mais acesse Índice de Receitas.

Bolo de Tapioca

4.2 de 7 votos
Tempo de Preparo: 40 minutos
Tempo de Cozimento: 55 minutos
Tempo Total: 1 hora 35 minutos
Refeição: Bolos e Tortas
Cozinha: Brasileira
Palavra Chave: Sem Glúten, Sem Lactose, Sem Soja

Ingredientes

  • 500 gr farinha de tapioca granulada
  • 1 litro leite de coco
  • 150 gr coco ralado fino e sem açúcar
  • 1 e 1/2 xícara açúcar demerara
  • 1 pitada sal
  • 2 colheres de sopa manteiga ghee ou óleo de coco
  • 4 ovos

Instruções

  • Numa tigela grande coloque os leites e a tapioca. Mexa e deixe de molho por cerca de 40 min.
  • Depois acrescente todos os outros ingredientes e mexa com a mão (com a colher você não vai conseguir!!). Amasse e misture bem.
  • Pré-aqueça o forno, coloque a massa num refratário de vidro untado e polvilhe canela em pó por cima. Leve pra assar, por + – 55 min.

34 thoughts on “Bolo de Tapioca

  1. Lorena Burgos disse:

    Na receita você colocou tapioca granulada e nos comentários estão dizendo que bateram no liquidificador pra virar farinha? Não entendi. De qualquer forma fiz com ela granulada msm. Vamos ver como fica.

    • mathilde marques disse:

      Alguem poderia dar um help. o meu bolo , nem coloquei no forno. N receita l l litro de leite de coco, nunca usei um litro de liquido em bolos comuns, acredito que deveria estar escrito l garrafinha de 200 m. Depos que percebi que na instrução da preparação fala para massar com as mãos. então deve ter consistencia mais dura. Percebi o erro infelizmente tarde demais . um tudo perdido

  2. Ionara Caetano Lima disse:

    Fiz o bolo de tapioca não deu certo> Fiz exatamente como manda a receita coloquei em forminhas de aluminio, ficou no forno o tempo que marcado
    . enfim o resultado; ficou muito comoso, abaixou apos retirar do forno o coco ficou todo por cima por cima , tive que jogar fora e . Débora percebi que seu bolo não leva fermento o é isso mesmo.? Fiz com farinha de tapioca fina já que vc manda bater no liquidificador. Será que o problema é este !?

  3. Heloisa disse:

    Adorei!!!!! Ficou cremosinho parecendo pudim em baixo e bolo em cima. Quando estava fazendo achei que não ia virar nada… mas deixo meus agradecimentos a você Débora!

  4. Lili NYC disse:

    Oi Deboara, fiz a receita como a Taisa Nogueira, usei a farinha hidratada pra fazer tapioca :( Eh que mora fora do Brasil e usei o ingrediente que tinha, te digo em 1h como ficou… Abraços!!

  5. Giulia disse:

    Receita muito simples e fácil de fazer. Adorei!
    Fiz algumas adaptações porque não tinha todos os ingredientes em casa no momento que resolvi fazê-la.
    Para a farinha, bati a tapioca granulada no liquidificador, e no lugar do leite vegetal, usei água e um pouco mais de leite de coco.
    Mesmo assim , foi um sucesso!

  6. Susan e Neri disse:

    Olá! Fiz meia receita para testar, rendeu uma bela forma de bolo, que não durou 24 horas, de tão delícia que ficou! Fiz apenas com leite de coco natural (feito em casa), não usei outro leite! Coloquei cravos e canela em pó! Já está incluída na próxima festa junina! Delícia aprovada! bjs

  7. Taisa Nogueira disse:

    Olá!
    Eu usei a farinha de tapioca pronta já hidratada e a minha receita ficou mole coloquei no forno mesmo assim vamos ver no que dá…mas acho que errei…buaaaaaaa

  8. Barbara disse:

    Bom dia! Muitissimo obrigada pela atenção…adorei a materia sobre manteigas e margarinas! Recebi da Unilever uma relação do que contem ou não lactose e caseína e fiquei mais aliviada. bjos

  9. Barbara disse:

    Olá…é a primeira vez que comento porem sempre passo por aqui. Tenho um bb de 1a e3 meses que é alérgico a lactose. Minha dúvida no caso especifico desse bolo é a margarina.
    Ele não pode sera que posso colocar óleo no lugar?!

    Bjos

    • Débora disse:

      @Barbara, tem um post que explica tudo sobre manteira, margarina e creme vegetal, digita “Manteigas e margarinas” ali na busca que vai aparecer, isso vai te ajudar.
      Também seria bom consultar uma profissional nutricionista para lhe ajudar, ainda mais no caso de crianças né?
      Um bjãooo!

  10. Silvia disse:

    Oi!!!!!!!
    voce não imagina minha alegria com todas suas receitas MARAVILHOSASSS.
    Imagine que agora estou “inventando” bolo rsrsrrss, pois é, sou celíaca e tenho intolerância à lactose. Já “copiei” suas receitas e preparando e saboreando estas delícias. Voce caiu do céu!!!!!!!
    Pergunto: será que posso fazer esta receita sem açúcar? Gosto demais de Bolo de Grude, salgado, e tudo que é feito com tapioca, que chamamos de goma.
    Um xeruuuuuuuuuu grande

  11. Raquel disse:

    Nossa, que delícia de bolo!

    Fiz lá em casa a receita toda e dividi em três refratários menores: um pra minha casa, um pra uma amigona minha e um pra levar pro meu namorido. O da minha casa quando terminou de assar já estava na metade porque no forno mesmo eu, minha mãe e minha irmã abriamos toda hora pra pegar umas colheradas…kkkkk Só aconteceu de queimar um pouquinho a parte de baixo, acredito que foi por causa do forno meio desregulado que usei. Mas nada que uma assadeira de cabeça pra baixo embaixo do refratário não resolvesse nos próximos.

    Muito Obrigada!

    P.S.: o próximo é o de milho, daqui a umas 2 semanas porque haja saladinha no dia seguinte pra não engordar, né?

  12. Mari disse:

    Dé querida, esse bolinho parece bom demais da conta!!!! Adooooooooooooro tapioca… hehehe, bolo feito com ela, certamente é tudibom, né?
    Super beijo

    Mari

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avaliação da Receita