Após uma semana linda em Curitiba voltei com essa receita maravilhosa de cheesecake de tofú que eu descolei pra vocês. A receita original é com massa de farinha de trigo e ricota, mas adaptamos a massa com o mix pronto da Schar e o recheio de tofu. Quem vai encarar esse desafio?

Cobertura: o legal dessa torta é que feita a base, a cobertura você pode fazer do que desejar. Na receita original a cobertura foi feita com goiabada derretida, morangos, amoras e mirtilos. Você pode variar fazendo com maracujá, com pêssego em calda, com nozes e castanhas ou com a fruta de sua preferência.

DICA: Se não tiver o mix de farinha sem glúten, faça em um refratário de vidro sem a massa. Ficará como se fosse uma mousse. Não deixe de fazer!

Eu experimentei a de goiabada com frutas vermelhas e estava muito boa!

Foto: Sem Glúten e Sem Lactose.
Para ver mais, acesse o Índice de Receitas.

Cheesecake de Tofu

DIETA Sem Glúten, Sem Lactose
Tempo de Preparo 10 mins
Tempo de Cozimento 45 mins
Tempo Total 1 hr 5 mins
Refeição Doces e Sobremesas
Cozinha Americana
Porção 10

Ingredientes
  

  • 150 gramas farinha sem glúten Schar ou Beladri
  • 100 gramas margarina sem leite
  • 1/2 xícara açúcar
  • 200 gramas tofú para quem não tem restrição utilize a ricota
  • 200 gramas condensado de soja para substituir o leite condensado
  • 3 ovos inteiros

Instruções
 

  • Para preparar a massa é só misturar a farinha, a margarina e o açúcar com a ponta dos dedos até dar liga.
  • Unte uma forma com fundo removível e abra a massa no fundo e em volta da forma. Reserve. Não precisa pré-assar.
  • Para o recheio bata no liquidificador o tofú, o condensado e os ovos.
  • Coloque a mistura liquidificada dentro da forma com fundo removível, já com a massa.
  • Leve ao forno médio pré-aquecido. O tempo de forno pode variar de 30 min a 1 hora. Depende do seu forno. Para saber se assou veja se ele começou a ficar mais moreninho em cima.
  • Espere esfriar e coloque a cobertura. Depois de pronto leve à geladeira para firmar.

17 thoughts on “Cheesecake de Tofu

  1. Aline says:

    Adoro todas as receitas, tenho restrição a lactose detectado e um problema com glúten não diagnosticado ainda. Mas sei q desde q comecei a dieta sem glúten, pq a sem lactose já fazia, meu aparelho digestivo agradeceu!!
    Minha duvida é sobre a farinha sem glúten, ao lado deste ingrediente diz schar ou beladri, são marcas?
    Onde encontro?
    Bjos e obrigado por nos ajudar a dar mais sabor e naturalidade na nossa alimentação!!!

  2. Rosana says:

    Gente, como vegana, eu acho estranho não o nome, mas sim uma receita com tofu e incluir ovos. Silvia tofu não é queijo de soja e sim apenas tofu. Pode ter havido essa associação no ocidente, mas é errada, até porque o seu uso no oriente não é como aqui. Para melhor compreensão faça uma pesquisa do tofu na comida japonesa. Paz para todos!

  3. Manuela says:

    Olá! Fiz meu cheesecake de tofu e ficou uma delícia! Apenas fiz uma modificação: na massa, usei açúcar mascavo ao invés do refinado, que deu uma cor e sabor ótimos para a massa. Cobri com geléia de mirtilo que eu mesma fiz usando açúcar fit (demerara + stévia, da marca Jasmine, eu acho). Ficou ótimo, adorei a receita! Bjo!

  4. Luciana says:

    Amei a receita. Fiz com a cobertura de goiabada e ficou deliciosa, nem parece uma sobremesa com soja. A família inteira aprovou. Depois que descobri minha intolerância 100% a lactose a família também sofreu as consequências…rs…
    Parabéns pelo site e obrigada pela grande ajuda!!
    Beijos

    • Débora says:

      Oi Lu, ahhh que legal!!!! Acho que vc é a primeira que escuto falar que fez! Que legal… eu amei essa sobremesa… amei de paixão! E fiquei super feliz q deu certo pra vc… vc tirou foto? Se tirou me manda, quero colocar no face :) Um bjão, participe sempre!!!

    • Débora says:

      Pois é Marcelo, boa sua sugestão. Até pensei nisso, mas é que ninguém procura no google tofucake.. hehehehe normalmente as pessoas procuram o nome da receita mas que seja sem glúten ou sem leite. Por exemplo, bolo de chocolate sem glúten, sorvete sem lactose, etc. Daí achei que esse nome iria facilitar. Valeu!!

      • marcelo lopes says:

        Você não acha que está na hora de mudar paradigmas? Não acha que as pessoas precisam assumir o que comem? Porque não inovar? Penso que quem tem restriçoes alimentares ou preferencias específicas precisa assumir o que come, com nome e sobrenome. Se o ingrediente principal é tofu, que seja Tofucake, e não cheese, pra quem não pode comer cheese, entende?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *