Recebi essa dica de ouro das meninas do Spa Colonial Med. É uma delícia e vale muito a pena fazer. Esta receita que tem como base um ingrediente tipicamente brasileiro, a castanha de cajú, foi testada no Spa e aprovada!

Realmente para quem não pode consumir leite e derivados, dá uma saudade do requeijão na hora do café da manhã ou do lanche da tarde. Eu pessoalmente acho isso. Mas agora com esse substituto vai ficar mais fácil.

Vejam alguns benefícios da Castanha de Cajú:

  • Rica em vitaminas B1 e B2, potássio, fósforo, zinco e ferro, além de vitamina E que auxilia no anti-envelhecimento.
  • É um alimento considerado anti-depressivo por fornecer esta variedade de vitaminas e minerais, que o organismo necessita para metabolizar os açúcares.
  • É rica em ácidos graxos insaturados (não saturados), portanto, considerado uma fonte de energia saudável, que mantém o índice do HDL, o colesterol bom.

Espero que tenham gostado!

Receita e fotos: Spa Colonial Med.
Para outras receitas acesse o Índice de Receitas.

Cream Cheese de Castanha

Possui 75Kcal por porção de 20 gramas. O cream cheese tradicional possui 84Kcal.

  • 1 e 1/2 xícara castanha de caju (crua e sem sal, de molho na água por 12h)
  • 2 colheres de sopa vinagre de maçã
  • 2 colheres de sopa suco de limão
  • 2 a 3 colheres de sopa de água (para ajudar a bater e dar mais cremosidade)
  • sal (a gosto)
  • pimenta caiena (ou do reino a gosto)
  • salsinha (cebolinha ou orégano para temperar)
  1. Deixar as castanhas de caju de molho em água filtrada durante 12 horas. Escorrer a água e lavar as castanhas.
  2. Em seguida, coloque todos os ingredientes (com exceção dos temperos) no liquidificador. Bata por 2 minutos ou até a mistura ficar cremosa, utilize a ajuda de um misturador.
  3. Retire o creme e coloque em um recipiente, cubra com plástico filme e faça pequenos furos para passar ar.
  4. Deixe em temperatura ambiente em local fresco por 24hs, o sabor é alterado no processo de fermentação, não se preocupe em experimentar a receita antes das 24hs pois você não vai gostar.
  5. Após 24hs tempere o creme com sal, pimenta caiena, salsinha e/ou cebolinha, pois o creme in natura não tem muito sabor.
  6. Manter na geladeira por até 4 dias.

29 thoughts on “Cream Cheese de Castanha

  1. Isabel says:

    Fiz a receita e ficou ótima adorei!! Usei uma parte para fazer cookies de cramberry, ficou delicioso!!! Ficou super macio por dentro e mesmo sem colocar fermento químico ele cresceu um pouco no forno. Eu amei, quero testar mais receitas com ele.
    Mas tenho uma pergunta, vc sabe se dá certo congelar??

  2. Gil says:

    Olá. Parabéns pelo blog..gosto muito. Sinto falta de alguma coisa doce para passar no pao no café da manha. Tudo que encontro e salgado. Você tem alguma sugestão de algo doce? Grata.

  3. Mariane says:

    Ola´. Quando vc menciona bater tudo exceto os temperos, vc considera o limao e o vinagre como tempero? Devo bate-los no liquidificador p/ fermentar?
    obrigada

  4. Thainara says:

    Adorei a receita e o site, estou montando um buffet infantil natural e a maioria das receitas são sem leite e sem glúten, não só porque hoje temos muitas crianças intolerantes, mas porque acredito que o leite de vaca não nos faz bem.
    Enfim, parabéns pela iniciativa.
    Saberia me dizer quanto rende essa receita?

  5. Thais says:

    Oi, quero muito fzr essa receita porem estou com uma duvida: para bater no liquidificador, bato todos os ingredientes? pq vc diz para depois das 24 hrs usar os temperos… fiquei confusa. Se puder ajudar, agradeço! abs

    • Débora says:

      Oi Mariane, realmente não sei se daria para substituir por algo. Ao meu ver o limão ajuda a “coalhar” e a dar o resultado final. Talvez você pudesse tentar substituir pelo vinagre (aumentar a quantidade), mas não sei como ficaria o produto final. Bjsss

  6. Sandra Regina says:

    não sei Débora séra que vc pode me ajudar? depois que bati os ingredientes coloquei direto na geladeira em uma vasilha com tampa e só depois vi que era para ser colocado em papel filme furado,séra que pode ter sido isso??? o cheiro e gosto do vinagre ficou muito evidente.

    • Débora says:

      Hmmm pode ser Sandra… Acho que isso deve ter alterado, deixar na geladeira e tampado né… precisa dar uma fermentada, olhe os passos 3 e 4 do preparo. Espero ter ajudado, um bjãooo!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *