Compartilhe!
Cuca Alemã (total sem glúten e sem lactose)

Cuca Alemã

por

Encontrei essa receita de Cuca Alemã que uma ex-chefe me passou há muitos anos atrás. Eu já fiz essa receita, mas com os ingredientes tradicionais como leite de vaca e farinha de trigo. Depois fiz na versão adaptada e funcionou! A única coisa que eu mudaria seria a forma. Fiz numa muito grande, quem sabe na média daria certo.

Experimente! Você vai gostar!

Foto: Sem Glúten e Sem Lactose.
Veja mais em Índice de Receitas.

Cuca Alemã
Imprimir
Imprimir
Forma retangular média.
Cuca Alemã
Imprimir
Forma retangular média.
Ingredientes
Porções:
Ingredientes
Porções:
Instruções de preparação
  1. MERENGUE: Bater as claras até ficarem firmes, acrescentar 5 colh. de açúcar e 1 de água, bater até ficar um merengue. Reserve.
  2. FAROFA DOCE: Prepare uma farofa com 3 colh. (sopa) de farinha de arroz, 3 colh. (sopa) de açúcar e 3 colh. (sopa) de margarina. Misture tudo com as pontas dos dedos. Reserve.
  3. Unte a forma que vai assar a cuca e reserve. Pré-aqueça o forno e prepare a massa na batedeira, batendo as gemas, o açúcar, a margarina, as farinhas, o leite, a baunilha e bata bem. Por último coloque o royal.
  4. MONTAGEM: Coloque a massa na forma, cubra com uma camada fina de geleia (qualquer sabor), na sequência cubra com as claras já batidas com açúcar, depois a farofa e por último polvilhe canela em pó.
  5. Asse em forno médio por 35 min.
13 respostas para "Cuca Alemã"
  1. Fiz e achei ótimo!
    Minha sugestão é usar leite de coco. Fiz com o de soja e achei que o sabor da soja ficou muito marcante. Só não entendi as claras em neve antes da farofa. Por que não misturar na massa?
    Se eu testar assim, volto pra dizer como ficou.
    Adoro esse site! Fantástico!

  2. Fiz passo a passo esta receita da cuca Alemã sem glútem. Utilizei a farinha de arroz e a farinha de trigo sem glutem. Acho que com a farinha de trigo sem glutem deixou a receita muito esfarelada. Não encontrei a farinha de soja tostada. Mas no final o sabor ficou bom. Tb coloquei pedaços de banana caturra na massa, antes do merengue, que deu um sabor especial.
    Esta receita fiz em forma redonda com 28cm de diâmetro e 6cm de altura e a massa cresceu toda a altura. Mas precisou ficar por 45 min em fogo de 180 graus. Recortei as fatias e congelei as que sobraram. Duração de preparo 1:00 h. É uma receita bem grande. Achei gostosa!

    • É sim Ligia, rende bem. Eu faço na forma retangular. Na próxima vez utilize apenas a farinha sem glúten, sem a farinha de arroz (substitua ela tb pela farinha sem glúten). Vai ficar melhor, vc vai ver! Bjsss

  3. Muito bacana o blog de vocês! Nunca fiz receitas sem glúten. Cuca é uma delícia! FIco de provar essa sem farinha de trigo e leite de vaca. Espero que já tenha melhorado da gripe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


OUTRAS RECEITAS SEM GLÚTEN SEM LACTOSE