Era uma vez uma amiga que tinha um pé de mamão. E que me deu dois mamões verdes que juntos pesavam mais de 1 kg. E que viraram doce!

Nem preciso dizer que ficou uma delícia né? Ainda mais para quem gosta desses doces caseiros como o de abóbora também. Abaixo a receitinha dessa história que de light não tem nada…

DICA: Sirva sempre bem geladinho e pode acompanhar o creme de soja batido com açúcar (bem gelado também!).

Receita: Tudo Gostoso.
Fotos: Sem Glúten Sem Lactose.

Veja mais em Índice de Receitas.

Doce de Mamão Verde

  • 1 kg mamão verde
  • 700 gr açúcar (demerara ou cristal)
  • 200 gr coco ralado (sem açúcar)
  • 1 colh. sopa bicarbonato de sódio (caso utilize o mamão com a casca)
  • 2 paus canela
  • 5 cravos (da índia)
  1. Corte as pontas do mamão e dê uns talhos ou riscos com uma faca na casca. Deixe reservado numa vasilha ou em cima da pia por uma hora, para sair o leite. Lave-os bem.
  2. Corte ao meio, retire com uma colher as sementes, e rale a polpa no ralador grosso. Não é preciso tirar a casca, se tirar não precisa usar o bicarbonato no molho.
  3. Deixe de molho trocando a água a cada 4 horas 6 vezes no mínimo. Coe numa peneira, lave novamente e escorra espremendo bem para retirar o excesso de água.
  4. Leve ao fogo numa panela: o mamão ralado, o açúcar, o coco, a canela e os cravos, e cozinhe até ficar bem cozido e dourado. Não precisa colocar água, porque o mamão vai soltar bastante líquido.
  5. Coloque numa compoteira, espere esfriar e leve à geladeira.

6 thoughts on “Doce de Mamão Verde

  1. vilma conceição lucas souza says:

    Olá, minha sogra fazia doce de mamão com melado, não usava açucar.
    Obrigada por esta receita maravilhosa, porque minha sogra fazia sem receita. Meu sogro moía a cana e fazia o melado no fogão a lenha. O mamão tinha no quintal. Um grande abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *