Tem alguém que não gosta de escondidinho? Eu não conheço. Dá pra fazer de mandioca, de batata e com diversos recheios. Um dos mais famosos é Escondidinho de Mandioca (ou aipim) com Carne Seca.

Minha sogra fez dia desses atrás e ficou delicioso. Sugestão para fazer sempre!

Dica para dessalgar a carne: No dia anterior cortar o alimento em pedaços menores  e deixar de molho na água fria e na geladeira por 12 horas pelo menos, trocando toda a água de quatro em quatro horas. Depois desse processo cozinhe na pressão por 30 minutos, tire a gordura e desfie. Está pronta para usar!

Foto: Sem Glúten e Sem Lactose.
Veja outras receitas no Índice de Receitas.

Escondidinho de Mandioca com Carne Seca

  • 1 xícara margarina (sem leite, ou creme vegetal)
  • 3 cebolas (médias, cortadas em fatias)
  • 1 kg carne seca ((coxão), desfiado e dessalgado)
  • salsa (picada a gosto)
  • 1 e 1/2 kg mandioca (cozida sem sal, amassadas)
  • 2 claras (de ovo)
  1. Numa panela, aqueça a manteiga e frite a cebola. Quando estiver transparente, acrescente a carne-seca. Frite um pouco, desligue o fogo e acrescente a salsa.
  2. Na forma refratária, coloque uma camada de purê de mandioca e por cima, uma de carne-seca. Cubra com outra camada de purê de mandioca.
  3. Por último pincele a clara do ovo levemente batida, isso irá gratinar no lugar do queijo ralado (esse é um truque da minha sogra!). Leve ao forno apenas para gratinar.

18 thoughts on “Escondidinho de Mandioca com Carne Seca

  1. Tania Mª. França e Oliveira says:

    Prezada Débora,com 67 anos, descobri que tenho intolerância à proteína caseína, do leite(complicado),ao trigo (complicado), à clara(complicado), à pera e ao melão. Para mim, que ainda sou um “bezerro”, levei um susto. e agora, me socorro de suas “artimanhas” culinárias. Depois que eliminei o leite, meu cansaço sumiu. Grata por sua valorosa colaboração!!

  2. kate says:

    ola!!!!!
    depois de pronto e gratinado, pode congelar?
    outra pergunta rsrs pode substituir a mandioca por batata doce?
    adoro suas receitas, tem feito muiiiiitoooo sucesso
    bjs

  3. Isabel Cristina Ferreira De Oliveira says:

    Débora, a clara de ovo substituindo o queijo é espetacular mesmo. Obrigada a vc e a sua sogra por compartilharem seus conhecimentos. Beijos.

  4. IVONE VEBBER says:

    carne é veneno…..colesterol, acido úrico, vírus, bactérias,cancerígena…..cuidado
    não adianta tirar o gluten,lactose se permanece toxinas animais

    • tonyclusters says:

      Veneno é um comentário como o seu, totalmente sem fundamento. Já está provado cientificamente que a proteína da carne animal é essencial para o ser humano. Se informe melhor antes de proferir asneiras.

  5. Isabel Vazquez says:

    Quanto tempo de cozimento da mandioca? A minha ainda ficou um pouco dura. espremi com algumas colheradas da água em que foi cozida.

    Usei margarina, mas identifiquei que tem lactose. Tem algo similar? Embora minha filha faça uma dieta sem gluten e sem lactose, a médica também contraindicou a manteiga e a margarina.

    • Débora says:

      Oi Isabel, o tanto que necessita para ficar bem macia.. isso é você que vai vendo, às vezes eu cozinho na pressão e depois que abro vejo que ainda está durinha deixo cozinhando mais um pouco. A margarina sem leite que eu uso é a becel (azul). Se não puder usar, quem sabe o azeite possa substituir. Abs!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *