Me bateu uma vontade de comer Brigadeiro. Daí fui atrás de uma receita de Leite Condensado sem lactose e sem nada de leite de vaca. Acabei encontrei essa receita da Cláudia Marcelino, do site Cozinha Sem Glúten e Sem Leite, que gentilmente cedeu a publicação para nós. Achei bem fácil de fazer e esse dá para fazer.

Essa receita é ótima não só para intolerantes à lactose (IL), mas também para quem é alérgico à proteína do leite de vaca (ALPV), pois é feito com leite vegetal.

DICA: Com essa receita você pode fazer recheios de bolos, tortas e até mesmo para docinhos. Uma dica da Cláudia é que mesmo escuro, dá para substituir muito bem o leite condensado tradicional.

Receita e Foto: Cláudia Marcelino – Cozinha Sem Glúten e Sem Leite.
Veja outras receitas em Índice de Receitas.

Leite Condensado de arroz

  • 2 e 1/4 xíc. leite de arroz (industrializado)
  • 1/2 xíc. açúcar refinado
  • 1 colh. chá essência de baunilha
  • 3 colh. sopa amido de milho
  1. Misture 2 xíc. do leite de arroz com o açúcar em uma panela média. Leve ao fogo baixo mexendo sempre para o açúcar dissolver.
  2. Depois mexa de vez em quando e deixe em fogo baixo até o volume reduzir a metade. Retire do fogo.
  3. Misture o 1/4 de xícara de leite restante com as 3 colheres de amido até dissolver. Junte ao leite que foi reduzido, adicione a baunilha e leve novamente ao fogo rapidamente só para engrossar.
  4. Está pronto para o uso.

85 thoughts on “Leite Condensado de Arroz

  1. Nete pantoja disse:

    Olá queria uma receita de brigadeiro, sem glúten sem leite sem amido de milho,sem sem soja e sem castanha, meu bebê tem alergia essas coisas, o leite pode ser só de coco ou de arroz

  2. zenaide disse:

    Oi será que posso fazer sem a essência de baunilha ,pois a essência contém corante caramelo e a médica além de retirar o leite a soja e ovo ,disse que corante caramelo tbm contém traços.

  3. daniela disse:

    Eu tentei fazer, mas não sei onde errei?!?! Fiz leite de arroz em casa, coloquei como diz na receita, aí quando coloquei o leite com amido de milho virou um pudim, quando vi que ficou muito grosso, coloquei cacau e fecal mas ao invez de brigadeiro ficou com gosto de pudim onde errei, o leite condensado não ligou assim líquido e não coloquei essência de baunilha pq não tinha ai ficou bem branquinho

  4. Evelyn disse:

    Oi Débora! Posso fazer com açúcar demerara? Já li alguns artigos da Cláudia Marcelino e fiquei surpresa com a presença do açúcar refinado na receita. Entretanto, seu site tem sido como oásis em meio ao deserto.rs
    Muito obrigada!

  5. Jessica disse:

    Olá Debora, boa noite!
    Estava em desespero, descobri à uma semana q meu pequenino tem alergia a esses itens…E hoje acho q caiu a ficha dele q ele não pode mais com as delícias q estava acostumado! E isso me doeu mto, mais graças a deus encontrei vc aqui com receitas q parece ser maravilhosas, acredito q irá suprir a falta q ele esta sentido dos alimentos q ele ama!
    Vou começar a testar amanhã!
    Obrigada.

    • Marina disse:

      Pode trocar o açúcar refinado pelo demerara (fica bem mais gostoso) ou mascavo (mas vai ficar com outro gosto e tem que reduzir a medida) e o amido pode ser de mandioca (também chamado polvilho doce) ou pode usar agár agar.

  6. Caro disse:

    Oi. Debora. Existe sim um brigadeiro com o gosto muitoo pareciso com o tradicional. Ele eh feito com leite de castanha ( nao sei se do para ou caju) . Fiz a um tempo atras. Soh nao deu pra enrolar :/

  7. Cris disse:

    Olha quem encontrei aqui! que coisa boa!!! Olhei varias vezes o site e nunca parei pra olhar a foto da Debora, hoje olhei e vi que eh você querida!!! Te acompanho hehehe obrigada por todas as receitinhas e dicas! Tenho umas receitinhas que aprendi em um curso de culinária vegetariana na nova zelandia, vou mandar pra ti! bjinho

  8. stelluda disse:

    Olá!! Gostaria de saber se só dá para fazer essa receita utilizando o leite de arroz industrializado ou pode utilizar o caseiro!
    Beijos

  9. Sibele disse:

    Débora, minha filha não pode consumir nenhuma forma de açúcar, soja, proteina do leite e gluten. Como posso substituir o açúcar da receita do leite condensado?
    grata

    • leticia disse:

      Oi, Sibele…..Agora existe o açúcar de coco, que pode ser consumido por diabéticos e ir ao fogo, ele é feito da flor do coco e não da fruta…não precisa se assustar, o problema é encontrá-lo, em são paulo tem, mas em outros lugares teria que dar uma pesquisada.bj, Letícia.

      • Cristina disse:

        O açúcar eu substituo pela SUCRALOSE ou pela STEVITA, que me foi indicado pela endocrinologista. Ela me orientou o seguinte: a substituição é 100% e de igual para igual, tomando o cuidado apenas para levar as receitas que vão ao forno sem esquentar este, ok, senão a massa não cresce.

  10. Roberta disse:

    Não entendi o que significa 2 e 1/4 xíc. leite de arroz industrializado..
    Pode me explicar por favor…
    Vc já experimentou o leite condensado feito com leite de coco e açucar?
    Qual será ficam ais parecido como sabor do eleite condensado para fazer brigadeiro e beijinho ou até mesmo outros doces?
    Desculpe esse batalhão de perguntas rsrsrs

  11. Daniela disse:

    Olá. Não tenho nenhum desses problemas na minha família, mas muitos conhecidos que tem. Minha dúvida: Todas as receitas do site são sem glúten e sem lactose, ou algumas que não tem glúten tem lactose e vice-versa?

    • Débora disse:

      Oi Daniela… todas as receitas do site são sem glúten e sem lactose (e sem proteína do leite também). Algumas são também sem soja, outras sem ovo, outras vegetariana e outras diet/light. Para isso tem o marcador das categorias na lateral esquerda. Um bjão!!

  12. Betoka Lima disse:

    Eu já fiz o leite condensado de arroz, não ficou consistente igual ao leite condensado normal.
    Mas deu certo os brigadeiros, na realidade só sobrou 1 pra mim.
    Trocar por leite de soja não é interessante pois existe o produto, SOYMILK.

    bJS

    • Débora disse:

      Oi Betoka, é exatamente isso. A consistência fica um pouco diferente, mas dá certo nas outras receitas. E essa opção é justamente para quem não pode consumir soja, já que existe o condensado de soja pronto. Um abração!!

  13. Sergio Nazareno disse:

    Débora, eu aboli açúcar refinado da minha dieta e tenho usado xarope de agave em minhas receitas. Quanto deste xarope eu usaria nesta receita?

    Grato!

    • Débora disse:

      Oi Sergio, tudo bem? Sobre essa substituição não saberia te responder. Fico com medo de não dar o ponto certo. Acho que você teria que ir fazendo testes. Minha primeira sugestão seria substituir pela mesma quantidade, mas não garanto o resultado. Desculpe não poder ajudar mais… BJsss e sucesso!

    • Cristina Khalil disse:

      Sérgio, já li que o agave pode não ser tão saudável quanto parece! Estou trocando o açúcar refinado por açúcar de coco que tem menor índice gliceemico. Mas cuidado c as calorias da mesma forma.

  14. CRISTINA CORDEIRO disse:

    GOSTARIA DE SABER SE O LEITE DE ARROZ PODE SER SUBSTITUIDO POR LEITE DE SOJA… VOU FAZER UM BOLO SEM LACTOSE E ESTOU COM DIFICULDADE PARA O RECHEIO…

    • Débora disse:

      Oi Cristina, tudo bem? Realmente não sei… creio que dará certo, mas provavelmente altere um pouco o sabor. Se for usar o de soja, já pensou em comprar o pronto? Talvez facilite.. bjss

      • Raquel Moretti disse:

        O leite condensado de soja é horrível e brigadeiro com ele nem o cheiro é bom. Gostaria de saber se esse fica parecido com o leite condensado convencional, minha filha vai fazer 2 anos e eu estou pesquisando, pois quero fazer uma festa pra ela e não quero que o os convidados fiquem com fome de docinho.

      • Débora disse:

        Oi Raquel, olha, nenhum deles fica parecido com o convencional. E se os seus convidados não estão acostumados com o sabor, eles irão estranhar. Esse leite condensado fica muito bom para utilizar nos docinhos, mas lembre-se que o resultado nunca vai ficar igual os tradicionais feitos com leite de vaca. Aqui tem um post que pode te ajudar a fazer os quitutes pro aniversário: https://www.semglutensemlactose.com/ocasiao/infantil/ ou aqui:
        Bjss

  15. Erica disse:

    Será que fica bom também se não adicionar a essência de baunilha? Pois a essência de baunilha é proibida pra quem tem alergia a proteína do leite de vaca (pode conter traços de leite)! :(

  16. Vanessa Alves disse:

    Será que dá para substituir o açúcar refinado por Xylitol (em pó)?
    Além de leite, soja e glúten, a dieta do meu anjinho azul exclui açúcar também.
    Beijos!

    • Débora disse:

      Oi Neco, se você tiver refinado em casa prefira usá-lo. Nunca fiz com o demerara, não sei dizer se iria alterar algo. Talvez demore mais para dissolver… Desculpe não poder ajudar mais. Abs!

    • Débora disse:

      Érica, no site da Claudia Marcelino uma leitora disse que fez com o leite de arroz caseiro e deu certo. Não cheguei a testar, portanto não poderia te dizer com exatidão. Mas creio que vale a tentativa!! Abs!!

      • Tatiana Gadelha disse:

        Eu fiz com leite de arroz feito em casa. O meu estava mais concentrado pois deixei o arroz bem mole pra passar no liquidificador. Assim, por essa receita o leite não irá perder muita água e logo irá ficar consistente. Coloquei a quantidade de amido que diz aqui mas poderia ter colocado menos por conta do leite concentrado. Acho que rendeu bastante por conta do leite de arroz está bem concentrado.

  17. sergiana disse:

    meu filho já ñ comas mais como antes. suas receitas me ajudaram muito .agora já posso dormir tranquila porque sei que ele ira comer coisas gostosas como as outras crianças

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *