Tempos atrás coloquei a foto desse macarrão sem glúten no facebook, dizendo que havia ganhado de uma amiga que fez em casa. Essa amiga, a Sheila, que é nutricionista, me passou a receita e vou compartilhar com vocês. Ela me contou que é um pouco difícil acertar o ponto de primeira, mas que com a prática se consegue.

Veja com atenção nas informações abaixo:

  • A medida tem que ser o mais precisa possível para não dar errado.
  • Misture bem os ingredientes secos, isso dá diferença no resultado. Pode peneirar, agitar no pote e deixar descansar, depois misturar novamente.
  • O cheiro da massa é bem forte e a cor fica escura, mas não fica com sabor ruim. Cozinhe al dente para não ficar empapado.
  • Os 68 ml de ovo equivalem a uns 2 ovos. Se for utilizar somente a clara, deve dar 2 a 3 ovos. Vá dando o ponto da massa com os líquidos (ovos + água),  porque depende muito do tamanho do ovos. O ideal seria utilizar uma balança digital para ter a medida exata.

DICAS: Já fiz com Molho de Espinafre e com Molho Bolonhesa. Ficaram ótimos!! Experimente fazer a massa com 50% farinha de banana verde e 50% farinha de arroz e sem a clara do ovo (substitua por água).

Receita: Sheila Yuasa – Nutricionista.
Foto: Sem Glúten Sem Lactose.

Veja mais em Índice de Receitas.

Macarrão Caseiro de farinha de banana verde

3 de 2 votos
Tempo de Preparo: 1 hora
Tempo Total: 1 hora
Refeição: Massas
Cozinha: Italiana
Palavra Chave: Sem Glúten, Sem Lactose, Sem Soja
Porção: 2

Ingredientes

  • 100 g farinha de banana verde
  • 5 g goma xantana
  • 5 g goma guar
  • 35 ml água
  • 68 ml ovo

Instruções

  • Misture bem os ingredientes secos.
  • Abra a massa e passe pela máquina de macarrão, ou corte no formato que desejar. Polvilhe farinha de arroz para ele não grudar.
  • Utilize a massa fresca para cozinhar (+ – 3 a 5 minutos), não deixe passar do ponto. O da foto é talharim, leva 5 minutos para cozinhar, caso faça espaguete o tempo é menor. Quanto mais fino, menos tempo de cozimento.
  • Sirva com o molho de preferência.

30 thoughts on “Macarrão Caseiro de Farinha de Banana Verde

  1. alexandre divitis disse:

    Olá Débora, minha dúvida é sobre o ovo. O que entra na massa são só as gemas ou os ovos inteiros?
    Obrigado e parabéns pelo blog
    Alexandre

  2. Alexandre disse:

    Olá Débora, ainda tenho dúvidas sobre os ovos. Nas dicas iniciais você coloca que os 68 ml seriam equivalentes a dois ovos, porém nos ingredientes você coloca 68 ml de gemas….
    São as gemas ou dois ovos inteiros? ( sei que a REFERÊNCIA são os 68 ml, mas de gemas ou de ovos inteiros?? ).
    Obrigado e parabéns pela postagem.

  3. Geni Rodrigues Bueno disse:

    Bem! Preciso aprender a fazer este macarrão para ter uma opção sem glutem, mas como não entendo muito de determinados ingredientes. Me diga onde se compra estas duas gomas guar e xantana? rsss… Grata!!!

  4. Rute Kaizer disse:

    Oi Débora, estou decidida a ter uma alimentação mais saudável. Seu blog vai ajudar muito. Parabéns pela qualidade, pelo capricho e também por ser tão atenciosa com nós, leitores. Super abraço e tudo de bom pra vc e sua família!

  5. maria de fatima fabri oliveira disse:

    gostei muito de achar esta receita pois estou com intolerância ao glutem. espero acertar pois não tenho balança digital. muito obrigada

  6. Silvania Ferreira Silva disse:

    Olá td bem,obg por sua iniciativa de compartilhar essas receitas,pois muitas pessoas:eu me incluo nesta luta que a pouco mais de uma semana estou inserindo no cardápio da família devido a suspeita da nutricionista que minha filha está com intolerância a gluten e lactose.Agradeço de coração.abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avaliação da Receita