Recebi essa receita da nossa leitora Marcia. Como ela não tem IL (intolerância a lactose), fez o recheio com ricota e queijo. Mas abaixo tem várias outras sugestões, que inclusive eu sempre utilizo nas minhas tortas salgadas e fica muito bom!
Alguém tem alguma sugestão de recheio diferente para provarmos?
Sugestões de Recheio:
  • Salsicha com cebola, alho, orégano, sal, salsinha, cebolinha, tomates ou um pouco de molho pronto
  • Carne moída refogada bem sequinha, tomate e cebola picados
  • Frango desfiado com milho, ervilha, azeitona
  • Seleta de legumes com sardinha
  • Atum com abobrinha

Receita e foto: Marcia Drica.

Massa Cremosa para Torta Salgada

  • 1 xícara leite de soja
  • 1 caixa creme de soja (para substituir o creme de leite)
  • 1 colher de sopa margarina (sem leite)
  • 3 unidades ovo
  • sal (a gosto)
  • 1 e 1/2 caixa creme de arroz (pó)
  • 1 colher de sopa fermento em pó
  1. Bati os ingredientes no liquidificador, primeiro os líquidos depois os secos.
  2. Untar uma assadeira coloquei metade da massa, cobrir com restante da massa e salpicar orégano.
  3. Assar em forno 220ºC por 30 min.

36 thoughts on “Massa Cremosa para Torta Salgada

  1. Conceição says:

    Só tirei a farinha de trigo da minha vida e acho que era ela que me dava alergia,pois continuo tomando leite e outros derivados e não acontecem nada, só mesmo quando como pão e bolo que ne atacam as vermelhidões. Quero saber se nessa receita posso tirar apenas o trigo e usar o leite e o creme de leite normal?

  2. Denise Romão says:

    Olá!!

    Tenho alergia à proteína do leite além da intolerância à lactose, e ao glúten… por isso, minha nutricionista disse q não devo usar nem o leite de soja… vc tem sugestão de como poderia substituí-lo nesta receita?

    Obrigada desde já…
    E lindo e super interessante o site! Parabéns!

  3. Ana Lúcia says:

    Boa noite! Tenho uma amiga que é celíaca, e sempre que faço alguma reunião em minha casa, tenho o maior cuidado pra fazer algo especialmente pra ela… Estou com vontade de fazer essa receita acima, mas me tira uma dúvida, eu posso substituir o creme de soja por creme de leite??? E o leite pode ser o de vaca??? Obg… (Y)

    • Débora says:

      Oi Ana Lúcia, td bem? Pode usar sim, se ela não tem problema com o leite utilize sem medo. Tem uma outra, a Torta Salgada de Maisena, também fica muuuito boa e é super prática. Experimente e depois me conte. Bjsss

  4. Kelly says:

    Amei suas receitas, meu filho tem alergia ao leite de vaca e vou aproveitar muito esse site.

    Só tenho uma dúvida quanto a margarina becel, pois no rotulo tem o aroma idêntico ao de manteiga, isso não tem nada de leite??

  5. Samara says:

    Débora, adoooooro seu site e o sigo há um tempo, PARABÉNS!
    Quero lhe informar que salsicha também tem traços de de glúten.
    Portanto, fica a dica para quem tem intolerância com eu!
    Abraços, Samara

  6. LUCIMARI says:

    Olá Débora, como vai?
    Acabei de descobrir que tenho intolerância a lactose e ao glúten, devo confessar que estava apavorada pensando que minha alimentação estava limitada, encontrei seu site por acaso e estou muito feliz com as dicas e receitas.

    • Débora says:

      Oi Lucimari, não fique apavorada hehehe No início é assim mesmo, mas logo vc se adapta e aprende como combinar os alimentos. Aqui no site tem vários artigos e muitas dicas… as leitoras colocam bastante coisa nos comentários das receitas e também no face. Um bjão!!

    • Débora says:

      Oi Fernando, o creme de arroz é uma caixinha tipo a de maisena. Tem o creme de arroz (creme de leite) e o creme de arroz (tipo farinha q é esse que eu falo na receita). Encontra no mercado sim. Espero ter ajudado. Bjsss

  7. Adriana says:

    Estou apaixonada nesse site, desde que o descobri já fiz algumas receitas e estou super feliz com o resultado. Meu filho está com 2 anos e 5 meses e tem APLV e eu estava sofrendo desde então sem opções de pratos diferentes e essa torta foi a primeira que eu fiz desse site, deu tão certo que empolguei e continuei me arriscando com outras receitas e tudo fica uma delícia. Parabéns!!!

  8. Laura Hauck says:

    Olá Débora!!
    Suas receitas tem me salvado nas horas que bate aquela vontade de comer alguma coisa diferente!!!
    Fiz essa massa da torta e usei o atum como recheio!! Ficou uma delicia!!!
    Muito obrigada pelas dicas!!!
    Abraços, Laura

  9. Diane Araújo says:

    Olá! Tenho sindrome do intestino irritavel e tenho que evitar certos alimentos como lactose e glúten mas não preciso cortar totalmente só evitar consumir todo dia… Como posso encontrar essa margarina sem leite? E o creme de soja? Teria algum creme de leite sem lactose? Qual a farinha de arroz que vc me indicaria? Muitas perguntas mas são muitas duvidas… Bjos

    • Débora says:

      Oi Diane, a margarina sem leite utilizo a becel (azul, sem sal). O creme de soja tem da batavo (naturis) ou soymilk e o creme de arroz tem de algumas marcas importadas. Creme de leite sem lactose não conheço, e a farinha de arroz que costumo usar é da Urbano.
      Bjsss e bem vinda!! :)

  10. MARIA DAS GRAÇASDURÃO says:

    BOA TARDE DÉBORA.
    ACHEI LINDO SEU SITE.
    TRABALHO COM PRATOS CONGELADOS, PRETENDO ENTRAR ATÉ DEZEMBRO COM PRATOS DE BAIXA CALORIA,TBM SEM GLUTEN E SEM LACTOSE.
    VI ALGUMAS RECEITAS SUAS E GOSTEI MUITO.
    SOU COZINHEIRA HÁ 18 ANOS, MAIS COM ESSE TIPO DE ALIMENTO, AINDA TENHO DIFICULDADE PARA ELABORAÇÃO DOS CARDÁPIOS.QUERO FAZER O MELHOR POSSÍVEL,COMO TUDO QUE FIZ ATÉ AGORA.
    VC TERIA COMO ME AUXILIAR NESSA PARTE QUERIDA?
    DESDE JÁ, FICO GRATA
    GRAÇA DURÃO

    • Débora says:

      Olá Maria, tubo bem? Ótima sua iniciativa!!! Posso contribuir com a sugestão de receitas… infelizmente para elaborar cardápio não posso, pois não sou nutricionista. Uma sugestão seria você encontrar alguma nutri funcional que pudesse te ajudar nessa parte também!! Mas no que eu puder ajudar conte comigo. Abs! Sucesso..

  11. Carolina says:

    Débora… Adorei seu blog! Muitas dicas e receitas legais. Estou pensando em testar essa receita, mas queria saber se posso retirar ou substituir os ovos, já que minha dieta é sem glúten, lactose e ovos. Obrigada!

    • Débora says:

      Oi Carolina!! Eu nunca testei sem ovos, mas no site na parte dos artigos tem um sobre como substituir os ovos nas preparações. Lá tem várias opções. Acho q pode ajudar!! Bjss

  12. Raquel says:

    Olá Débora, quero fazer essa torta mas estou em dúvida sobre o creme de arroz. Comprei farinha de arroz da marca Urbano, no supermercado. É a mesma coisa? Obrigada!

    • Débora says:

      Oi Dayanna, claro, todas as receitas do site funcionam assim. Inclusive essa massa foi feita assim na receita original, com creme de leite e ricota no recheio. Vai ficar deliciosa! Abraços!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *