Comprei um pacote de amendoim e deixei no aguardo para quando desse vontade de fazer um docinho. A vontade apareceu e lembrei do famoso cajuzinho, um doce que eu amo! Mas como não tinha condensado de soja (e nem gosto muito em doces) acabei tirando da cabeça essa ideia de receita. E deu certo!

DICA: Ótima sugestão para as festas juninas ou para fazer o doce no copinho nas festinhas de criança. Vale à pena!

Receita e foto: Sem Glúten e Sem Lactose.
Para ver mais acesse Índice de Receitas.

Paçoca de Colher (Doce de Amendoim ou Cajuzinho)

DIETA Sem Glúten, Sem Lactose, Sem Ovo, Vegetariana
Refeição Doces e Sobremesas
Cozinha Brasileira

Ingredientes
  

  • 500 gr amendoim torrado descascado
  • 400 gr açúcar cristal
  • 1 ou 2 copos leite de soja se desejar o doce de colher use 2 copos, se desejar o doce mais durinho utilize apenas 1 copo

Instruções
 

  • Torre o amendoim no forno, retire a pele, bata no liquidificador e reserve.
  • Em uma panela, coloque o açúcar e o leite, e deixe ferver. Acrescente o amendoim e mexa até desgrudar do fundo, como se fosse o ponto do brigadeiro.
  • Se quiser o doce de colher, pare neste ponto.
  • Se quiser fazer o doce mais durinho tipo pé-de-moleque, deixe no fogo até ficar mais escuro. Depois coloque num refratário de vidro untado com margarina, espere esfriar e corte no tamanho desejado.

19 thoughts on “Paçoca de Colher (Doce de Amendoim ou Cajuzinho)

  1. Eli James says:

    Olá! Parabéns pela receita!
    Mas eu te aviso que tanto leite de vaca quanto leite de soja não são nada saudáveis para saúde. O leite de soja traz seríssimos riscos para qualquer ser humano. Não estou aqui para atormentar, mas porque eu desejo o bem de todos. Olhem esse vídeo que vocês vão entender o que eu estou falando:

    Usem leite de coco feito em casa (é fácil de fazer) ou até mesmo água (dependendo da receita pode usar água sem problemas).

    Eu não uso leite nem glúten em casa, então esse site é uma ótima referência pra mim! Obrigado e parabéns pelo seu trabalho :D

  2. Maiza Andrade says:

    Precisa deixar o leite ferver muito? como se fosse fazer doce de leite , antes de por o amendoim? Obrigada, o site eh otimo e acompanho há tempos…

  3. Vilma says:

    Muitas receitas, otimas. Tenho uma dificuldade em substituir.
    É sem gluten, tem de ser também sem lactose e nada de soja. Margarina também não. O que substitui sem erro o leite? existe queijo sem lactose? Pode me ajudar? é para meu neto de 9 anos com intolerancia a gluten descoberto recente e ja tem a intolerancia a lactose desde que nasceu, agora queria variar a alimentaçºao, ainda não posso e nem encontrei uma nutrologa. Pode ajudar?

    • Débora says:

      Oi Vilma, td bem? Que bom que gosta das receitas! Para substituir o leite, se forem reveitas doces
      vc pode utilizar o leite de soja, o leite de coco ou de amêndoas (esse último tem receita no site). Nas receitas aqui sempre coloco o ingrediente para substituir.
      Conte com a gente no que pdermos ajudar. Abraço!

  4. Franci Eduarda says:

    nossa eu fiz um bolo normal e joguei ele como pé de moleque por sima um ficou uma deliçia ………………………………… obrigada pela dica , e eu sou chefe de cizinha profissional quem quizer receber masreceitas doces salgadas brasileiras e francsesas e so visitar meu e_mail:[email protected]
    obrigada
    valeu

  5. Anonymous says:

    nossa eu fiz um bolo normal e joguei ele como pé de moleque por sima um ficou uma deliçia ………………………………… obrigada pela dica , e eu sou chefe de cizinha profissional quem quizer receber masreceitas doces salgadas brasileiras e francsesas e so visitar meu e_mail:[email protected]
    obrigada
    valeu

  6. Paula says:

    Dé, querida, que coisa mais gostosa, hein? Vou tentar com leite normal, pois aqui não temos problemas com a lactose, acho que vai dar certo…Quanto aos cokies de brownie que eu postei, espero que vc consiga adaptar a receita, depois me conta.
    Uma semana iluminada!
    bjs

  7. Mari says:

    Hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm… Dé, agora vc atiçou demais da conta minhas lombrigas amiga… não faz isso comigo não, q maldade hahahaha… adorei a receita… mas poe adorei nisso!!!
    Bjo grande,

    Mari

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *