Vejam só a receita que recebi por e-mail da Maria Rita Barros Corbini. Imagino que esse pãozinho doce deva ficar muito gostoso e é um grande substituto naquelas horinhas de fome à tarde ou até mesmo no café da manhã.

Bom Maria Rita, aprovamos sim sua receitinha. Veja abaixo.

Receita e foto: Saude e Sabor Funcional.

Pão Doce com Frutas Secas

  • 1 e 1/2 xícara creme de arroz
  • 1 e 1/2 xícara fécula de batata
  • 3 unidades ovo (temperatura ambiente)
  • 1/3 xícara óleo
  • 1 e 1/2 colher de sopa fermento biológico (em pó)
  • 1/2 xícara cenoura (cozida e amassada)
  • 1 xícara água morna (utilizar a do cozimento da cenoura)
  • 5 colheres de sopa açúcar
  • 1 pitada sal
  • 1 colher de chá CMC ((espessante))
  • 11 unidades cereja (em calda, picada)
  • 3 colheres de sopa uva passas
  • 3 colheres de sopa castanha do pará (triturada)
  • 3 colheres de sopa ameixa preta (sem caroço e picada)
  1. Em uma tigela colocar as farinhas, o fermento, o açúcar, a água batida com a cenoura e misturar bem.
  2. Em seguida, acrescentar o restante dos ingredientes.
  3. Untar uma assadeira para pão colocar a massa. Deixar crescer e assar em forno a 220ºC até dourar.

29 thoughts on “Pão Doce com Frutas Secas

  1. Maria Augusta disse:

    Como posso substituir o cmc, aqui na região que moro na existe, tenho intolerância a glúten por devido ao problema de tireóide, vc pode de enviar algumas dicas e quais sāo as opções que vc conhece para substituição do cmc?

      • Rosangela disse:

        Olá, eu faço pães sem glúten para consumo próprio e não uso nenhum desses espessantes. Há várias formas de contornar a falta de liga que compromete a textura dos pães:
        1. Usar um pouco de polvilho doce, ou qualquer outra fécula, na forma de um grude pré-cozido (gelatinizado), diretamente na massa.
        2. Usar como ingrediente a tapioca granulada que já é amido gelatinizado.
        3. Deixar a farinha base de arroz em molho por 8 h em água e vinagre, lavar, espremer em um pano e enxugar a massa com polvilho doce, azedo, goma de tapioca, fécula de batata ou de araruta – a maizena eu não uso pois o milho no Brasil é transgênico…
        4. bater a massa em liquidificador ajuda a amaciar a textura – se for preciso deixar a massa mais enxuta, acrescentar mais ingredientes secos macios (féculas ou amidos) depois.
        5. sempre acrescentar algum ingrediente que forneça fibra: sementes de chia, de linhaça, farinha de oleaginosas ou até mesmo apenas o resíduo da extração do leite de oleaginosas.
        6. Um pouco de proteina ajuda na textura: queijo, ovos, colágeno…
        7. Incluo também sempre um pouco de gordura de boa qualidade: óleo de coco, manteiga clarificada, azeite de oliva – em pouca quantidade.

      • socorro queiroz disse:

        tenho 55 anos sou alérgica gluten,ovo e leite animal. Rosangela muito interessante essas suas dicas ,eu moro em belém onde tenho facilidade desses amidos que vc citou, inclusive da tapioca granulada, vc pode me enviar mais detalhes de como fazer pães sem o vo, e algumas receitas. grata!!!

      • ELAINE CANDIDO DA SILVA disse:

        Oi Rosangela ou Débora, vcs usam o fermento puro na massa ou fazem levedura com água e açucar?

        Elaine

  2. Leticia Klein disse:

    Olá Débora! Adoro as receitas, já fiz várias!!!! Algumas dúvidas: Será que posso substituir o creme de arroz por farinha de arroz???? O que seria o creme de arroz? São aqueles para fazer papinhas para crianças??? Alguma vez já fez essa receita na máquina de pão??? Sabe me dizer quantas gramas tem esse pão da receita??? Obrigada

    • Débora disse:

      Oi Leticia, pode sim. E é bem esse creme de arroz mesmo, tipo arrozina sabe? Não foi testada na máquina de pão… mas é um pão pequeno, não saberia dizer o peso. Bjsss

  3. angelita disse:

    Oi, obrigado por compartilhar estas receitas maravilhosas!
    Posso substituir a cereja pelo quê?
    O que é CMC? onde encontrar? Tem algum nome diferente pra isso?
    Obrigada!

    • Débora disse:

      Oi Angelita, pode substituir por qualquer fruta seca, como por exemplo damasco ou ameixa. Ou aquelas frutas cristalizadas que compra pronta no mercado. O CMC é um espessante, normalmente encontra em lojas que vendem produtos de panificação e doceria. Pode utilizar outros espessantes como a goma xantana ou goma guar também. Bjss

  4. ana rozemira disse:

    Oi obrigada pele sua resposta!Mas é que presciso saber se fécula de batata é de batata inglesa ou batata doce´pois sou alegica a ingles!Obrigada!

    • Débora disse:

      Oi Ana, quando vc for comprar vc tira a dúvida. A fécula pode ser extraída de qquer batata ou tubérculo. Se você for comprar no mercado, tem a caixinha que é tipo a caixinha de maisena, lá diz. Se for na loja de produtos naturais, peça para a pessoa te informar. Bjss

  5. lilian disse:

    Olá!! ADOREI O SITE. DESCOBRIR QUE SOU PORTADORA DA DOENÇA CELÍACA E ESTOU ATRÁS DE RECEITAS.
    AONDE ENCONTRA XANTANA E O QUE É? ACHO QUE DEVERIAM COLOCAR AONDE ENCONTRAM CERTOS INGREDIENTES , POIS NÃO TINHA ONFORMAÇÃO SOBRE A DOENÇA.oBRIGADO!!
    PARABÉNS!!! ESTE SITE DEV ESTAR AJUDANDO A MUITOS

    • Débora disse:

      Verdade, qto mais informação melhor né? A goma xantana normalmente se encontra nas casas de produtos naturais, celeiros… se não achar use a goma guar também dá certo. Bjss

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *