Olá a todos! Iniciamos a semana com uma ótima notícia!! Preciso compartilhar essa receita que achei, na verdade foi através da comunidade Viva sem Glúten do facebook que fiquei sabendo. Entrei no site da receita original Fire and Salt (tudo em inglês), mas depois vi que a Raquel Benati e Erivane Moreno traduziram e repassaram para o grupo com alguns comentários.

Ainda não testei, mas já vi vários comentários de que dá super certo. Acho que vale a pena experimentar! As fotos são do site Fire and Salt.

Mais uma vez estendo os agradecimentos ao pessoal que encontrou, traduziu e publicou. Beijos!!

Receita e fotos: Site Fire and Salt

Pão Francês sem glúten

  • 2 xícaras farinha de arroz (branco)
  • 1 xícara farinha de tapioca (ou amido (na receita foi utilizada a goma já hidratada e pronta))
  • 1 colher de sopa goma xantana (ou CMC)
  • 1 e 1/2 colher de chá sal
  • 2 colheres de sopa açúcar
  • 2 colheres de sopa fermento biológico
  • 1 e 1/2 xícara água morna (aproximadamente 40ºC)
  • 2 colheres de sopa manteiga derretida (para quem tem IL utilizar margarina culinária sem leite)
  • 3 claras
  • 1 colher de chá vinagre de maçã
  1. Misturar os ingredientes secos.
  2. Fazer levedura com açúcar, fermento e água. IMPORTANTE: a água não pode estar quente, tem que estar morna. Deixar uns 20 min. que ela vai crescer bastante.
  3. Depois misture os ingredientes líquidos aos secos e por último a levedura (que deverá ter crescido bastante).
  4. Bater tudo na batedeira por 3min. ( o liquidificador não aguenta, pois a massa fica pesada e viscosa).
  5. Coloque na forma untada.
  6. Cobrir com um pano de prato e deixar crescer por 25 min.
  7. Aquecer o forno e assar o pão por 30 min. Depois de 30 min. cobrir o pão com papel alumínio para cozer e deixar mais uns 20 min. no forno.

  8. Tirar, deixar esfriar e degustar esta delícia.

70 thoughts on “Pão Francês

  1. Andréa disse:

    Olá, várias pessoas já perguntaram onde você conseguiu a forma para assar o pão francês. Você poderia nos informar, por gentileza? Abraço

  2. Maria Paula Magalhães Costa Aguiar disse:

    Adorei essa receita, com certeza for fazer.
    Por favor onde compro essa assadeira de assar baguette, com essa onda entre os pães. Obrigada!

  3. Kellen disse:

    olá,

    primeiramente, obrigada pelo site. Um verdadeiro serviço às pessoas que possuem intolerâncias alimentares :)

    também gostaria de saber se posso substituir a goma xantana por biomassa de banana verde. que tu achas?

    Valeu

    beijo

    K.

  4. Thiago Massa disse:

    Boa noite !!! Muito obrigado pela receita ! Pedi para minha colaboradora fazer na minha casa e o pão ficou muito bom ! Não precisarei mais encomendar de fora e fica muito melhor q o industrializado mas eu achei q ficou muito oleoso e com cheiro de fermento ! Irei perder para reduzir o fermento e os ingredientes oleosos !! Mas parabéns e muito obrigado !!

  5. Ana disse:

    Oi!!! Descobri seu site recentemente, e já fiz algumas de suas receitas. São ótimas. Todas que testei deram certo!! Obrigada por iluminar nosso caminho sem o glúten, tornando-o prazeiroso, gostoso. Bom, estava precisando saber como é que se faz a danada da levedura (fermento biológico, açúcar e água), para utilizar no Pão francês. Não consegui o resultado crescido desta mistura. A minha ficou líquida. Não cresceu. Poderia me ajudar?

  6. leontina a. n. buehler disse:

    oi povo feliz!! voçes me passam uma alegria um bem estar…vou testar o pao de sal e depois conto ,e quero compartilhar o macarrao de FUBA DE CANJICA uma delicia …brigadao viu Gente Feliz!?

  7. Liege disse:

    Fiz a receita e ficou ótima, entretanto tive que utilizar forma para pao de forma. Você conseguiria me dizer onde encontrar essa forma que voce mostrou na foto?
    Muito obrigada

  8. Noriko disse:

    Olá, Débora,
    O pão ficou saboroso, mas achatado. Não ficou gordinho, com formato de pão. Enquanto estava cru, descansando, cresceu e ficou bonito. Mas foi só botar no forno que ele murchou. O que pode ter acontecido?

  9. Andréa Caldas Giovannini disse:

    A linhaça ou o chiá hidratado fica com uma consistência semelhante a clara de ovo,
    Você pode substitui o ovo pela linhaça ou Chia da seguinte forma:
    para cada ovo utilize uma colher de sopa de linhaça ou chiá. Coloque um dedo de água em um copo e deixe hidratar, pelo menos, por 10 minutos. Depois é só usar na preparação.
    Também tem a lecitina de soja em emulsão. É uma lecitina líquida, tem consistência parecida com a do mel de abelhas. Para cada ovo utiliza-se uma colher de sopa. Recomendo utilizar apenas em massas de pães.
    Fonte:
    http://chubbyvegan.net/informacoes/substitutos-de-ovos/
    http://pt.wikihow.com/Substituir-os-Ovos-em-Suas-Receitas

  10. denise disse:

    ola. não entendi o fermento… é pra esfarelar o biologico até dar uma colher? essa farinha de tapioca é a que vem pronta no mercado para fazer tapioca? se não tiver serve amido de milho, é isso? obrigada,aguardo

  11. Raquel disse:

    Simplesmente espetacular é o que eu estva procurando pao com miolo e crocante por fora vou comprar os ingredientes para preparar.
    MINHA DÚVIDA É SE POSSO USAR O POLVILHO AZEDO NO LUGAR DA FARINHA DE TAPIOCA.
    PARABENS POR PARTILHAR SUAS RECEITAS E DESCOBERTAS.

    • Flavine Jardim disse:

      Sulistas não sabem a diferença entre farinha de tapioca e polvilho. A “tapioca” que se refere na receita é o polvilho azedo ou doce para preparar a “tapioca”(beiju). Farinha de tapioca é a tapioca propriamente dita em grãos. Pois nordestino de onde se origina todos os derivados da mandioca conhece a “tapioca” como beiju.

      • Carla disse:

        Eu sou do sul e sei a diferença. Moro na Bahia e aqui pra diferenciar chamamos de tapioca ou tapioca granulada (essa com os grãozinhos). Polvilho é outra coisa; usado pra fazer pão de queijo e a tapioca normal – sem ser granulada – é usada pra fazer o beiju.

  12. Antonio Junior disse:

    Débora, boa tarde, parabéns!
    Vou tentar com que me ajude e aos outros que não tiveram êxito. ou aqueles que na cozinha tem pouca experiência.
    1- Você deixa o pão cozinhar por 30 minutos, mais 20 minutos, no forno desligado aproveitando o calor ou ligado?
    2- Para fazer a levedura, utiliza-se todo o fermento, em qual quantidade de água?
    3- qual a função da margarina? Por qual produto posso substituí-la?
    4- Pode ser qualquer vinagre branco? Qual a função dele? Muito obrigado!

  13. Nadjacampos disse:

    tentei duas vezes mas ficou mais ou menos. Não consegui acertar na levedura. Fermento biológico fresco e o que? Aquele dos tabletes? Comprei da fleshman o seco não deu certo claro. Só agora que vim ler e que vi que tinha que ser o seco? Agradeço muito de qualquer maneira pois vou tentando não é? Um abraço!

  14. Denis Fernandes disse:

    Olá. Descobri a 5 meses que sou celíaco e tive que mudar drasticamente minha dieta, cortando todos os alimentos com glúten. Por enquanto, terei que corta alimentos com Lactose, já que tenho Reto Colite e como esta em fase de atividade. Fiz o pão e ficou muito bom e parecido com o que compramos na padaria mesmo, sem exagerar. Esse site foi uma grande oportunidade e uma luz, agora me dedicarei a fazer essas receitas e aprimora-las e compartilhar o máximo possível. Na minha página do Facebook, irei colocar todas as fotos, já,que não consigo postas aqui, irei deixar o meu Link. Um grande abraço e muito obrigado.

    • Débora disse:

      Oi Denis… que bom, fico muito feliz de poder compartilhar esse conhecimento e informações. Se quiser, pode enviar as fotos por email ou publicar em nosso mural no facebook, vai ser ótimo, assim posso compartilhar com os outros leitores. Obrigada por participar! Abs e sucesso sempre!

  15. patricia disse:

    por favor, mefalequala finalif=dade da goma xantanaPODE OI NÃOCOLOCAR/PODE SUBSTITUIR POR OUTRO INGREDIENTE.MUITO OBRIGADA, AGUARDO A SUA RESPOSTA
    ABRAÇOS
    PATRICIA

  16. patricia disse:

    por favor, mefalequala finalif=dade da goma xantanaPODE OI NÃOCOLOCAR/PODE SUBSTITUIR POR OUTRO INGREDIENTE.MUITO OBRIGADA, AGUARDO A SUA RESPOSTA
    ABRAÇOS
    PATRICIA

  17. jucelia disse:

    Debora querida boa noite

    eu tenho alergias ao fermento biologico, ate ia comprar a farinha para fazer paes. amo cozinha, mas me ajude de que forma vou fazer paes ..
    jucelia

      • lara disse:

        ola, tudo bem? tenho feito pao sem gluten, mas sempre vejo receitas com fermento biologico seco, nesta receita e nas outras é este tipo de fermento? obrigado

      • Débora disse:

        Oi Iara, nas receitas de bolo e tortas de liquidificador é o fermento químico, de bolo mesmo. Nessa faça com o fermento biológico fresco, não o seco. Deixe a levedura como da foto pra dar certo. Bjsss

    • DAMARES disse:

      Olá, eu consegui desenvolver esse fermento natural sem glúten que a miriam Pereira ensina…moro no ES, aqui estava calor, então gastei 6 dias. Uma dica se for faze lo, não tampe com plastico filme, pode pegar um pote de vidro, com tampa, e ao misturar as farinhas e fechar o pote não apertar tudo, deixando a tampa meio aberta…pouca coisa…é pra fechar mesmo- só não apertar muito, precisa ter uma certa circulação de ar. deixa dentro do armário…depois em receitas de pães que levam 300 a 400gm de farinha [3 a 4 xc mais ou menos/ eu uso só 150 gm do fermento- deixo eles crescerem dentro do micro ondas por no máximo 4 horas se estiver calor…funciona bem com pães de biomassa, caseiro, batata inglesa- o sabor fica um pouco azedinho mesmo- é normal… e a textura do pão também é diferente

  18. rodrigo disse:

    nao sei onde encontro farinha de arroz e me de tapioca nao conheço goma de xantana tambe.o medico diz que tenho que evitar o oleo totalmente perdida com essa cituaça

  19. Maíra disse:

    Olá!
    estou adorando esse site, descobri muito recente que nao posso nem com glúten nem com lactose, estou me adaptando e esse site ta me ajudando muito!
    Eu tenho uma receita de pao que gosto muito mais nao vi por aqui… aonde posso enviar para voce ver se gosta para publicar aqui como dica?
    Beijos!

    • Betoka Lima disse:

      Olá,
      Mas precisa saber se é intolerante a lactose ou alérgico a proteína do leite, como meu caso.
      Fiz uso desta marca e fiquei extremamente inchada, face, abdome, mãos e pés.
      Cuidado.

    • Maria Lucia disse:

      O problema Wilson Gama é que a maioria das pessoas pensam que tem intolerância à lactose mas te é alergia à Caseina do leite de vaca. Daí este leite que vc recomendou também faz mal.

  20. Giselle disse:

    Ola Debora,
    Boa tarde.
    Eu ja tentei fazer a receita por 2 vezes e nao tive sucesso. Mesmo seguindo os ingredientes e orientacoes direitinho. O pao cresceu, mas ficou cru por dentro, mesmo depois de cobri-lo com papel aluminio. Gostaria de saber onde errei. Obrigada.

    • Débora disse:

      Oi Giselle, não sei o que pode ter acontecido. Algumas pessoas acertaram bem, outras não conseguiram. Às vezes pode ser alguma diferença no forno. Desculpe não poder ajudar mais… bjss

  21. Liliana nogueira milagres alves disse:

    Boa noite, tentei fazer o pao, mais ficou muito duro e gostoso.Achei que tinha muita farinha,usei o medidor . Qual o tamnho (ml) da xicara ? O fermento sao 2 colh de sopa (20 g ) mesmo ? Aguardo respostas,
    Obrigada pela receita.

  22. Josiele disse:

    Tentei bater em batedeira normal mas não consegui pois a massa ficou dura demais.
    Tem como amassar com a mão e ir acrescentando farinha de arroz para desgrudar da mão? Assim como se faz pão caseiro feito com farinha de trigo?

    • Débora disse:

      Oi Josi, realmente na batedeira normal não dá. Tem que ser na que bate massa pesada. Ou na máquina de pão. Se quiser tentar na mão pode ser que dê certo também, assim como o pão comum né? Abraços!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *