Nossa querida leitora Katia publicou no facebook essa delícia. E claro que eu não poderia de compartilhar aqui com vocês, para aproveitar esse fim de semana lindo que se aproxima!

É uma deliciosa sugestão para aqueles momentos de almoço em família, sobremesa para as crianças, doce para a tarde, festa de aniversário… só sei que adorei.

DICAS: Pode ser colocado em potinhos individuais ou, em uma ocasião mais festiva, pode ser feito naqueles copinhos usados em  brigadeiro de colher.  A casca de laranja é coadjuvante para quebrar o sabor de baunilha do leite de soja.
Receita e foto: Katia Carvalho.

Pudim de Chocolate

  • 1 litro leite de soja (sem sabor)
  • 1 xícara amido de milho
  • 4 colheres de sopa cacau em pó
  • 4 colheres de sopa açúcar
  • 1 lata condensado de soja (para substituir o leite condensado)
  • raspas de casca de laranja
  • raspas de chocolate (sem leite, sem glúten)
  1. Bata todos os ingredientes no liquidificador para que se incorporem bem.
  2. Transfira para uma panela e cozinhe em fogo médio, mexendo sempre até que engrosse.
  3. Coloque em uma forma para pudim molhada e leve a geladeira por 1h ou até firmar.
  4. Solte as beiradas com a ponta de uma faca e desenforme. Salpique as raspinhas e sirva gelado.

25 thoughts on “Pudim de Chocolate

  1. Salete Rocha disse:

    Adorei o seu sait,eu estava perdida sem saber bem o que cozinhar e como adaptar minha vida depois que descobri a alergia ao glutem e a lactose

  2. Amanda Demétrio disse:

    Olá Debora! Adorei descobri seu site, parabéns! Descobri a 6 meses q minha filha de três anos tem alergia a proteínas do leite, clara de ovo e glúten. Hoje ela me pediu uma panqueca e estive procurando por opções e só encontrei receitas de panqueca com ovo! Será q você poderia me ajudar com alguma substituição? Desde já obrigada e parabéns, de novo kkkkkk!!!!

    • Allice de Sá disse:

      Talvez você possa testar com goma de tapioca.. Acho que pode dar certo.. Uso a goma para fazer crepioca que é uma panqueca sem trigo… e dá super certo e também uso como espessante para dar liga e maciez em receitas de pão sem glúten. Como a goma cozida fica bem espessa acho que pode funcionar.. Espero ter ajudado. Beijos no coração

  3. PRISCILA SIMÕES disse:

    Olá,

    Gostaria de saber se teria uma receita com para aproveitar um bolo sem leite que fiz recentemente e não seu muito certo. Teria alguma receita de pavê ou pudim de pão que poderia adaptar?

    ah! amei o site… Minha filha de 5 meses está com alergia a proteina do leite e como ainda estou amamentando não posso ingerir nada que tenha leite. Gostei tanto que estou querendo revolucionar a dieta da minha familia para que ela cresça em um ambiente preparado para ela e que não se sinta excluída nas refeições.

    abraços,

    Priscila Simões

    • Débora disse:

      Oi Priscila, estou pensando… não tenho receita de pudim de pão, é até uma dica pra eu ir atrás e ver se consigo alguma. Não sei como está a consistência do seu bolo, mas o que acha de fazer um pavê e no lugar da bolacha champagne utilizar seu bolo? Os cremes você pode fazer substituindo leite pelo leite de soja ou leite de coco, creme de leite pelo creme de soja e leite condensado pelo condensado de soja (faz taaaaaaanto tempo que não faço pavê que nem lembro que ingredientes que vão ehheheeh). Essa seria minha ideia :)
      Um bjão e bom início de semana!

  4. Raquel disse:

    Olá, descobri recentemente que tenho intolerância à lactose, então foi ótimo descobrir esse site.
    A foto do pudim deu água na boca, mas fiquei com uma dúvida: qual é o leite de soja sem sabor? Porque geralmente eles vem “sabor” baunilha. Realmente esse mundo ainda é novo pra mim!! ;)

    • Débora disse:

      Oi Raquel, é o leite de soja só que para uso culinário… a Yoki tem e a Mais Vita também tem. O Ades tem um que é “zero”, sem açúcar. Eles são melhores pra receitas salgadas. Bjsss conte com a gente!

    • Débora disse:

      Oi Cristiane, a proposta do nosso site são principalmente receitas sem glúten e sem lactose (leite e derivados em geral), como o próprio nome já diz. As que eu consigo sem ovo e sem soja eu incluo, mas não são a prioridade maior, desculpe. Na barra lateral esquerda você encontra os marcadores do tipo de dieta “diet/light, sem glúten, sem lactose, sem ovo, sem soja, etc” dê uma pesquisada ali que existem várias receitas sem soja e sem ovo. Espero ter ajudado!
      Abraços!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *