Recebi por e-mail esta receita de uma leitora muito querida, a Marilian. Depois que li vi que é um curinga. Já recebi muitos comentários de pessoas que fizeram, que utilizaram como base para outros sabores e foi só sucesso. Espero que gostem!!

Vejam o comentário da Marilian aqui:

“Olá Débora, tem muitas mães e avós que precisam dessa receita. Tenho um netinho que é alérgico a proteína animal, ovos, trigo e outras coisinhas mais. Fiz um bolo de aniversário para ele que ficou muito bom. Já passei essa receita para várias pessoas. Nessa receita não vai leite, nem ovos e nem trigo. Costumo chamar essa receita de Receita Base, porque faço com ela várias outras receitas como bolo de frutas, de laranja, de cenoura com cobertura de cacau, torta de banana, etc. Você pode fazer as substituições que quiser:

  • No lugar da água coloque suco de frutas, suco de laranja fica uma delícia. Faça uma calda com suco de laranja e açúcar e jogue por cima, leve ao forno só para secar.
  • Pode colocar bananas amassadas na massa depois de batida, fatias de banana no meio e em cima da massa, salpique açúcar e canela e leve ao forno por mais ou menos 10 min, vira uma torta de banana deliciosa.
  • Pode também substituir a banana por maçã ou abacaxi.
  • O bolo da foto é de fubá, utilize 1 copo de farinha de arroz e 1 1/2 copo de fubá, acrescente sementes de erva doce para ficar especial!
  • No lugar da farinha de arroz experimente com amido de milho, fica ótimo também.

Receita e foto: Marilian.
Para ver outras, acesse Índice de Receitas.

Receita Base de Bolo (sem leite, sem ovos, sem trigo)

Copo usado p/ medida: 200 ml Assadeira usada: redonda de 35cm de diâmetro ou retangular de 30cm de largura.
5 de 2 votos
DIETA Sem Glúten, Sem Lactose, Sem Ovo
Tempo de Preparo 10 mins
Tempo de Cozimento 30 mins
Tempo Total 40 mins
Refeição Bolos e Tortas
Cozinha Cotidiana

Ingredientes
  

  • 1/2 copo (ou 100 ml) óleo
  • 1 copo (ou 200 ml) água suco ou chá de sua preferência
  • 1 copo açúcar
  • 1 pitada sal
  • 2 e 1/2 copos farinha de arroz veja substituições acima caso queira bolo de fubá ou de amido
  • 1 colh. de sopa + 1 colh. chá fermento em pó

Instruções
 

  • Bata todos os ingredientes no liquidificador e coloque numa assadeira untada com óleo.
  • Leve ao forno médio por 30 min ou até dourar.

Notas

Observação: em outras receitas a gente substitui por 1 colher de chá de fermento em pó para cada ovo, isso foi a alergista do meu netinho que me ensinou. Espero que goste e faça maravilhas com essa receita! Beijinhos, Marilian.”

235 thoughts on “Receita Base de Bolo (sem leite, sem ovos, sem trigo)

  1. Leda Maria de Souza Gomes says:

    Bom dia. Sobre bolo base. achei genial a receita, parabéns pela iniciativa e por compartilhar . Mas eu imagino que as proporções devam ser ajustadas, ou houve um erro na hora que foi escrito a quantidade de f. de arroz? Na receita consta dois copos e meio de farinha de arroz (eu acho que é muito, a mistura fica seca e pesada). Por um acaso ontem eu fiz com suco de laranja. Eu cometi um erro: coloquei 1 copo e meio de f. de arroz. E usei uma colher de sopa de linhaça triturada com 3 colheres de sopa de água. Deu muito certo. Mas ontem mesmo tive a sensação que precisava repetir a receita, pois tive a sensação que tinha errado na quantidade de f. arroz. Daí fiz exatamente como está na receita: e então percebi que 2 copos e meio de f.arroz é demasiado, a massa crua fica grossa demais para misturar no liquidificador. E quando eu fizer novamente vou reduzir à metade o açúcar.

  2. Giovana says:

    Quase chorei quando enfontr3i essa receita! Está sendo bem complicado a mudança alim3ntar da minha filha. Intolerância a ovo, trigo, leite e traços de amêndoas e nozes. Muito, muito obrigada por compartilhar!!!

  3. phammella says:

    ola minha filha tem 6 anos de idade e tem intolerancia a glutem a soja a ovo a leite a amandoim a uma fracao de coisas estou tendo dificuldades em receitas se vc puder entrar em contato cmg pelas redes sociais ou pelo whats cm dicas de receita eu agradeco pq tenho dificuldades meus bolos n cresce fica muito fininho e desmanchando muito

    • Ana Nizia says:

      5 stars
      Acabei de descobrir através dos exames que meu filho já com 10 anos está com alergia a leite de vaca, glúten, clara de ovo e trigo.É muito difícil isso pq uma vida comendo alimentos normalmente.e de repente ter que mudar o hábito de comer esses alimentos.
      Preciso me reinventar agora.As dicas e receitas são muito importantes.
      Obrigada!

      • Giselle says:

        Gente, meu filho também tem alergia a ovo,trigo e leite de vaca e de soja😢😢😢 eu não sei mais o que fazer! Queria tanto participar de algum grupo de receitas pra crianças com alergia alimentar.

      • Luzamara says:

        Olha pra quem tem alergia a leite de soja vaca e outros de origem animal tenta o leite da farinha do arroz é feito com farinha de arroz em pó é um pouco carinho mais é gostoso

  4. Dirce de Oliveira Gonçalves says:

    Estou satisfeita em ter encontrado este site pois na minha dieta tenho muitas restrições
    como gluten, lactose, e açúcar pois sou diabética.Gostaria , se possível umas receitas pois aprecio
    bolo ,biscoitos, pão doce e outras guloseimas.
    Atenciosamente ,
    Dirce

  5. marluce santos says:

    meu medico prescreveu uma dieta, o qual tenho q tirar o açucar…consumir apenas stevia em gotas. Posso substituir por stevia? E vc sabe qual a quantidade eu poderia estar usando, equivalente ao açucar da receita?

  6. Maria Leni de Melo says:

    Ainda não fiz, mais vou fazer e vou comentar aqui. Pois eu uma doença crônica, síndrome do intestino irritado. sofro muito com dor. E sou alérgica a leite, glúten, ovos.

  7. Ana Renata says:

    Estou fazendo este bolo por necessidade financeira ao tenho somente os ingredientes para esta receita MARAVILHOSA serve para quem esta com a dispensa fazia muito obrigado

  8. Ana Carolina reis naves says:

    Olá, da pra fazer com açúcar diet de forno e fogão? Meu noivo e diabético, queria saber se essa receita base daria pra substituir o açúcar. Obrigada e boa noite!

  9. Sônia Vieira Ricardo says:

    Gente o que será que fiz de errado o meu não deu certo ficou muito esfarelando não deu liga , fiz com farinha de arroz integral e polvilho doce e açúcar orgânico demerara, perdi tudo não deu certo

  10. kandy says:

    Pessoal
    Vou experimentar a receita só com farinha de arroz e outra versão com fubá orgânico.

    Entretanto, gostaria de alertá-los ao perigo dos derivados de milho não orgânicos, como o caso da maisena e do fubá, observe que eles contêm um símbolo em sua embalagem que é um T dentro de um triângulo amarelo, indicando que é um produto transgênico.
    A transgenia do milho é uma das mais cancerígenas que existem.

    Ainda não encontrei o amido de milho orgânico, mas o fubá sim de três marcas diferentes.

    Espero que essa informação lhes seja útil.

  11. Sandro Roceti says:

    Faço a Dieta pelo meu tipo Sanguíneo Que é (A) Positivo sou Lergico A Glúten Laquitose sempre procurei um bolo destes para mim comer no café da manha com o me leite de soja muito bom

  12. Marcos Elias says:

    Ufa sensação de dever cumprido desde que meu filho foi diagnosticado com alergia ao leite,ovo, soja e trigo eu não consegui fazer uma receita que ele pudesse comer e essa foi uma das melhores que vi e consegui fazer de maneira deliciosa com suco de laranja eu sou o pai e minha esposa fica tentando várias receitas também muito obrigado e que todos tenham uma boa sorte e saúde para os nossos pequenos.

  13. Cecilia says:

    Fiz a receita com 1xícara de maizena e 1,5 de fubá. Ao invés de água coloquei leite de côco. Acrescentei 1 banana e bati junto com a massa e coloquei outra amassada. Esqueci da pitada de sal. Ficou ótimo! Muito obrigada!

  14. Fabiane says:

    Oi Morgana, eu tbm fiz essa restrição alimentar devido a minha filha, que na época mama somente no peito, então por várias vezes fiz essa receita e nunca deu problema. Mas é importante ligar para cada marca de produto que vc usar e se certificar se realmente não tem traços de leite. Isso eu fiz até com produtos de higiene pessoal, cosméticos, resumindo, para todos produtos de contato. Uma dica, tem que cuidar até com os produtos das pessoas que tocam seu filho. Na época qdo escutei isso, achei um absurdo, mas não é, isso é bem sério e tem que ter grandes cuidados. Só quem passa por uma situação assim, que entende. Os outros vão achar um absurdo.
    O que vale é cuidar da saúde dos nossos pequenos. Hoje a minha filha tem 2 anos e está curada. Pela graça de Deus e meu esforço e amor. Um grande beijo e força que tudo dará certo.

  15. luciana says:

    Bom dia.
    Realmente nos ingredientes do amido de milho consta ovos, farinha de trigo e soja
    Pra quem tem alergia ou intolerância é bom confirmar os ingredientes.

  16. Morgana says:

    oie.. no rotulo do fuba e amido de milho e da fecula de batata diz q pode conter ovos leite e outros.. meu nenem tem 5 meses e eh elergico. ta soh no seio e eu edtou fazendo a dieta pra poder amamentar.. tive medo de fazer essa receita e dar reação nele.. voces que fizeram nao deu nada?

  17. Nina says:

    Eu fiz e ficou maravilhoso!
    Coloquei 1 1/2 xic de farinha de arroz e 1 xic de maisena, usei açúcar mascado. Forrei o tabuleiro com banana , açúcar e canela. Ficou divino!!!

  18. Natalia says:

    Muitíssimo obrigada! Não estava encontrando um bolo que realmente ficasse bom pra fazer pra minha filha que tem alergia a leite, soja, ovo e trigo… e esse ficou divino!!! Adorei. Realmente crocante por fora e fofinho por dentro. Fiz de laranja e utilizei 2 copos de farinha de arroz e 1/2 de fécula de batata. Ficou maravilhoso. Sucesso total aqui em casa!

  19. Léa Schiffler says:

    Eu fiz a receita com amido de milho noo lugar do de arroz.Eu achei gostoso e massa!Fico por fora crocante e por dentro bem fofinho!Obrigada!Ja vai pro meu livro de receitas! ?

  20. Maria Orieme says:

    experimente colocar uma colher de sobremesa de vinagre para cada ovo, um bom bolo é feito com 4 ovos, então 4 colheres de vinagre, mais o fermento da receita, encontrei essa dica num site de alergia

  21. Adriane Leite says:

    Bom dia! Eu fiz o teste de intolerância alimentar e deu a leite, trigo e clara de ovo (albumina). Daí vim pesquisar no Google e encontrei este site. Acho que a receita não dá liga por falta de algo para substituir o ovo. Segundo minha amiga Neusa, a linhança faz este papel. E outra coisa nos bolos tradicionais geralmente se usam 3 a 4 ovos e, no mínimo 1/2 xícara de líquido para cada xícara de óleo. Se não tiver esta quantidade de líquidos para a liga não vai dar certo. E para este cálculo apenas 2 xícaras de farinha, ou seja, parte seca com 1 xícara de açúcar e uma pitada de sal. A Fabiane está certíssima! E para a dúvida do que substituir pela farinha de trigo, pode-se usar uma massa básica com farinha de arroz, polvilho doce e fécula de batata. RECEITA DA FARINHA BÁSICA PARA BOLOS (SEM GLÚTEN)

    INGREDIENTES
    3 xícaras (chá) de creme de arroz ou farinha de arroz
    1 xícara (chá) de fécula de batata
    1/2 xícara (chá) de polvilho doce

    MODO DE PREPARO
    Misture bem os três ingredientes e guarde essa mistura num pote bem fechado de vidro.

    Agradeço a criação deste site e os comentários. Isso enriquece e tira dúvidas. Tudo pra mim agora é novo dentro destas restrições alimentares. Tenho facebook Adriane Leite, vcs tem página lá?

  22. EDCLÉA C. PERILO says:

    Deu super certo!
    Fiz com estas modificações:
    – 300 ml de suco de laranja
    – 50 ml de óleo de milho
    – usar batedeira,pois a massa é muito espessa
    – metade açúcar e metade ” Tal E Qual”( mas pode ser tudo açucar ou tudo adoçante)
    – 1/2 copo de farinha integral e dois copos de farinha de trigo comum (podemos usar essa farinha)
    – forma redonda de 25 cm
    – 40 min. de forno a 180º

  23. EDCLÉA C. PERILO says:

    Tive que aumentar para 300 ml a quantidade de suco.
    Da próxima vez, vou usar a batedeira,pois no lqdfcdor, a masa não bate pois é muito espessa.
    O meu bolo está no forno
    Vamos ver o resultado.

  24. monica says:

    bom dia
    meu bolo deu totalmente errado, no liquidificador ficou uma massaroca, tive que acrescentar mais suco e água. E para completar ficou cru por dentro embora eu tenha espetado com o garfo. Me ajude pois quero acertar este bolo.

  25. Katiuscia says:

    Fiz com farinha de milho e farinha de arroz, substituindo a água por leite de coco. Não deu certo. Ficou abatumado e esfarekento, quebradiço, como alguém, aqui, inclusive já falou.

  26. MARIZA SUELI PINHEIRO DA SILVA says:

    Boa noite!

    A receita base, o que posso substituir no lugar da farinha de arroz ou de milho? devido a minha sobrinha (de 2 anos e meio) ter alergia a este produto também.

  27. Claudilene says:

    Adorei a receita!! Sou vegetariana, não consumo ovos, e tenho intolerância a lactose e a glútem. Simplesmente maravilhoso, todos gostaram. Obrigada!!

  28. Juliana says:

    Oi, fiz essa receita ontem dando sabor adicionando pó para gelatina hidratada com um pouco de água morna, acredito que fique bom com qualquer sabor, fica como sugestão também! Obrigada pela receita, deu muito certo!

  29. Fabiane says:

    Débora, peço desculpas por enviar várias vezes. Eu estava tentado enviar tudo que escrevi, mas estava dando erro. E a última vez que mandei deu certo.

  30. Fabiane says:

    Olá Debora,
    Ontem fiz essa receita com banana, ficou uma delícias.
    Incluí 2 bananas, uma colher de sopa de linhaça e uma colher de chá de canela. Não usei o liquidificador, misturei na mão e ficou bem fofinho e saboroso. Ah, e a farinha de arroz, usei 1.1/2 copo e 1 copo de amido de milho.
    Estou adorando essa experiência de substituições..rsrsrs

  31. lara says:

    Se a pessoa não for alérgica a lactose e apenas ao gluten, sugiro colocar na massa do bolo de fubá o amido no lugar da farinha de arroz e um copinho de iogurte natural.
    Fizemos aqui e ficou fantástico, bem fofinho.

  32. Débora says:

    Olá xará!!!
    Tenho uma sobrinha neta com 2 aninhos que esta com alergia a lactose, glúten e ovo, então fico buscando receitas para que ela tenha mais opções de lanche e possa descobrir novos sabores. Faço essa receita toda semana. A versão mais pedida aqui em casa é a de chocolate. Substitui o suco por leite vegetal, uso óleo de coco, diminui 1/2 xícara de farinha de arroz e adiciono a mesma quantidade de farinha de coco e acrescento 1 colher de sopa de cacau. O pessoal adora. já fiz na versão coco, laranja e limão. Só faltava o de fubá… Vou fazer agora.
    obrigada por compartilhar essas maravilhas agora estou à procura de um pão que seja fácil e sem esses ingredientes…

    • Mariana says:

      A farinha de arroz é super simples de fazer, fácil igual o leite de arroz.

      É só pegar uma quantidade de arroz e bater num liquidificador que tenha potência para grãos – se for para liquidificar líquidos, não adianta – vai colocando o arroz e triturando até ficar na consistência que você desejar, ai é só passar pela peneira e guardar em um pote esterilizado, totalmente seco e com fechamento hermético!

  33. Lara says:

    Olá DÉbora!

    Fiquei super feliz com a sua receita, parabéns!!
    gostaria muito de fazer, tenho um problema ainda, a questão do fermento.Será que tem algum ingrediente natural o qual eu possa substituir o fermento?
    Obrigada !
    Abraços

      • Zelia says:

        Lara, se for bater na batedeira, use emulsificante para bolo da marca Arcolor, uma colher de sopa cheia dele substitui uma colher de fermento em pó. Acrescente o emulsificante depois de todos os outros ingredientes já misturados.

  34. Daniele says:

    Achei ótima a receita por ser sem gluten e sem lactose. Eu fiz com a farinha sem gluten e com amido. Coloquei o suco de laranja e fiz uma calda leve com o mesmo suco, açucar mascavo e um pouquinho de cacau em pó! Ficou uma delícia! Parabéns e obrigada por compartilhar!!!

  35. Tatiana says:

    Oi meu bebê tem alergia à proteína de vaca. ovos e trigo. Fiz a receita e todos adoraram. Mudei a receita colocando 1 1/2 xícara de fuba de milho e 1 xícara de polvilhe de mandioca, coloquei leite de coco e duas colheres de sopa de fermento. Delicioso.
    obrigada

  36. Va says:

    Acabei de fazer, adorei, porém ele esbruga, talvez eu tenha exagerado na quantidade de óleo. Na próxima vou reduzir pela metade e colocar um pouquinho de goma xantana.

      • Solange says:

        Bom dia. Queria saber se na receita do bolo sem glúten, sem ovos e sem leite, posso usar o fermento biológico (sem glúten) e a quantidade se é igual ao fermento normal ou não? Esta receita parece-me muito boa e gostava muito que fica-se bem, pois não posso comer bolos nenhuns. Obrigado

      • Débora says:

        Oi Solange, nunca foi testada com o outro fermento. Se vc fizer acho q seria a mesma qtdade, mas o fermento é diferente né? Só experimentando! Depois me cinte como ficou! Bjss

      • Mariangela says:

        A função do fermento em pó é diferente do fermento biológico…..Se trocar acredito que o bolo ficará mais pesado e menos fofo, talvez murche pois a função do fermento é dar sustentação principalmente qdo não vai gluten…..

  37. Júlia says:

    Debora, muito obrigada! Minha filha tem alergia a leite (proteína), ovo e glúten e essa foi a única receita de bolo que encontrei apenas com itens que ela pode comer. Fiz com suco de laranja e amido e ficou ótimo! Da próxima vez só vou diminuir um pouco a quantidade de óleo, acho que pode ficar menos gorduroso… Bjs!

  38. samela queiroz says:

    Olá boa noite acabei de visitar o site e amanhã irei sim fazer esta receita, estou com uma forte crise de enxaqueca e não posso comer produtos com leite, glúten, açúcar só o mascavo. Tem sido bem difícil, mas estou animada ainda mais agora. Obrigada.
    Sãmela

  39. Ivaneska says:

    Já conhecia a receita e acabei de testar. Usei suco de laranja e para substituir o ovo usa uma colher de café de farinha de linhaça. Asso como se fossem cupcakes para ficar mais interessante para crianças.

    • Débora says:

      Oi Ivaneska, sim… essa ideia de assar como cupcakes é ótima. Além de ser boa pras crianças, pra nós tb é bom. Dá pra congelar e ir tirando conforme a necessidade pra levar de lanche no trabalho. Bjooossss

  40. Mariane says:

    Fiz o bolo hoje. Substitui a farinha de arroz por amido e acrescentei uma banana nanica bem madura e uva passas. Gostei, ficou muito saboroso e bem fofinho. Só a casquinha na lateral ficou um pouco grossa, mas creio que isso se deve a ajustar melhor a temperatura/tempo no forno elétrico.

  41. Fernanda says:

    fiz o bolo ontem a noite, segui bem a receita, apenas acrescentei o fubá. O sabor ficou muito gostoso, mas ele não cresceu, e realmente ficou muito oleoso.

  42. Marjorie Nasmoon says:

    Oi, Débora!
    Fiz o bolo. Usei a medida padrão de xícara. Substitui a água/suco por 2 partes de leite de coco e 1 parte de água. Usei 2 xícaras de mix de farinhas sem glúten e 1/2 x. de fubá. Substitui o açúcar por 2/3 de xícara de frutose. Coloquei erva-doce na massa. Ficou muito bom. Ótimo! Só não ficou excelente porque achei que o bolo ficou oleoso (talvez em função da substituição da farinha). Na próxima vez vou diminuir a quantidade de óleo. Depois lhe conto!! Obrigada pela receita!! Abraços, Marjorie.

    • Débora says:

      Oi Marjorie, uau que adaptação! Acho muito legal quando as leitoras alteram e adaptam… e que bom que deu super certo!!! Me manda uma foto da próxima vez, assim posso publicar no face :) Um bjãoo

  43. Haidê says:

    Minha sugestão é que voces deem o passo a passo sempre.
    Por ex. Precisa untar a forma. Com que? Assar a qts graus? Precisa pre aquecer oforno? Pode parecer bobagem para quem está acostumada a fazer mas pode fazer toda diferença pra mimpor ex. Obrigada! Co.oquei no forno agora, estou super insegura vamos ver o que vai dar.

  44. jully says:

    Tem certeza que a quantidade de farinha de arroz é 2 copos e 1/2? Se for isso será 500ml de farinha de arroz para somente 300ml de liquido. A mistura ficará muito dura e o bolo ficara ruim.
    pode confirmar a quantidade de farinha de arroz?

      • Lilian says:

        Primeiramente gostaria de agradecer pela publicao dareceita.

        Eu também tive a mesma dúvida porque a consistência da massa ficou bem diferente da de outros bolos. Talvez seja a consistência por nao haver ovos na receita. Mas se consistência que eu obtive nao for a certa, entao eu nao acertei na quantidade porque provavelmente a medida-volume de “copo” utilizada nas receitas brasileiras nao é mesma dos “copos” na Europa, onde vivo. Eu utilzei uma tabela de conversao http://gostoso.co/tabela-de-conversao-de-equivalencias-culinarias/ ) para trabalhar com a balanca, mas havia copo medida de requeijao e de americano. Arrisquei usar o de requeijao e talvez por isso a massa ficou com uma consistência sólida e quase nao consegui misturar com os ingredientes líquidos. É assim mesmo? Entao, eu achando que errei na medida dos copos, acabei por acrescentar mais suco e mais óleo de coco, também coloquei um pouco de cenoura ralada e quando a consistência estava boa o suficiente para ao menos poder misturar bem os ingredientes, eu pus banana amassada. A massaficou com um gosto bom, mas eu nao sei como será o sabor e a consistência quando pronto. Agora o bolo está no forno há mais de uma hora (talvez por causa da quantidade de massa no final) assando à 180° C porque nao quero que sua superfície queime. Seria bom saber as medidas em gramas porque senao as receitas brasileiras só poderao ser feitas por quem estiver no Brasil ou já conhecerem bem a quantidade equivalente das xícaras e copos emgramas e mililitros. Ficaria imensamente agradecida porque pelo que pude notar aqui a receitaé muito boa.

      • Lilian says:

        Primeiramente gostaria de agradecer pela publicao dareceita.

        Eu também tive a mesma dúvida porque a consistência da massa ficou bem diferente da de outros bolos. Talvez seja a consistência por nao haver ovos na receita. Mas se consistência que eu obtive nao for a certa, entao eu nao acertei na quantidade porque provavelmente a medida-volume de “copo” utilizada nas receitas brasileiras nao é mesma dos “copos” na Europa, onde vivo. Eu utilzei uma tabela de conversao http://gostoso.co/tabela-de-conversao-de-equivalencias-culinarias/ ) para trabalhar com a balanca, mas havia copo medida de requeijao e de americano. Arrisquei usar o de requeijao e talvez por isso a massa ficou com uma consistência sólida e quase nao consegui misturar com os ingredientes líquidos. É assim mesmo? Entao, eu achando que errei na medida dos copos, acabei por acrescentar mais suco e mais óleo de coco, também coloquei um pouco de cenoura ralada e quando a consistência estava boa o suficiente para ao menos poder misturar bem os ingredientes, eu pus banana amassada. A massaficou com um gosto bom, mas eu nao sei como será o sabor e a consistência quando pronto. Agora o bolo está no forno há mais de uma hora (talvez por causa da quantidade de massa no final) assando à 180° C porque nao quero que sua superfície queime. Seria bom saber as medidas em gramas porque senao as receitas brasileiras só poderao ser feitas por quem estiver no Brasil ou já conhecerem bem a quantidade equivalente das xícaras e copos emgramas e mililitros. Ficaria imensamente agradecida porque pelo que pude notar aqui a receita é muito boa.

        Abracos

  45. Raffaella says:

    Fiz a receita base, substitui a agua pelo suco de laranja natural.Assei bolo em formas p/ bolo inglês. O bolo cresceu e alguns minutos depois no centro ele afundou, saberia me dizer o por que?

    • Débora says:

      Oi Rafaella, não sei dizer o porque. Infelizmente às vezes acontece isso mesmo… às vezes a temperatura ambiente está diferente, ou dos ingredientes, qquer coisinha influencia. Foi a 1a vez q vc fez?

    • Débora says:

      Oi Aline, tudo bem? Essa receita é um pouquinho mais sequinha que os bolos normais. Você pode ver as sugestões das outras leitoras e colocar banana ou outra fruta e etc pra ficar mais fofo. BJss

  46. T says:

    Oii,gostei muito do site.Só queria tirar uma dúvida,se eu for usar farinha de trigo,coloco a mesma quantidade q foi usada com a farinha de arroz(2,5 copos)?

  47. Lidiane Alves says:

    Olá. Obrigada por ter criado esse site. A um mês descobri que minha filha de um 1 e 9 meses é alérgica a glúten, ovo e soja. E já não sabia mais o que fazer até agora ao descobri este site. Hoje a tarde vou experimentar essa receita, gostaria de saber se dar pra fazer com ela biscoitos, pois a minha filha adora. Obrigada.

  48. Liliana Rodrigues says:

    Experimentei esta receita hoje e em vez de simples água usei chá verde com sabor a strawberry cupcake e não é que ficou com o sabor de morango! Ficou muito bom.

  49. Barbara says:

    Olá, já fiz essa receita 3 vezes, sempre com a sugestao de fubá + amido de milho. Não tem erro! Na ultima vez troquei a água pelo leite de arroz, a consistência ficou um pouco mais cremosa, excelente!

  50. Carla says:

    Bom dia,
    sou alérgica a ovo e a trigo. Gostaria de saber se posso substituir o óleo por alguma outra coisa… ao leite, não sei!
    Obrigada desde já,
    Carla.

    • Débora says:

      Oi Carla, essa receita já é sem ovo e sem trigo. Sobre o óleo, realmente não sei, pois já é uma receita bastante restritiva né. Você pode usar margarina sem leite? Se puder quem sabe consiga substituir, ou óleo de coco. Abs.

  51. Mariana says:

    Parabéns pela receita! pela primeira vez fiz um bolo sem trigo, ovos e leite que ficou realmente delicioso!!! coloquei laranja lima no lugar da água e fiz com 1 copo de fuba, adicionei tbm uma mistura de linhaça com água e substitui o ovo em algumas receitas, e ficou super macio, uma delicia! nem precisou de calda!

  52. Simone Xavier Quintino says:

    Oi. Meu filho tem 5 aninhos. E acabamos de descobrir que ele é alérgico a glutén e lactose, a clara do ovo, a milho, a soja e não sei o que fazer. Pois ele gosta muito de bolos, bolachas. Por favor me ajude e me de uma dica de receitas. Vi o site de vocês e estou amando. Só que algumas receitas quando não tem um, tem outro igrediente que ele é alérgico. Mas o principal são esses ai que citei logo a cima. Obrigada.

    • Débora says:

      Simone, tudo bem? Uau que puxado né? Essa receita é uma base ótima para diversos bolos, dá para variar. Nos outros bolos vc pode substituir a farinha de soja pela de arroz ou fécula de batata q dá certo. E o leite pode ser de arroz. Nos artigos tem um q fala sobre como substituir os ovos nas preparações. Espero que ajude! Abraços :)

  53. simone carvalho says:

    Meu irmão mais novo é celíaco e experimentei fazer essa receita de bolo especialmente pra ele. Ficou uma delícia e ele adorou! A receita é ótima! Parabéns e obrigado! Simone Carvalho.

    • Débora says:

      Oi Si! Ah que bom que deu certo… esse bolo é muito versátil, você viu os outros comentários? Dá pra fazer bolo de banana com ele, incrementar e variar!!! Um bjão e obrigada, participe sempre ;)

    • Débora says:

      Dominic, forno médio é 180-200ºC aproximadamente, pode esperar uns 30 min e fazer o teste do palitinho. Mas fique de olho, pois os fornos variam né? Vai que o seu é mais potente e acaba queimando!! :) Bjs e sucesso! Débora.

  54. Felipe de Carvalho says:

    Olá tudo bem? Parabens pelo site, achei incrivel as opçoes! Eu felizmente nao tenho alergia a nada, mas as vezes “faltam” alguns ingredientes em casa e essas receitas sao otimas opcoes! Gostaria de fazer uma pergunta que talvez seja boba (da um desconto sou um homem perdido na cozinha) Queria saber se é possivel fazer esse bolo usando SOMENTE a farinha de fubá? Sem usar maizena ou farinha de arroz ou qualquer outra farinha, somente o fubá…é possivel?? E esse metodo de fazer farinha de arroz que li aqui no comentario anterior é correto? Basta bater o arroz cru no liquidificador?? Muito obrigado pela atençao e sucesso SEMPRE!!

    • Débora says:

      Oi Felipe! Brigada pela visita!! Olha, fazer esse bolo só com fubá acho q não dará certo. Afora, vc pode tentar substituir por fécula de batata, caso tenha. A leitora q sugeriu a farinha de arroz diz q dá certo. Eu não fiz, sempre compro pronta. Mas vale a chance!
      Um gde bjo!!

  55. Daniela says:

    Testei hoje essa receita utilizando o amido de milho em substituição total a farinha de arroz. Fiz essa alteração, pois a farinha de arroz tem proteína e meu objetivo era fazer um bolo sem proteína. Mas a preparação não deu certo, além de ficar duro, ficou com o sabor muito forte do óleo e no meio do bolo, o amido ficou cru. Alguém podeira comentar o que pode ter acontecido…?

    • Débora says:

      Oi Daniela, provavelmente a substituição pelo amido de milho foi o que não deu certo. Esse bolo só funciona se for feito exatamente como a receita, pois já uma adaptação. Um gde beijo!

      • ana cristina says:

        oi tenho muita dificuldade de fazer esses ingredientes pois moro no interior e É MITO DIFICI DE ENCONTRAR ESSES INGREDIENTES

      • Débora says:

        Oi Ana, realmente em algumas cidades é mais difícil encontrar. Em algumas lojas pela internet vc encontra, como a Loja Virtual Olvebra. Espero que ajude!! Abraçosss

      • Débora says:

        Oi Ana, realmente às vezes é difícil encontrar mesmo. Você pode comprar através de lojas na internet, tem a Olvebra que eu conheço. Espero que ajude!! Bjosss

    • Marina says:

      Fiquei curiosa sobre o motivo de não desejar proteína, nem a do arroz. rs Geralmente as pessoas vão atrás de alimentos proteícos. Seria um tipo de alergia severa?

      Quanto ao bolo, acho que tem de reduzir o óleo mesmo, só usar tanto óleo se forem farinhas secas, como milho e arroz.
      Você fez em forma com furo no meio? Recomendo, assim assa melhor no centro. E cubra a fôrma com papel alumínio e asse por mais tempo em menor temperatura. Assim não fica tão seco.

    • Débora says:

      Adelyany, não é normal não… o que será que aconteceu? Se você ler nos comentários acima vai ver que várias pessoas já fizeram e gostaram, inclusive hoje mesmo recebi um comentário no facebook dizendo que fizeram e ficou bom. Mas não desista tá? Bjos

  56. Rita says:

    Olá!
    DEscobri essa semana que meu bebe tem alergia a ovo… ainda estamos esperando os exames para leite, trigo, etc… fico feliz em saebr que tem muitas receitas que poderei fazer para ele!

  57. Samara says:

    Adorei a receita! Já estou fazendo pela segunda vez. Só que ao invés de colocar a farinha de arroz, substituí pela de trigo mesmo, ficou ótimo! Só uma dúvida: será que se colocar uma parte de maizena para cada duas de farinha, para que a massa fique mais leve, terá alguma alteração? Obrigada! Beijos, bom final de semana.

    • Débora says:

      @Samara, bom… essa receita é sem o trigo justamente por causa de alergias/intolerância… mas se vc fez com trigo e ficou bom (e se vc pode comer) , não tem problema! hehehehe
      Não sei como ficaria a substituição, teria que experimentar!! :) Talvez eu sugeriria em vez da maizena utilizar a farinha de arroz, pois a maizena pode ressecar um pouco né?
      Bjão e bom fim de semana!!

  58. Elaine Oliveira says:

    Olá!
    Meu nome é Elaine e acabei de fazer o bolo e ficou bom, fiz com laranja e coloquei calda também de laranja, quando estava a fazer o bolo fiz uma pequena alteração, eram 2 copos e meio de farinha de arroz mas coloquei só 2 e a meia foi de amido de milho e como ficou seca a massa coloquei mais meio copo de água, mas o bolo ficou bom. Agradeço muito pois esta receita e queria saber para onde mando as fotos, um abraço.
    Também queria receita de pão e outros doces como brigadeiro por exemplo.
    Que Deus a abênçoe, bom domingo.

    • Débora says:

      @Elaine Oliveira, que bom q no fim deu certo!!
      As fotos vc pode enviar para o email [email protected] e falar qual foi a receita que você testou. Sobre as outras receitas, lá em cima tem um link chamado Receitas q vc vai encontrar todas em ordem alfabética. Fica fácil de localizar.

      Um grande bjo e boa semana!

  59. Marcia Lopes says:

    Favor estou no momento em dieta com medico e só posso comer verduras e legumes e mais nada. Sojas, os brotos, cocumelos.
    no entanto não pode cenoura, batata, beterraba , mandioquinha, beterraba, castanha, inhame,
    aboboras ,
    Se tiver alguma sugestão de receitas quentes com esses ingredientes, por favor, me mandar.
    agradeço

    Marcia

  60. MARILIAN V. DE ALMEIDA says:

    Oi Débora
    Estava lendo esses comentários e chorei muito, pois consegui c/ essa receita base ajudar várias pessoas e não sabia disso, foi muito gratificante p/ mim ler esses depoimentos. Gostaria de atualizar essa receita de bolo, pois agora eu bato bastante, na batedeira, a água com o açúcar e depois acrescentos os outro ingredientes, por último o fermento em pó e encima do fermento em pó coloco um pouquinho de água quente e percebi que o bolo fica mais fofinho. Vou te enviar, por e-mail umas idéias que faço p/ o meu netinho, como por exemplo o falso leite consensado, que com ele, faço brigadeiro, beijinho, olho de sogra, recheios e cobertura de bolo. Faço tb Cupcakes com cobertura e recheio de chocolate e granulado. No momento estou a procura de produtos sem gluten, pois descobrimos que o meu querido netinho, além de toda sua alergia, tb tem gastrite e doença celíaca, enfim, estamos na correria, mas logo, logo enviarei essas receitinhas p/ vc.

    Muito obrigada pelos comentários e que Deus e Nsa. Sra. Aparecida e de Fátima abençoe a todos.

    Beijinhos

    Marilian

    • Débora says:

      @MARILIAN V. DE ALMEIDA, oi linda… já lhe respondi a msg no facebook né… mas mesmo assim quero registrar que amei tudo que me falou, e que desejo muito passar sua experiência para outras pessoas. Conte com a gente!!! Bjos e bom fim de ano!

  61. nelza elena bufon aguiar says:

    olá Bébora, tenho um filho de 7 anos, ele é alérgico a leite, soja, ovo e agora a nutricionista nos disse que a trigo também. eu já havia descoberto várias receitas para ele, agora achava que iria ser mais dificil, pois sem trigo. mas a sua receita foi a primeira que encontrei e com serteza vou fazer e vai dar certo, e o melhor é que posso variar os sabores. um grande abraço, e que DEUS te ilimine.

    • Débora says:

      @nelza elena bufon aguiar, que bom que nos encontrou!! fico muito feliz de poder ajudar… as receitas são simples, não tem nada de mais… mas já ajuda né? um gde bjo p/ vc e seu filhote… hehehehe
      nos visite sempre!! :D

  62. luciane says:

    oi descobri que meu filho de 1 ano tem alergia a leite ,ovo e farinha de trigo estou muito preosupada pois nao encontro receitas de comida para ele, ele gosta de pao e bolacha caseira e nao tenho como fazer por favor se tiver receitas me envie, ficarei muito grato. obrigada

    • Débora says:

      @luciane, não conheço muitas receitas sem ovos, mas com certeza as que eu descobrir vou publicar! essa receita base dá pra fazer muitas variações, espero que ajude por enqto! um gde abraço e boa semana!

  63. marisa carla guedes says:

    muito origado por divulgar sua receita eu ja estava desesperada por naum saber o q fazer p meu filho ele é alergico a lactose soja farinha de trigo e ovo mas vc me deu a luz no fim do tunel e agora meu pititinho tem bolo de manhã no café… obrigado q Deus te de muita saúde pra vc aproveitar muito seu netinho!!!!!!!!

    • Débora says:

      @marisa carla guedes, oi querida! que bom que conseguiu encontrar essa receita… a Marilian que nos passou foi muito querida em compartilhar essa preciosidade de receita! :D Aproveite bem e seja sempre bem vinda aqui no nosso espaço! Um abração!!

  64. Michele says:

    Eu nao tenho alergias, mas minha entiada eh vegan. Fiz um almoco pra ela e quis agradar fazendo o bolo base da Marilian. Usei bananas amassadas na massa e pus fatias em cima. Fez o maior sucesso aqui em casa! Nao esperava que fosse ficar tao delicioso! Parabens! Obrigada pela receita!

    • Débora says:

      @Michele, que gostoso! Deve ter ficado uma delícia mesmo… não tirou nenhuma foto pra gente ver? hehehe não tem problema, o importante é que o bolo ficou gostoso! Um abração e seja sempre bem vinda!

  65. Yuri says:

    .Olá Débora,

    .Meu nome é Yuri tenho 14 anos de idade e tenho alérgia de alimentos e de muitas outras coisas! Gostei muito dessa receita, pois eu não achava em nenhum lugar pois o que eu sou mais alérgico é o ‘leite, ovo e farinha de trigo”.

    .Se você puder postar outras receitas que não vai ‘leite, ovo e farinha de trigo” eu te agredeço muito!

  66. elisangela says:

    oiii…..é um prazer ta comentandu; pois tempos q eu procuro receitas como a de marilia. meu filho tem tirosinemia( tipo 1) então ñ come proteina animal,ovo,leite e soja…..a receita de maria caiu como uma luva……rs. preciso tbm de receitas de pão, se puderem me ajudar agradeço……bjs meninas!!!

  67. Bianca Meneses says:

    Tentei fazer uma receita de bolo do instituto girassol mas não cheguei nem a colocar no forno, ficou péssimo. Daí resolvi que faria um bolo de qqer jeito pro meu pequeno que é alergico a PLV, ovo e glúten. Achei essa receita e fui pra cozinha.
    Quero compartilhar minha alegria com vcs, pois o bolo ficou divino! Devido aos comentários esperava um “bolo-pedra”, mas ele ficou mais fofo que um bolo normal, se partindo, e o melhor de tudo, DELICIOSO! Fiz com farinha de arroz mesmo, que minha mãe havia trazido de SP há pouco tempo. Olha, todo mundo aqui em casa comeu e repetiu, até meu filho mais velho, que não é alergico mas é superchato pra comer. Vou baixar a foto mais tarde e posto aqui. Coloquei ainda cobertura de chocolate (sem lactose!) que super combina com bolo de laranja.
    Muitissimo obrigada por compartilhar essa receita Débora. A realidade das crianças alérgicas é dura demais, então poder ter alguns prazeres (aliás PRAZERES) como um lanche realmente gostoso é uma alegria pra criança e pra família tb.
    Um abraço,
    Bianca /Salvador-Bahia

    • Débora says:

      @Bianca Meneses, que satisfação em ler seu comentário! Que legal! Essa receita eu recebi de uma leitora, temos que agradecer a ela! hehehehehe
      Vc tirou alguma fotinho desse bolo?? Manda pra mim! Quero publicar esse testemunho!!! :D
      Escreva sempre Bianca, é um prazer receber seus comentários! Um gde abraço com muita alegria!!! ;)

  68. ana maria correr says:

    tenho uma receita base otima pode fazer sem ovos e fazer todas a s variaçoes   use dois copos de arroz de molho por no minimo 8 horas depois escorra e bata no liquidificador com 1/2 copo de oleo,11/2 copo de açucar  1copo de leite ou suco ou agua,e uma colher de po royal   e se quizer por ovos coloque 4 ovos as crianças adoram principalmente o de chocolate   nao use arroz  parbolizado pois e muito duro

    • Débora says:

      @ana maria correr, muito interessante essa receita! no nosso caso, poderíamos usar o leite de soja e em vez de chocolate usar o cacau em pó!! deve ficar gostoso mesmo!! obrigada pela dica!!

  69. Vitória says:

    Adorei a receita e vou provar agora mesmo. Estava a busca de uma receita sem ovos, amo bolo e como vou fazer uma dieta especial sem leite e sem ovos e essa caiu na momento certo.
    Obrigada

  70. rosangela says:

    Olá, experimentei fazer o bolo mas não achei a farinha de arroz. Então fiz com creme de arroz não ficou tão bom, dai eu achei a puba que é uma farinha de mandioca e ficou ótimo meu filho que alergia a trigo, ovos e leite, adorou e voltou a comer bolo que ele adora…Obrigado

  71. Elisabete says:

    Obrigada pelo site, fiquei muito feliz de encontrar mais pessoas que não podem com lactose e nem glúten. Eu, assim como uma pessoa mais acima, também estou com 30 anos e só agora descobri a alergia que tenho destes dois alimentos, mas com suas receitas agora levarei uma vida normal. Muuuuuuuuuuito obrigada mesmo! Abração, Elisabete.

  72. Anonymous says:

    Obrigada pelo site, fiquei muito feliz de encontrar mais pessoas que não podem com lactose e nem glúten. Eu, assim como uma pessoa mais acima, também estou com 30 anos e só agora descobri a alergia que tenho destes dois alimentos, mas com suas receitas agora levarei uma vida normal. Muuuuuuuuuuito obrigada mesmo! Abração, Elisabete.

  73. Anonymous says:

    Estava a procura de uma sobremesa que não tivesse adição de leite e seus derivados, para levar a casa de minha irmã no almoço de confraternização familiar de Páscoa, porque quero que minha mãe possa comer também,(ela está em uma dieta que não pode consumir leite de origem nenhuma), estou feliz por ter achado, obrigada bjs

  74. Fabiane says:

    Olá!
    Tenho um sobrinho com fenilcetonuria, uma especie de restrição a uma proteina fenilalanina . Como não sabiamos se ele podia comer fubar, e só encontramos o flocão de arroz, testamos fazer com um copo de flocão de arroz e 1 e 1/2 de maizena. O bolo ficou muito bom!
    Ele tem um ano e nunca tinha comido bolo pq não pode com trigo e nem ovo e leite.
    obrigada por compartilhar essa receita conosco!Fabiane

  75. Anonymous says:

    Olá!
    Tenho um sobrinho com fenilcetonuria, uma especie de restrição a uma proteina fenilalanina . Como não sabiamos se ele podia comer fubar, e só encontramos o flocão de arroz, testamos fazer com um copo de flocão de arroz e 1 e 1/2 de maizena. O bolo ficou muito bom!
    Ele tem um ano e nunca tinha comido bolo pq não pode com trigo e nem ovo e leite.
    obrigada por compartilhar essa receita conosco!Fabiane

  76. Irandir says:

    Oi! tenho um filho que tem Síndrome de Doow, 19 anos e intolerancia a lactose,gluten e ovo e eu gostaria de encontrar uma receita para fazer bolo pra ele,mas a que fiz com farinha de arroz ficou muito seco, fica horrivel o sabor e ele sempre me pede bolo, ficaria muito agradecida se encontrasse uma receita que desse certo, já testei algumas mas não deu. Beijos. Irandir

  77. Anonymous says:

    Oi! tenho um filho que tem Síndrome de Doow, 19 anos e intolerancia a lactose,gluten e ovo e eu gostaria de encontrar uma receita para fazer bolo pra ele,mas a que fiz com farinha de arroz ficou muito seco, fica horrivel o sabor e ele sempre me pede bolo, ficaria muito agradecida se encontrasse uma receita que desse certo, já testei algumas mas não deu. Beijos. Irandir

    • Débora P. Costa says:

      oi tissiani!! na realidade eu não experimentei com maizena… fiz com farinha de arroz e de fubá… essa receita não fica fofinho mesmo, fica menos q o bolo normal. experimente outra receita, tem uma de fubá, é bolo de milharina da bruna… coloque na busca e experimente, esse fica bem bom! bjos

  78. Anonymous says:

    Oi , descobri hoje com 30 anos que tenho intolerancia a lactose e a gluten ea ovos, eu sai da sala do medico angustiada , pois meu mundo caio com esta noticia. Mais estou percebendo que não sou a unica que sofro disso .Agora vou pegar as receitas e fazer pra melhor o meu astral. Obrigada

  79. Alessandra says:

    Olá,

    Fiz essa receita da Receita Base de Bolo da Marilian e ficou horrível! No lugar da farinha de arroz coloquei o amido de milho, pórém não ficou nem bolo, nem torrada nem nada, o gosto ficou horrível.. de amido de milho com água

    Alessandra

    • Débora Pusebon says:

      oi alessandra… que pena q não ficou bom… eu testei aqui em casa já essa receita e deu certo! não fica igual a consistência de bolo, fica um pouco menos fofinho, mas meu marido gostou, comeu tudo.. hehehehe.. se vc não tiver alergia a soja, tente as outras receitas de bolo, eu já testei 99% e sempre dá certo!!! abração e boa semana!!

  80. Tia Jajaque says:

    Tenho um sobrinho q não pode comer nada q tem lactose e amigos q não podem comer gluten.sempre faço bolos e fico triste por eles não comerem,agora graças à vcs isso vai mudar.Deus abeçoe a todos q coloboram.Bjs Tia Jajaque(é assim q o Arthur me chama).

  81. Anonymous says:

    Olá pessoal tenho alergia a lactose e não posso consumir farinha de trigo em excesso.
    Minha médica me indicou uma mistura que substitui a farinha de trigo em qualquer receita:
    03 xícaras de farinha de arroz.
    01 xícara de fécula de batata.
    01 xícara de araruta.
    É só misturar esses ingredientes e utilizar no lugar da farinha de trigo.
    Boa sorte

  82. Fabiana says:

    bom,eu tenho um menino de trs anos ,que estava me pedindo uma festinha e eu estava tao desanimada com a questao do bolo,pq ele nao pode com leite,ovos e trigo mas vc e um anjo e pode me ajudar obrigada fabiana

  83. Anonymous says:

    bom,eu tenho um menino de trs anos ,que estava me pedindo uma festinha e eu estava tao desanimada com a questao do bolo,pq ele nao pode com leite,ovos e trigo mas vc e um anjo e pode me ajudar obrigada fabiana

  84. Paula says:

    Quem diria, hein Débora! Bolo sem farinha e sem ovos para mim, se me dissessem, acharia uma aberração, mas não é que ficou lindo? Ainda bem que tem pessoas como vc que se preocupa com aqueles que não podem comer de tudo.
    Uma semana iluminada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *