Vi esta receita no Rainhas do Lar e fiquei pensando que dava uma ótima opção para o Dia dos Namorados. Eu tratei de fazê-la bem rapidamente. E como a receita já ajuda pois não vai leite e nem leite condensado, ficou bem fácil de adaptar.

Sugiro (muito!) que vocês façam… não só para o dia dos namorados, para qualquer comemoração especial!

DICAS: 

  • Dá pra fazer meia receita, mas coloque exatamente a medida dos ingredientes. Achei que o chocolate em pó não ia dissolver na margarina e coloquei uma colherada a mais, no fim a massa ficou mole. O normal é ficar um pouco mais firme. Depois de frio coloque na geladeira para firmar mais. Particularmente gostei mais gelado.
  • Coloquei assar em forma de alumínio, pois na época eu não tinha forma de silicone. Mas se esse for seu caso, prefira uma de vidro. Não precisa ser grande, aproximadamente de 20 x 12 cm.
  • Se fizer porções individuais, faça porções pequenas pois a sobremesa é forte. Não é muito doce, mas o gosto do chocolate é bem acentuado.
  • A torta forma uma casquinha em cima e o recheio fica mais molinho. Se servir quente, coloque uma bola de sorvete sem lactose por cima (de baunilha ou creme), mas experimente gelado também, fica bem gostoso.
  • Sirva com uma calda de morango não muito doce. Já pensou?

Receita: Kátia Najara – Pitéu.
Fotos: Sem Glúten e Sem Lactose.

Veja outras opções em Doces e Sobremesas.

Torta Búlgara

0 de 0 voto
Tempo de Preparo: 1 hora
Tempo Total: 1 hora
Refeição: Doces e Sobremesas
Cozinha: Outras
Palavra Chave: Sem Glúten, Sem Lactose, Sem Soja

Ingredientes

  • 300 gr chocolate em pó usei do padre
  • 200 gr margarina sem leite usei a becel azul, em temperatura ambiente
  • 6 gemas
  • 250 gr açúcar

Instruções

  • Derreter o chocolate e/ou cacau com a margarina em fogo bem baixo. Quando estiver homogêneo, tirar do fogo (se você não fizer isso a torta carameliza, endurece).
  • Juntar as gemas peneiradas e o açúcar, misturar bem. Levar de volta ao fogo em banho-maria por aprox. 5 minutos.
  • Colocar em forma untada apenas com óleo e levar ao forno médio, pré-aquecido, em banho-maria por 40 min.
  • Desernforme quando estiver morno.
  • Sirva morno ou gelado conforme sua preferência.
    Torta Bulgara Sem Glúten Sem Lactose

52 thoughts on “Torta de Chocolate ou Torta Búlgara

  1. Teresa Cristina disse:

    Fiz a sobremesa hoje, pro almoço de Páscoa, mas a galera não resistiu e já provou e aprovou. Delícia!!! Fiz com 100gr de cacau em pó. Obrigada pela receita!!!

  2. Lorena disse:

    A consistência dele é tipo um petit gateau? Vou fazer essa receita, tá chovendo aqui em Goiânia por esses dias e esse climinha pede uma torta assim!

  3. silvana disse:

    Frustração TOTAL minha empregada que recebeu a receita de vc´s na integra, fez e ficou linda, com OVO MALTINE no lugar do chocolate, só que incomível trocou uma xícara de açucar por uma de SAl refinado. Lixo total. Depois conto a próxima.

  4. silvana disse:

    Ja fiz, antes de ver estas dicas, pois comi num cafeteria em Aracaju e fiquei louca pela torta, e ninguem tinha a recita ai fui achando tipo acho que e assim, fui ajustando errei muito, mas nunca ficou como a da cafeteria. Vou tentar com estas porções e dou o resultado depois. Só tem um perigo, é ficar viciada, pois é calórica…e do tipo “Ah, que vontade que dá!”

  5. Paulina de Souza Santos disse:

    Oi Debora, vc sabe se alguém já testou essa receita substituindo o açúcar por adoçante forno e fogão? Minha dieta é sem gluten, sem lactose e sem açúcar.Obrigada.

    • Débora disse:

      Oi Paulina, não ouvi de ninguém que tenha feito a substituição. Eu também só fiz com o açúcar mesmo. Realmente não saberia te dizer sobre o resultado. Creio que a única coisa que pode alterar será a consistência, talvez você não consiga desenformar. Mas coloque assar em travessinhas de porcelana (tipo individuais) e depois dá pra comer de colher :) Se fizer a experiência me avise!! Bjsss e sucesso ;)

    • Débora disse:

      Oi Suélen, é pra colocar os dois. Se quiser usar só chocolate em pó pode também, coloque a quantidade total que seria (chocolate + cacau). Em vez de apenas 150gr de chocolate coloque o dobro para substituir o cacau. Abs!!

      • Suélen disse:

        E esse chocolate tem lactose?
        Porque se eu usar só cacau vai ficar amargo demais.

        Será que dá pra usar cobertura em barra? Não tem glúten nem lactose.

        Beeijo

      • Débora disse:

        Oi Suélen, pode usar o chocolate em pó do padre (ou dois frades da nestlé), não tem leite. Fiz ontem mesmo só com o chocolate e ficou mara! Fica forte, mas bem gostosa. Eu prefiro comer geladinho no outro dia :D Bjssss

      • Lucia disse:

        Estava fazendo só com o cacau em pó, acho que assim não funciona, né?
        O chocolate não vira uma pasta com a manteiga, continua em pó!

      • Débora disse:

        Ué… bom, uma vez comprei uma marca de cacau em pó tão ruim e fiz uma cobertura q ficou uma caca!! kkkkk Tive que jogar fora o produto e a cobertura. Às vezes tem isso também. Mas o chocolate em pó funciona bem também. A única diferença é que tem açúcar né… De qquer forma espero que dê certo!!! Bjsssss

  6. Victoria disse:

    o meu chocolate e margarina tao demorando pra derreter, eh normal demorar? ou fiz algo errado?
    por favor me ajudem estou louca pra provar essa torta!! hahaha
    obrigada

  7. Vivivamp disse:

    Que coisa mais maravilhosaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!Fiz bem pouquinho pra testar.. o creme vegetal que eu tinha era pouco mas usei o que tinha..fiz meia receita..usei aquele chocolate em pó dois frades msm da nestlé somente ele..e isso ficou FANTASTICOOOO!
    Eu ameiii..tenho intolerancia a lactose altissima e agora sintomas altos de intolerancia a gluten tambem o qual ja tinham me dito que eu tinha msm a probabilidadde de ter..
    Até parei com o gluten..e tava morrendo de vontade de comer algod e chocolate que ficasse bom msm e cremoso pq ja tinha feito cobertura de bolo com agua e açucarava..eu ja estava até desanimada..
    Próxima vez vou fazer muitooo mais!
    Ameii issoooooooooooo!
    Parabens por tornarem nossos desejos realidade.. rsrs
    Bjinhus

    • Débora disse:

      @Vivivamp, que bom que gostou!! Realmente fica maravilhosa essa tortinha do céu.. heheehe Eu tenho que fazer de novo, ver se dá pra criar mais variações!! :) Um bjo grande boa semana!

  8. Thanara disse:

    Fiz a torta para o dia dos pais, assei no forno elétrico por 40 min, mas achei muito tempo, ficou muito boa, mas não ficou molinha por dentro, acho que é muito tempo para o forno elétrico.
    A minha também ficou bem forte de chocolate, é bom servir com um creme.

    Beijos

    • Débora disse:

      @Thanara, essa torta é muito gostosa!!! Então.. o tempo no forninho elétrico eu não sei… talvez por isso não tenha ficado molinha, na próxima tenta deixar uns 5 a 10 min a menos. Não tirou nenhuma foto não?? Manda pra mim1!! :D Bjos e boa semana!!

  9. Paula disse:

    De, onde eu vou dou de cara com essa torta, não tem jeito, tenho que fazer, adeus regime!!! Aiii!!
    Gostei muito do seu pap, facinho!!

    Uma semana iluminada!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avaliação da Receita