Compartilhe!

Bolo de Tangerina

por

Vocês se lembram que publiquei no facebook uma foto pé de poncan (ou tangerina)? Elas já começaram a amadurecer e aconteceu que eu estava com a fruteira cheia! Daí me lembrei que comi um bolo de tangerina uma vez e quis reproduzir. Ficou bem gostoso e docinho, com um gostinho cítrico no fundo.

Uma delícia e ainda por cima a gente utiliza essa fruta da época. Gostei. Espero que vocês também gostem e façam nesse feriadão!

 

Bolo de Tangerina
Imprimir
Imprimir
Bolo de Tangerina
Imprimir
Tempo Preparação Tempo Cozedura
10min. 40min.
Tempo Preparação
10min.
Tempo Cozedura
40min.
Ingredientes
Porções:
Ingredientes
Porções:
Instruções de preparação
  1. Bata as claras em neve e reserve. Na batedeira, bata as gemas e o açúcar, até formar um creme.
  2. Acrescente a fécula, o suco de tangerina e bata até chegar a uma massa bem fofa.
  3. Adicione as raspas de tangerina e o fermento, bata mais um pouco e tire da batedeira.
  4. Misture as claras em neve delicadamente.
  5. Unte e enfarinhe uma forma (24cm) e coloque a massa. Asse por 40 minutos em forno preaquecido médio/baixo (180ºC).
  6. Espere amornar para tirar da forma. Se desejar faça a cobertura sugerida e espalhe por cima do bolo.
  7. COBERTURA: Misture 2 xíc de açúcar de confeiteiro com 1/4 xíc de suco de tangerina coado. Coloque a cobertura quando o bolo já estiver frio. Decore com raspas de tangerina.
22 respostas para "Bolo de Tangerina"
  1. Meu bolo deu super certo…
    Ficou fofinho, macio e delicioso!!
    Como não tinha fécula de batata substitui por maisena e coloquei uma colher de chá de óleo de coco…
    Fiz com açúcar demerara (bati o açúcar no liquidificador até ficar bem fininho, ele não pesa na receita)
    Adorei a receita… Obrigada por compartilhar

  2. Fiz ontem, simplesmente perfeito! É denso, porém macio. Ótimo para o fim que eu queria (rechear e colocar cobertura de fondant)! Obrigada, seu blog é maravilhoso!

  3. Ola…. acabei de fazer o bolo de Tangerina.. e NAO deu certo… eu fiz exatamente como a receita… ficou duro… a massa nao ficou fofa e ficou com cheiro de ovos… O que sera que pode nao ter dado certo… Obrigada e adoro o Blog.

  4. Debora
    Descobri que tenho doença celiaca desde 2010, e junto veio a intolerancia a lactose e no começo foi muito dificil encontrar produtos sem gluten, hoje ainda é, mais bem menos. Gostaria de deixar alguns comentarios: descobri como uma proctologista a Dra. Luciane aqui em Campinas-SP, fazendo um exame de sangue voltado para a alergia ao gluten e depois fiz uma endoscopia com biopsia para confirmar a alergia ao gluten, de la para ca vim fazendo a dieta e melhorei bastante. Existem algums produtos sem gluten: como barra de cereal da marca Agtal, tem barra de chocolate da marca harad, bombom da marca chocolante brasil, danone sem lactose e sem gluten da marca danubio e tambem da marca verde campo(lacfree)todos sao gostosos, talvez ja conheçam. Mais a dificuldade e realmente fazer um pao, um bolo simples ou recheado, mesmo usando a farinha especial,creme arroz ou fecula de batata eu nao consegui acertar o bolo fica esfarinhando se é que me entende e tambem uma cerveja sem gluten no brasil nao se encontra. Adorei o site, blog e os comentarios. obrigada Eny

  5. Acabei de fazer esse bolo e ficou um grude, todo solado, nem cresceu. Segui a receita passo a passo, não mudei nada e ficou assim.
    Triste pois tive que jogar no lixo. Fora o desperdício dos ingredientes. :(

    • Oi Eugenia, que pena… esse bolo foi testado por mim mesma e deu certinho. Às vezes a temperatura da casa, do forno, tamanho de forma… td pode ter influenciado. Que peninha, mas não desista não!! :) Qquer dúvida só falar!! Bjsss

  6. Boa tarde.
    Alguém tem uma receita de BOLO DE CAFÉ sem glúten e sem lactose?
    Gostaria também de fazer massa de pizza,mas que possa congelar os discos.Comercializo meus produtos em uma feira de artesanato
    onde moro,e meus clientes estão me cobrando. Um grande abraço.

    • Oi Angela, não tenho nenhuma. Vou ver se encontro e posto aqui no site! :) Boa sugestão! Sobre a massa de pizza nesse formato não tenho também. O que vc pode fazer é utilizar o mix pronto de farinha (Beladri ou Schar) para fazer a massa. Espero ter ajudado! Bjsss :)

    • Juliana, se você utilizar meio a meio (farinha de arroz e farinha de soja, por exemplo) acho que dará certo. Mas apenas farinha de arroz a textura não vai ficar boa. Tem receitas de farinha preparada no site, você já viu? Quem sabe você consiga fazer uma delas para utilizar. Abraços!

  7. Oi,
    Eu fiz o bolo hoje e não deu certo. Ele não cresceu, ficou solado e muito duro. Não faltou margarina na receita? No lugar do suco usei leite de coco na mesma medida. Isso pode ser o motivo do fracasso? Nem sei se vou comer, acho que vou jogar no lixo.

    • Oi Tania, provavelmente seja por causa da sua substituição, pois o leite de coco é mais pesado e mais gorduroso do que o suco. Eu já fiz esse bolo e deu certinho… Da próxima vez tente com suco ok? Bjosss

  8. Adorei ter encontrado este blog. Estou amando as receitas.

    Esqueci de dizer que além do gluten e da lactose também não como açúcar refinado. Gostaria de adaptar as receitas com adoçante forno e fogão, o que você acha?

    Beijos de Luz

    • Oi Teresa!!! Acho que dá certo sim, é só acertar a proporção. Eu utilizo muito açúcar orgânico (ou demerara) e muitas vezes o mascavo. Já ajuda né? Que bom que gostou do site. Um gde abraço e ótima semana!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


OUTRAS RECEITAS SEM GLÚTEN SEM LACTOSE