Compartilhe!

Bolo Cremoso de Chocolate e Avelã

por

Nossa querida Monalisa postou em seu blog esta receita incrível.

“Olá, queridos!

Dia das mães chegando!

Não importa se sua mãe é de sangue, de coração, adotada, postiça… o que vale é o amor e sentimento envolvidos! E para retribuir todo o cuidado e chamego recebido diariamente que tal fazer um agradinho preparando um doce bem gostoso?

Esse bolo é espetacular, daqueles que não dá para comer um pedaço só. Não requer prática e nem habilidade: é do estilo mistura tudo e coloca para assar, mais fácil impossível, não é mesmo? Provem e depois voltem aqui para me contar! ;)

Fica aqui o meu abraço bem forte e acolhedor para todas as mamães que seguem o blog a procura de opções para alimentar seus filhos da melhor maneira possível, que são dedicadas a aprender e pesquisar seja lá o que for, vocês são sensacionais! Tenho admiração e muito orgulho de cada uma de vocês!

E um beijo especial na minha que me aguenta até hoje com uma paciência que ela deve comprar em potes para se abastecer! rs Te amo, mãe!”

Sucesso flor!

Esta é uma receita adaptada do Bolo de Chocolate sem Farinha.

Bolo Cremoso de Chocolate e Avelã
Imprimir
Imprimir
Bolo Cremoso de Chocolate e Avelã
Imprimir
Porções Tempo Preparação Tempo Cozedura
8porções 15min. 25min
Porções Tempo Preparação
8porções 15min.
Tempo Cozedura
25min
Ingredientes
Porções: porções
Ingredientes
Porções: porções
Instruções de preparação
  1. Derreta o chocolate em banho maria. Misture o chocolate derretido, manteiga ghee, açúcar demerara, cacau e farinha de avelãs.
  2. Bata ligeiramente os ovos com um garfo apenas para misturar e acrescente na massa. Despeje em uma forma redonda de 15 cm de diâmetro untada com manteiga ghee.
  3. Asse em forno médio preaquecido 180 graus por 25 minutos (somente isso para que ele fique cremoso!). Aguarde esfriar antes de desenformar.
  4. A calda de chocolate que usei foi a mesma que preparei para o bolo de cenoura, para visualizar a receita veja Notas abaixo.
  5. Enfeitei com frutas vermelhas, mas vocês podem utilizar o que desejar. só o bolo sem a cobertura ou frutas já é de arrasar!
Notas da Receita

Receita da Calda de Chocolate.

*O que é manteiga ghee?
A manteiga ghee é a gordura pura da manteiga, livre de água e de sólidos do leite, o que faz com que ela tenha uma quantidade não significativa de lactose (porém ainda contém traços de leite e portanto não é recomendada para alérgicos à proteína do leite de vaca).
Pode ser comprada pronta em casa de produtos naturais ou preparada em casa. O processo é bem simples: é só colocar o bloco de manteiga na panela em fogo bem baixo ou se preferir em banho maria e aguardar derreter e a água evaporar. Vão formar 3 camadas - uma espuma branca em cima, um líquido amarelo no meio e resíduos brancos embaixo, que são os sólidos do leite. A espuma deve ser retirada com uma escumadeira, quando parar de formar espuma e o líquido amarelo estiver bem puro está pronta. Depois é só coar em um pano bem fino para segurar os resíduos.

Dá certo substituir a manteiga ghee por óleo de coco?
Ainda não testei, acredito que vai ficar gostoso, porém com certeza a textura do bolo não será a mesma.

3 respostas para "Bolo Cremoso de Chocolate e Avelã"
  1. Eu fiz sem calda, com farofa de castanhas de caju ao invés do avelã e usei chocolate Only4 porque não posso comer soja também. Ficou delicioso! Minha mãe e noivo adoraram :) Ainda coloquei uma bola de sorbet (sem lactose) junto <3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


OUTRAS RECEITAS SEM GLÚTEN SEM LACTOSE